Mais do que um parque de eventos, a Vila Germânica Blumenau é um complexo de 30 mil metros quadrados onde se realiza as mais tradicionais festas catarinenses.

Vila Germânica Blumenau – O local que ficou conhecido nacionalmente como PROEB na década de 80 e tornou-se um dos maiores Parques de Eventos de Santa Catarina. A Vila Germânica está aberta o ano inteiro para receber visitantes de várias partes do Brasil e do Mundo.

Ao todo são cerca de 30 mil metros quadrado de área, divididos entre pavilhões, cada um com um nome próprio. Eles são chamados setor Um, setor Dois, setor Três, Eisenbahn Biergarten, Ginásio Galegão, Centro de Convenções, Parque Ramiro e área externa.

O que você vai encontrar nesse post:

Na imagem vemos monumento decorativo com barris onde há uma placa com os dizeres "Blumenau - Brazil", e ao fundo vemos uma caminha de estilo germânico. Foto do site oficial Parque Vila Germânica.
Parte da Vila Germânica – Foto: Parque Vila Germânica

As icônicas casinhas com estilo germânico abrigam diferentes eventos e é palco de grandes festivais no local, durante o ano todo. Entre os festejos que acontecem no parque, os do setor cervejeiro e gastronômico são os de maior destaque.

Você também pode visitar a Vila Germânica para comer em um restaurante tradicional ou comprar produtos regionais, como lembranças da cidade ou itens relacionados aos colonizadores alemães. Outra ideia é, ainda, tomar um bom e diferenciado chope.

Recomendamos que você faça seu planejamento conforme a data que pretende visitar a cidade. A dica serve para os horários de funcionamento e atendimento ao público no período de baixa temporada, e também em relação à superlotação de hotéis na proximidade nos meses de alta temporada. Programe-se e venha se divertir!  


Alugar um carro é o jeito mais fácil de curtir a sua viagem! Confira as ofertas da Rent Cars e garanta seu transporte com o melhor preço do mercado!


  

O PARQUE VILA GERMÂNICA BLUMENAU

A estrutura tem seu próprio charme, desde construções em estilo enxaimel até as flores que embelezam os jardins ao redor da Vila Germânica. Tudo no local é encantador e nos remete à tradicional Oktoberfest, realizada lá mesmo todos os anos, no mês de Outubro.

Sem perder o encanto, a Vila também se transforma em datas comemorativas. Na Páscoa, acontece a Osterdorf Vila de Páscoa, sempre charmosa e colorida. O evento conta ainda com atividades especiais para crianças, e uma Parada de Páscoa com desfile dos principais personagens dessa festividade.

Vista de casas da Vila Germânica com arquitetura enxaimel, em dia de céu azul. Há mesas dispostas com cadeiras e guarda-sol ao ar livre para fregueses. Foto do site oficial Parque Vila Germânica.
A Vila Germânica – Foto: Parque Vila Germânica

No Natal, a Vila Germânica Blumenau se ilumina e contagia os visitantes com a Magia do Natal. O Papai Noel está sempre apostos para receber a todos e, apesar do calor no mês de Dezembro, durante o evento a Vila tem até uma Praça de Neve, com neve simulada para tornar o clima ainda mais fascinante.

Além dos eventos, que são muitos e dos quais vamos tratar nesse post, a Vila tem ainda muito a oferecer ao longo do ano inteiro. Continue por aqui para saber o que fazer na Vila Germânica quando visitar Blumenau, em Santa Catarina.

>> Leia mais opções e dicas de atrações no nosso post O que fazer em Blumenau

O QUE FAZER NA VILA GERMÂNICA EM BLUMENAU

O que fazer na Vila Germânica depende muito da época do ano que você escolher para visitar Blumenau. De forma geral você pode visitar o parque diariamente, das 8 às 23 horas, e se encantar com a beleza típica do local.

