A capital mundial da música clássica tem locais incríveis pra você conhecer! Selecionamos 17 atrações principais de Viena pra incluir no seu roteiro. Confira!

A capital da Áustria é uma das mais belas cidades de toda Europa. Cheia de belas e antigas construções, igrejas, parques. Há em Viena pontos turisticos de sobra para visitar.

E o melhor, é que tem muito o que fazer em Viena para todo tipo de visitante. Por exemplo, se você gosta de arte e música, a cidade tem inúmeros museus sobre o assunto. Afinal, é mundialmente conhecida como a cidade da música.

Viena Austria é um bom destino também para quem gosta de catedrais, palácios e castelos, ou então parques e passeios ao ar livre. Em resumo, uma ótima opção de viagem! E para você não ficar perdido com tantas escolhas, separamos aqui alguns dos principais pontos turisticos de Viena.

Nesse post você vai ver:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar no link abaixo para ir direto ao tópico 🙂

Viena pontos turisticos – Mapa

Viena pontos turísticos – Palácios, Igrejas e Catedrais

Viena é maravilhosa para quem gosta de história. A cidade foi capital do Império Austro-Húngaro e casa da poderosa dinastia dos Habsburgos.

Por isso, você vai encontrar belas e gigantes construções. O que não falta é opulência para mostrar o poder dos imperadores. E, depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade ainda ganhou modernidade e muitos pontos turísticos passaram por reformas e restaurações.

Hofburg

O Palácio Imperial de Hofburg é um dos melhores pontos turísticos de Viena. Foi construído no século 13 e era a residência oficial dos imperadores e centro de poder do império.

Aliás, foi lá onde nasceram Maria Antonieta e a Imperatriz Maria Teresa, entre outros Habsburgos famosos. Atualmente, o palácio é a residência oficial e local de trabalho do presidente da Áustria. É um dos principais pontos turísticos de Viena.

Hofburg é, na verdade, um enorme complexo. É lá onde fica, por exemplo, o Museu da Sisi (como é conhecida a imperatriz Elisabeth), cuja entrada está incluída no ingresso geral. O complexo do palácio também abriga a belíssima Biblioteca Nacional Austríaca.

Infelizmente, é proibido tirar fotos em muitas das salas da área interna do Hofburg. Há visitas guiadas em inglês e alemão e audioguias gratuitos em 13 línguas, inclusive espanhol – mas não em português ;(

Preços e horário de funcionamento:

O horário de visitação é das 9h às 17h30 ou até 18h, dependendo da época do ano. O ingresso para adultos custa 15 euros.

Vista do palácio de Hofburg, atração principal em viena pontos turísticos.
O Palácio Imperial de Hofburg

Palácio Schönbrunn

A residência de verão da família imperial é um dos lugares mais lindos de Viena. Não deixe de visitar. O interior do palácio barroco é luxuoso, em estilo rococó, e o exterior não deixa a desejar.

O palácio é cercado por jardins, fontes, um labirinto e inúmeras atrações. Suba até a Gloriette para ter uma vista imperdível de Viena.

Dentro da área aberta do palácio você também poderá visitar o zoológico de Viena, o mais antigo ainda em operação do mundo. O zoológico e outras atrações específicas, como o labirinto, são pagos, mas as áreas abertas dos jardins do Schönbrunn são gratuitas.

Preços e horário de funcionamento:

Há diversos tipos de ingressos diferentes, dependendo do quanto você quer conhecer. Para adultos, você pode comprar entradas a partir de 16 euros.

O horário de visitação do palácio é das 8h até 17h a 18h30, dependendo da época do ano. Mas vale lembrar que o parque e os jardins são gratuitos e abrem mais cedo, às 6h30, e fecham às 21h no verão.

O imponente palácio Schönbrunn capturado de longe em uma foto que enquadra toda sua extensão.
Vista do imponente Palácio Schönbrunn

Já reservou seu hotel em Viena! No Booking.com você garante os melhores preços sempre.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂

Booking.com

Palácio Belvedere

Um lindo complexo histórico em estilo barroco, também com um jardim impressionante. O palácio foi construído no século 17 e é lá onde você vai encontrar um museu com diversas obras, inclusive a obra “O Beijo” do austríaco Gustav Klimt.

