O estado de São Paulo guarda aventuras e paisagens incríveis. Praias, cachoeiras e cavernas que são acessíveis através de longas - e lindas - caminhadas. Descubra as melhores trilhas em SP!

São Paulo guarda paisagens fascinantes bem próximas às grandes metrópoles. Inclusive, as trilhas em SP, por terem um acesso mais difícil, continuam preservadas e ainda não cederam aos hábitos urbanos das cidades vizinhas. Então, se você mora no estado ou está de visita, uma ótima dica é se aventurar pelas montanhas e matas em aventuras surpreendentes, como as trilhas que listamos aqui.

Há opções de passeios mais simples e mais complexos. Por exemplo, para conhecer as cachoeiras de Boiçucanga, basta encarar 2h de estrada. Já para curtir as trilhas do Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira (PETAR) é preciso reservar um feriado.

As trilhas em SP são para todos os níveis de condicionamento físico: há trilhas mais tranquilas, de menos de meia hora, até escaladas de dar frio na barriga e trilhas que passam de cinco horas subindo montanha. Porém, é sempre bom lembrar: quanto mais difícil o caminho até o fim, mais linda é a recompensa. 😉

Continue lendo para descobrir as melhores trilhas em SP – e veja, também, dicas de hospedagens nos arredores e roupas e acessórios que não podem faltar na sua mala. 🥾

Principais trilhas em SP

Montamos uma seleção com as trilhas em SP mais espetaculares. É possível se aventurar por escaladas desafiadoras ou caminhadas tranquilas, mas todas levam a um destino deslumbrante.

  1. Sete Praias de Ubatuba
  2. Praia do Bonete
  3. Pedra do Baú
  4. Circuito das Três Cachoeiras
  5. Pedra da Macela
  6. PETAR
  7. Pico dos Marins
  8. Trilha do Ouro
  9. Vale das Ostras
  10. Estação Ecológica de Juréia-Itatins
  11. Paranapiacaba
  12. Parque Estadual Serra do Mar
  13. Pedra da Onça
  14. Parque Estadual Carlos Botelho
  15. Morro de Santo Antônio
  16. Parque Estadual da Serra da Cantareira
  17. Pedra Ana Chata
  18. Parque Estadual do Jaraguá
  19. Pico Agudo
  20. Parque Ecológico de Guarapiranga

Confira abaixo os detalhes sobre cada um:

1 – Sete Praias de Ubatuba

Uma praia isolada com águas cristalinas azul-turquesa, litoral rochoso e densa vegetação verde ao fundo. A Praia do Cedro em Ubatuba é acessada por uma das trilhas em SP.
Praia do Cedro – Foto: Gustavo Asciutti via Wikimedia Commons

A lista de trilhas em SP começa na cidade de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, e passa por sete praias incríveis: da Lagoinha, do Oeste, do Peres, do Bonete, do Cedro Sul, Grande Bonete e Deserta, terminando na praia da Fortaleza. O caminho tem 10 km e algumas subidas elevadas, então o esforço varia entre fácil e médio. Ao fim, você pode aproveitar para se refrescar nas praias paradisíacas e de águas claras!

Contrate um guia para fazer a trilha pelas sete praias de Ubatuba.

2 – Praia do Bonete

Vista aérea de uma praia tropical com colinas verdes, mar azul claro, areia branca e um pequeno rio desaguando no oceano. Essa é a Praia do Bonete, acessada por uma das trilhas em SP.
Vista aérea da Praia do Bonete – Foto: Thiago Sieiro Cunha via Wikimedia Commons

Uma das joias do Estado de São Paulo é a Praia do Bonete, que fica ao sul de Ilhabela. De tão maravilhosa, o jornal britânico The Guardian elegeu a praia como uma das 10 mais bonitas do Brasil. Não é por menos, já que por lá ainda não chegou a energia elétrica e os poucos moradores da praia vivem como em uma “sociedade alternativa”.

