Descubra as praias imperdíveis, os passeios mais incríveis, a melhor época para ir e muito mais dicas para aproveitar ao máximo o litoral norte paulista. Faça de seus dias os melhores por lá! Vamos juntos?

Litoral mais querido dos paulistanos, Ubatuba é um destino para ir com biquíni, sunga, óculos de sol e protetor solar na mala. Aliás, leve também roupa de festa para curtir uma das baladas da cidade ou, simplesmente, vá preparado para andar à noite no centrinho, comer em um bom restaurante e escolher uma lembrancinha de artesanato para levar embora.

Pensando bem, a parte de ir embora podemos deixar para pensar depois. Agora, o importante mesmo é planejar os melhores dias na cidade praiana de São Paulo. E, para isso, preparamos esse guia completo com informações sobre o destino.

A seguir, confira o que fazer, quando ir, como chegar, onde ficar e onde comer em Ubatuba. Fique à vontade para anotar tudo o que precisar. Ubatuba te espera!

O que fazer em Ubatuba

Gruta que chora na Praia da Sununga, em Ubatuba.
Gruta que chora na Praia da Sununga, em Ubatuba – Foto: Rafael Vianna Croffi via Flickr

Os atrativos principais da cidade são as praias, há mais de cem opções para aproveitar o dia em meio a natureza e com o pé na areia. Para você não perder nadinha, logo abaixo tem várias dicas sobre as melhores praias de Ubatuba.

Fora do mar e nas redondezas da Praia do Itaguá, aproveite os restaurantes espalhados entre a Rua Guarani e Avenida Iperoig, em alguns dá até para comer e ouvir o barulho das ondas. O clima dessa região é muito gostoso e é um convite para caminhadas após um longo dia de sol.

O Centro Histórico do município é outra sugestão de lugar para conhecer. O local traz a sensação de cidade do interior, com os edifícios preservados, construídos no século XIX. Além disso, o Projeto Tamar e o Aquário de Ubatuba também costumam ser atrativos bem legais para fazer fora da praia.

Se você gosta da natureza, Ubatuba tem ainda trilhas em meio à Mata Atlântica, que leva a cachoeiras ou praias desertas. As ilhas da região e as atividades no mar, como, por exemplo, passeios de escuna ou lancha até a Ilha das Couves, também podem estar no seu roteiro.

Sugestões de o que fazer em Ubatuba:

  1. Praias
  2. Centro Histórico
  3. Projeto Tamar
  4. Aquário de Ubatuba
  5. Feirinha de Artesanato
  6. Mercado de Peixe
  7. Trilha das Sete Praias
  8. Ilha das Couves
  9. Avenida Guarani e Itaguá
  10. 180 Graus Ubatuba

Melhores praias de Ubatuba

Vista da Praia Grande.
Praia Grande, em Ubatuba – Foto: DeyvesMartins via Wikimedia Commons

Em uma cidade com mais de cem praias, ir para lá e encontrar um pedacinho de paraíso é corriqueiro.

Ubatuba tem praias para todos os gostos, desde as mais movimentadas e próximas do centro, até algumas afastadas e isoladas da multidão de pessoas. Inclusive, do final de ano até o carnaval, a cidade fica bastante movimentada e as praias mais famosas ficam lotadas. Mas isso não é um problema. Afinal, há mais de cem opções, incluindo as mais desertas.

As praias estão dividas entre as regiões sul, centro e norte. No sul, você pode encontrar belezas naturais maravilhosas na Praia do Lázaro, na Praia Domingas Dias, na Praia da Sununga (onde tem a gruta que chora), na Praia de Santa Rita ou na Praia da Enseada, que tem os passeios para a Ilha Anchieta.

As praias do centro, devido ao fácil acesso, são as mais frequentadas. Entre elas tem a Praia Grande, Praia do Tenório, Praia do Cedrinho e Praia do Perequê-Açu, que nem sempre está própria para banho. A Praia do Itaguá e a Praia do Cruzeiro não são para nadar, mas uma caminhada pelo calçadão à beira-mar é uma ótima opção de passeio.

Ao norte tem: Praia do Félix, Praia do Português, Praia das Conchas, Praia do Prumirim, Praia de Picinguaba, Praia do Engenho e a Praia Brava da Almada. Há muitas outras opções, mas como citado acima, há centenas de possibilidades e seria bem difícil mencionar todas aqui.

Se sua intenção é explorar a fundo a região para conhecer praias, há possibilidades de Praias Quase Secretas no Litoral Norte de São Paulo para conhecer.

