Seja para fazer um bate-volta de Lisboa ou passar uma noite, Sintra precisa estar no seu roteiro por Portugal.

A vila de Sintra é um lugar maravilhoso, a meia hora de Lisboa. Além dos inúmeros pontos turísticos que tem por lá, é também ótimo para escapar da cidade e entrar em contato com a natureza. A neblina se entranha nos caminhos da serra verdejante, que levam até jardins místicos, palácios coloridos e paisagens deslumbrantes. Aqui temos todas as dicas sobre Sintra Portugal, que vão tornar seu passeio inesquecível.

 

História de Sintra Portugal

A localização privilegiada da serra de Sintra, próxima de Lisboa e com excelente visibilidade em qualquer direção, desde sempre atraiu ocupações. Até à reconquista pelos Portugueses, em 1093, Sintra estava sob o domínio muçulmano. As ruínas do Castelo dos Mouros – nome pelo qual eram conhecidos os Árabes em Portugal – é a prova disso.

A partir daí e especialmente nos séculos XVIII e XIX, a vila de Sintra teve um lugar especial no coração da coroa Portuguesa. Os palácios que lá se encontram foram mandados construir pela nobreza, primeiramente como retiro de férias. Depois, acabaram tornando-se, em alguns casos, residência permanente.

A nobreza não foi a única a se apaixonar por Sintra. No século XIX e início do século XX, escritores e pintores de todo o mundo não resistiram à atmosfera romântica. Procurando inspiração, por aqui se hospedaram Lord Byron e Eça de Queirós, por exemplo.

Hoje, tanto a beleza natural como a paisagem cultural de Sintra continua atraindo visitantes o ano todo. Essa rica história e belíssimo cenário classificou a cidade como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Sintra Portugal: Quando ir, O que fazer, Onde comer, e muito mais!

Os lindos traços do Palácio Nacional da Pena, em Sintra Portugal : Quando ir, O que fazer, Onde comer, e muito mais!

 

O que fazer em Sintra Portugal

Palácio Nacional de Sintra

Vale a pena visitar o Palácio Nacional de Sintra, para conhecer melhor a forte influência árabe na cultura Portuguesa. É que o palácio remonta ao século X, quando a região estava tomada pelos Mouros. Porém, ele sofreu várias alterações ao longo do tempo, depois de ter sido reconquistado pelos Portugueses. As salas e os pátios interiores mantiveram algumas alusões à arquitetura árabe, através de detalhes como os belíssimos revestimentos de azulejo.

O palácio da vila de Sintra sempre foi muito frequentado pelos reis. Foi aqui, por exemplo, que o Rei D. Manuel I soube da chegada dos navegadores no Brasil. Ele fica bem no centro da vila, a dez minutos a pé da estação de trem de Sintra. Para visitá-lo, você pode comprar o ingresso online ou na entrada e custa 10 euros. #Dica: Se você for visitar mais do que um monumento, sai mais barato comprar o ingresso combinado, que dá até 10% de desconto.

sintra portugal

Sala de Brasões no Palácio de Sintra Portugal – Foto: parquesdesintra.pt

 

Palácio da Pena

Um dos pontos imperdíveis daqui é o Palácio da Pena. Construído no topo de rochedos que se elevam da floresta serrana, ele pode ser observado a partir de qualquer lugar em Sintra, Portugal.

Classificado Patrimônio Mundial da UNESCO, é um dos melhores exemplos do romantismo na Europa, estilo predileto em Portugal no século XIX. Faça uma viagem no tempo pelos salões que recebiam a família real e a corte no verão.

Para chegar de transporte público, pegue o ônibus 434 no centro histórico e aproveite o passeio até lá. O ingresso para o Palácio da Pena custa 14 euros e inclui a visita aos lindos jardins e percursos em torno. #Dica: Se você for visitar mais do que um monumento, sai mais barato comprar o ingresso combinado que dá até 10% de desconto.

Sintra Portugal: Quando ir, O que fazer, Onde comer, e muito mais!

Classificado Patrimônio Mundial da UNESCO, o Palácio da Pena é um dos melhores exemplos do romantismo na Europa, estilo predileto em Portugal no século XIX. – Sintra Portugal

 

Castelo dos Mouros

Ali pertinho, a apenas 200 metros do Palácio da Pena, fica o famoso Castelo dos Mouros. Hoje em ruínas, foi em tempos um importante ponto da ocupação Árabe em Portugal. Do alto do penedo, a paisagem vai até onde a vista alcança. Tornando possível, naquele tempo, controlar as estradas que chegavam até ali.

Suba nas muralhas e percorra o castelo de uma ponta a outra, sempre com o Oceano Atlântico de pano de fundo em dias de sol. Do centro histórico, pegue o ônibus 434 que faz um percurso circular pela serra. O ingresso para o castelo custa 8 euros e pode ser comprado na entrada. #Dica: Se você for visitar mais do que um monumento, sai mais barato comprar o ingresso combinado, que dá até 10% de desconto.