Para chegar até lá, é preciso encarar 12 km de caminhada subindo e descendo três grandes montanhas só na ida, num trajeto que dura cerca de 5 horas. A cada descida das montanhas, uma cachoeira espera você para dar aquela revigorada. A trilha é uma atração por si só, mas também é possível ir e voltar de barco para conhecer a praia. E, caso você ainda não tenha onde ficar em Ilhabela, recomendamos conferir as dicas de hospedagens no nosso post.

Faça um passeio de barco pelas praias do Bonete e de Indaiaúba.

3 – Pedra do Baú

Uma formação rochosa imponente com vegetação verde sob um céu nublado. Duas pessoas estão perto da base, com vista para uma vasta paisagem. Essa é a Pedra do Baú acessada por uma das trilhas em SP.
Aproveite a vista incrível do topo da Pedra do Baú – Foto: Celsim Junior via Flickr

A Pedra do Baú é um dos maiores símbolos da Serra da Mantiqueira, localizada em São Bento do Sapucaí, a 2 horas da capital paulista. A 2 mil metros de altitude, o visual por lá é fantástico. Se você quiser uma caminhada leve, não deixe de ir assistir ao pôr do sol na Pedra do Baúzinho.

Já se preferir uma aventura extrema, agende com uma agência local para subir ao topo da Pedra do Baú. É preciso encarar uma escadinha sinistra grudada nas rochas em um paredão vertical, mas é uma das trilhas em SP que mais valem a pena!

4 – Circuito das Três Cachoeiras

Duas pessoas em trajes de banho estão com os braços levantados sobre um grande tronco em frente a uma cachoeira cercada por vegetação exuberante. A cachoeira faz parte de um circuito acessado por uma das trilhas em SP.
Refresque-se ao final da aventura – Foto: Virginia Falanghe

A duas horas da capital paulista, as praias do Litoral Norte de São Paulo encantam por suas belezas naturais. Ali no meio da Mata Atlântica em São Sebastião, na praia de Boiçucanga, é possível fazer uma trilha de cerca de meia hora que dá em três cachoeiras incríveis: a Hidromassagem, a Pedra Lisa e a Samambaiaçu. Só não se esqueça de levar repelente!

Conheça as cachoeiras da trilha do Ribeirão do Itu.

5 – Pedra da Macela

Nascer do sol sobre uma paisagem montanhosa com uma mistura de nuvens e céu limpo. A vista dá para uma baía pontilhada de pequenas ilhas. Essa é a Pedra da Macela, acessada por uma das trilhas em SP.
Pôr do sol na Pedra da Macela – Foto: Rafael Defavari via Wikimedia Commons

A Pedra da Macela, em Cunha, tem um dos visuais mais lindos do estado. No topo da Serra do Mar, ela proporciona vista de parte do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, principalmente de Paraty, que fica bem próxima dali. Tente ir em dias de céu limpo para conseguir ver até a Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A caminhada dura em torno de 40 minutos e são 2 km de pura subida, então prepare-se bem fisicamente antes de encarar.

6 – PETAR

O interior de uma caverna mal iluminada, com formações rochosas irregulares e um pequeno riacho correndo pelo chão rochoso. Essa é a Caverna Água Suja, acessada por uma das trilhas em SP.
Caverna Água Suja – Foto: Thomas Fuhrmann via Wikimedia Commons

O Parque Estadual Alto da Ribeira é uma das atrações mais incríveis do estado. Repleto de cavernas e cachoeiras, o PETAR é um destino para amantes da natureza. Por lá, diversas trilhas levam às mais incríveis paisagens dentro e fora da terra. No Núcleo Santana, por exemplo, a Trilha da Caverna Santana é uma das mais acessadas e conta com quase 500 metros acessíveis e repletos de estalactites, estalagmites e muitas outras formações incríveis!

