Quem é aventureiro com certeza já cogitou explorar as terras geladas do continente antártico ao menos uma vez na vida. A boa notícia é que, com os navios da Swan Hellenic Cruises, você pode realizar esse sonho com o maior conforto possível.

Já pensou em conhecer a região mais inexplorada do planeta? A Swan Hellenic Cruises, referência em viagens diferenciadas e exóticas desse tipo, conta com três navios de expedição de gelo, que partem com grupos limitados para expedições únicas pela Antártida – inclusive com paradas em terra (ou gelo) firme.

Os cruzeiros de luxo da companhia oferecem a chance de ir ao continente antártico de modo cômodo e tranquilo. As instalações dos navios (Minerva, Vega e Diana) são de alto padrão, com ambientes pensados para garantir a melhor experiência possível, tanto com janelas amplas para visão completa da paisagem gélida do polo sul, quanto para uma vivência interna aconchegante, segura e inesquecível.

Essa expedição de alto padrão ocorre há pouco tempo no mercado de turismo marítimo da América do Sul. Porém, tendo sido ótima a recepção do passeio pelas terras congeladas do continente antártico, já foram anunciados pacotes de viagem para a temporada 2024-2025.

Quer saber mais sobre essa expedição incrível? Continue lendo para saber tudo sobre os cruzeiros da Swan Hellenic pela parte mais gelada do planeta, e confira as datas das próximas saídas do cruzeiro para o polo antártico. 😉

A Swan Hellenic

Piscina e mesas cheias de passageiros do SH Minerva
Refeições com vista – Foto: divulgação

A britânica Swan Hellenic existe desde a década de 50, porém passou por um período de hiato e foi relançada em julho de 2020, quando inaugurou o navio de expedição SH Minerva. Além dele, a empresa tem ainda duas outras embarcações para atender a demanda de viagens ao polo sul – o SH Vega e o SH Diana.

Há uma pegada bastante informativa no serviço oferecido, evidente no itinerário preparado para quem vai a bordo dos navios em direção ao território mais gelado da Terra. Especialistas diversos ministram palestras sobre assuntos como o biologia marinha, aves e demais animais da região, geologia e até mesmo abordam questões técnicas de fotografia para um ambiente como o antártico.

A missão das expedições é de integrar a elegância dos ambientes de luxo, com uma experiência única de conhecimento e uma vivência inesquecível.

Como é viajar com a Swan Hellenic

Cabine de Club Lounge do navio SH Minerva
Club Lounge do navio – Foto: divulgação

Com alto padrão de sofisticação e elegância, viajar com a Swan Hellenic Cruises é ter conforto absoluto, mesmo em locais com clima extremo, como é o caso da Antártida. O navio oferece serviço de primeira linha, com atendimento super personalizado e oferta de itens da melhor qualidade.

A tripulação, composta por cerca de 120 a 140 pessoas, torna a proporção de dedicação da equipe de quase 1×1, já que difere tão pouco do número de passageiros. Isso reflete diretamente no que é oferecido a cada um dos viajantes a bordo, que são chamados pelo nome e têm suas particularidades notadas, graças à atenção de cada membro da equipe.

Logo no início da viagem, os passageiros recebem um casaco térmico azul turquesa e uma mochila de cortesia. Botas de borracha são disponibilizadas para que todos se protejam do frio extremo durante os passeios, assim como binóculos, que auxiliam muito para observar baleias e outros animais.

Canine com cama de casal, sofá e TV, no navio SH Minerva
Cabine Balcony D5 do SH Minerva – Foto: divulgação

Nas cabines, o serviço de arrumação é diário e o frigobaar sempre reabastecido (já incluso no valor pago). Os pacotes da Swan Hellenic Cruises incluem ainda internet ilimitada, bar, refeições e serviço de cabine (pra você tomar café da manhã na própria varanda, se preferir). Uma estadia cinco estrelas em Buenos Aires, o voo da capital argentina para o Ushuaia, e os transfers do aeroporto são outros itens inclusos.

