Você sabe qual é a diferença entre um seguro saúde e um seguro viagem? Ou qual destes é o mais indicado para uma viagem no exterior? Bom, se você não sabe então está na hora de tirar todas as suas dúvidas com este conteúdo completo. Confira abaixo:

O que muita gente esquece ao planejar uma viagem de férias, ou mesmo intercâmbio, é que muitos países obrigam a contratação de um seguro saúde internacional. Ainda mais quando o destino está situado dentro do Espaço Schengen na Europa, ou para países como Austrália e Nova Zelândia.

E é fácil confundir o seguro saúde com o seguro viagem, afinal, eles não são a mesma coisa? Para te ajudar a entender de uma vez por todas o que é esse tipo de seguro, fizemos um guia completo de informações para estudantes e turistas.

Confira se vale mesmo a pena contratar um seguro saúde internacional, o que ele cobre, quanto custa, quais países obrigam sua contratação, e muito mais. Ah! E para provar o quanto queremos te ajudar, deixamos separado um cupom de desconto especial para você usar na sua compra.

Vamos nessa?

O que é um seguro saúde internacional?

O seguro saúde internacional é um plano de saúde desenvolvido para ser usado em viagens para o exterior. Dessa forma, ao invés de gastar uma nota alta pagando tratamentos médicos emergenciais do próprio bolso durante a viagem, você só precisa acionar sua seguradora e eles tomarão conta de tudo.

É indicado, principalmente, para quem faz viagens mais longas ao ano e deseja garantir um atendimento médico adequado, caso necessário.

Confira quais são as opções de seguro internacional disponíveis.

Qual a diferença entre um seguro saúde internacional e um seguro viagem internacional?

A diferença do seguro saúde para o seguro viagem, basicamente, é que a segunda opção oferece, além da cobertura médica, outros tipos de serviços benéficos e necessários durante a viagem. Assim, o seguro viagem internacional conta com cobertura para bagagem extraviada, cancelamento de voo, assistência jurídica, entre outros.

Enquanto o seguro saúde provê apenas cobertura relacionada a problemas de saúde, sendo preferível apenas para pessoas que costumam viajar por mais tempo no ano. Porém, mesmo nesse caso, há o seguro viagem anual que merece uma avaliação mais detalhada, e pode ser mais vantajoso ao cliente.

Quais são os tipos de seguro viagem?

Existem seguros para os mais variados estilos de viagem. Abaixo listamos os tipos mais comuns, e você pode ler mais sobre eles nos nossos guias detalhados que descrevem melhor as particularidades de cada um. Basta clicar em cima:

Confira todas as opções de seguro viagem.

Seguro saúde internacional é obrigatório?

carro na estrada em meio ao deserto para representar se o seguro saúde internacional vale a pena
O seguro saúde internacional é um plano de saúde desenvolvido para ser usado em viagens no exterior. Clique na imagem e confira quais opções estão disponíveis no mercado.

Ele pode ser obrigatório a depender do destino escolhido.

Os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen, por exemplo, exigem a apresentação de um seguro saúde com cobertura mínima de 30 mil euros. Austrália, Argentina e Cuba também são outros exemplos de países que demandam um seguro de seus turistas, cada qual com sua própria exigência de valor.

Porém, lugares como Estados Unidos, Chile e Canadá não exigem a apresentação de um seguro saúde para entrar no país. Entretanto, é fortemente recomendado que um seguro seja contratado para prevenir possíveis dores de cabeça com custos bem altos.

Assim, ainda que não seja obrigatório contratar um seguro saúde, é melhor se prevenir. Por isso é importante conferir as exigências de cada país antes de embarcar.

Confira todas as opções de seguro internacional.

Seguro saúde internacional vale a pena?

Vale a pena contratar um seguro saúde internacional se estiver planejando uma viagem de longa duração em um determinado destino, como um intercâmbio, por exemplo. Afinal, o investimento gasto na contratação deste serviço é mais acessível se comparada aos possíveis gastos com médicos e hospitalizações no exterior.

Porém, esse seguro só poderá cobrir assuntos e emergências relacionados à saúde, enquanto o seguro viagem pode ofertar uma gama maior de serviços prestados aos viajantes.

Assim, mesmo em situações de viagens mais extensas, o mais recomendável é contratar um seguro viagem internacional. Pois, como mencionamos acima, há opções de seguros para os mais variados tipos de viagens, como o seguro viagem long stay, o seguro viagem para estudantes e até o seguro viagem multidestinos, dentre outros.

Confira todas as opções de seguro internacional.

Quanto custa um seguro viagem internacional?

É possível contratar um bom seguro viagem internacional por preços a partir de R$ 10 por dia. Você pode, inclusive, utilizar um comparador de seguros online para conferir os planos disponíveis.

