Localização ideal, ambientes agradabilíssimos, serviço simpático, suítes confortáveis, piscinas deliciosas, spa praia “privada”, decoração elegante e muito mais – O Vila da Santa é o hotel perfeito para quem busca onde ficar em Búzios.

Eu sou carioca, apaixonado pelo Rio lindo de janeiro a janeiro. Quem me acompanha pelas redes sociais @lfmare e segue o @dicasdeviagem no Instagram conferiu em primeira mão algumas dicas de Búzios.  Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, como é popularmente conhecida, é uma cidade que fica na região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro – aproximadamente 180 km da capital. É uma excelente opção para férias longas ou curtas, feriados ou até mesmo para essas viagens rapidinhas de final de semana e ainda conhecer o Vila da Santa Hotel

Vila da Santa Hotel

Já perdi a conta de quantas vezes fui para Búzios, mas há sempre o que descobrir e muito motivos para aproveitar e visitar o balneário. Dessa vez, o que me motivou voltar para lá foi o Vila da Santa Hotel Boutique SPA – um novo hotel de luxo situado na Praia dos Ossos, a poucos passos da Orla Bardot.

Vila da Santa Hotel em Búzios - onde ficar

Grécia? Sul da França? Sul da Itália? Não, Vila da Santa em Buzios-RJ

Para quem deseja explorar o máximo a cidade– principalmente a famosa Rua das Pedras e a Orla Bardot, se hospedar na Praia dos Ossos é uma boa opção. Fiquei duas noites no Vila da Santa Hotel que fica bem ali. Vou contar pra vocês nesse post um pouco mais sobre esse paraíso praticamente particular e secreto.

O hotel de 19 suítes é um refúgio entre a Praça e a Praia dos Ossos, coração histórico de Búzios e onde também se encontra a pequenina, linda e importante Igreja de Sant’Anna, de 1743. O hotel resgata o melhor do estilo buziano da década de 60, que fez até Brigitte Bardot se apaixonar na época, misturando arquétipos europeus como as vilas do litoral Mediterrâneo. Esse mix com referências principalmente da França e da Itália, está presente em cada cantinho do hotel que demorou 5 anos para ficar pronto. Possui em seus ambientes as memórias, histórias e coleção de obras de arte garimpadas pelo mundo pelos próprios proprietários do local – o simpático casal franco-brasileiro Pierre e Bettina d’Archemont.

O sotaque e a sofisticação francesa vão além do sobrenome e da decoração, composta com móveis e objetos requintados da Secrets de Famille, são também percebidos na cordialidade e na educação dos funcionários, no menu do restaurante e em cada sutileza.  Vocês vão entender como esse lugar é especial e porque é a minha recomendação para quem busca hotel em Búzios

Localização

Vila da Santa Hotel está está a poucos passos do mar cristalino e calmo da Praia dos Ossos, próximo à Azeda e à Azedinha e à badalada Praia de João Fernandes. Conta com acesso direto pela Praia, ao lado da Igreja de Sant’Ana.

São menos de 15 minutos da famosa Rua das Pedras, caminhando pela bela Orla Bardot.

Check in

Cheguei um pouco antes do horário programado (14 h) e antes de começar o procedimento da check in (reserva, documentos e etc) fui acomodado com sorrisos e águas refrescantes no pátio central. Depois de me refrescar estava pronto e voltei para a recepção – instalada em uma antiga casa de pescador da década de 40 – hoje toda reformada e cheia de detalhes boho-chic e marítimo. Aconchegante e linda. Esperei tranquilamente o quarto ficar pronto, enquanto saboreava um chá de hibisco gelado e observava as obras de arte do local.

Recepção do Hotel Vila da Santa em Búzios

A recepção do Hotel Vila da Santa

Pouco tempo depois fui acompanhado até o quarto e no caminho fiquei sabendo um pouco mais sobre curiosidades do local. Vou contar pra vocês também.

No quarto: um cartão fofo de welcome <3

Cartão de boa noite no Hotel Vila da Santa em Buzios

Cartão de boa noite escrito a mão <3 com docinhos no Hotel Vila da Santa

Acomodação

O Vila da Santa  oferece 19 suítes, divididas em seis categorias, incluindo a Casa Secreta (perfeita para família ou grupo). Cada quarto possui décor e detalhes bem distintos, o que eu acho super interessante. Adoro hotéis que todo canto tem algo diferente e singular.  As acomodações são distintas entre si, mas as referências da cultura europeia e tropical estão por toda parte.

Fiquei numa suíte bem confortável e agradável – número 7. Cama de casal super macia com roupa de cama portuguesa de 600 fios   

A cama deliciosa da suíte no Hotel Vila da Santa em Buzios

A cama deliciosa da suíte no Hotel Vila da Santa em Búzios

No banheiro: amenities refrescantes e cheirosas criadas pela Granado, enquanto as louças e metais de banheiro são da inglesa Imperial – a mesma usada no Hotel Ritz Paris e do Palácio de Buckingham. Muito chic !

Cofre, closet com vários cabides, mesinha, TV e mini bar a disposição.

Detalhes do Quarto do Hotel Vila da Santa em Búzios

Detalhes do quarto do Hotel Vila da Santa

Facilidades e áreas comum

São vários ambientes que integram os múltiplos espaços. Mesas e cadeiras com almofadas são dispostas no pátio com várias peças de arte e plantas ao redor. Para sentar, admirar, relaxar e curtir o tempo passar. É tudo muito tranquilo, confidencial e agradável.

Ali se encontra uma das entradas para o La Gare – o restaurante do hotel, onde também está o bar e é servido o farto do café da manhã.