Preços:

Assim como o Schönbrunn, a entrada para a área aberta do palácio (jardins) é gratuita. Para entrar no palácio e ir ao museu, os ingressos para adultos custam a partir de 15 euros.

Vista dos belos jardins do Palácio Belvedere, opção em Viena pontos turisticos.
Jardins e Palácio Belvedere

Catedral de São Estevão

Também conhecida como catedral de São Estéfano, Santo Estevão, Stephansdom ou, simplesmente, Catedral de Viena. É um ponto turístico em Viena que é um verdadeiro cartão postal na cidade. Em uma mistura entre estilos românico e gótico, ela foi construída no século 14 sobre as ruínas de uma primeira igreja de 1147.

Além disso, você pode visitar as torres e, depois de 343 degraus, aproveitar a bela vista do centro de Viena ou ficar cara a cara com o maior sino da Áustria.

Próximo à catedral, você também pode visitar a igreja de São Pedro, uma das mais antigas da cidade. Há uma igreja naquele local desde o começo da Idade Média.

Preços:

A entrada na igreja é gratuita, mas algumas áreas, como as torres e as catacumbas, precisam de ingresso pago. Um ingresso all-inclusive custa 14.90 euros para adultos. O ingresso inclui, por exemplo, visita às catacumbas com um guia contando alguns detalhes macabros dos Habsburgos (em inglês ou alemão).

Foto da arquitetura externa de estilo gótico da Catedral de São Estevão, em Viena, na Áustria.
A catedral de Viena

Viena pontos turisticos – Museus e música

Viena é a cidade da música! E especialmente da música clássica. Muitos dos principais compositores do mundo ou nasceram aqui ou pelo menos passaram uma boa parte das suas vidas em Viena. A capital austríaca também tem excelentes museus onde você pode encontrar todo tipo de arte e artefatos, desde ossos de dinossauros até arte moderna e contemporânea.

Ópera de Viena

Não faltam belos pontos turísticos em Viena, mas esse provavelmente é um dos prédios mais lindos cidade. Especialmente à noite, todo iluminado.

A Ópera estatal de Viena, ou Wiener Staatsoper, foi construída no final do século 19. A premiere foi Don Giovanni, de Mozart, em Maio de 1869 e contou com presenças ilustres também entre os convidados, como o imperador Franz Josef e a imperatriz Sissi.

Para assistir a uma apresentação na ópera, é preciso conferir com muita antecedência. Nesse caso, os ingressos podem chegar a mais de 200 euros.

Entretanto, é possível tentar a sorte com um ingresso no dia da performance. Os stehplätze, como são chamados, são oferecidos por cerca de 10 euros a partir de 80 minutos antes da apresentação começar. Não é nada glamouroso, pode ter uma fila enorme e você precisa ficar em pé durante toda a apresentação, mas vale a pena caso você não tenha ingressos com antecedência ou queira poupar alguns (muitos!) euros.

Vista do prédio da Ópera de Viena todo iluminado à noite
O prédio da Ópera de Viena todo iluminado à noite – Foto: Miguel Mendez via Flickr

MuseumsQuartier (MQ) e Maria-Theresian Platz

É fã de arte e museus? Ou de prédios com arquitetura impressionante? Então a região do “Quarteirão dos Museus” é o seu lugar. Lá, você vai encontrar nada menos do que 60 instituições culturais diferentes.

Desde arquitetura moderna a design contemporâneo, nada é fora dos limites para o MQ. E nas tardes de Primavera e Verão, ainda tem música ao vivo no pátio central.

É no MuseumsQuartier, por exemplo, que você vai encontrar o Leopold Museum. Esse é especialmente para fãs de arte moderna austríaca, e traz artistas como Egon Schiele, Gustav Klimt e Oskar Kokoschka. Ele abre diariamente (durante o verão) das 10h às 18h e um ingresso para adulto custa 14 euros.

São tantas opções que não raro em Viena pontos turisticos estão um ao lado do outro. Bem perto do MuseumsQuartier, por exemplo, está a Maria-Theresien Platz. Na praça, você vai encontrar o Museu de História da Arte, com artefatos antigos ou clássicos como Velázquez. Também vai encontrar o Museu de História Natural, um de frente para o outro.