Algumas das melhores praias de Ubatuba:

  • Praia Grande
  • Praia do Tenório
  • Praia do Cedrinho
  • Praia do Félix
  • Praia do Prumirim
  • Praia do Lázaro
  • Praia Domingas Dias
  • Praia da Enseada

Ilhas em Ubatuba

Ilha do Prumirim em Ubatuba.
Ilha do Prumirim – Foto: Tatiane Aparecida via Wikimedia Commons

Se você acha que Ubatuba se resume às praias costeiras, saiba que há muito mais para conhecer no mar. As ilhas da região são passeios imperdíveis para fazer e grandes oportunidades para visitar alguns cantinhos especiais do litoral paulista.

A Ilha Anchieta é rodeada por praias cristalinas e uma paisagem inesquecível. Lá, além de aproveitar o mar, é possível fazer trilhas e apreciar a natureza inigualável da região. Você pode chegar na ilha por meio de passeios de escuna, lancha e flexiboat, partindo da Praia da Enseada, Saco da Ribeira e da Praia do Itaguá.

A Ilha do Prumirim, por sua vez, tem fácil acesso pela Praia do Prumirim ou do Félix, e suas praias são calmas, rasas e cristalinas. Já a Ilha das Couves tem duas praias lindíssimas e é indicada para fazer mergulhos, pois a vida marinha é bastante rica por lá. O seu acesso é feito pela Praia de Picinguaba.

Onde ficar em Ubatuba

Os lugares para ficar em Ubatuba são dividos em três regiões: sul, norte e centro. Cada região atende a um tipo de predileção, seja ela voltada para hotéis mais próximos de comércios, bares e restaurantes, ou quando a intenção é se acomodar à beira-mar.

Se a preferência é ficar próximo do mar e se hospedar em uma região que não exija dirigir para chegar à praia, as regiões sul e norte são as mais indicadas. O sul tem praias mais movimentadas e com bastante infraestrutura na areia, já o norte é mais rústico, com bastante natureza e menos serviços nas praias. Nessa região, as pousadas se destacam entre as acomodações.

O centro, por sua vez, é mais estratégico e próximo dos principais bares, restaurantes e comércios. A indicação aqui é para os viajantes que gostam de ficar próximos de atrações noturnas, já que as principais praias próprias para banho ficam um pouco mais longe.

No geral, Ubatuba tem acomodações para todos os bolsos e estilos. Há desde chalés rústicos até resort, como, por exemplo, o Itamambuca Eco Resort. Separamos a seguir boas indicações de hospedagens. Continue lendo para definir a opção ideal para você.

Hotéis em Ubatuba

Área externa do Wembley Inn Hotel.
Clique na imagem e faça sua reserva no
  • Wembley Inn Hotel
  • .

    Os hotéis em Ubatuba são opções bem estruturadas e modernas para se hospedar. Há alguns que são na beira da praia e ainda tem piscina para os que preferirem aproveitar ao máximo a estadia.

    Alguns hotéis mais indicados para se hospedar:

    Veja todas as opções de hotéis em Ubatuba.

    Pousadas em Ubatuba

    Quarto da Pousada Vivamar, em Ubatuba.
    Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Vivamar.

    Ubatuba tem uma grande oferta de pousadas espalhadas pela cidade, e há opções para todos os estilos e bolsos.

    Confira algumas sugestões:

    Veja todas as opções de pousadas em Ubatuba.

    Confira dicas de pousadas para cada região de Ubatuba:

    Chalés em Ubatuba

    Chalé Cantão de Itamambuca.
    Clique na imagem e faça sua reserva no Chalé Cantão de Itamambuca.

    Com estilo rústico e bastante verde, os chalés também são ótimas opções de hospedagens em Ubatuba. Os preços são mais baixos e, em algumas acomodações, é possível ficar por volta de cinco pessoas em um chalé.

    Confira algumas recomendações bem avaliadas:

    Veja todas as opções de chalés em Ubatuba.

    Aluguel de temporada em Ubatuba

    Área de lazer do Recanto Primavera em Ubatuba.
    Clique na imagem e faça sua reserva no Recanto Primavera.

    Alugar uma casa na cidade é a opção mais recomendada para quem estiver viajando em família ou com um grupo maior de pessoas, pois além de ficar mais barato, todos vão ter mais liberdade e autonomia durante a estadia.

    Algumas recomendações para você se hospedar:

    Veja todas as opções de aluguel de temporada em Ubatuba.

    Airbnb em Ubatuba

    Clique na imagem e conheça a Villa Divina Pietra – Ubatuba

    Os airbnb em Ubatuba têm lindas casas para alugar por temporada também. Há algumas opções à beira-mar e chalés modernos rodeados pela vegetação de Ubatuba. Vale a pena conferir:

    Onde comer em Ubatuba

    Pistache Gelateria localizada no centro da cidade.
    Pistache Gelateria localizada no centro – Foto: Reprodução página da gelateria via Facebook

    Ubatuba tem comida para todos os gostos e orçamentos. A região do centro, entre a Praia do Itaguá, Praia do Cruzeiro e a famosa Rua Guarani, é onde você mais vai encontrar essa diversidade gastronômica.