Outro local muito visitado é a Caverna Água Suja que, apesar do nome pouco chamativo, conta com águas límpidas e uma trilha de aproximadamente duas horas dentro do rio. Por lá você também avista formações rochosas impressionantes. 😉

7 – Pico dos Marins

Nascer do sol sobre uma cadeia de montanhas com picos recortados, nuvens abaixo e um céu laranja brilhante iluminando o horizonte. Esse é o Pico dos Marins, acessado por uma das trilhas em SP.
Amanhecer no Pico dos Marins – Foto: Marcos Felipe Faria Terra Siqueira via Wikimedia Commons

O Pico dos Marins é a maior montanha localizada totalmente no estado de São Paulo, então não pode ficar de fora da lista de trilhas em SP. Localizado entre Piquete e Cruzeiro, o pico é acessado por uma trilha considerada bem difícil. Isso porque a subida é íngreme e passa por 15 km (ida e volta) num terreno rochoso e sem muitos lugares sombreados para descansar. Por isso, a indicação é fazer o trekking em dias mais frescos, e de preferência com guias especializados na região.

8 – Trilha do Ouro

Cachoeira caindo em cascata por uma encosta rochosa cercada por vegetação densa formando uma piscina de água. Essa é a Cachoeira Santo Isidro, acessada por uma das trilhas em SP.
Cachoeira Santo Isidro, Parque Nacional da Serra da Bocaina – Foto: Halley Pacheco de Oliveira via Wikimedia Commons

A Trilha do Ouro é um caminho colonial que foi construído no século XVII para escoar o ouro vindo de Minas Gerais. Hoje, é uma das trilhas em SP preferidas por quem visita o Parque Nacional da Serra da Bocaina, e vai de São José do Barreiro, no Vale do Paraíba em São Paulo, até a vila de Mambucaba, no litoral do Rio de Janeiro! Por percorrer 50 km ao longo das cidades, a trilha é bem cansativa e pode ser feita ao longo de três dias, mas não conta com muitas dificuldades técnicas.

9 – Vale das Ostras

Interior de uma grande caverna com estalactites e estalagmites, iluminada por luzes artificiais, com uma piscina de água no chão. Essa é a Caverna do Diabo, acessada por uma das trilhas em SP.
Caverna do Diabo – Foto: Eder Fortunato via Wikimedia Commons

A trilha do Vale das Ostras fica na Área de Proteção Ambiental dos Quilombos do Médio Ribeira, na comunidade quilombola do Sapatú, em Eldorado, sul do estado de São Paulo. A caminhada ao longo dos 6 km é fácil, e o passeio leva a cachoeiras, piscinas naturais e cavernas como a famosa Caverna do Diabo. No entanto, a grande surpresa fica ao final: a cachoeira do Meu Deus, que tem mais de 50 metros de altura e foi eleita a mais bonita do estado.

10 – Estação Ecológica de Juréia-Itatins

Vista de uma praia com ondas se aproximando da costa sob um céu parcialmente nublado. Folhas de palmeira são visíveis no primeiro plano. Essa é a Praia da Juréia, acessada por uma das trilhas em SP.
Praia da Juréia – Foto: Paulo Henrique Zioli via Flickr

A trilha que percorre a Estação Ecológica de Juréia-Itatins é uma ótima indicação para quem quer conhecer belezas naturais que incluem cachoeiras, rios, costões e praias quase desertas. Passando pelas cidades de Iguape, Miracatu, Itariri, Pedro de Toledo e Peruíbe, a caminhada tem nível moderado e conta com trechos que exigem algum esforço físico, como subidas íngremes e travessias por costões rochosos.