No meio da praça Maria-Theresien Platz, uma grande estátua da imperatriz Maria Theresa chama atenção. A praça também tem eventos culturais e abriga um dos muitos mercadinhos de Natal de Viena. Aliás, aproveite o passeio para já passar pelo prédio do Parlamento Austríaco e a Rathaus, o edifício municipal feito com mais de 30 milhões de tijolos.

Vista da praça Maria-Theresian Platz um dos viena pontos turisticos, com estátua da imperatriz Maria Theresa no centro e jardins nos arredores.
Praça Maria-Theresian e a estátua ao centro

Galeria Albertina

O museu que era palácio dos Habsburgos fica no primeiro distrito vienense. Vale a pena a visita ou pelo menos subir até o terraço (de graça) e aproveitar a bela vista do centro da cidade.

Para os fãs de arte a visita é obrigatória. Lá você vai encontrar alguns clássicos de Monet, Picasso, Cézanne, Munch, Nolde, Miró e, claro, do austríaco Gustav Klimt.

Horário de funcionamento e preços:

O museu está aberto diariamente das 10h às 18h, com horário estendido às quartas e sextas para às 21h. A entrada custa 16 euros para adultos, e 11 euros para jovens com menos de 26 anos.

Área externa da Galeria Albertina com estátua na frente e céu bem azul ao fundo.
Área externa da Galeria Albertina

KunstHaus Wien e Hundertwasser House

A Hundertwasserhaus é um prédio de apartamentos construído com estilo e conceito do artista austríaco Friedensreich Hundertwasser. O arquiteto tinha um estilo único de arquitetura expressionista e esse conjunto de prédios merece ser visto. A visita (externa) é gratuita.

Na região fica também o KunstHaus Wien, ou casa da arte, com uma exposição permanente de obras do arquiteto e artista. O museu fica aberto todos os dias das 10h às 18h e ingressos para o museu e a exibição atual ficam em 12 euros para adultos, mas se quiser visitar só a coleção permanente, fica 11 euros.

Vista da arquitetura exótica do artista austríaco Friedensreich Hundertwasser, em Viena pontos turisticos
O prédio do estilo do artista Hundertwasser

Já contratou o seu seguro viagem obrigatório para a Europa? Com o Seguros Promo você tem a tranquilidade de viajar com segurança e sem gastar muito! Confira e faça já o seu!

Seguro Viagem: Europa
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 9/dia*
AT 40 INTER AT 40 INTER Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*
AT 60 EUROPA AT 60 EUROPA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 38/dia*

Viena pontos turisticos – Parques e compras

Enfim, um pouco de relax, não é mesmo? Pois para quem curte áreas ao ar livre ou um tempinho para fazer compra, claro que tem opção boa em Viena!

Parque Prater e Donauturm

Anote aí para colocar na lista de pontos turisticos em Viena para conhecer. Isso porque o Prater é um gigante parque aberto que conta com parque de diversões. Não há cobrança de ingresso para entrar no parque, mas cada atração tem um valor.

É lá que você vai encontrar a Wiener Riesenrad, uma roda gigante que foi construída em 1897 e é um dos cartões postais da cidade. Quer um pouco de romance, ou privacidade? Pois é possível reservar um “vagão de luxo” nela.

Para a roda gigante, por exemplo, adultos pagam 12 euros€. Em época de alta temporada, vale a pena comprar online para evitar a fila nos caixas.

Já o Donauturm é a maior torre da Áustria, com 252 metros de altura e fica no Parque Donau. É possível até pular de bungee jumping de lá, para os mais corajosos. Para quem prefere ficar com os pés no chão, a torre oferece também belas vistas da cidade. O ingresso para subir fica a 14,50 euros para adultos.

Vista de brinquedos do Parque Prater e da roda gigante Wiener Riesenrad ao fundo.
O Parque Prater e a roda gigante Wiener Riesenrad ao fundo – Foto: Nicu Buculei via Flickr

Stadtpark, Kahlenberg e Augarten

Prefere natureza no meio da cidade? Então o Stadtpark é a sugestão! O lindo parque público do século 19 é cruzado por um rio, tem jardinagem impecável e pontes dignas de um quadro. E, claro, tudo isso de graça.

