Tire todas as suas dúvidas sobre o seguro viagem de seu cartão de crédito. Descubra se você já possui esse benefício e como ele funciona na prática.

Já ouviu falar que dá pra contratar um seguro viagem pelo cartão de crédito? Saiba que isso realmente é verdade, porém não é todo cartão que oferece esse benefício. Além de cada bandeira possuir suas próprias condições de uso.

Então se você está com uma viagem nos planos e ainda não sabe qual seguro viagem escolher, é só colar com a gente neste post e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Descubra se o seu cartão conta com esse benefício e como ele funciona na hora do aperto.

Compare as coberturas, preços e vantagens com um seguro viagem comum e veja se vale a pena contratar este serviço para sua próxima aventura.

Preparado? Então é só rolar a tela:

O que é o seguro viagem do cartão de crédito

O seguro viagem ofertado pelos cartões de crédito é um benefício que cobre certas despesas médicas durante a viagem e, em alguns casos, também oferta seguro para atraso ou cancelamento de voo, assim como para proteção e extravio de bagagem. Para isso, no entanto, a passagem aérea deve ser comprada no cartão, de modo a validar os dias que o seguro deve cobrir.

Este é um benefício sem custo adicional que varia de cobertura e política de acordo com o tipo de cartão e bandeira.

Como saber se meu cartão de crédito oferece seguro viagem?

Quem deseja descobrir se o seu cartão de crédito oferece essa função, basta conferir no site da bandeira, ou seja: Visa, Mastercard, American Express, Elo, e por aí vai.

Em alguns casos é possível que até mesmo o próprio banco possa disponibilizar o seguro, como o caso dos clientes da Nubank, por exemplo. O banco possui uma parceria exclusiva com a seguradora Chubb, o que possibilita um preço muito mais econômico e uma cobertura mais completa que as oferecidas pelos demais cartões de crédito.

Esta opção conta com seguro para viagem nacional ou internacional, suprindo despesas médicas, odontológicas, contaminação por coronavírus, extravio de bagagem, cancelamento de viagem, hospedagem de acompanhante e demais serviços. Assim, é um bom exemplo de que vale a pena conferir o que seu banco oferece e então, comparar com os demais seguros disponíveis no mercado.

Quem tem direito ao seguro viagem no cartão de crédito?

homem segurando chaves do carro, passaporte e cartão de crédito
O seguro viagem do cartão de crédito é oferecido sem custo algum para o cliente. – Foto: CardMap, via Unsplash

É importante ter em mente que, geralmente, esse benefício é disponibilizado para clientes que usufruem de uma categoria mais alta do cartão. É o caso de clientes Platinum, Black, Gold, Infinite, etc. Veja abaixo as principais bandeiras e suas respectivas categorias:

Cartão de crédito Mastercard

Os clientes da bandeira Mastecard que possuem cartão de crédito Platinum ou Black tem direito ao seguro viagem. Entretanto, o seguro só é válido para viagens internacionais com duração de, no máximo, 31 dias.

Cartão de crédito Visa

Já quem utiliza os cartões de crédito da bandeira Visa precisa ser cliente das categorias Platinum, Signature ou Infinite. O seguro viagem também só é válido para viagens internacionais com duração, neste caso, de até 60 dias.

Cartão de crédito American Express

Todos os clientes da American Express, bandeira emitida aqui no Brasil pelos bancos Santander e Bradesco, são elegíveis para o seguro viagem gratuito. Algumas das coberturas oferecidas incluem atraso de voo, despesas médicas emergenciais, proteção de compra, entre outros.

Cartão de crédito Elo

Outra bandeira que também fornece o seguro viagem como benefício é a Elo nas categorias Diners Club, Nanquin Diners Club, Nanquin e Grafite. Seu seguro conta com proteção a extravio de bagagem, atraso ou cancelamento de voo e despesas médicas-hospitalares.

Quanto custa o seguro viagem do cartão de crédito?

O seguro viagem do cartão de crédito é oferecido sem custo algum para o cliente. Basta comprar a passagem aérea pelo cartão para optar pelo uso ou não deste benefício.

Seguro viagem do cartão de crédito vale a pena?

Depende. Olhando pela questão financeira, é certo de que não encontrará um seguro viagem mais barato do que este que é oferecido gratuitamente pelo seu cartão de crédito. Porém a cobertura oferecida por ele é bem mais simples se comparada ao seguro viagem de uma seguradora.