11 – Paranapiacaba

Trilhos de trem levam a um prédio amarelo e vermelho perto de uma colina florestada. A neblina obscurece parcialmente o céu. Vários vagões são visíveis.
Estação de Paranapiacaba – Foto: Mílton Jung via Flickr

O distrito de Paranapiacaba fica na cidade de Santo André e é bastante famoso entre os ecoturistas por conta das paisagens únicas encontradas por lá. O local tem fama de mal-assombrado por conta da constante neblina ocorrente principalmente na estação de trem, mas também conta com diversas trilhas para explorar. O Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba, por exemplo, tem opções incríveis, como a Trilha do Mirante, com 1,2 km de percurso e com visão da Baixada Santista e de Cubatão.

12 – Parque Estadual Serra do Mar

Um edifício de pedra com detalhes de azulejos fica em um terraço cercado por árvores, sob um céu limpo. Um grande mapa está em uma parede.
Pouso Paranapiacaba – Foto: Divulgação via site oficial

A Estrada Caminho do Mar, conhecida como Estrada Velha de Santos, fica dentro do Parque Estadual Serra do Mar, entre as cidades de São Bernardo do Campo e Cubatão. Existem diferentes trilhas por lá, mas uma das mais famosas é a Trilha dos Monumentos Históricos. Ela passa pela Calçada do Lorena, um caminho de pedras percorrido por Dom Pedro I na proclamação da Independência, e outras oito construções imperdíveis. É possível acessar as trilhas sozinho, mas indicamos a contratação de um guia para saber detalhes exclusivos! Acesse o site oficial para saber mais.

Contrate um tour privado pela Estrada Velha de Santos.

13 – Pedra da Onça

Uma paisagem montanhosa com colinas e vales verdes sob um céu nublado, oferecendo uma vista panorâmica de picos distantes.
Natureza em São Francisco Xavier – Foto: Gabriel Castaldini via Wikimedia Commons

Quem vai para São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, sabe que irá encontrar trilhas em SP e paisagens naturais incríveis para explorar. Uma das recomendações no destino é fazer a caminhada até a Pedra da Onça, que fica a quase 2 mil metros de altitude. Porém, é necessário estar bem preparado. São praticamente 11 km de subida em meio à natureza, então a dificuldade é elevada. Contudo, ao final você fica deslumbrado com a vista de diversas cidades do Vale do Paraíba e também algumas do Sul de Minas, como Monte Verde. 😉

14 – Parque Estadual Carlos Botelho

Uma floresta verdejante cerca um lago calmo sob um céu azul brilhante. Uma árvore com folhas verde-claras está em primeiro plano.
Vista ao final da trilha da Represa Fornos – Foto: Felipe Gomes via Flickr

No núcleo de Sete Barras do Parque Estadual Carlos Botelho fica uma das trilhas em SP mais incríveis: a Trilha da Cachoeira do Ribeirão Branco. Ela é de dificuldade moderada e super recomendada para quem quer contato próximo com a natureza, já que são 10 km (ida e volta) de caminhada sob vegetação fechada. A recompensa é uma cachoeira de quatro metros de altura! Outra dica na região é procurar pelas trilhas no núcleo de São Miguel Arcanjo, onde há mais cachoeiras para descobrir até a Represa Fornos.

15 – Morro de Santo Antônio

Vista aérea de uma cidade costeira ao anoitecer, com luzes da cidade iluminando ruas e edifícios ao longo da costa.
Vista à noite do Morro de Santo Antônio – Foto: Silvio Emanuel Fernandes via Wikimedia Commons

No Litoral Norte de São Paulo, Caraguatatuba é uma cidade que encanta tanto quem busca descanso quanto os aventureiros. Por isso, o Morro de Santo Antônio é um passeio que não pode faltar no roteiro pela cidade. A subida íngreme leva cerca de 40 minutos em meio a pausas para descansar, mas a vista espetacular a 345 metros de altura é inigualável. Um detalhe importante para incluir no planejamento é que em cima do morro há o serviço de voo livre, principalmente de asa delta. Há também quem pague promessas ao amarrar fitas em torno da estátua localizada no topo.

