Estive em Milagres e foi amor à primeira vista. E aqui vou te contar todos os segredos e dicas para você também se apaixonar. Confira!

Se você ainda não conhece São Miguel dos Milagres, mas já viu fotos do lugar, deve ter se perguntado se o mar é realmente tão azul. E a resposta é sim! A tonalidade da água é vibrante e o clima pacato da orla fecha com chave de ouro o motivo pelo qual muitos a chamam de Caribe brasileiro – ou paraíso.

Milagres é um destino para quem gosta de praia e tranquilidade. A cidade, na verdade, é muito simples e o seu foco é o mar e os passeios no entorno, como os beach clubs ou andar de buggy e navegar de jangada. Mas pensa fazer tudo isso com uma praia cristalina de fundo? Uma maravilha, não é mesmo? 😊

Além disso, a cidade tem diversas piscinas naturais formadas entre imensos recifes. Isso porque Milagres faz parte de uma área de preservação ambiental, chamada Costa dos Corais. Nela, há um trecho da segunda maior barreira de corais do mundo.

Bora conhecer mais esse lugar tão incrível? Então, siga com a leitura, pois preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre São Miguel dos Milagres, em Alagoas. Boa viagem!

Onde fica São Miguel dos Milagres

Mapa do Google Maps mostrando a parte do litoral de Maceió (no sul) a Recife (no norte). Serve para mostrar a localização de São Miguel dos milagres, que fica entre os estados
Mapa da região entre Maceió e Recife, onde fica Milagres

São Miguel dos Milagres fica a um pouco mais de duas horas de distância de carro de Maceió, totalizando um percurso de 100 km da capital. A cidade fica no litoral norte alagoano, onde também há outros vilarejos lindos e bem próximos um dos outros, como Porto de Pedras, onde fica a Praia do Patacho, Maragogi e Porto de Galinhas. (veja no mapa)

O aeroporto mais próximo é o Zumbi dos Palmares, a 50 minutos de carro de distância da capital alagoana. Por esse motivo, o mais comum é sair de Maceió dirigindo ou com transfers, como os oferecidos pela WS Tur Receptivo e CVC (leia mais sobre isso na seção abaixo).

Além disso, uma dica é aproveitar para conhecer as praias alagoanas e pernambucanas. Isso porque o destino fica entre Maceió e Recife, e em viagens curtas você consegue atravessar os estados.

O que fazer em São Miguel dos Milagres

Mulher, de costas, olhando para o lado direito, andando em um corredor de madeira com folhas verdes em volta, com um portal rústico de madeira à frente escrito "Santo Milagres". À frente, tem cadeiras e uma praia durante um dia ensolarado em São Miguel dos Milagres
Beach Club Santo Milagres – Foto: Joyce Dias
Mulher de costas, olhando para o lado esquerdo, de pé com vista do mirante Alto do Cruzeiro ao fundo. O lugar tem várias árvores e o mar azulado no horizonte, há também, um coqueiro com as folhas balançando com o vento
Mirante Alto do Cruzeiro, em Milagres – Foto: Joyce Dias
Edição com três fotos uma ao lado da outra. A primeira (à esquerda) tem um buggy e ao fundo um mar azul, a segunda (no meio) tem uma placa escrito "Fonte M" e ao fundo a entrada de uma fonte com paredes de barro escrito "Fonte Milagres", a terceira foto (à direita) tem um casal de idosos de mãos dadas com uma casa de barro ao lado e o mar ao fundo
Alguns passeios de buggy passam pela Fonte Milagrosa e na casa de um casal de pescadores – Fotos: Joyce Dias

São Miguel dos Milagres se resume às praias, portanto, as atividades na cidade são no mar ou no seu entorno. Há beach clubs com infraestutura completa à beira-mar, passeios de buggy ou de bicicleta, mirante, além da jangada para ir as piscinas naturais e ver as imensas barreiras de corais.

Eu fiz um passeio de buggy e, em uma mesma tarde, conheci a Fonte Milagrosa, local que deu origem ao nome da cidade e onde você pode tomar uma “água milagrosa”, segundo os moradores. Depois, fui ao Mirante Alto do Cruzeiro e à casa de um casal de pescadores cheios de histórias locais para contar. Encerrei o dia no Santo Milagres, um beach club com piscina natural repleta de peixinhos coloridos, redes, mirante e comida muito boa.