Sintra Portugal: Quando ir, O que fazer, Onde comer, e muito mais!

Suba nas muralhas do Castelo dos Mouros e percorra o castelo de uma ponta a outra, sempre com o Oceano Atlântico de pano de fundo em dias de sol. Sintra Portugal.

 

Quinta da Regaleira

Um dos lugares mais místicos de Sintra, Portugal, é sem dúvida a Quinta da Regaleira. Visite o palácio antes de se perder pelo enorme jardim, que parece saído de contos de fadas. Por lá tem um incrível Poço Iniciático, concebido para rituais de maçonaria. Hoje em dia, é possível descer pelas galerias subterrâneas, repletas de simbolismos e mistérios.

Vale a pena reservar umas duas horinhas pelo menos para aproveitar bem o passeio no bosque, passando por lagos e grutas que fazem voar a imaginação. O ingresso custa 6 euros, e infelizmente não entra no ingresso combinado para os restantes parques e palácios de Sintra.

Sintra Portugal.

O incrível poço iniciático, concebido para rituais de maçonaria, na Quinta da Regaleira – Foto: Boris Kasimov via Flickr

 

Palácio de Monserrate

O Palácio de Monserrate é um dos palácios mais exóticos de Sintra, que você precisa conhecer. A sua arquitetura tem influências árabes, góticas e até indianas, presentes nos painéis perfurados que estão espalhados pelo edifício. A cúpula do átrio principal, a galeria e a escada são absolutamente belíssimos.

Aproveite para passear pelos charmosos jardins do palácio, e conhecer a coleção de espécies botânicas vindas de todo o mundo. Da estação de trem de Sintra, é possível pegar o ônibus 435 que faz a ligação até o Palácio de Monserrate. O ingresso para o palácio e jardins custa 8 euros e pode ser comprado na entrada. #Dica: se você for visitar mais do que um monumento, sai mais barato comprar o ingresso combinado, que dá até 10% de desconto.

 

Cabo da Roca e Praia das Maçãs

Se você estiver de carro, vale muito a pena ir até o Cabo da Roca para ver o pôr do sol no mar e depois jantar nas Azenhas do Mar. O ponto mais ocidental da Europa tem vistas deslumbrantes do litoral escarpado e também dá uma outra perspectiva da serra de Sintra. Para chegar até lá, basta descer a serra até chegar no mar, por uma estrada verdejante de 20 quilômetros.

Outro lugar legal de visitar a partir de Sintra é a Praia das Maçãs. Aproveite para fazer o trajeto até lá de bondinho, um passeio super charmoso. Chegando na praia, não deixe de comer num dos muitos restaurantes de peixe e marisco que tem por lá.

Sintra Portugal: Quando ir, O que fazer, Onde comer, e muito mais!

O ponto mais ocidental da Europa, o Cabo da Roca, tem vistas deslumbrantes do litoral escarpado e também dá uma outra perspectiva da serra de Sintra Portugal.

 

Roteiro Sintra Cascais: Como chegar em Sintra desde Cascais

Sintra fica a apenas 30 minutos de Cascais, mas o percurso até lá tem muitos pontos que você não pode perder. #Dica: O ideal para aproveitar ao máximo é ir de carro.

COMPARE OS MELHORES PREÇOS PARA ALUGAR UM CARRO COM A RENTSCAR. E AINDA PODER PARCELAR EM ATÉ 12 VEZES!

Do centro da vila de Cascais, pegue a estrada que vai pelo mar até à Praia do Guincho. Essa é uma das praias mais bonitas do país, e no verão o Bar do Guincho é parada obrigatória para ver o pôr do sol. Continue seu roteiro junto ao mar e dessa vez vá até o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa e de onde a vista é maravilhosa. De lá, siga as indicações para Colares, uma vila entre Sintra e as praias da região, e continue subindo até chegar no coração da serra.

Leia mais sobre Cascais no nosso post Cascais Portugal – O que fazer, as dicas indispensáveis

Chegando em Sintra, siga as indicações que levam ao Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena e outras atrações. O passeio que leva até elas vai pelo meio da floresta e sempre tem estacionamento na entrada de cada parque.

Sintra Portugal: Quando ir, O que fazer, Onde comer, e muito mais!

Os jardins da Quinta da Regaleira. Foto: Virginia Falanghe. Sintra Portugal: Quando ir, O que fazer, Onde comer, e muito mais!

Roteiro Sintra Lisboa: como chegar em Sintra desde Lisboa

Para chegar a Sintra, Portugal, a partir de Lisboa recomendamos duas opções possíveis.