16 – Parque Estadual da Serra da Cantareira

Vista do horizonte de uma cidade com vários edifícios ao longe, cercada por uma densa floresta verde em primeiro plano.
Vista do topo da Serra da Cantareira – Foto: gaborbasch via Wikimedia Commons

Englobando a cidade de São Paulo, Guarulhos e Mairiporã, o Parque Estadual da Serra da Cantareira conta com várias trilhas para explorar. No Núcleo Pedra Grande há três caminhadas: Trilha da Pedra Grande, da Bica e das Figueiras. Já o Núcleo Engordador, em Guarulhos, conta com as trilhas da Cachoeira, da Mountain Bike e do Macuco. Todas podem ser acessadas a pé ou de bicicleta, além de permitir piqueniques e belas vistas de árvores imponentes, riachos e cachoeiras.

17 – Pedra Ana Chata

Um pico rochoso cercado por colinas verdejantes e arborizadas sob um céu azul claro, com montanhas distantes no horizonte.
Vista da Pedra Ana Chata – Foto: NANCY AYUMI KUNIHIRO via Wikimedia Commons

A Pedra Ana Chata fica em São Bento do Sapucaí, pertinho da Pedra do Baú. Partindo do estacionamento Chico Bento, o percurso leva em torno de uma hora e meia e é de dificuldade moderada. Quem tiver interesse pode contratar uma excursão ou fazer a caminhada de forma autônoma, mas é preciso fazer agendamento até às 18h do dia anterior à atividade no site oficial. A trilha estreita e cercada de árvores leva até a base da pedra, daí são 20 minutos por dentro de uma caverna até o cume.

18 – Parque Estadual do Jaraguá

Placa de madeira do Parque Estadual do Jaraguá com detalhes geográficos, com vista para uma paisagem urbana com céu nublado ao fundo.
O parque fica na capital paulistana – Foto: Laura Moreira via Flickr

Criado em torno do Pico do Jaraguá, o Parque Estadual do Jaraguá reserva trilhas em SP super recomendadas para quem quer conferir espécies únicas da fauna local. Macaco-prego, tucano-do-bico-verde e bicho-preguiça são alguns exemplos de animais que você pode encontrar durante a caminhada.

Em meio às caminhadas disponíveis, a Trilha do Silêncio é bastante recomendada. O percurso de 800 metros (ida e volta) é bastante silencioso, como diz o nome, e permite contemplação aos visitantes. Ela é de nível fácil, autoguiada e adaptada para receber pessoas com mobilidade reduzida. 😉

Faça uma trilha privada pelo Parque Estadual do Jaraguá.

19 – Pico Agudo

Silhueta de casal se abraçando enquanto assistem ao pôr do sol. O céu exibe tons de laranja e roxo, com uma linha do horizonte à distância.
Observe o nascer do sol no Pico Agudo! – Foto: Ana Júlia Moreira

Assim como o Morro de Santo Antônio em Caraguatatuba, o Pico Agudo em Santo Antônio do Pinhal é muito frequentado por quem quer praticar voo livre. No entanto, o local também é um ponto incrível para observar o nascer ou pôr do sol junto com pessoas especiais e criar momentos memoráveis.

O pico é 100% acessível por carro, mas há quem prefira fazer o percurso arborizado de 16 km a pé. A trilha começa na frente da Igreja Matriz de Santo Antônio do Pinhal e vai até o Pico Agudo por meio de uma estrada rural, seguida por trilha até o cume.

20 – Parque Ecológico de Guarapiranga

Placa no Parque Ecológico do Guarapiranga, exibindo um mapa detalhado do parque, informações e fotos sob um teto de madeira.
Placa no parque – Foto: Parque Ecológico de Guarapiranga via Wikimedia Commons

Finalizamos a lista de trilhas em SP com a Trilha da Vida, no Parque Ecológico de Guarapiranga. Essa caminhada é bem diferente das tradicionais, pois é um caminho de 500 metros feito com venda nos olhos e descalço. Isso mesmo, o percurso sensorial tem como objetivo conectar o trilheiro ainda mais com a natureza, permitindo que ele sinta os odores e sons da mata com mais foco. A caminhada é feita com o apoio de um monitor e dura aproximadamente uma hora!