O valor do seguro pode variar dependendo da pessoa que contrata o serviço ou das atividades que pretende fazer no destino. Por exemplo, um idoso vai ter um seguro viagem um pouco mais caro do que um jovem de 20 anos, e um atleta que pratica esportes radicais também terá um plano com valor mais alto.

O seguro é, no geral, bem barato e vale muito a pena por dar a segurança de fazer uma viagem tranquila, sem tanta preocupação em como lidar com uma emergência – basta acionar o seguro que ele toma conta por você.

A verdade é que todo mundo contrata o seguro para ter paz, e espera que jamais precise dele. Porém, caso seja precise, ter esse apoio é uma ajuda e tanto em meio a uma crise.

Confira todas as opções de seguro internacional.

Cupons de desconto

Área de fechamento de pedido da Seguros Promo
Clique para resgatar seu desconto com o cupom DICASDEVIAGEM5

Melhor que estar acobertado contra eventuais emergências durante a viagem, é contratar o seguro com o melhor preço do mercado. Para isso, os leitores do Dicas de Viagem podem usar o cupom DICASDEVIAGEM5 e garantir 5% off do preço final. Demais, né?

Ah, e existe mais 5% de desconto para quem pagar com boleto, pix ou transferência, sendo esses descontos cumulativos. Ou seja, você pode garantir uma economia de até 10% na contratação do seu seguro internacional. Lembrando ainda que a compra do seguro pode ser parcelada em até 12x, facilitando ao máximo o pagamento.

  • Clique para resgatar o cupom DICASDEVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto
  • Pague por boleto, Pix ou transferência para ganhar mais 5% e chegar aos 10% off!

Como contratar o seguro viagem internacional

Contratar o seguro viagem internacional é bem simples e você pode fazer isso pela internet mesmo. Um comparador de seguros super recomendado é a Seguros Promo, site que confiamos e que oferece todas as informações dos melhores planos do mercado para te ajudar a fazer sua escolha.

Logo na página inicial, selecione o continente de destino, digite as datas de embarque e de chegada, preencha seu nome, seu e-mail, seu telefone e clique em “pesquisar seguro viagem“.

Você será direcionado para uma lista com os seguros disponíveis para o destino. Para usar o comparador, escolha de dois a quatro planos e selecione a opção “comparar plano“. Em seguida, clique no botão “comparar“, no lado inferior direito da tela. Pronto! Agora você consegue ver as vantagens de cada seguro lado a lado para se decidir e finalizar a compra.

Tela da Seguros Promo mostrando opções de seguro saúde internacional
Clique na imagem e confira todas as opções de seguro viagem internacional para seu destino.

Depois da contratação, você recebe sua apólice de seguro viagem por e-mail. Guarde bem este documento, pois nele estão as condições gerais do plano contratado e todas as informações de como acionar a seguradora em caso de emergência.

Assim, caso haja qualquer eventualidade na viagem, você pode contatar a seguradora via telefone, WhatsApp, chat online ou e-mail. Todos os números e formas de contato estão disponíveis na apólice – por isso, guarde o documento em um lugar de fácil acesso.

Vale lembrar ainda que todas as seguradoras listadas na Seguros Promo têm suporte 24 horas, 7 dias por semana e totalmente em português. Ou seja, mesmo se estiver na França, não se preocupe, o atendimento será super fácil!

Confira todas as opções de seguro internacional.

O que cobre um seguro viagem internacional?

Os seguros de viagem costumam cobrir alguns itens de forma padrão, como emergências médicas, hospitalares ou indenização por bagagens extraviadas. Mas existem planos mais abrangentes, variando de acordo com a empresa, o tipo de seguro escolhido, entre outros detalhes.

Se você tiver algum problema no trânsito, por exemplo, pode contar com o seguro viagem também. Isso fica garantido se você contratar uma assistência viagem que tem até suporte jurídico. Tudo depende do seguro que você escolher, que pode ser mais simples ou completo. 

As ocorrências mais comuns que o seguro viagem cobre são:

  • Atendimento médico, hospitalar ou odontológico 24 horas em viagens internacionais
  • Repatriação sanitária
  • Translado médico
  • Translado de corpo e cobertura por óbito em viagem
  • Invalidez total por acidente durante a viagem
  • Assistência jurídica/financeira
  • Morte ou doença grave de um membro da família

Também existem algumas coberturas extras que é possível contratar em um seguro viagem:

  • Atendimento para Covid-19 e pandemias
  • Cancelamento de viagem
  • Volta antecipada por conta de acidente
  • Despesas de bagagens extraviadas, perdidas ou danificadas
  • Acidentes em esportes radicais
  • Atraso de voo
  • Gestantes

Confira todas as opções de seguro viagem.

Seguro viagem internacional tem cobertura para coronavírus?

