Se você está com viagem marcada e ficou preocupado com os casos de coronavírus que têm surgido ao redor do mundo, este artigo vai te ajudar. Abaixo explicamos como os seguros viagem atuam nesses casos de epidemia.

O surgimento de pessoas infectadas pelo coronavírus, na China, ainda no final de 2019, causou um alvoroço durante os primeiros meses do ano. Quem vai viajar para a Ásia pode estar preocupado com o contágio, e por isso é importante saber existe seguro viagem com cobertura para coronavírus.

Se você está com viagem marcada para a Ásia (ou até mesmo para outros países com casos confirmados), é importante se informar sobre a cobertura disponibilizada pelas seguradoras durante as situações de epidemias.

Outro fator é se atentar para o nível de emergência da situação, para pesar na balança se realmente vale a pena viajar enquanto o problema não estiver controlado pelas autoridades.

Neste artigo reunimos as principais informações a respeito do seguro viagem coronavírus, e das recomendações a serem seguidas para as viagens aos destinos atingidos pelo vírus. Leia abaixo tudo que você precisa saber.


Economize na compra do seguro viagem!
Use o cupom DICASDEVIAGEM5 e pague em boleto para descolar 10% de desconto.
Clique aqui e aproveite!


Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 😉

Foto de jornal com notícia sobre coronavírus em língua estrangeira, e waffles com açúcar e pode de mel ao lado
Veja abaixo tudo que você precisa saber para viajar tranquilo mesmo com a epidemia de coronavírus – Foto: Unsplash

Seguro viagem tem cobertura para epidemias como o coronavírus?

Todas as seguradoras presentes no Seguros Promo cobrem o atendimento emergencial até o diagnóstico da doença, isto porque os sintomas são semelhantes a um resfriado. Caso confirmado o Coronavírus , os cuidados passam a ser das autoridades responsáveis no destino.

Todos os seguro de viagem não garantem assistência em casos de epidemia ou pandemia. Estes casos, infelizmente, se constituem em riscos excluídos pelas apólices dos seguros.

No entanto, por se tratar de uma emergência de saúde internacional, os cuidados e tratamentos dispostos a quem for acometido são de responsabilidade governamental.

A medida de cuidados adotada pelos governos se trata até mesmo de uma forma de contenção da propagação do vírus. Concentrando os infectados na região onde foram contaminados, o risco da doença se espalhar para outros países é reduzido.

Clique aqui para fazer sua cotação de seguro viagem

Devo cancelar minha viagem?

Não há nenhuma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para cancelamento de viagens para os países com casos confirmados pelo novo coronavírus.

A recomendação do Ministério da Saúde brasileiro é de que as viagens para a China sejam realizadas somente em casos de extrema necessidade, mas a ida ao país não está proibida. Somente algumas cidades estão isoladas em quarentena, como Wuhan, onde os primeiros casos foram detectados.

Você pode conferir as últimas atualizações de casos da doença pela plataforma oficial do governo brasileiro. No momento há um caso confirmado no Brasil, no estado de São Paulo, porém sem ocorrência de transmissão local – ou seja, é uma situação isolada.

Contrate seu seguro e não deixe de viajar com segurança!

A situação atual dos casos de coronavírus

O médico chinês Zhong Nanshan, um epidemiologista que teve atuação notória na contenção da epidemia de um outro tipo de coronavírus (o Sars – Síndrome Respiratória Aguda Grave) no país em 2003, acredita que o número de infectados deve atingir o ápice ainda em fevereiro deste ano, e depois os casos devem diminuir e se estabilizar, provavelmente até abril.

Apesar do susto que a notícia de uma nova doença causa, os dados sobre o novo coronavírus não são alarmantes. A taxa de mortalidade da doença é de 3,5% na China e de 1,5% nos demais países, segundo a própria Organização Mundial da Saúde.

Vale ressaltar que os casos de óbito ocorreram principalmente em pessoas com condições crônicas anteriores à doença, e que por isso acabaram desenvolvendo alguma complicação.

