Um guia completo para planejar sua viagem a São Paulo. Anote as dicas e aproveite muito!

São Paulo é o maior destino turístico do Brasil e recebe cerca de 15 milhões de turistas todos os anos. A capital paulistana dispõe de atrações culturais, históricas, esportivas, educacionais, lugares para curtir e relaxar, se divertir em família, viajar sozinho ou até mesmo como lua de mel para casais.

Assim também são as cidades do interior paulista. Cada uma esbanjando charme e diversidade à sua maneira. Por isso, se a viagem está destinada às cidades do Circuito das Águas, do Litoral Norte, do Litoral Sul, da Baixada Santista, do Vale do Paraíba ou da Região de Barretos, a diversão está garantida.

Saiba abaixo o que fazer em cada uma dessas regiões:

O que fazer em São Paulo

São Paulo – Capital

Viajar à capital de São Paulo é sinônimo de cultura e arte. A maior cidade brasileira e da América do Sul aguarda diversas atrações, museus, parques e atividades para todos os gostos e idades.

Algumas das principais atrações estão na Avenida Paulista, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Parque Trianon e a Casa das Rosas. A metrópole também é sede do Parque Ibirapuera, do Edifício Martinelli e do Prédio do Banespa.

Uma das atividades indispensáveis na cidade é visitar o Mercado Municipal e as ruas 25 de Março, Oscar Freire e Augusta. Além disso, há o zoológico, museus dos mais diversos, parques, estádios e festivais que acontecem ao longo do ano.

Leia todas nossas dicas:

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para São Paulo e evite filas com o GetYourGuide

Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo possui inúmeras cidades e regiões que agradam os mais diversos grupos de turistas. Cidades mais frias e aconchegantes, como Campos do Jordão e São Francisco Xavier, até cidade praianas, no litoral norte do estado, como Ubatuba e São Sebastião.

Confira abaixo o que fazer em cada uma dessas áreas:

Região Litoral Norte

Região Litoral Sul

Região Baixada Santista

Região do Vale do Paraíba

Região da Serra da Mantiqueira

Região de Barretos

Região Bragantina “Circuito das Águas”

  • Atibaia – Guia Completo da Cidade

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para São Paulo e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar em São Paulo

São Paulo – Capital

A cidade possui uma ampla rede hoteleira em diversas regiões para diferentes bolsos. Desde hotéis luxuosos até hostels descontraídos, a hospedagem varia de acordo com o bairro e época do ano. Veja abaixo algumas indicações de hospedagem na capital:

Leia todas nossas dicas:

Encontre as melhores hospedagens na cidade de São Paulo pelo Booking.com

hotel century paulista em são paulo
Faça sua reserva no Hotel Century Paulista ao clicar na foto

Estado de São Paulo

Algumas das cidades do interior de São Paulo são bem turísticas, como Campos do Jordão e Ubatuba. Por isso, é muito importante ver quando é a alta temporada em cada uma dessas cidades para realizar a reserva sem dores de cabeça.

Tenha em mente que as regiões mais serranas e frias costumam lotar durante o inverno, enquanto as cidades do litoral norte ou do Circuito das Águas costumam encher durante o verão.

Veja nossas dicas de onde se hospedar em cada cidade:

Região Litoral Norte

Região do Vale do Paraíba

Região Bragantina “Circuito das Águas”

Encontre as melhores hospedagens no Estado de São Paulo no Booking.com ou Hoteis.com

Pousada Porto Mare
Reserve seu quarto na Pousada Porto Mare em Maresias, São Sebastião, ao clicar na foto
pousada serra do luar em são francisco xavier em são paulo
Clique na foto para se hospedar na Pousada Serra do Luar em São Francisco Xavier

Onde comer em São Paulo

O lugar mais indicado para conhecer a comida típica de São Paulo é, sem dúvida, o Mercado Municipal de São Paulo: o “Mercadão”. O lugar é famoso pela diversidade e qualidade gastronômica da cidade.

Alguns dos pratos mais pedidos pelos turistas e paulistas nos restaurantes da capital e do estado de São Paulo são os lanches Bauru, feito com presunto, queijo e tomate, e o Sanduíche de Mortadela. Além dos típicos pratos feitos “Virado à Paulista”: feito com arroz, tutu de feijão, ovo frito, bisteca de porco e couve refogada, e o “Picadinho”: arroz, feijão, carne bovina picadinha, farofa e ovo frito.

E no café da manhã, independente de qual padaria estiver, peça um bom pão na chapa e um gostoso pingado para começar o dia no melhor estilo paulista!

masp na avenida paulista no centro de são paulo
MASP na Avenida Paulista em São Paulo

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro em São Paulo

Alugar um carro em São Paulo é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos. Seja na capital ou no interior do estado. Ao se utilizar de um carro alugado, pode-se visitar mais cidades da região e pontos turísticos espalhados pelo mapa.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Veja outras dicas de transporte:

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta para voos ao aeroporto de Guarulhos ou de Congonhas? Na hora de comprar passagens para São Paulo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

vila pinheiro em são paulo
Vila Pinheiros

Leia todas as nossas dicas e posts de São Paulo