Confira mais opções de trilhas em SP para um roteiro imperdível.

Onde ficar durante as trilhas em SP?

Sabemos que muita gente gosta de acampar durante as aventuras ao ar livre, mas aqui separamos boas acomodações nas cidades e ao redor das trilhas em SP. Confira a seguir algumas das melhores hospedagens!

Onde ficar em Ubatuba?

A seguir selecionamos algumas dicas de onde ficar em Ubatuba entre hotéis, pousadas, hostels, chalés, resorts e airbnb. Assim, você fica bem hospedado para fazer a Trilha das Sete Praias e conhecer a cidade com tranquilidade!

Encontre todas as hospedagens em Ubatuba com os melhores preços.

Onde ficar em Ilhabela?

Já em Ilhabela existem diversas trilhas em SP para incluir no roteiro, então preparamos um guia de onde ficar em Ilhabela. Abaixo você conhece entre hotéis, pousadas, hostels, chalés, resorts e airbnb na cidade:

Encontre todas as hospedagens em Ilhabela com os melhores preços.

Onde ficar em São Bento do Sapucaí?

A maioria das dicas de hospedagem em São Bento do Sapucaí são pousadas e airbnb, então selecionamos a seguir algumas das melhores para você reservar. Recomendamos também os posts de chalés na Serra da Mantiqueira e pousadas na Serra da Mantiqueira para ver outras dicas na região! Assim, você conhece a Pedra do Baú e a Ana Chata com tranquilidade, antes de voltar para a acomodação.

Encontre todas as hospedagens em São Bento do Sapucaí com os melhores preços.

Onde ficar em São Sebastião?

São Sebastião é outra cidade do Litoral Norte de São Paulo com acomodações encantadoras para você descansar bastante depois das caminhadas. A seguir separamos pousadas e airbnb em Boiçucanga, ideais para quem vai conhecer o circuito das cachoeiras:

Encontre todas as hospedagens em São Sebastião com os melhores preços.

Onde ficar em Cunha?

As pousadas e airbnb em Cunha são ótimas dicas de hospedagem por lá! A seguir separamos algumas recomendações para quem planeja conhecer a Pedra da Macela e depois relaxar em instalações de qualidade. 😉

Encontre todas as hospedagens em Cunha com os melhores preços.

Onde ficar perto do Pico dos Marins?

Como o Pico dos Marins fica entre as cidades de Piquete e Cruzeiro, selecionamos boas hospedagens na na região. Assim, você escolhe entre acomodações de qualidade nas redondezas!

Encontre todas as hospedagens perto do Pico dos Marins com os melhores preços.

Onde ficar na Serra da Bocaina?

A Serra da Bocaina abarca diversas cidades, então a seguir você confere as principais pousadas e outras dicas de hospedagem na região. Confira a lista e reserve a melhor para sua viagem:

Encontre todas as hospedagens na Serra da Bocaina com os melhores preços.

Onde ficar em Eldorado?

Vai para Eldorado fazer a trilha do Vale das Ostras ou conhecer a Caverna do Diabo? Recomendamos abaixo algumas hospedagens para você ficar em ótimas acomodações durante o passeio:

Encontre todas as hospedagens em Eldorado com os melhores preços.

Onde ficar em Peruíbe?

Quem vai fazer as trilhas em SP da Estação Ecológica de Juréia-Itatins pode optar por ficar em uma das pousadas em Peruíbe! A cidade abriga parte do parque e conta com ótimas hospedagens. Confira dicas de acomodações em Peruíbe:

Encontre todas as hospedagens em Peruíbe com os melhores preços.

Onde ficar em Paranapiacaba?