Você também pode conhecer a famosa Igrejinha de Milagres. E, caso queira fazer algo mais completo, também é possível fazer a Rota Ecológica, que une em um mesmo roteiro vilarejos paradisíacos da região, como a tão conhecida Praia do Patacho e a Associação do Peixe-boi, em Porto de Pedras.

Uma dica para fazer passeios em Milagres sem preocupação nenhuma é comprar pacotes, pois você tem transporte, guia e muito mais segurança durante os roteiros. Indicamos a WS Tur Receptivo e a CVC, pois eles oferecem day use gratuito nos beach clubs e só atuam com veículos climatizados e profissionais locais, o que torna a esperiência ainda mais completa.

Confira essas sugestões de o que fazer em Milagres:

  1. Praias
  2. Passeio de jangada às piscinas naturais e barreiras de corais
  3. Andar de buggy
  4. Beach clubs
  5. Mirante Alto do Cruzeiro
  6. Capela dos Milagres
  7. Fonte Milagrosa
  8. Andar de bibicleta pela orla
  9. Praça e paróquia de Nossa Senhora Mãe do Povo
  10. Letreiro “eu amo São Miguel dos Milagres”
  11. Conhecer cidades vizinhas

Veja dicas das cidades próximas:

Praias em São Miguel dos Milagres

Praia em São Miguel dos Milagres, sendo o lado direito com coqueiros e gramado, ao meio uma faixa de areia vazia com uma mulher sentada à frente, e à esquerda tem um mar azulado com poucas nuvens
As praias de Milagres são tranquilas, com poucas ondas e água morna – Foto: Joyce Dias
Mulher, com o corpo de lado olhando para frente, em uma praia de São Miguel dos Milagres com areia clara e mar azul ao fundo
Praia de São Miguel dos Milagres – Foto: Joyce Dias
Praia com mar cristalino e poucas ondas, com algumas jangadas estacionadas na parte mais rasa.
Há jangadas para levar às piscinas naturais na Praia de São Miguel dos Milagres – Foto: Joyce Dias

As principais características das praias de Milagres são: orla tranquila, água morna e com uma tonalidade impressionante, além das piscinas naturais – dependendo do nível da maré.

A cidade em si tem ao todo quatro praias, sendo elas: praia de Porto da Rua, praia do Toque, praia de São Miguel dos Milagres e praia do Riacho. A Praia do Marceneiro faz divisa com Barra de Camaragibe, mas é tão perto, que parece que tudo fica no mesmo município.

Uma dica importante é conferir a tábua de maré antes de ir, uma vez que quanto mais baixa e próxima de 0.0 estiver, maior a chance de você ver as piscinas naturais. Outro detalhe é que as orlas costumam ser vazias, e é mais difícil encontrar infraestrutura na areia. Geralmente, as próprias pousadas ou, principalmente, os beach clubs são as opções para quem prefere serviços à beira-mar.

Por fim, indico também conhecer outras praias incríveis nas cidades vizinhas, consideradas as melhores praias do nordeste ou até do país, como, por exemplo, a Praia do Patacho, Praia de Lages, Barra de Camaragibe e Maragogi.

As principais praias de São Miguel dos Milagres são:

  1. Praia de São Miguel dos Milagres
  2. Praia do Toque
  3. Praia de Porto da Rua
  4. Praia do Riacho
  5. Praia do Marceneiro

Veja dicas de praias próximas:

Qual é a praia mais bonita de Milagres?

Print do mapa do Google Earth, mostrando as praias de São Miguel dos Milagres. De norte à sul e numeradas de 1 a 5, respectivamente tem: Praia de Porto da Rua, Praia do Toque, Praia de São Miguel dos Milagres, Praia do Riacho e Praia do Marceneiro.
Mapa das praias de Milagres – Foto: print do Google Eath

Todas as praias de São Miguel dos Milagres são muito bonitas! Mas abaixo fizemos um resumo das principais características de cada uma delas. Leia para decidir qual mais combina com você:

Praia de Porto da Rua: é a que mais tem infraestrutura, pois fica no “centrinho”. Vale destacar que, ainda assim, a orla é tranquila e os comércios são rústicos. Além disso, na maré baixa se formam piscinas naturais e o mar fica bem rasinho, ótimo para crianças.