Mesmo assim, algumas companhias aéreas estão cancelando seus voos para a China pelas próximas semanas, ou até que haja um maior controle sobre a situação. Se você tiver algum voo marcado para a Ásia nos próximos dias, entre em contato com a empresa para saber mais sobre possíveis cancelamentos, reembolsos ou remarcações.

Clique aqui e veja mais sobre os seguros de viagem, incluindo os que têm cobertura para cancelamento de voos.

Pessoa caminhando em rua de cidade da China, usando máscara cirúrgica para tapar a boca e o nariz
Usar máscaras cirúrgicas é uma ótima forma de se proteger durante a viagem – Foto: Unsplash

Quais recomendações devo seguir no exterior?

Como falamos anteriormente, não é preciso cancelar sua viagem por conta do coronavírus. Mas você pode adotar boas práticas que visam te proteger e minimizar o contágio de outros, principalmente se o destino já tiver algum caso confirmado.

Vale a pena, durante a viagem:

  • Usar máscaras cirúrgicas (muito comuns nos países da Ásia)
  • Evitar aglomerações de pessoas e ambientes fechados
  • Lavar as mãos com sabão frequentemente (a cada 3 horas)
  • Usar álcool gel
  • Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
  • Não dividir talheres, toalhas, copos ou outros itens pessoais

Lembrando que os sintomas do novo coronavírus são semelhantes ao de gripes e resfriados, incluindo febre, tosse e dificuldade de respirar. Caso você viaje para alguma área afetada e apresente esses sintomas em até 14 dias após o retorno, busque atendimento médico imediatamente.

E não esqueça de viajar acobertado: contrate um seguro viagem!

Print com recomendações de segurança contra o contágio ilustrando o post sobre seguro viagem coronavirus
Seguindo essas recomendações, o risco de contagio durante uma viagem é reduzido – Foto: Portal Anvisa

Conclusão sobre o seguro viagem para coronavírus

Infelizmente não existe um plano de seguro viagem que cubra epidemias como a do novo coronavírus. Porém, todos os seguros oferecem cobertura para o primeiro atendimento emergencial em caso de suspeita de coronavírus.

Mutações como a do novo coronavírus acontecem frequentemente – como nos casos do SARS (Síndrome respiratória aguda grave), em 2003, e do MERS (Síndrome respiratória do Oriente Médio), em 2012, ambos variações do mesmo vírus da epidemia atual.

Não é preciso deixar de viajar por causa do risco, mas evitar as áreas mais afetadas, se possível, é uma boa ideia.

O que podemos afirmar é que viajar com a cobertura de um seguro viagem é sempre a melhor escolha. Afinal, existem “N”situações que podem acontecer, e estar prevenido com um bom seguro no exterior te dá uma garantia até mesmo para outros problemas, não somente os relacionados à saúde.

Faça sua cotação de seguro viagem e contrate o plano com desconto – use o cupom DICASDEVIAGEM5 no carrinho

Perguntas e respostas rápidas sobre seguro viagem coronavírus

Qual seguro viagem cobre suspeita de coronavírus?

Todas as seguradoras oferecem os primeiros atendimentos médicos até a confirmação do coronavírus… leia mais

Onde comprar seu seguro viagem?

Compare os planos e valores pelo Seguros Promo, e garanta desconto de até 10% pagando em boleto e usando o cupom… leia mais

Qual o melhor plano de seguro viagem?

Indicamos alguns com boa cobertura e custo-benefício, Travel Ace 40 Especial, Affinity 60 USA, GTA 60 Euromax. Compare os preços aqui.

Quanto custa um seguro viagem?

Um seguro viagem por pessoa básico custa em média R$ 10 por dia, já um mais completo a partir de R$ 26. Compare os valores aqui.

Posso cancelar o seguro antes da viagem?

O seguro viagem pode ser cancelado em até 48h antes da data de partida, mas confirme as condições na apólice e com a seguradora.

Leia mais sobre seguro viagem