Então ao viajar para a Europa, por exemplo, é importante verificar se o seguro do cartão cobre as despesas médicas com um valor de, ao menos, 30 mil euros – já que este é o valor mínimo exigido pelo Tratado Schengen que vigora em cerca de 20 países da região.

Outro ponto importante para se atentar são os demais serviços ofertados no cartão, como seguro para bagagem extraviada, cancelamento de voo, cobertura para coronavírus, assistência jurídica, convênio odontológico, reembolso farmacêutico, entre outros. Estes são apenas alguns exemplos do tipo de seguro ofertado pelas seguradoras que nem sempre é possível de se encontrar no seguro do cartão de crédito.

Ambos tipos de seguro possuem suas vantagens, assim o que realmente vale a pena é comparar as melhores opções, tanto do cartão quanto das seguradoras, de acordo com você. Ou seja: está gestante? Vai praticar esportes radicais em algum roteiro? Tem mais de 60 anos? Todas essas questões podem te auxiliar a escolher o melhor seguro para sua viagem.

Como funciona o seguro viagem do cartão de crédito

mulher segurando uma carteira com cartões do itaú
Boa parte das bandeiras trabalha com reembolso. – Foto: Guzman Barquin, via Unsplash

O seguro viagem do cartão crédito passa a funcionar, somente, a partir do momento em que você compra uma passagem aérea no cartão e habilita essa função para os dias em que estiver fora do país. Cada bandeira possui suas próprias condições e exigências, então vale a pena conferir em seus sites oficiais o que é preciso avaliar.

Em alguns casos o seguro do cartão de crédito se estende às pessoas que viajarem junto a você, como cônjuges e familiares. Porém não é toda bandeira, então, novamente: é preciso conferir.

Boa parte das bandeiras trabalha com reembolso, o que significa que após o atendimento ocorrido durante a viagem o cartão de crédito irá lhe reembolsar pelos gastos. Ainda assim, é preciso averiguar caso a caso, pois há opções em que encaminham o assegurado para a clínica ou hospital conveniado mais próximo sem precisar que ele gaste um centavo sequer para isso.

Basicamente, o seguro viagem do cartão de crédito funciona como um seguro viagem internacional, cobrindo despesas médicas e hospitalares, assim como, em alguns casos, seguro para cancelamento de voo e bagagem extraviada. Entretanto, ele não oferece tantos serviços como o seguro internacional costuma oferecer.

O que o seguro viagem do cartão de crédito cobre

Como mencionamos acima, a cobertura e condições de serviço do seguro viagem vai depender de cada bandeira do cartão de crédito. Ainda assim, é possível destacar os principais serviços equivalentes ofertados na maioria dos cartões:

Nem sempre as coberturas oferecidas pelo próprio cartão de crédito são as melhores opções para a sua viagem. Por isso, é muito importante ler a cobertura e os termos e condições do seguro que é oferecido.

Como acionar o seguro do cartão de crédito

Quem precisar acionar o seguro viagem do cartão de crédito é só entrar em contato com a central de sua bandeira e pedir pelas orientações. Isso possível ser feito via ligação, ou em alguns casos, online no portal do assegurado.

É de extrema importância que logo no início da viagem você tenha em mãos, ou de fácil acesso, todos os dados da apólice do seguro, contendo os dados de contato em caso de emergência: telefone da seguradora, site, etc.

O que é melhor: seguro viagem internacional ou seguro viagem do cartão de crédito?

homem decidindo qual é o melhor seguro viagem
Se você não é portador de cartões Visa, Master, com bandeiras premium como Platinum e Black, é recomendado contratar um seguro viagem. Foto: Vanessa Garcia, via Pexels

O ideal é sempre viajar com um seguro de viagem, seja ele de um cartão de crédito ou de uma seguradora.

Cada tipo vai fornecer benefícios e vantagens exclusivas que podem ser exatamente o que você precisa, ou não. Por isso é tão importante ler as cláusulas de cada seguro e averiguar se o seu tipo de viagem estará acobertado.

Nós, do Dicas de Viagem, normalmente optamos pelo seguro viagem tradicional, tanto para viagens nacionais quanto internacionais. Isso porque, além de ser a opção com maior cobertura, podemos usar um comparador online de seguro onde é possível atentar para cada tipo de serviço, comparando lado a lado com outras opções. Dessa forma é bem mais simples de descobrir qual é o seguro ideal.