Praia do Toque: o destaque aqui são as piscinas naturais, acessíveis por jangadas. A praia é mais vazia e muito bem preservada.

Praia de São Miguel dos Milagres: aqui também há belíssimas piscinas naturais e diversas jangadas para quem quiser ir visitá-las. Há alguns quiosques simples à beira-mar e o visual desta região é incrível.

Praia do Riacho: é nela que tem aqueles coqueiros inclinicados para tirar lindas fotos – uma obra de arte da natureza, aproveite! Há poucos quiosques e o local é quase deserto, além de ter também piscinas naturais. A dica é caminhar na areia e passear entre as praias, já que elas ficam bem perto uma das outras.

Praia do Marceneiro (em Barra de Camaragibe): casa da famosa (e linda) Capela dos Milagres e onde tem o rio que divide Milagres e Passo de Camaragibe. O local é mais deserto e tem um cenário lindo com coqueirais, ficando ainda mais belo com o pôr do sol.

Encontre lugares para se hospedar nas praias de Milagres.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

A principal dica para definir onde ficar é: escolha hospedagem com pé na areia e que já tenha restaurante próprio. São Miguel dos Milagres tem uma grande oferta de pousadas beira-mar e, além disso, não há muitos quiosques na orla. Sendo assim, vai facilitar muito ter todas as comodidades em um só lugar.

As acomodações da cidade tem estilo mais rústico, com bastante verde e um clima bem aconchegante. Elas são um refúgio à parte para descansar e curtir o clima praiano. As pousadas lideram a lista de opções de hospedagens, embora também tenha alguns hotéis, chalés e casa de temporada na região.

A Praia de São Miguel dos Milagres é a central e uma ótima região para procurar acomodação, pois está muito bem localizada perto de restaurantes, e entre as praias do Riacho e do Toque.

Para te ajudar, veja a seguir algumas recomendações das melhores hospedagens da região.

Hotéis em São Miguel dos Milagres

Piscina do Anga Hotel, em São Miguel dos Milagres, com um quiosque na beira da piscina e uma ilha redonda com flores. Ao fundo, há árvores e vários chalés.
Clique na imagem e faça sua reserva no Anga Hotel.

São Miguel dos Milagres tem poucas opções de hotéis, o foco da cidade são as pousadas. No entanto, para as pessoas que não abrem mão deste tipo de hospedagem, veja abaixo recomendações de alguns dos melhores da cidade:

Veja todas as opções de hotéis em São Miguel dos Milagres.

Pousadas em São Miguel dos Milagres

Área externa da pousada Villas Taturé, sendo a área um gramado com coqueiros, mesa e espreguiçadeiras á beira-mar.
Clique na imagem e faça sua reserva no Villas Taturé.

As pousadas de Milagres são um charme. Com decorações rústicas e rodeadas de vegetação, elas garantem aos seus hóspedes muito conforto e tranquilidade. Confira algumas sugestões:

Veja todas as opções de pousadas em São Miguel dos Milagres.

Chalés em São Miguel dos Milagres

Chalé do Ocacocar Milagres.
Clique na imagem e faça sua reserva no Ocacocar – Milagres.

Os chalés também são boas opções para se hospedar em Milagres e com ótimo custo-benefício. Veja essas recomendações bem avaliadas de chalés:

Veja todas as opções de chalés em São Miguel dos Milagres.

Aluguel de Temporada em São Miguel dos Milagres

Casa e piscina de Milagres - Morada do Toque, em São Miguel dos Milagres.
Clique na imagem e faça sua reserva na MILAGRES – Morada do toque.

Outra opção para ficar em São Miguel dos Milagres é o aluguel de temporada. É possível encontrar casas com ótima infraestrutura e algumas tem até piscina.

Veja essas opções com as melhores avaliações:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em São Miguel dos Milagres.