A primeira é ir de transporte público, para evitar a dor de cabeça de ter de estacionar por lá. E a boa notícia é que é super fácil conhecer Sintra sem carro. Basta você pegar o trem que parte da estação do Rossio, no centro de Lisboa, que vai até o centro de Sintra. A viagem leva 40 minutos e os bilhetes custam 4,50 euros ida e volta e não podem ser comprados online, apenas na bilheteria da estação.

Para visitar os monumentos, pegue os ônibus turísticos na saída da estação de Sintra. O número 434 que custa 6,90 euros, vai até o Palácio da Pena e Castelo dos Mouros. E o número 435 custa 5 euros e leva até ao Palácio de Monserrate e Palácio de Seteais. Qualquer um dos dois você comprar com o motorista e pode descer e subir quantas vezes quiser no mesmo dia.

A segunda opção para ir de Lisboa a Sintra é de carro. Saindo do centro, pegue a via rápida IC19 e em 30 minutos você estará lá. Porém, pelo caminho vale a pena parar no Palácio de Queluz. O edifício de arquitetura barroca e jardins charmosos foram residência da família real até à mudança para o Brasil em 1807.

Sintra Portugal

Palácio Nacional de Queluz – Foto: Visit Portugal

 

Onde comer em Sintra Portugal

Você não pode ir a Sintra e não provar o famoso Travesseiro e as Queijadas. Para isso a “Casa Piriquita” não tem erro, já que é lá que estão os melhores e mais tradicionais doces da região.

Para uma refeição típica portuguesa, marque mesa no “Curral dos Caprinos” e peça o cabrito assado no forno, acompanhado do vinho de Colares. Se você pensou em algo mais leve, experimente a “Tascantiga”, que fica perto do Palácio Nacional de Sintra. Por lá a boa pedida são os petiscos tradicionais, como o polvo à lagareiro e ovos com farinheira.

 

Hotéis em Sintra Portugal

Ao fim do dia, é comum baixar a neblina na vila de Sintra, Portugal. Aí é quando a atmosfera romântica da serra contagia e dá vontade de passar pelo menos uma noite por lá.

Como não podia deixar de ser, é possível se hospedar num dos palácios de Sintra. Essa é a opção mais sofisticada, que prolonga a sensação de magia que o passeio na serra nos dá. O Tivoli Palácio de Seteais é um hotel de 5 estrelas incrível, com vista privilegiada para o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.

Outra opção é ficar hospedado bem no centro da vila, no Moon Hill Hostel. Aqui você pode reservar um quarto privado, com vista para o Palácio Nacional de Sintra, ou quartos familiares. Além disso, tem também camaratas compartilhadas com outros viajantes, o que sai mais em conta.

Sintra Portugal: O que fazer, onde comer, onde se hospedar e muito mais!

O Tivoli Palácio de Seteais é um hotel de 5 estrelas incrível, com vista privilegiada para o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros – Foto: divulgação.

Sintra Portugal

Piscina com essa vista linda no Tivoli Palácio de Seteais

Sintra Portugal

Quarto no Tivoli Palacio de Seteais – Foto: divulgação

Agora que você já sabe tudo sobre Sintra Portugal, que tal começar a planejar sua viagem?

ENCONTRE AQUI NO BOOKING AS PROMOÇÕES DA SEMANA DE HOSPEDAGEM EM SINTRA



Booking.com

Você sabia que é obrigatório fazer um Seguro em viagens a Portugal?

Está pensando em viajar sem um seguro viagem para a Europa? Saiba que isso pode se tornar um problema na hora da imigração. Então é bom anotar uma dica importantíssima. O Seguro Viagem para qualquer destino da Europa é obrigatório.

O motivo? É o Tratado de Schengen, que estabelece a livre circulação e obrigatoriedade do seguro viagem em 26 países europeus. Já que nos planejamos tanto para as férias, criamos expectativas, investimos dinheiro, não vale a pena arriscar qualquer contratempo que pode estragar tudo isso. Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem. Ai, você contratar a que achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores!  É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em Portugal e por toda a Europa

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias. Informações, lugares… e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema. Agora, você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores: a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar em Portugal com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 37!

Chegando em Portugal, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar da Europa. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype. E ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Leia mais: 

Qual o melhor seguro viagem para Europa?

Os 20 principais pontos turísticos de Portugal para colocar no roteiro

Roteiro Portugal: 13 lugares para conhecer

Onde ficar em Lisboa: do barato ao luxo nos melhores bairros da cidade

Melhor época para ir a Portugal: As dicas de viagem para cada estação

Melhores Rooftops e Bares da cidade do Porto em Portugal

Onde ficar no Porto em Portugal

Onde comer bem e barato na cidade do Porto, Portugal

O que fazer em Lisboa: Dicas para quem vai ficar de 1 a 5 dias na cidade