A cidade de Paranapiacaba também reserva ótimas acomodações para os aventureiros que planejaram conhecer trilhas em SP por lá! A seguir selecionamos algumas hospedagens, mas recomendamos também as pousadas perto de São Paulo.

Encontre todas as hospedagens em Paranapiacaba com os melhores preços.

Onde ficar em São Bernardo do Campo?

Já quem pretende percorrer a Estrada Caminhos do Mar pode optar por ficar hospedado em São Bernardo do Campo. Confira a seguir algumas indicações no destino:

Encontre todas as hospedagens em São Bernardo do Campo com os melhores preços.

Onde ficar em São Francisco Xavier?

As opções de hospedagem em São Francisco Xavier dividem-se entre pousadas, airbnb e chalés. Além disso, são ideais para quem quer aproveitar uma estadia super próxima da natureza. Veja a seguir algumas dicas:

Encontre todas as hospedagens em São Francisco Xavier com os melhores preços.

Onde ficar em São Miguel Arcanjo?

O Parque Estadual Carlos Botelho divide-se entre vários destinos, mas os melhores lugares para se hospedar ficam em São Miguel Arcanjo, onde há ótimas trilhas em SP. Veja algumas dicas abaixo:

Encontre todas as hospedagens em São Miguel Arcanjo com os melhores preços.

Onde ficar em Caraguatatuba?

Caraguatatuba é outra cidade do Litoral Norte de São Paulo com destaque para a natureza exuberante. Seja para aproveitar trilhas entre praias ou praticar voo livre no Morro de Santo Antônio, abaixo separamos ótimas indicações de hospedagens. Escolha entre hotéis, pousadas, chalés e airbnb:

Encontre todas as hospedagens em Caraguatatuba com os melhores preços.

Onde ficar na Serra da Cantareira?

As pousadas na Serra da Cantareira são perfeitas para descansar após um longo dia explorando as trilhas em SP. Confira a seguir algumas das principais recomendações e reserve a ideal para sua viagem:

Encontre todas as hospedagens na Serra da Cantareira com os melhores preços.

Onde ficar em Santo Antônio do Pinhal?

Santo Antônio do Pinhal reserva acomodações lindas e muito conectadas com a natureza serrana! A seguir separamos pousadas, chalés e airbnb nas melhores regiões. Recomendamos também as pousadas para casal perto de SP e hotéis no interior de SP para casais, já que a região pede férias a dois. 💘

Encontre todas as hospedagens em Santo Antônio do Pinhal com os melhores preços.

Onde ficar em São Paulo?

Por fim, separamos algumas recomedações de hospedagem na cidade de São Paulo para quem pretende desbravar o Parque Estadual do Jaraguá e o Parque Ecológico de Guarapiranga. Existe uma infinidade de acomodações por lá, então as indicações abarcam os hotéis ibishotéis perto Avenida Paulista e os hotéis em Moema SP, além de dicas de airbnb, resorts, hostels e até chalés românticos em São Paulo!

Encontre todas as hospedagens em São Paulo com os melhores preços.

O que levar nas trilhas em SP?

Duas pessoas caminhando com roupa de trilha em uma floresta. A mulher na frente usa uma jaqueta vermelha, o homem atrás usa uma jaqueta azul e boné.
Escolher roupas apropriadas é um passo importante do planejamento – Foto: Site oficial da Columbia Sportswear

A roupa de trilha deve ser apropriada para as aventuras externas, pois o clima é imprevisível, então é importante estar preparado para quaisquer mudanças de temperatura e chuvas. Por isso, recomendamos as peças da Columbia Sportswear, uma marca confiável e repleta de tecnologias para manter você confortável e seguro durante as trilhas.

É possível encontrar as peças num Columbia Outlet, nas lojas Columbia no Brasil e no site oficial. Recomendamos as compras online por conta do cupom de 10% de desconto oferecido pelo Dicas de Viagem, que você garante clicando em qualquer link dessa página. Além disso, a loja oferece frete grátis e pagamento parcelado sem juros.