Para completar, há especialistas, palestrantes e estudiosos integrando o staff, o que torna o passeio enriquecedor e muito mais interessante. Visitar um local e entender mais sobre ele torna a experiência ainda melhor e, sem dúvidas, após uma expedição dessa magnitude, todo viajante volta diferente, com conhecimentos novos e lembranças eternas na mente.

Os navios da Swan Hellenic

Cabine com cama de casal, mesas de cabeceira, estantes e carpete no SH Vega, um dos navios da Swan Hellenic
Cabine super confortável do SH Vega – Foto: Diego Imai

São três navios da Swan Hellenic para as expedições à Antártida.

Um é o SH Vega, cruzeiro cinco estrelas, de classe polar PC 5 e próprio para expedições de gelo. Ele também possui capacidade máxima para 152 passageiros, distribuídos em 76 cabines de alto nível de sofisticação. Essas mesmas características também são atribuídas ao SH Minerva, outro navio da marca.

Já o SH Diana é um cruzeiro maior, de classe PC 6, pax de 192 hóspedes e 96 cabines e suítes. Porém, mesmo abrigando mais pessoas, a embarcação mantém o mesmo nível de sofisticação dos demais.

Os navios boutique da Swan Hellenic são exclusivos e contam com interiores de design escandinavo, janelas extensas (para facilitar a vista do entorno), e espaços amplos ao ar livre para a circulação dos viajantes que querem ver mais de perto as belezas do continente mais gelado da Terra. Contam também com a área Swan Nest, que é perfeita para observação.

Varanda com vista para o mar em uma das cabines do SH Vega
Varanda na cabine do SH Vega – Foto: Diego Imai

As cabines são muito confortáveis, com ótimos colchões, roupas de cama, roupões, chuveiros de alta qualidade, além de boa iluminação, TV ampla, lareira fake (que ajuda na ambientação aconchegante) e até mesmo varanda. Há, também, um SPA completo disponível, fora os pequenos barcos de exploração, chamados Zodiacs, que levam os viajantes para as aventuras no Continente Branco.

Vale destacar ainda que os navios Swan Hellenic são todos construídos em conformidade com as normas SOLAS (Safety of Life at Sea). Ou seja, eles seguem padrões de segurança indicados para garantir a total segurança da vida humana em alto mar.

SH Vega e SH Minerva

Navio SH Minerva, da Swan Hellenic Cruises, em alto mar
O SH Minerva tem classificação polar PC 5, ideal para o gelo – Foto: divulgação

O navios SH Vega e SH Minerva são embarcações irmãs que compartilham diversas características.

Ambos são navios boutique, com capacidade para 152 passageiros. O tamanho também é perfeito para explorações no continente antártico, já que o turismo nesta região é regulamentado pela Associação Internacional das Operadoras de Turismo Antártico (IAATO), cujas restrições para proteger o local vetam navios enormes.

Por dentro, as construções têm uma decoração sofisticada e moderna, com cabines de estilo escandinavo. Toda a ambientação é muito aconchegante, do jeito ideal que uma acomodação em terras tão gélidas deve ser. O requinte e o acolhimento interno contrasta com o clima congelante e quase inóspito dos arredores, tornando qualquer um dos navios um porto seguro inesquecível.

Na área externa, os espaços amplos permitem um deslumbre incrível da paisagem ao redor. São nove deques para apreciar a vista ou mesmo tomar café da manhã enquanto observa o mar e as geleiras. Há até uma piscina e uma jacuzzi disponíveis, fora um spa com massagens, academia e uma sauna com vista.

Ao todo, são 76 cabines disponíveis para acomodar os viajantes, sendo 60 delas equipadas com varandas (mesmo com o frio, a paisagem dali faz valer a pena ter essa comodidade), além de 16 suítes exclusivas, com dois ambientes.

O SH Vega e o SH Minerva são navios de categoria cinco estrelas, construídos para viagens em regiões de gelo. Inclusive, eles têm classificação polar PC 5, própria para expedições em ambientes como a Antártida.

SH Diana

Cabine do SH Vega, que é igual ao do SH Diana, com cama de casal ampla, carpete no chão e cabeceira de madeira
As cabines do SH Diana são iguais às do SH Vega – Foto: Diego Imai

O mais novo navio da frota da Swan Hellenic é o SH Diana, embarcação de luxo um pouco maior que as outras que também fazem expedições para o polo sul do planeta.

