Mergulho em Fethiye na Turquia

A dica de hoje é para quem curte o mar, ou melhor, o fundo do mar. Durante minha passagem pela Turquia, estive na cidade de Fethiye, localizada a 530 quilômetros de Istambul, e decidi fazer dois mergulhos na Baia de Fethiye. O lugar tem um visual incrível: a água, de um azul turquesa de tirar o fôlego, possui a agradável temperatura de 24º Celsius e tem uma transparência impressionante.

Mergulho em Fethiye
Mergulho em Fethiye

Após embarcar no barco que nos levaria até os locais de mergulho, navegamos por cerca de 40 minutos até chegarmos à primeira parada, um lugar conhecido como Dalyan Bay. A segunda parada foi em Eagles Nose Bay, que fica a aproximadamente 15 minutos navegando do primeiro ponto.

Como sou certificado pela Professional Association of Diving Instructors (PADI) no curso Open Water, que no Brasil chamamos de curso básico, pude fazer mergulhos de até 18 metros de profundidade. Os turistas certificados em níveis avançados podem mergulhar ainda mais fundo – o que, nessa região da Turquia, significa cerca de 30 metros de profundidade.

Mergulho em Fethiye

Para mim, os pontos positivos e negativos de mergulhar em Fethiye são:

Positivos:

Temperatura da água: a diferença de temperatura da água próximo à superfície e a 18 metros de profundidade pouco se altera, caindo dos 24º Celsius para os 22º Celsius (os dados foram passados pelo Dive Master local).

Transparência e cor do mar: acho que as fotos dizem mais do que os meus comentários 😉

Preço: paguei 80 YLT (cerca de R$ 85,00) pelos dois mergulhos e esse foi, sem dúvida, o mergulho mais barato que já fiz no mundo. Não sou um super mergulhador, mas já mergulhei em mais de 10 países e nunca vi preço similar e, detalhe importante, sem perder em qualidade de equipamentos e segurança.

Uma dica útil: negocie os preços e tente fechar alguns pacotes antes de embarcar porque os valores podem ficar ainda melhores. No meu caso, por exemplo, o preço normal era de 140 YLT e, antes mesmo que eu falasse qualquer palavra, já tinha conseguido um desconto de 20 YLT !

Negativos:

Pouca vida marinha: conversei com os mergulhadores que trabalham pela área e eles me disseram que realmente esse é um ponto negativo da região. E, se falta diversidade na vida marinha local, sobra formações rochosas.

O que o valor pago inclui?

Além do transporte, que irá te pegar no hotel ou no local que você indicar, o preço combinado inclui almoço no barco e todos os equipamentos necessários (roupa, máscara etc). Só para se ter uma ideia, uma saída com dois mergulhos no Brasil custa, em média, R$ 200,00. Ou seja, mais que o dobro.

Almoço no barco

Quanto tempo dura?

Das 08h (saída do hotel) às 18h (retorno no porto de Fethiye), todos os dias da semana.

Quem pode mergulhar?

Todos que quiserem!!  Se você tem um certificado da PADI ou da British Sub-Aqua Club (BSAC), basta apresentá-lo e pronto! Mas, se você nunca mergulhou, essa é a sua chance. É possível fazer o curso de Open Water (básico) em Fethiye mesmo.

Mergulho em Fethiye

Quem não é certificado ou não quer fazer o curso pode apenas experimentar a sensação de estar no fundo do mar e optar pelo mergulho chamado de “Try Dive“, que é acompanhado por um Dive Master. Nesse caso, são dois mergulhos de, no máximo, 5 metros de profundidade e duração de 20 minutos.

Já para quem está só acompanhando, garanto que não vai ser nada chato. Os menos aventureiros podem pegar um sol ao som  de uma musiquinha turca ou curtir o mar fazendo uma flutuação com máscara e snorkel.

curtir um sol no barco

Equipe de mergulho - Fethiye

Eu utilizei a empresa Extathlon e recomendo. Eles são bastante organizados e animados, e os equipamentos são novos. Tendo uma base de inglês é possível curtir bastante! Mas, se você pretende fazer o curso de mergulho enquanto estiver por lá, é importante dar uma estudada nos termos técnicos de mergulho.

Mergulho Fethiye

Mergulho Fethiye

Mergulho Fethiye

Depois dessas dicas é só pegar a mochila e se “aprofundar” nas viagens, literalmente!!