Kahlenberg é uma montanha que fica nos bosques de Viena, a Wien Wald, famosa por ser local de passeio de grandes compositores, como Beethoven. Do alto do monte é possível ter uma visão perfeita da cidade. Também de graça.

Por fim, outro parque público que vale a pena a visita é o Augarten, o mais antigo parque barroco da cidade. Lá você poderá inclusive ver Viena pontos turisticos como o palácio de Augarten, onde moram os Wiener Sängerknaben, o coral de meninos de Viena.

Vista de Viena pontos turisticos como o palácio Augarten
O Palácio Augarten, em Viena

Mariahilferstrasse e Kärntner Strasse

Por fim, quer fazer compras? Então passeie pela Mariahilferstrasse, uma rua majoritariamente para pedestres e cheia de lojas e restaurantes mais populares.

Ou seja, se prepare para se esbaldar na H&M, Peek&Cloppenburg, Lush e muitas outras lojas que fazem sucesso entre os brasileiros.

Quer juntar em Viena pontos turisticos e compras? Então, vá para a Kärntner Strasse, onde você vai encontrar uma Apple Store em um prédio antigo maravilhoso e lojas da Swarovski que, aliás, é uma marca austríaca.

Onde se hospedar próximo aos pontos turísticos de Viena

Claro que uma das coisas mais importantes da sua viagem é a hospedagem. Afinal, é bom ficar em um hotel bem localizado, mas ao mesmo tempo de boa qualidade e com bom preço. Aqui, separados três sugestões de hotéis onde ficar em Viena, com pontos turísticos por perto.

Viena é dividida em distritos, localizados no entorno do Distrito número 1, conhecido como Innere Stadt (o centro histórico da cidade). Ao todo são 23, e as melhores regiões onde se hospedar são os Distritos 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9 e 13.

Encontre as melhores opções onde ficar em Viena no Distrito 1 no Booking!

Booking.com

Separamos algumas opções:

Wombat’s City Hostels Vienna – Naschmarkt ($): Uma das melhores localizações, bem em frente ao metrô da linha U4 (verde). O hostel oferece quartos compartilhados para viajantes com orçamento mais apertado ou privados.

Motel One Wien-Staatsoper ($$): Excelente opção para quem quer um hotel acessível no primeiro distrito. O hotel oferece café da manhã e está localizado a apenas 100m da Ópera de Viena.

Hotel Sacher Wien ($$$): Cinco estrelas e uma atração turística em si. O tradicional hotel fica no centro da cidade, oferece a famosa sobremesa Sachertorte e tem opções de quartos luxuosos em estilo boutique.

>> Confira mais opções de hospedagem no nosso guia com indicações de hotéis em Viena

Gostou das dicas do guia Viena Pontos Turisticos? Comente aqui pra gente!!

O que você PRECISA saber ANTES de ir para Viena

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira?

Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá? 

1) Já comprou sua passagem aérea? 

Onde Comprar: PASSAGENS PROMO

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Viena, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

Booking.com

3) Seguro Viagem para a Europa é OBRIGATÓRIO

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Segundo o Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório para quem visita os 26 países participantes. Entre eles, Viena. Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem.  Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional. 

Seguro Viagem: Europa
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 9/dia*
AT 40 INTER AT 40 INTER Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*
AT 60 EUROPA AT 60 EUROPA Assistência médica USD 60.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 38/dia*

4) Como ter internet ilimitada durante a viagem

Onde Comprar: EASYSIM4U

Você sabia que está cada vez mais fácil – e barato – ter internet ilimitada durante toda a viagem? 

É só pedir um chip de celular internacional através da EASYSIM4U. Nós sempre usamos e adoramos! Eles enviam um chip em seu endereço no Brasil, você insere no seu celular quando chega no destino e tem internet ilimitada durante toda a viagem.

#FicaADica: Economize com o aluguel de GPS no carro e use o GoogleMaps e Waze com sua internet ilimitada 😉

5) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.

Obs: Prezamos muito pela credibilidade de nossas informações. Todos os sites que recomendamos acima são sites que já usamos, temos boas experiências e feedbacks de leitores!

Além disso, vale a pena conferir outras informações úteis para sua viagem para Viena:

Leia tudo sobre Viena