Onde comer em São Miguel dos Milagres

Mesa com um recipiente preto com pirão dentro e uma olher, além de outro recipiente preto com um peixe inteiro e batatas rústicas em volta com cebolinhas picadas em cima
Cioba com pirão e batatas rústicas, do Beach Club Santo Milagres – Foto: Joyce Dias
Edição de três fotos de drinks e do restaurante do Beach Club Santo Milagres. A primeira à esquerda é uma taça rosa com uma rodela de limão enfeitando-a, no meio é um coco com um canudo em cima e uma flor roxa decorando-o e a última foto à direita é a área do restaurante composta por mesas de madeira
Os beach clubs possuem restaurantes com drinks e pratos saborosos – Fotos do Santo Milagres

Para quem quer comer bem sem sair das praias, uma boa dica são os beach clubs ou os restaurantes das próprias acomodações, pois em ambas opções há cardárpios bem elaborados. Inclusive, algumas pousadas abrem os restaurantes para quem não é hóspede também. Além disso, a praia de Porto da Rua e a praia de São Miguel dos Milagres são outras regiões com mais opções de onde comer em Milagres.

Vale destacar que os restaurantes de Milagres têm um estilo rústico, sendo alguns deles com um clima familiar e mais praiano. Geralmente, precisa fazer reserva, então, confirme antes de ir para algum lugar. Os pratos mais típicos são os com peixes e frutos do mar, além de, claro, uma boa comida nordestina – como moqueca e carne de sol – e água de coco.

Uma curiosidade é que na região, ao terminar de tomar a água de coco, te perguntam: “vai querer a carne?”. Se aceitar, o garçom traz uma colher e abre o coco na hora para você comer o interior da fruta. Deu água na boca aí? 😋

Um prato que indico é o Cioba (peixe) com pirão, batatas rústicas e arroz com brócolis, do Beach Club Santo Milagres. Combinação perfeita! Inclusive, o cardápio do local é completo e há pratos para almoço a partir de R$ 65 por pessoa, além do valor do day use. Já adianto que compensa muito passar o dia lá, pois há restaurante, redes, mirante, piscina biológia viva, banheiros limpinhos e climatizados e chuveiro disponíveis à beira-mar.

Alguns dos restaurantes mais conhecidos de Milagres:

  • Restaurante no Quintal
  • Santo Milagres Beach Club
  • Porto dos Milagres Restaurante e Creperia
  • Pousada da Amendoeira Restaurante
  • Patrícia Bistrô
  • Restaurante da Origami
  • Santo Bistro
  • Villa Milagres

Quando ir para São Miguel dos Milagres

O calor é bem frequente em Milagres durante o ano todo. No entanto, de abril até agosto (outono e inverno) é quando tem mais chuva. Sendo assim, a melhor época para ir à São Miguel dos Milagres é de outubro até meados de março.

Vale destacar que no verão (dezembro a março), principalmente durante o final de ano, é alta temporada e a cidade fica um pouco mais movimentada e com preços mais altos. Desta forma, caso prefira o destino mais vazio e barato, prefira ir entre outubro até o inicio de dezembro.

Quantos dias ficar em São Miguel dos Milagres

Depende da quantidade de atrações e praias que você deseja visitar! É possível desde fazer uma parada de um dia para aproveitar uma das praias ou até ficar mais tempo, como, por exemplo, três ou quatro dias, para conhecer mais pedaços de areia e fazer outros passeios.

Como chegar em São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres fica no litoral norte de Alagoas, entre Maceió e Recife. O meio de transporte mais utilizado para chegar lá é o carro, já que o aerporto mais próximo fica a 50 minutos de Maceió, a quase 100 km de distância da cidade. Mesmo indo de avião, vai ser necessário fazer um trajeto de carro, Uber ou de transfer com alguma agência até o município.

De avião

O aeroporto mais próximo é o Zumbi dos Palmares, que na verdade fica em Rio Largo, a 50 minutos de Maceió. Recife também tem aeroporto, no entanto, a cidade fica a mais de três horas de distância de Milagres de carro.

Apesar de Recife ser mais longe, o aeroporto de lá oferece boas oportunidades de voos. A dica é conferir os preços e comparar o que mais compensa.

De carro

Ir de carro para Milagres é a melhor opção, pois você vai ter um meio de transporte à sua disposição para andar na cidade também. O transporte público por lá é bem carente, por isso um veículo pode facilitar muito, tanto no percurso do aeroporto até São Miguel dos Milagres como na locomoção dentro do município.