Confira abaixo uma lista de tudo o que levar nas trilhas em SP:

  • Camiseta
  • Corta vento
  • Jaqueta
  • Calça ou bermuda
  • Tênis ou botas
  • Meias
  • Bonés ou chapéus
  • Protetor de pescoço
  • Protetor solar
  • Água e alimentos práticos, como barrinhas de cereal e isotônicos

Confira todas as opções de roupa para trilhas em SP da Columbia Sportswear.

Veja mais dicas de São Paulo

As dicas ainda não acabaram! Deixamos abaixo uma lista de posts completos para te dar uma mãozinha no planejamento da sua viagem pelas trilhas em SP:

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem nacional é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para São Paulo

Quer garantir uma passagem para São Paulo com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carro em São Paulo

Compare o preço das locadoras de carro de São Paulo em um único local. Use a RentCars para alugar seu carro com segurança e praticidade, e chegue ao destino com tudo pronto para retirar o veículo e sair dirigindo. Confira nosso cupom de desconto RentCars e reserve já o seu. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

Ainda ficou com dúvidas sobre as trilhas em SP? Então confira mais algumas perguntas e respostas específicas sobre o assunto: 😎

Quais são os lugares para fazer trilha no interior de São Paulo?

A maioria das trilhas em SP fica nas cidades do interior. Algumas das mais indicadas são a da Pedra do Baú e da Ana Chata em São Bento do Sapucaí, a Pedra da Macela em Cunha e o Pico dos Marins entre Piquete e Cruzeiro.

Tem trilhas em SP com cachoeira?

Sim, há ótimas trilhas em SP com cachoeira! Alguns exemplos são o Circuito das Três Cachoeiras em São Sebastião, as trilhas no Juréia-Itatins e a Trilha da Cachoeira do Ribeirão Branco no núcleo de Sete Barras do Parque Estadual Carlos Botelho.

As trilhas em SP são grátis?

Sim, a maioria das trilhas em SP são grátis. Contudo, caso você contrate uma excursão ou um guia, isso pode mudar.

Existem boas trilhas em SP para iniciantes?

Sim, há diversas trilhas fáceis em SP que são indicadas para iniciantes. Algumas recomendações são a Trilha das Sete Praias de Ubatuba, a trilha do Vale das Ostras em Eldorado e a Trilha do Silêncio no Parque Estadual do Jaraguá.

Quais são as trilhas em Paranapiacaba?

Há várias trilhas em Paranapiacaba, como a Trilha do Mirante, a Trilha do Poço Formoso e a Trilha da Cachoeirinha Escondida!

Há trilhas difíceis em SP?

Existem sim trilhas difíceis em SP, como as subidas para o Pico dos Marins entre Piquete e Cruzeiro e a caminhada até a Pedra da Onça em São Francisco Xavier.

Quais trilhas em SP dá para fazer de bicicleta?

A maioria das trilhas em SP acessíveis de bike fica no Parque Estadual da Serra da Cantareira. Algumas indicações são a Trilha da Pedra Grande, da Bica, das Figueiras, da Cachoeira, da Mountain Bike e do Macuco.

Quais são as trilhas em montanhas em SP?

Diversas trilhas em SP são feitas em volta de montanhas. A da Pedra do Baú e da Ana Chata em São Bento do Sapucaí, da Pedra da Macela em Cunha, do Pico dos Marins entre Piquete e Cruzeiro e da Pedra da Onça em São Francisco Xavier são ótimas indicações.

Tem trilhas em SP famosas?

Sim, várias trilhas em SP são famosas. Algumas das mais visitadas são as da Pedra do Baú e da Ana Chata em São Bento do Sapucaí, da Pedra da Macela em Cunha, do Pico dos Marins entre Piquete e Cruzeiro e da Pedra da Onça em São Francisco Xavier!