Inaugurado somente em maio de 2023, o SH Diana é um navio de classe de gelo PC6, e acomoda até 192 passageiros, em 96 cabines. A equipe desta embarcação também é mais numerosa, sendo composta por cerca de 140 tripulantes.

Fora o tamanho que se diferencia dos outros navios Swan Hellenic, o Diana compartilha as demais características. Nele, as cabines dispõem de conforto inigualável, com ótimas camas e chuveiros, além de mobília completamente pensada para garantir a melhor experiência de descanso dos viajantes (mesmo em alto mar). Há, também, charmosas varandas com mesa e cadeiras em cada uma das acomodações.

São nove deques de observação no SH Diana, incluindo também um Swan Nest. E, assim como nos outros navios da marca, este também conta com SPA e sauna com vista, uma academia bem equipada, um restaurante de qualidade (o The Swan), e todas as demais comodidades já citadas nas descrições do Vega e do Minerva.

As expedições na Antártida

Pessoas caminhando em imensidão de gelo no continente antártico
Ir ao continente antártico é inesquecível – Foto: divulgação

Por mais que o navio inteiro seja incrível, todo decorado com máximo aconchego e sofisticação, a grande estrela de qualquer viagem é sempre o destino. E, por se tratar da Antártida, uma das áreas mais remotas e inexploradas do globo, esse destaque fica ainda mais pronunciado – qualquer um que já tenha ido ao extremo sul das Américas pode confirmar isso pra você. 😉

É por isso que as expedições em terra dos passageiros da Swan Hellenic são um grande diferencial da marca. Afinal, há diversos navios que fazem passeios por ali, mas não são todos que permitem a descida até o continente antártico.

Entre os roteiros da Swan Hellenic, há itinerários que param nas Ilhas Falkland, na Geórgia do Sul, na Ilha Elefante, nas Ilhas Shetland do Sul e, é claro, na Antártida. Dependendo da sua escolha, o percurso faz as paradas pré-determinadas (porém, com um possível ajuste de horários caso o clima não esteja favorável).

Pessoas com casado e mochila da Swan Hellenic observando pinguins de perto
É possível ver pinguins, focas, leões e elefantes marinhos, ou até baleias nessa viagem – Foto: divulgação

Há paradas em terra praticamente todos os dias, às vezes até em dois turnos: um pela manhã e outro à tarde. Os grupos são identificados (a própria parka azul da Swan Hellenic ajuda nisso), e os trâmites são bem organizados. Em cada ida, profissionais acompanham os viajantes, oferecendo informações sobre o local e as espécies de animais avistadas. É uma experiência única que fica na memória para sempre.

Quando é a próxima saída para a Antártida

Imagine estar a bordo de um Swan Hellenic Cruises e ver essa paisagem de pertinho – Foto: divulgação

Se você ficou empolgado com essa viagem pela Antártida, já pode começar a se planejar para viver essa aventura na temporada seguinte. A Swan Hellenic Cruises faz expedições durante o período mais quente do ano no hemisfério sul, que vai de novembro ao final de fevereiro (podendo chegar ao comecinho de março). Cada viagem tem uma duração diferente, sendo as mais longas também mais completas.

Os pacotes têm duração variável de 9 a 21 dias. As partidas da temporada 2024-2025 se iniciam no dia 13 de novembro de 2024, sendo a última saída no dia 3 de março 2025. Serão dois os navios operantes para as expedições culturais pela Antártida – o SH Vega e o SH Diaba. As partidas para a Antártida serão a partir do Ushuaia, na Argentina.

A atuação da Swan Hellenic no mundo

Navio SH Minerva, da Swan Hellenic Cruises, no Canal de Quiel
O SH Minerva no Canal de Quiel, na Alemanha – Foto: divulgação

A Swan Hellenic Cruises tem sede no Chipre e escritórios espalhados pelo mundo, como em Londres, Dusseldorf, Mônaco, Fort Lauderdale (atendendo os mercados da Europa e da América do Norte) e Hong Kong (atendendo China continental, Taiwan e Sudoeste Asiático).

