Um guia completo para planejar sua viagem a São Sebastião. Anote as dicas e aproveite muito!

São Sebastião é um dos destinos mais procurados no litoral norte do estado de São Paulo. Com praias bastante movimentadas, como Maresias e Juquehy, além de bastante agito noturno, é um ótimo destino para bons dias de descanso perto do mar. Se você quer aproveitar uma cidade com clima jovem e, ao mesmo tempo, tranquilidade para descansar, é o lugar ideal.

Muito procurada por surfistas, entusiastas do ecoturismo, esportistas e por quem simplesmente ama o mar, São Sebastião tem mais de 30 praias para conhecer – uma ótima desculpa para visitar a cidade repetidas vezes, até visitar todas. E então, bora descer a Serra do Mar e curtir o litoral paulista?

O que fazer em São Sebastião

Passar o dia tranquilamente em uma das praias de São Sebastião é o grande destaque do que fazer na cidade. A costa de litoral da cidade é extensa, seguindo desde a parte mais próxima de Caraguatatuba até Bertioga. Além disso, há opções para todos os gostos por lá: desde praias mais movimentadas, com águas mais agitadas, até as mais rústicas e tranquilas.

Uma das mais conhecidas por lá é a Praia de Barequeçaba. Outra perto dali é a Guaecá, que não tem tanta infraestrutura e é perfeita para quem quer relaxar. Calhetas é outra praia da cidade, um tanto quanto escondida, mas considerada uma das mais bonitas do litoral norte de SP. A próxima é a Praia de Toque-Toque Pequeno, outra bastante famosa e tranquila.

Mais à frente você chega em Maresias, a praia mais conhecida de São Sebastião. É bastante frequentada por surfistas, sendo conhecida inclusive por ter sido lugar de treino de Gabriel Medina. Seguindo no sentido Bertioga há outras duas praias das mais famosas de São Sebastião: Boiçucanga, também movimentada, e Juquehy, com ótima infraestrutura.

No meio delas existem ainda outras praias que merecem destaque, como a Camburi, Camburizinho e a Praia da Baleia. As praias de Barra do Una, da Jureia, da Barra do Sahy e Paúba também valem a indicação. São diversas praias para os mais diversos gostos, que garantem vários dias de viagem inéditos por São Sebastião.

Onde ficar em São Sebastião – Nossas indicações de hotéis

São Sebastião, assim como outros destinos do litoral norte de São Paulo, costuma lotar de visitantes em feriados prolongados ou durante as férias escolares, em especial as de fim de ano. Assim, se você for viajar durante esses períodos de bastante movimentação, é interessante buscar por hospedagens próximas às praias que pretende frequentar.

Essa dica é válida principalmente por conta do trânsito na cidade, que fica bastante cheio durante a alta temporada. Se você for viajar numa época mais tranquila, como em dias de semana durante o ano letivo, pode explorar mais praias da cidade e se deslocar mais tranquilamente, caso escolha uma acomodação mais afastada da praia de interesse.

Outro ponto que vale a pena levar em consideração é o agito noturno. Caso pretenda sair à noite para baladas ou restaurantes, regiões mais movimentadas, como Maresias, Boiçucanga e Juquehy, são mais indicadas – assim também como o centrinho de São Sebastião. Se quiser algo mais reservado, opte por outras praias, como Camburi, Paúba e Barequeçaba.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis em São Sebastião

Pousadas em São Sebastião

Airbnb em São Sebastião

Encontre as melhores hospedagens em São Sebastião no Booking.com ou Airbnb.com

Coqueiros e grama antes da faixa de areia de Maresias, praia com ondas fortes
Ondas fortes em Maresias, uma das melhores praias da cidade – Foto: Wikimedia

Onde comer em São Sebastião – Dicas de restaurantes

São Sebastião é um destino bastante badalado no litoral norte do estado, e atrai pessoas de cidades do entorno, incluindo um grande público paulistano. Os visitantes da cidade costumam frequentá-la repetidas vezes – sempre que há oportunidade de pegar uma praia – e, com isso, a gastronomia do local se tornou muito variada.

Como todo destino litorâneo, os pratos de peixes, camarões ou outros frutos do mar são destaques, feitos com ingredientes frescos. Se você quiser um cardápio variado, mas com muitas opções marítimas, vá ao Taioba, ao Manacá, ou ao Badauê, que possui filiais tanto em Maresias quanto em Juquehy. O Pimenta de Cheiro também é um dos mais famosos na cidade.

Porém, existem restaurantes das mais variadas culinárias para conhecer em São Sebastião. Para uma pizza, a pizzaria A Firma é uma das melhores recomendações, mas a do Chapéu de Sol é também super elogiada.

Além disso, as praias também contam com quiosques que servem porções de peixes e outros lanches rápidos para matar a fome do dia. O Sebasthiana Beach Bar & Burger é uma ótima escolha. No entanto, fique atento: algumas praias não possuem infraestrutura, sendo necessário levar seus próprios comes e bebes.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro em São Sebastião

Alugar um carro em São Sebastião é uma ótima ideia para explorar as diversas praias do destino. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para São Paulo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Águas claras no mar de Juquehy
Juquehy é uma das mais famosas e mais bem estruturadas – Foto: Guilherme Henrique via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts de São Sebastião