Os seguros viagem com cobertura para Covid são identificados logo pelo título do produto

Existem, sim, alguns seguros viagem que cobrem atendimentos médicos relacionados a Covid-19. Porém, vale ressaltar que não são todos.

Para garantir que você vai ter a cobertura do seguro viagem caso seja diagnosticado com Covid no exterior, procure por planos que especifiquem essa particularidade. É comum ter essa informação logo no título do produto de seguro, como você pode ver nos exemplos abaixo. Mesmo assim, lembre-se sempre de ler a apólice com atenção e de tirar qualquer dúvida antes de fazer a contratação.

Uma boa forma de procurar por um seguro viagem com cobertura para Covid-19 é usar um comparador online de planos de seguro. Assim você pode olhar lado a lado a franquia disponibilizada por cada seguradora, e optar pela que mais se encaixa com a sua realidade.

Como funciona o seguro viagem internacional

Seguro Saude Internacional para turistas e estudantes - O Guia Completo de Como Contratar
O seguro de saúde internacional pode ser obrigatório a depender do destino escolhido.

O seguro pode funcionar por assistência ou reembolso.

As opções disponíveis por assistência no comparador online dão suporte direto quando acontece uma emergência. Ou seja, você entra em contato com o seguro e eles te instruem sobre o que fazer ou como ir ao hospital, por exemplo. Dessa forma você não precisa pagar nada a mais por isso, pois o seguro arca com todas as despesas do atendimento.

Os seguros por reembolso, por outro lado, orientam para que você vá direto ao médico, dentista, ou qualquer outro profissional que vá te ajudar, e somente depois acione o seguro. Nestes casos, você paga do seu bolso e depois apresenta os recibos e notas fiscais para receber de volta o valor gasto. Esse tipo é mais comum no seguro viagem de cartão de crédito.

Confira todas as opções de seguro saúde internacional.

Como acionar o seguro

Para acionar o seguro, você pode ligar para o número de telefone de sua apólice, de graça, de qualquer lugar do mundo. O atendimento é sempre em português. Algumas seguradoras também possuem aplicativos de celular, o que facilita ainda mais a comunicação.

Sempre tenha em mãos o número de sua apólice e seus dados pessoais. Conte ao atendente o seu problema e ele irá te dar o suporte necessário para lidar com a situação – e tente manter a calma para entender as instruções e conseguir sair da situação da melhor forma possível.

O fundamental mesmo é ler com atenção a apólice do seguro viagem, e entender bem as particularidades do plano que você contratou. Caso tenha alguma dificuldade na hora de falar com o seguro, vá em frente e busque ajuda, pois o importante é receber o suporte que você precisa. Depois você contata a empresa para resolver a questão financeira.

Confira todas as opções de seguro saúde internacional.

Dúvidas frequentes

O que é um seguro saúde internacional?

O seguro saúde internacional é um plano de saúde desenvolvido para viagens no exterior. Dessa forma, ao invés de gastar uma nota alta pagando tratamentos médicos emergenciais do próprio bolso durante a viagem, você só precisa acionar sua seguradora e eles tomarão conta de tudo. Veja os detalhes sobre seguro saúde internacional.

Qual a diferença entre seguro saúde e seguro viagem internacional?

A diferença do seguro saúde para o seguro viagem, basicamente, é que o seguro viagem internacional oferece, além da cobertura médica, outros tipos de serviços benéficos e necessários durante a viagem. Veja os detalhes.

Vale a pena contratar um seguro saúde internacional?

Vale a pena contratar um seguro saúde internacional se estiver planejando uma viagem de longa duração em um determinado destino, como um intercâmbio, por exemplo. Afinal, o investimento gasto na contratação deste serviço é mais acessível se comparada aos possíveis gastos com médicos e hospitalizações no exterior. Leia mais sobre seguro saúde internacional.

É melhor contratar um seguro saúde ou seguro viagem anual?

O seguro viagem anual é mais recomendável devido a maior cobertura de serviços oferecidos ao viajante. Pois oferta, além da cobertura médico-hospitalar, seguro contra bagagem extraviada, cancelamento de voo, entre outros. Confira o que mais o seguro viagem anual cobre.

O que um seguro saúde cobre?

O seguro viagem cobre despesas médicas e hospitalares, odontológicas, traslado de corpo, regresso sanitário e traslado médico, além de outros serviços relacionados à saúde. Saiba mais sobre os planos.

Seguro saúde internacional é obrigatório?

Ele pode ser obrigatório a depender do destino escolhido. Os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen, por exemplo, exigem a apresentação de um seguro saúde com cobertura mínima de 30 mil euros. Porém, lugares como Estados Unidos, Chile e Canadá não exigem a apresentação de um seguro saúde para entrar no país. Entenda porquê.