Além disso, conta com parceiros em outros locais estratégicos, como Índia, Japão, Austrália/Nova Zelândia, Escandinávia, Islândia e Brasil (atendendo ao mercado sul-americano).

Assim, o mundo todo pode ter contato com o serviço de cruzeiros de luxo que a Swan Hellenic oferece. É uma ótima oportunidade para quem quer fazer uma viagem de navio sem abrir mão de conforto e de tudo que há de melhor na categoria. Fora, claro, aliar tudo isso com destinos incríveis, como a Antártida.

Swan Hellenic e Chopra

A novidade da temporada da Swan Hellenic Cruises é uma parceria com a Chopra, empresa líder em saúde integrativa fundada pelo pioneiro do bem-estar global Dr. Deepak Chopra, que promete trazer ainda mais benefícios para os viajantes durante a expedição com os navios.

Ou seja, além de toda a aventura vivida nos destinos, também será possível participar de práticas diárias de autocuidado, como ioga, meditação, respiração e culinária ayurvédica, ministradas por especialistas da Chopra.

As viagens dessa parceria, denominadas “Explore and Restore“, à princípio acontecerão em seis datas na próxima temporada, com duração de cinco a nove dias e programação dedicada para experiências de imersão cultural e autodescobertas.

Os destinos das expedições Explore and Restore são os seguintes:

  • Cidade do Panamá (Panamá) a Acapulco (México) – 27 de março a 2 de abril
  • Nassau (Bahamas) a Nova York (EUA), incluindo sessão com Dr. Deepak Chopra – 10 a 15 de maio
  • Nova York (EUA) a Halifax (Canadá), incluindo sessão com Dr. Deepak Chopra – 15 a 21 de maio
  • Palermo (Itália) a Pireu (Grécia) – 28 de agosto a 5 de setembro
  • Philipsburg (Saint Maarten) para Bridgetown (Barbados) – 16 a 22 de outubro
  • Maputo (Moçambique) até Cidade do Cabo (África do Sul) – 6 a 13 de novembro

Saiba mais

Na imagem se vê pinguins em primeiro plano e o navio SH Minerva, da Swan Hellenic Cruises, ao fundo
Foto: divulgação

Saiba mais informações e reserve sua viagem no site oficial da empresa: www.swanhellenic.com

Seguro viagem cruzeiros marítimos

Antes de fazer a reserva do seu passeio, é importante também buscar um bom plano de seguro viagem cruzeiros marítimos. Com ele você garante assistência médica e jurídica de acordo com o valor definido no seguro – ou seja, se você se sentir mal estar por conta do balançar do navio, ou precisar de um médico por qualquer outro motivo, terá a garantia do reembolso pelo valor gasto com a equipe médica do navio.

O seguro viagem é importante em qualquer viagem, mas nesses casos de lugares mais exóticos é ainda mais recomendado. Afinal, o destino é mais isolado, além de as temperaturas por lá serem extremas, o que já é um ótimo motivo para ter um cuidado a mais com seu bem-estar e plenitude, não é mesmo?

Por isso, ter um seguro viagem cruzeiros marítimos é altamente indicado e, caso você queira ver ainda mais informações sobre esse serviço, basta ler nosso guia completo sobre ele.

Perguntas frequentes

O que é a Swan Hellenic Cruises?
Swan Hellenic é uma empresa de cruzeiros de luxo, líder do seguimento de expedições culturais e históricas.

Como é viajar para a Antártida com a Swan Hellenic?
Ir para um lugar tão diferenciado já é inesquecível, porém estar a bordo dos navios da Swan Hellenic a experiência é ainda mais elevada.

Quais são as próximas saídas da Swan Hellenic para a Antártida?
Na temporada que se inicia em novembro de 2024 a Swan Hellenic vai operar dois navios (SH Diana e SH Vega) com diversas saídas.

Quanto custa viajar para a Antártida com a Swan Hellenic?
Por se tratar de um mercado de alto padrão, o preço de uma viagem de cruzeiro com a Swan Hellenic é compatível com as viagens da mesma categoria no mercado. No site oficial você pode conferir os valores exatos.