O Estado de São Paulo guarda aventuras e paisagens inimagináveis. Praias, cachoeiras e cavernas que são acessíveis através de longas - e lindas - caminhadas. Descubra as melhores trilhas em SP. 

O Estado de São Paulo guarda paisagens fascinantes bem próximas às grandes metropoles. Com o difícil acesso, elas continuam preservadas e ainda não cederam aos hábitos urbanos das cidades vizinhas.

Se você mora em São Paulo ou está de visita, já pode marcar um fim de semana para conhecer uma destas trilhas. Para conhecer as cachoeiras de Boiçucanga, por exemplo, é só encarar 2 horas de estrada. Já para curtir as trilhas do Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira, o PETAR, é preciso reservar um feriado.

Leia Mais

5 praias quase secretas no litoral norte de São Paulo

Viva São Paulo – 462 anos de muita energia

Separamos opções de trilhas para todos os tipos físicos: trilhas mais tranquilas, de menos de meia hora, até escaladas de dar frio na barriga e trilhas que passam de cinco horas subindo montanha. Porém, é sempre bom lembrar: quanto mais difícil o caminho até o fim, mais linda é a recompensa.

Confira as trilhas em SP para fazer em um fim de semana:

Trilha para a Praia do Bonete – Ilhabela – SP

Uma das jóias do Estado de São Paulo é a Praia do Bonete, que fica ao sul de Ilhabela. De tão maravilhosa, o jornal britânico The Guardian elegeu a praia como uma das 10 mais bonitas do Brasil. Não é por menos, por lá ainda não chegou a energia elétrica e os poucos moradores da praia vivem como em uma “sociedade alternativa”.

Para chegar até lá, é preciso encarar 12 km de caminhada subindo e descendo três grandes montanhas só na ida, que dura cerca de 5 horas. A cada descida das montanhas, uma cachoeira espera você para dar aquela revigorada. A trilha é uma atração por si só, mas também é possível ir e voltar de barco para conhecer a praia.

Escalada na Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí – SP

A Pedra do Baú é um dos maiores símbolos da Serra da Mantiqueira, a 2 horas de capital paulista. A 2.000 de altitude, o visual por lá é fantástico. Se você quiser uma caminhada leve, não deixe de ir assistir ao pôr-do-sol na Pedra do Baúzinho. Já se preferir uma aventura extrema, agende com uma agência local para subir ao topo da Pedra do Baú. É preciso encarar uma escadinha sinistra grudada nas rochas em um paredão vertical. Mas é uma das trilhas em SP que valem muito a pena!

Trilha para as cachoeiras da praia de Boiçucanga – litoral norte de SP

A duas horas da capital paulista, as praias do litoral norte de SP encantam por suas belezas naturais. Ali no meio da Mata Atlântica, na praia de Boiçucanga, é possível fazer uma trilha de cerca de meia hora que dá em 3 cachoeiras incríveis. Só não se esqueça de levar repelente.

Pedra da Macela – Cunha, SP

Flikr: Sérgio Zeraik Jr.

A Pedra da Macela, em Cunha, tem um dos visuais mais lindos do Estado. No topo da Serra do Mar, ela proporciona um visual de parte do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, principalmente de Paraty, que fica logo embaixo. Tente ir em dias de céu limpo para conseguir ver até a Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A caminhada dura em torno de 40 minutos.

Trilhas para cachoeiras e cavernas no PETAR

Flikr: Guilherme Netto

O Parque Estadual Alto da Ribeira não é tão conhecido em São Paulo, mas é uma das atrações mais incríveis do Estado. Repleto de cavernas e cachoeiras, o PETAR é um destino para amantes da natureza. Por lá, diversas trilhas levam às mais incríveis paisagens dentro e fora da terra.

E você? Já sabe qual das Trilhas em SP você vai fazer? Comente aqui!