Quais outros tipos de seguro viagem existem?

Existem seguros para os mais variados estilos de viagem. Abaixo listamos os tipos mais comuns, e você pode ler mais sobre eles nos nossos guias detalhados que descrevem melhor as particularidades de cada um.

Além disso, também temos guias completos para tirar todas as suas dúvidas sobre seguro viagem familiar, seguro viagem para grupos de excursão e até seguro viagem para lua de mel.

Confira todas as opções de seguro viagem.

Por que contratar um seguro viagem?

O seguro é um item indispensável para sua viagem, seja ela nacional ou internacional. Assim, se você não é portador de um dos cartões de crédito listados nas categorias que citamos no início do texto, então você precisa contratar um seguro viagem antes de partir.

Independentemente de qual seja o objetivo de sua viagem, é o seguro que vai garantir a tranquilidade e segurança durante todo o roteiro. Além do mais, em alguns países, ele é obrigatório para poder entrar na nação. É o caso dos países que fazem parte do Tratado de Schengen, na Europa, ou da Austrália, de Cuba, dentre outros.

E mesmo nos países onde a contratação não é obrigatória, ele é extremamente recomendado. Afinal, imprevistos acontecem com qualquer um, e na hora da emergência é o seguro viagem que vai cobrir todas as despesas e te auxiliar com as informações necessárias de onde ir, o que fazer, como fazer e etc. 😉

Onde contratar um seguro viagem

Contratar o seguro viagem é bem simples e você pode fazer isso pela internet mesmo. Um comparador de seguros super recomendado é a Seguros Promo, site que confiamos e que oferece todas as informações dos melhores planos do mercado para te ajudar a fazer sua escolha.

Logo na página inicial, selecione o continente de destino, digite as datas de embarque e de chegada, preencha seu nome, seu e-mail, seu telefone e clique em “pesquisar seguro viagem“.

Você será direcionado para uma lista com os seguros disponíveis para o destino. Para usar o comparador, escolha de dois a quatro planos e selecione a opção “comparar plano“. Em seguida, clique no botão “comparar“, no lado inferior direito da tela. Pronto! Agora você consegue ver as vantagens de cada seguro lado a lado para se decidir e finalizar a compra.

Tela da Seguros Promo mostrando opções de seguro viagem XXX
Clique na imagem e confira algumas opções de seguro viagem que valem a pena

Depois da contratação, você recebe sua apólice de seguro viagem por e-mail. Guarde bem este documento, pois nele estão as condições gerais do plano contratado e todas as informações de como acionar a seguradora em caso de emergência.

Assim, caso haja qualquer eventualidade na viagem, você pode contatar a seguradora via telefone, WhatsApp, chat online ou e-mail. Todos os números e formas de contato estão disponíveis na apólice – por isso, guarde o documento em um lugar de fácil acesso.

Vale lembrar ainda que todas as seguradoras listadas na Seguros Promo têm suporte 24 horas, 7 dias por semana e totalmente em português. Ou seja, mesmo se estiver na França, não se preocupe, o atendimento será super fácil!

Confira todas as opções de seguro viagem.

Quanto custa um seguro viagem tradicional

É possível contratar um bom seguro viagem por preços a partir de R$ 6 a 10 por dia, em média. Você pode, inclusive, utilizar o comparador de seguros online para conferir os planos disponíveis.

O valor do seguro pode variar dependendo da pessoa que contrata o serviço ou das atividades que pretende fazer no destino. Por exemplo, um idoso vai ter um seguro viagem um pouco mais caro do que um jovem de 20 anos, e um atleta que pratica esportes radicais durante a viagem também terá um plano mais alto.

O seguro é, no geral, bem barato e vale muito a pena por dar a segurança de fazer uma viagem tranquila, sem tanta preocupação em como lidar com uma emergência – basta acionar o seguro que ele toma conta por você.

Além disso, uma boa dica é ficar atento aos seguros viagem em promoção que acontecem ao longo de todo o ano e em diferentes épocas. É sempre possível conseguir um descontinho ainda maior! 😉

Confira todas as opções de seguro viagem.