    Há desde restaurantes com peixes e frutos do mar, pratos típicos de uma cidade litorânea, até pizzarias, hamburguerias e sorveterias. Na Avenida Iperoig (centro), tem até food truck ou “carrinhos de lanche”, para os mais regionais.

    As regiões sul e norte, onde ficam as praias mais afastadas do centro, têm uma menor variedade de restaurantes. O recomendado para quem vai ficar nas praias dessa região é contar com os quiosques na areia ou, até mesmo, ir preparado com lanchinhos na bolsa.

    Para te ajudar, confira essas recomendações para comer em Ubatuba:

    • Jardim Restaurante
    • Essência
    • Pistache Gelateria
    • O Rei do Peixe

    Quando ir para Ubatuba

    A melhor época para ir à Ubatuba é nos meses de março e setembro, que são períodos de transição entre estações e, dessa forma, o clima fica ameno, mais fresco e com menos chuvas. Além disso, são dias de baixa temporada, portanto não vai ter aglomeração de pessoas e nem muito trânsito.

    O período com maior movimento em Ubatuba é entre o natal e carnaval. Nesses dias, o trânsito costuma ser bastante intenso e o recomendado é se hospedar perto da praia para não se estressar no volante. Além disso, essa fase de alta temporada coincide com o verão e a fase mais chuvosa da cidade.

    Inclusive, quando o assunto é clima, Ubatuba tem até um apelido: ubachuva. Sim, o município litorâneo tem fama devido as suas frequentes garoas e clima instável. Apesar de o verão ser bem quente e com dias de sol, é preciso estar preparado para usar guarda-chuva também. Mas isso não impede a chegada de pessoas no município. Independente da temperatura, há bastante gente por lá nesses dias.

    Os feriados e finais de semana também costumam atrair várias pessoas para lá, especialmente aqueles que moram em cidades próximas e aproveitam a pausa para fazer um passeio bate e volta no litoral.

    Quantos dias ficar em Ubatuba

    Ubatuba é um destino comum para passeios bate e volta e de final de semana. Isso porque as pessoas que moram em cidades vizinhas gostam de aproveitar os dias de folga na praia.

    Mas nada impede você de aproveitar o destino por mais tempo. O viajante que ficar cinco dias por lá vai ter tempo o suficiente para conhecer várias praias e atrações.

    Como chegar em Ubatuba

    Ubatuba está localizada no litoral norte de São Paulo e fica a 230 km de distância da capital paulista. O aeroporto mais próximos é o de São José dos Campos, mas ele é menor e tem menos opções de voos em relação ao de Congonhas e o de Guarulhos. De qualquer forma, vai ser necessário sair do aeroporto e chegar na cidade de carro ou de ônibus.

    De carro

    As principais rodovias utilizadas para chegar na cidade de carro, passando por São José dos Campos e Caraguatatuba, são: Rodovia Ayrton Senna (Carvalho Pinto), Rodovia Presidente Dutra, Rodovia Tamoios e a BR-101 (Rodovia Rio-Santos).

    Para quem vier pela Rodovia Presidente Dutra (principal via que liga São Paulo ao Rio de Janeiro), a Rodovia Oswaldo Cruz pode ser utilizada para ir de Taubaté até Ubatuba, sem ser necessário passar por Caraguatatuba.

    Um detalhe importante para quem vai dirigir é que a serra de Ubatuba (Rodovia Oswaldo Cruz) é bem sinuosa e exige bastante atenção. Já a serra de Caraguatatuba (Rodovia dos Tamoios) é mais tranquila e com curvas menos perigosas. Além disso, a Rodovia Tamoios costuma ter bastante neblina em algumas épocas, sendo assim, todo cuidado é pouco ao dirigir nessas regiões.

    De ônibus

    Também é possível chegar em Ubatuba de ônibus. As cidades que mais tem viagens até o destino são: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraty. Algumas rodoviárias de municípios do interior também têm viagens para Ubatuba, como, por exemplo, em Taubaté e São José dos Campos.

    Vale ressaltar que ônibus de grande porte não pode descer a serra da Rodovia Oswaldo Cruz. Nesse caso, o acesso é feito por Caraguatatuba.

    De São Paulo até Ubatuba

    De São Paulo a Ubatuba são aproximadamente 226 km de distância e um pouco mais de três horas de viagem de carro. Da capital até o litoral é necessário fazer o percurso de carro ou de ônibus.

