O mais alto e mais visitado do Brasil, o teleférico de Campos de Jordão leva visitantes ao topo do Morro do Elefante para apreciarem a linda vista panorâmica da Suíça Brasileira e da Serra da Mantiqueira. Descubra neste guia todas as dicas importantes da atração.

O teleférico de Campos de Jordão é um dos passeios mais clássicos da cidade. É do tipo de atração que agrega um pouco de tudo: uma pitada de adrenalina, belas vistas panorâmicas, diversão, além de ótimas fotos como lembrança da Suíça Brasileira.

Na cadeirinha, você fica pouco mais de 5 minutos (tanto para subir de teleférico como para descer), mas com certeza aproveitará a bela vista de Campos do Jordão, principalmente da Vila Capivari. É um passeio tranquilo, super indicado para fazer depois do almoço ou numa hora mais tranquila do dia.

O teleférico de Campos do Jordão
Uma das partes do percurso do teleférico – Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

O teleférico de Campos do Jordão

O teleférico de Campos do Jordão foi o primeiro construído no Brasil, em junho de 1970. Até hoje, é o mais alto do país e um dos mais visitados. Chega a uma altitude aproximada de 1.600m, entre o começo do percurso no Parque do Capivari até o topo do Morro do Elefante.

Para fazer o passeio, basta comprar seu ingresso na bilheteria e aguardar na fila da subida. Crianças podem fazer o passeio também desde que acompanhadas dos responsáveis, mas precisam ter mais de 12 anos e pelo menos 1,40 de altura. Crianças menores não podem fazer o passeio.

O Teleférico tem extensão de 560 metros, conta com 74 assentos, cada um com capacidade para suportar até 500 kg. No total por hora, o teleférico pode transportar até 600 pessoas. É um jeito super seguro e maravilhoso de conhecer Campos do Jordão e ter uma vista panorâmica da cidade. É possível apreciar a vista ainda na subida, e na chegada, dá pra curtir muito o mirante do Morro do Elefante.

Parte do teleférico de Campos do Jordão no centro da cidade
O teleférico é excelente para ter uma visão diferente do entorno da cidade – Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

Como chegar no Teleférico de Campos do Jordão

O Teleférico de Campos do Jordão fica no centrinho do Capivari, na Av. Emílio Ribas, s/n, dentro da Estação da Estrada de Ferro Emílio Ribas, no Parque do Capivari.

Chegando na cidade, basta seguir pela avenida principal, cortar a cidade passando pelos bairros de Abernéssia, Jaguaribe até o centro turístico do Capivari. Já no Capivari, siga no sentido da Concha Acústica.

Você poderá chegar até a bilheteria do Teleférico a pé, por dentro do Parque do Capivari – ou Parque da Estrada de Ferro -, ou fora, contornando até perto do estacionamento dos Trenzinhos Turísticos e da entrada da Estrada de Ferro. O Teleférico de Campos do Jordão fica ao lado direito do Parque.

Subindo de Teleférico, você chega ao topo do Morro do Elefante e pode ficar um tempo até retornar para a Praça do Capivari – claro, de Teleférico mesmo. 🙂

O Morro do Elefante

O teleférico de campos de Jordão leva ao mirante mais famoso e visitado da cidade, o Morro do Elefante! Também é possível chegar ao topo de carro, moto, bike, a pé pela rua do caminho principal, ou do jeito mais legal e divertido: de Teleférico.

Quem opta por ir pela avenida passa por belas paisagens e pode ver grandes casas e condomínios que fazem parte do bairro. O Morro do Elefante fica a pouco mais de 5 minutos partindo de carro do centrinho do Capivari.

O nome curioso, Morro do Elefante, é por conta da formação da montanha, que vista do alto, se parece muito com o contorno de um elefante. O topo tem cerca de 1800m de altitude acima do nível do mar e é o lugar ideal para admirar a Vila Capivari, arredores e até alguns pontos mais distantes da cidade e diversas montanhas da região.

O Morro do Elefante se mistura com a história da cidade. Há muitos anos já abrigou um dos restaurantes mais famosos e visitados da cidade, já foi o endereço do gabinete da prefeitura de Campos do Jordão, e é o ponto escolhido por uma emissora de TV da região como foto que melhor apresenta e descreve a cidade, recebendo milhares de visitantes por ano.

Pode não ser o mirante com a vista mais deslumbrante do país, mas que é lindo, clássico, a cara da cidade e vale uma visita, isso ninguém pode negar.

Cidade de Campos do Jordão, vista do alto do Morro do Elefante
Vista do alto do Morro do Elefante para a cidade – Foto: Deni Williams via Flickr

O que fazer no Morro do Elefante

A entrada no Morro do Elefante é gratuita. Só paga quem vai com o Teleférico de Campos do Jordão, e no caso a taxa é cobrada apenas pelo passeio de ida e volta.

Desde sempre o Morro do Elefante tem um atrativo principal: mirante e ponto de encontro. Mas ocasionalmente, e principalmente na alta temporada, há diversas atrações no espaço. Listamos algumas para você já se programar:

Mirante

Como falamos acima, é um dos pontos turísticos mais famosos e o mirante mais visitado da cidade. De fato não é o mais bonito, mas dá pra tirar muitos suspiros ao admirar do alto o conjunto da natureza e da arquitetura da cidade.

É ótimo para apreciar a vista e tirar belas fotos – suas e da cidade. Para quem curte fotografar ou admirar a vista com menos movimento, sugerimos fazer o passeio logo no primeiro horário da manhã, ou então no finalzinho do dia.