São duas piscinas deliciosas, sendo uma aquecida, com espreguiçadeiras perfeitas para sombra ou sol.

Um ponto muito positivo e excelente é a estrutura da praia. O hotel oferece cadeiras, guarda-sol e serviço na praia – que fica em frente ao hotel – é um pedacinho da Praia dos Ossos quase que particular para quem está hospedado lá. Maravilhoso. Além do cardápio de drinks e petiscos,  você também pode escolher qual atividade deseja fazer entre elas: kayak e stand up paddle.

Vista da varanda da Casa Secreta - o acesso a praia Hotel Vila da Santa

Vista da varanda da Casa Secreta – o acesso a praia

Praia tranquila e linda praticamente privada no Hotel vila da Santa

Praia tranquila e linda praticamente privada.

Aproveitei muito a piscina, o terraço e também amei a sala de estar/leitura repleta de livros,  jogos, antiguidades, lareira, quadros e espelhos maravilhosos. Lugar perfeito para um cafezinho e leitura durante o final de tarde.

Durante a noite (aos sábados) o pátio se transforma num local perfeito para encontrar com os amigos, jantar e tomar alguns drinks – enquanto rola um showzinho ao vivo com o querido Dodô.

A sala de leitura e jogos. Um espaço delicio ... artigos antigos e obras de arte e design Hotel Vila da Santa

A sala de leitura e jogos. Um espaço delicio … artigos antigos e obras de arte e design.

 

Mais:

  • Serviço de concierge
  • Lavanderia
  • Seleção de jornais
  • Sala de ginástica
  • Tours e passeios privados
  • SPA com massagens especiais
  • Finais de semana com hospedagem temática (Detox da Alma) – quero muito fazer – vejam que legal essa proposta no vídeo abaixo:

 

Café da manhã

Delícia! Café da manhã com muitas opções de frutas, pães, quiche, iogurte, diferentes tipos de queijo e presuntos – e o clássico do petit déjuner francês (croissant). Há também opções de geleias, cereais, bolos…além de uma boa seleção de bebidas, café, chás, água de coco e sucos naturais. Inclusive opção detox (adorei o suco verde).  Além do buffet, existe as opções à lá carte. Você pode escolher como deseja seus ovos (omelete, mexidos, fritos) e também sua tapioca.

Pedi omelete com tomate, queijo, presento e cebola. E tapioca de Nutella ;p  Tudo delicioso.

Curiosidades

  • O atendimento foi uma dos pontos positivos mais fortes e realmente me chamou muita atenção. Vale dizer que a simpatia e cordialidade presente faz parte de um trabalho de gestão de pessoas ímpar e muito bem feito. Uma das políticas do hotel é hospedar o funcionário com a família como se fosse cliente. É uma maneira para que todos os funcionários vivenciem o que é ser hóspede. Gostei muito de saber desse modus operandi. O Pierre e a Bettina também circulam pelo hotel e são queridos e atenciosos com todos.
  • O hotel adotou a Praça dos Ossos e começa um plano de revitalização da bucólica praça que é local de encontro das crianças e ponto histórico da cidade.
  • O piso e algumas das pedras que molduram as janelas dos quartos foram trazidos diretamente da França.
  • O hotel oferece um excelente package para quem busca onde casar em Búzios. O hotel é perfeito para pequenos casamentos #miniwedding e #destinationwedding.  Os noivos e família ficam na Casa Secreta, os convidados nas suítes…a cerimônia pode acontecer na Igreja, na praia… Romântico!
  • O hotel funciona como um showroom para os móveis da Secrets de Famille. Os móveis de charme com inspiração francesas são todos exclusivos e podem ser comprados e personalizados. Por exemplo: se você se apaixonar pela cama ou armário de algum dos quartos – você pode comprar para a sua casa, com as mudanças que quiser. Customização ou bespoke service.

 

Preços

Os preços das diárias, como em quase todos os hotéis, variam de acordo com o período, categoria, canal e data da reserva. As tarifas e outras condições especiais podem ser verificadas diretamente com o hotel, mas você também pode fazer uma cotação e reserva aqui pelo site com o Booking.com.  Cheguei a encontrar tarifa de 700 reais para o casal com café da manhã. Vale muito a pena.

FAÇA SUA RESERVA OU SAIBA MAIS DO HOTEL AQUI

 

Anota ai:

  • Praça Eugênio Honold – Praia dos Ossos – Búzios – RJ
  • Tel.: +55 (22) 2623-5770 / +55 (22) 2623-2658
  • Facebook: Vila da Santa Boutique & Spa

***Nosso colunista Luis Felipe Di Mare ficou hospedado a convite do Hotel Vila da Santa***

 

O que fazer em Búzios:

Cinco recomendações:

  • Passear na Rua das Pedras e tomar um sorvete Itália
  • Ir nadando da praia dos Ossos até a Azeda e Azedinha
  • Comer um crepe no Chez Michou
  • Esticar na noitada nas boates Pacha ou Privilège.
  • Visitar as praias da Ferradura e João Fernandes (ir bem cedo)
Hotel da Santa - o que fazer em Buzios

Praia Azeda e Azedinha. Foto: G.Priebe via Flickr

 

Encontre hotéis em promoção em Búzios no Rio de Janeiro


Booking.com

 

 

Leia Mais:

Feriados 2018: As melhores viagens para fazer em cada feriado do ano

Um final de semana em Visconde de Mauá

O que fazer em um final de semana em Arraial do Cabo

7 lugares para visitar no Rio de Janeiro