Cupom de desconto para seguro

Área de fechamento de pedido da Seguros Promo
Clique para resgatar seu desconto com o cupom DICASDEVIAGEM5

Melhor que estar acobertado contra eventuais emergências durante a viagem, é contratar o seguro com o melhor preço do mercado. Para isso, os leitores do Dicas de Viagem podem usar o cupom DICASDEVIAGEM5 e garantir 5% off do preço final. Demais, né?

Ah, e existe mais 5% de desconto para quem pagar com boleto, pix ou transferência, sendo esses descontos cumulativos. Ou seja, você pode garantir uma economia de até 10% na contratação do seu seguro viagem. Lembrando ainda que a compra do seguro pode ser parcelada em até 12x, facilitando ao máximo o pagamento.

  • Clique para resgatar o cupom DICASDEVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto
  • Pague por boleto, Pix ou transferência para ganhar mais 5% e chegar aos 10% off!

Quais são as coberturas do seguro viagem

Os seguros de viagem costumam cobrir alguns itens de forma padrão, como emergências médicas, hospitalares ou indenização por bagagens extraviadas. Mas existem planos mais abrangentes, variando de acordo com a empresa, o tipo de seguro escolhido, entre outros detalhes.

Se você tiver algum problema no trânsito, por exemplo, pode contar com o seguro viagem também. Isso fica garantido se você contratar uma assistência viagem que tem até suporte jurídico. Tudo depende do seguro que você escolher, que pode ser mais simples ou completo. 

As ocorrências mais comuns que o seguro viagem cobre são:

  • Atendimento médico, hospitalar ou odontológico 24 horas em viagens internacionais
  • Repatriação sanitária
  • Translado médico
  • Translado de corpo e cobertura por óbito em viagem
  • Invalidez total por acidente durante a viagem
  • Assistência jurídica/financeira
  • Morte ou doença grave de um membro da família

Também existem algumas coberturas extras que é possível contratar em um seguro viagem:

  • Atendimento para Covid-19 e pandemias
  • Cancelamento de viagem
  • Volta antecipada por conta de acidente
  • Despesas de bagagens extraviadas, perdidas ou danificadas
  • Acidentes em esportes radicais
  • Atraso de voo
  • Gestantes

Confira todas as opções de seguro viagem.

Gostou das dicas de seguro viagem cartão de crédito? Comente aqui!

Dúvidas frequentes

O que é o seguro viagem do cartão de crédito?

O seguro viagem de cartão de crédito é um benefício que cobre certas despesas médicas durante a viagem e, em alguns casos, também oferta seguro para atraso ou cancelamento de voo, assim como para proteção e extravio de bagagem. Confira mais detalhes sobre o seguro viagem de cartão de crédito.

Como funciona o seguro viagem do cartão de crédito?

O seguro viagem do cartão crédito passa a funcionar, somente, a partir do momento em que você compra uma passagem aérea no cartão e habilita essa função para os dias em que estiver fora do país. Cada bandeira possui suas próprias condições e exigências, então vale a pena conferir em seus sites oficiais o que é preciso avaliar. Conheça mais.

Vale a pena usar o seguro viagem do cartão de crédito?

Depende. O seguro viagem do cartão de crédito é mais barato que um seguro viagem internacional comum, por exemplo. Porém ele também oferece menos benefícios e serviços que os demais tipos de seguro. Assim o que realmente vale a pena é comparar as melhores opções, tanto do cartão quanto das seguradoras. Veja como comparar seguro viagem.

Quanto custa o seguro viagem do cartão de crédito?

O seguro viagem do cartão de crédito é oferecido sem custo algum para o cliente. Basta comprar a passagem aérea pelo cartão para optar pelo uso ou não deste benefício. Entenda mais sobre o seguro viagem do cartão de crédito.

Quais cartões de crédito oferecem seguro viagem?

Os clientes da bandeira Mastecard que possuem cartão de crédito Platinum ou Black tem direito ao seguro viagem. Já quem utiliza os cartões de crédito da bandeira Visa precisa ser das categorias Platinum, Signature ou Infinite. Todos os clientes da American Express são elegíveis para o seguro viagem gratuito. E outra bandeira que fornece o seguro é a Elo nas categorias Diners Club, Nanquin Diners Club, Nanquin e Grafite. Conheça mais detalhes.

O que o seguro viagem do cartão de crédito cobre?

Os principais serviços ofertados pela maioria dos cartões de crédito são:
Seguro saúde internacional (despesas médico-hospitalares);
Seguro bagagem extraviada;
Seguro para cancelamento de voo… Continue lendo.