    As principais rodovias de acesso são Rodovia Governador Carvalho Pinto e Rodovia Oswaldo Cruz. Há também a opção de trajeto pela Rodovia Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto até Taubaté e Rodovia Osvaldo Cruz até Ubatuba.

    Transporte em Ubatuba

    Ir de carro para Ubatuba é a opção mais prática, uma vez que você vai ter a autonomia de andar entre os pontos turísticos sem se preocupar com horário de ônibus ou disponibilidade de motoristas. Depois, há Uber, 99 e táxi na região para os viajantes que preferirem não pegar no volante.

    A cidade também tem transporte público, só que para ir em alguns lugares ou em determinados horários pode ser mais limitado.

    Dicas para fugir do trânsito de Ubatuba

    Feriados prolongados, natal e carnaval são períodos com trânsito intenso na cidade. Geralmente nessas épocas uma viagem de duas horas pode aumentar para cinco ou até oito horas. Para evitar esse estresse, o recomendado é basicamente evitar a cidade nessas datas.

    Por mais que a intenção seja aproveitar a folga de um feriado, tente se programar para ir antes das vésperas e driblar esses dias de maior movimento. Além disso, escolha hospedagens próximas do lugar que você mais vai frequentar, seja em uma praia ou o centro, para assim conseguir fazer os percursos a pé mesmo.

    Seguro viagem para Ubatuba

    Contratar um seguro viagem para Ubatuba é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

    Passagens aéreas para São Paulo

    Quer garantir uma passagem para São Paulo com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

    Dúvidas frequentes

    O que fazer em Ubatuba?

    Os destaques de o que fazer em Ubatuba estão nas praias: há mais de cem na região. Fora isso, tem o centro histórico, o aquário, o Projeto Tamar e as ilhas para visitar. Veja mais o que fazer em Ubatuba.

    Quais são os principais passeios em Ubatuba?

    Os principais passeios são as praias, ilhas e trilhas de Ubatuba. Além disso, da região do Itaguá até a Praia do Cruzeiro tem o centrinho da cidade para passear e conhecer a gastronomia da cidade. Confira os principais passeios em Ubatuba.

    Onde ficar em Ubatuba?

    Os lugares principais para ficar em Ubatuba estão entre o centro, região sul e norte da cidade. O centro fica mais próximo de restaurantes e comércios, já as outras localidades ficam perto das praias. Leia tudo sobre onde ficar em Ubatuba.

    Quais os melhores hotéis em Ubatuba?

    Há vários hotéis bem estruturados para ficar na cidade, como, por exemplo, Hotel Porto Di Mare, Hotel Parque Atlântico, Wembley Inn Hotel e Ubatuba Palace Hotel. Veja essas recomendações dos melhores hotéis em Ubatuba.

    Tem opções de pousadas em Ubatuba?

    Sim, a Nai’a Suites, a Pousada Vivamar, a Suites Prime e a Espaço CurAmar são ótimas sugestões. Confira as melhores recomendações de pousadas em Ubatuba.

    Quais os melhores airbnb em Ubatuba?

    O Paraíso Romântico e a Almar Ubatuba são as casas com as melhores notas no Airbnb. Há outras ótimas opções de acomodações na cidade, confira Airbnb em Ubatuba.

    Quantos dias ficar em Ubatuba?

    Ubatuba geralmente é um destino para passeios de um final de semana ou bate e volta. No entanto, a cidade tem praias e atrações o suficiente para ficar cinco dias ou mais por lá. Leia mais sobre quantos dias ficar em Ubatuba.

    Como chegar em Ubatuba?

    A maneira mais utilizada para chegar em Ubatuba é de carro ou ônibus, já que o aeroporto mais próximo fica a mais de 200 km de distância, em São Paulo. Veja dicas de como chegar em Ubatuba.

    Quando ir para Ubatuba?

    O verão, final de ano e carnaval são os períodos mais agitados de Ubatuba. No entanto, além do trânsito, há o risco de chuvas na cidade. Leia todas as dicas de quando ir para Ubatuba.

    Melhor época para ir a Ubatuba?

    A melhor época para ir é nos meses de março e agosto, pois o clima é mais fresco e com menos chance de chuva. Veja mais sobre o melhor período em Ubatuba.

    Quais as melhores praias de Ubatuba?

    A Praia Grande, a Praia do Tenório, a Praia do Cedrinho, a Praia do Félix e a Praia do Lázaro são algumas das melhores praias do litoral paulista. Veja mais sobre as melhores praias de Ubatuba.

    Como se locomover em Ubatuba?

    A melhor maneira de se locomover em Ubatuba é de carro. Porém, a cidade também tem transporte por aplicativo e ônibus. Veja dicas de como se locomover em Ubatuba.