Lembrando que na alta temporada o movimento é constante, então prepare-se. Mas, chegando lá, terá tempo o suficiente para sentar, aproveitar os momentos na altitude, ver o movimento, e tirar muitas fotos, de todos os ângulos.

Após o trajeto de ida do teleférico de Campos do Jordão, a vista do morro é incrível
Um dos destaques do passeio de teleférico é a vista da cidade – Foto: Leandro Meumann Ciuffo via Flickr

Artesanato e Lembrancinhas

Quer comprar algo do artesanato local para levar de lembrancinha da viagem? O Morro do Elefante também é um bom lugar pra isso. Principalmente na alta temporada (que ocorre nos meses de inverno), alguns artesãos da cidade montam suas barraquinhas lá em cima e sempre tem algo que agrade a todos os gostos.

Parque dos Elefantes

É um ambiente pequeno, com esculturas de elefantes (em homenagem ao nome do morro), mas as crianças amam! O passeio para esse espaço é gratuito, além de ser uma boa pedida pra somar diversão e conhecimento, já que junto aos elefantes existem plaquinhas informativas que contam um pouco da história dos animais.

A atração é fixa, aberta ao público de segunda a sexta, das 10h às 17h, sábado e domingo, das 9h às 17h e nas férias escolares abre todos os dias das 9h às 17h.

Dicas para aproveitar ao máximo o passeio no Teleférico de Campos do Jordão

Antes de comprar os ingressos, dê uma olhada para ver como está a fila do embarque no Teleférico de Campos do Jordão. Muitas vezes, principalmente no mês de julho e nos meses de férias de verão, é comum que excursões inteiras acabem indo no mesmo horário, o que provoca longas e demoradas filas.

Tente evitar estes momentos indo nos períodos menos comuns das excursões: no primeiro horário, quando as excursões ainda estão chegando na cidade, ou no final do dia, quando estão começando a se preparar para deixar Campos do Jordão.

Evite fazer o passeio levando muitas bolsas e sacolas de compras. Lembre-se de que você vai numa cadeirinha, sem lugar para apoiar ou guardar seus pertences. Por isso, é interessante fazer este passeio antes de visitar as lojas do Capivari, e levar no máximo uma bolsa ou mochila que você consiga segurar sem risco de que caia.

Obviamente no frio ninguém vai querer usar sapato aberto ou solto, mas como no verão o Teleférico funciona também, a dica permanece válida: evite usar sapatos soltos, que possam sair dos seus pés durante o passeio. O que cair de lá de cima, você certamente nunca mais verá.

Por isso, também vale ter um cuidado a mais com celulares, máquinas fotográficas e óculos. Se algo escorregar da sua mão, já era. E nem tente pegar! O Teleférico é um passeio seguro, mas pra isso também conta com a boa conduta dos usuários. É imprescindível seguir corretamente as instruções para que nenhum turista corra risco algum por lá.

Parte do percurso do teleférico
O trajeto do teleférico passa por diferentes paisagens – Foto: Rodrigo Soldon via Flickr

Valores do Ingresso e Horário de Funcionamento

O valor é único, de R$ 25,00 para ida e volta.

Importante lembrar que só é possível comprar o ingresso na bilheteria do próprio Teleférico, e não havendo outro meio de antecipar a compra. O pagamento pode ser feito com dinheiro e cartões de crédito ou débito.

O teleférico funciona de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h. Às terças permanece fechado para manutenção.

Aproveite as dicas que demos aqui, programe seu passeio pela Suíça Brasileira, e compartilhe nas redes sociais este guia para que mais pessoas visitem o Teleférico de Campos do Jordão, Horto Florestal e outros pontos imperdíveis e depois conte pra gente o que achou e como foi sua viagem!

Campos do Jordão – Mais sobre a cidade e a região

A Serra da Mantiqueira é um destino querido por muitos viajantes, sejam eles moradores do estado de São Paulo, que aproveitam para subir as montanhas quando as temperaturas caem, ou até mesmo gente de outros cantos do Brasil, que acabam conhecendo a cidade e caindo nas graças de seus atrativos. Estes, aliás, são muitos e estão espalhados pelo destino: é possível aproveitar diversas atividades de o que fazer em Campos do Jordão, sendo suficiente para preencher bons dias de uma viagem revigorante.

Um dos pontos turísticos mais marcantes é o teleférico de Campos do Jordão, que fica bem no centrinho da cidade, trazendo mais cor e diversão aos visitantes que vão ao Capivari. Além dele, as lojinhas de chocolate fazem sucesso no destino, fora as dezenas de restaurantes super indicados para conhecer por lá. A natureza é outro ponto forte de Campos, onde as araucárias são uma das características mais fortes, e os passeios em meio à flora são super indicados.

Confira mais informações sobre Campos e região:

Dúvidas frequentes

Como visitar o teleférico de Campos do Jordão?

Localizado no centro turístico da cidade, conhecido por Capivari, o teleférico pode ser facilmente acessado na Avenida Emilio Ribas. Veja mais informações.

Quanto custa para ir ao teleférico de Campos do Jordão?

O valor do ingresso é de R$ 25 para ida e volta ao Morro do Elefante pelo teleférico. Saiba mais sobre a atração.

Quais os horários de funcionamento do teleférico de Campos do Jordão?

O teleférico funciona todos os dias, das 10h às 17h, com exceção das terças-feiras, quando fica fechado para manutenção. Confira outras infos do local.