De Maceió até São Miguel dos Milagres

A distância de Maceió até São Miguel dos Milagres são 100 km, o que é um percurso de pouco mais de uma hora e meia de carro. As rodovias mais utilizadas são AL-101 ou AL-105. Há algumas empresas de turismo que também oferecem transporte entre as cidades, como a WS Tur Receptivo e a CVC.

De São Miguel dos Milagres até Maragogi

Compensa muito aproveitar a viagem para conhecer Maragogi, que fica a somente uma hora e meia de distância de Milagres, totalizando quase 70 km de viagem. A estrada que intertila as cidades é tranquila, embora tenha algumas curvas e exija um pouco mais de atenção. O mais indicado e barato para fazer esse trajeto é de carro ou com transfer de agências, como mencionamos acima.

Transporte em São Miguel dos Milagres

Por ser uma cidade pequena, você pode se locomover em Milagres a pé, de bicicleta ou até se aventurar num passeio de buggy. O carro, portanto, é o meio de transporte mais prático, além das opções de transfer com agências locais que também compensam muito.

A WS Tur Receptivo e a CVC, por exemplo, oferecem opções de transfer com ônibus, micro-ônibus, vans e carros exclusivos. O mais vantajoso deste meio é que ao fechar um passeio com eles você ganha day use gratuito nos beach clubs, o que acaba compensando bastante.

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem para São Miguel dos Milagres é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Maceió

Quer garantir uma passagem para Maceió com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em São Miguel dos Milagres?

Aproveite as praias e piscinas naturais paradisíacas, faça um passeio de buggy, jangada ou de bicicleta, conheça o peixe-boi na associação e, depois, relaxe em uma das charmosas pousadas.

Quais são os principais passeios em São Miguel dos Milagres?

Os principais passeios em Milagres são os nas praias e piscinas naturais.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres?

O mais indicado é se hospedar em uma pousada à beira-mar na praia que você mais deseja passar o dia. Vale a pena também conferir se a acomodação tem restaurante próprio, para evitar gastos com transporte ou gasolina. Veja opções onde se hospedar em Milagres.

Quais os melhores hotéis em São Miguel dos Milagres?

Milagre tem mais opções de pousadas, porém, há também opções de hotéis bem estruturados para ficar, como, por exemplo, o Anga Hotel e o Via Mar Milagres Flat.

Tem opções de pousadas em São Miguel dos Milagres?

Sim! Há várias possibilidades de pousadas charmosas e muito confortáveis para ficar. Algumas sugestões: Sitio Peixe do Mato, Villas Taturé, Pousada Refúgio dos Milagres e Pousada Praia Bonita Em Milagres.

Quais as melhores casas de temporada em São Miguel dos Milagres?

As casas de temporada mais bem avaliadas são: Morada de Charme Milagres, MILAGRES – Morada do toque , Zen Spa Houses e Casa Aconchegante.

Quantos dias ficar em São Miguel dos Milagres?

O recomendado é ficar em média três dias em Milagres.

Como chegar em São Miguel dos Milagres?

Dependendo da cidade que partir, o jeito mais fácil é ir de avião até o aeroporto de Maceió e depois ir de carro até Milagres.

Quando ir para São Miguel dos Milagres?

O mais indicado é ir de outubro até antes do natal, para conseguir aproveitar o melhor clima e preços mais baixos.

Melhor época para ir a São Miguel dos Milagres?

De outubro até meados de março é a época de mais calor e com menos chuva na cidade.

Quais as melhores praias de São Miguel dos Milagres?

As praias de São Miguel dos Milagres são: Praia de São Miguel dos Milagres, Praia do Toque, Praia de Porto da Rua, Praia do Riacho e Praia do Marceneiro.

Onde fica São Miguel dos Milagres?

São Miguel dos Milagres fica no litoral norte de Alagoas, entre Maceió e Recife. Veja lugares para ficar em São Miguel dos Milagres.

Como se locomover em São Miguel dos Milagres?

A maneira mais recomendada para se locomover em Milagres é de carro ou de transfer com agências locais, como a WS Tur Receptivo e a CVC. No entanto, também é possível encontrar Uber e táxi, ou fazer passeios a pé ou de bicicleta.