Mas vamos ao que interessa. Saber o que vai estar funcionando em cada horário é importante para você não acabar se decepcionando. Afinal, nem tudo abre às 8 horas da manhã e permanece aberto até às 11 horas da noite.

Os bares e restaurantes são os locais mais procurados e estão abertos diariamente das 11h às 23h. Já os Cafés, tradicionais da cidade e muito visitados, abrem das 8h às 21h. As lojas que vendem lembranças, trajes típicos e outros itens relacionados funcionam das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 18h aos sábados, domingos e feriados.

A entrada é gratuita quando não há eventos acontecendo. Para os períodos de feiras, festivais e eventos como a Oktoberfest, é preciso checar os valores de ingressos e os dias livres. Geralmente, o acesso à área externa durante o dia continua sendo gratuito. Porém, cada evento tem a sua particularidade.

Vista de loja de arquitetura estilo germânico no Parque Vila Germânica, em Blumenau, e de guarda-sol verdes em mesinhas de restaurante. Foto do site oficial Parque Vila Germânica.
Lojinha da Vila Germânica Blumenau – Foto: Parque Vila Germânica

EVENTOS NA VILA GERMÂNICA DURANTE TODO ANO

Simplesmente visitar a Vila Germânica em um dia qualquer já seria uma ótima opção para quem está em Blumenau. Mas a Vila tem todo um calendário de eventos distribuídos ao longo do ano, e você pode fazer seu planejamento pensando em participar das festas ou feiras que mais combinem com o seu estilo.

Selecionamos alguns dos principais eventos que acontecem todos os anos na cidade para você conhecer mais. Assim você escolhe qual mais se identifica e já começa a planejar a sua viagem.

Oktoberfest

A Oktoberfest é, com certeza, a mais famosa de todas as festas realizadas na Vila Germânica Blumenau. Realizada no mês de Outubro é considerada uma das maiores Festa Alemãs do mundo. São 19 dias de evento com muita música, dança, chope e gastronomia típica.

O clima da Oktoberfest vai além da Vila Germânica: toda a cidade se transforma para receber os visitantes, também chamados de foliões.

Realeza da Oktoberfest com Vovô e Vovó Chopão – Foto: Parque Vila Germânica

Osterdorf

Crescendo a cada ano, a Osterdorf é o evento que transforma a Vila Germânica em uma Vila de Páscoa. Uma festa para toda a família e com um toque especial para as crianças. A festa tem atrações como Pintura Facial e de Casquinhas, oficina de Osterbaum, que é a árvore de Páscoa, e o Mercado de Páscoa.

Assim como a Oktoberfest tem os desfiles, a Osterdorf oferece uma grande Parada de Páscoa, com personagens como o Coelhinho, a Cenoura e o Chocolate, que desfilam para o público e encantam a todos.

Na foto vemos 7 crianças com rostos pintados com nariz vermelho, bigode e dentinhos, usando orelhinhas de coelho feitas de papel, e duas mulheres adultas com orelhas de coelho de pelúcia. Foto facebook Vila Germânica.
Brincadeira na Osterdorf Blumenau – Foto: Facebook Vila Germânica

Magia de Natal

A Magia de Natal começa já no mês de Novembro na Vila Germânica. O Parque fica todo iluminado e o Papai Noel marca presença todos os dias para atender as crianças.

A Praça da Neve é mais uma atração desse evento, que proporciona até neve artificial para surpreender os visitantes. Passeios de trenzinho e o Mercado de Natal completam as atrações que se encerram no dia 30 de Dezembro.

Na foto vemos a decoração de Natal da Vila Germânica Blumenau, com árvore montada de presentes e luzes típicas. Foto do site oficial Parque Vila Germânica.
Decoração de Natal da Vila Germânica – Foto: Parque Vila Germânica

Festival, Concurso e Feira Brasileira da Cerveja

Os 3 eventos são realizados ao mesmo tempo no Parque Vila Germânica no mês de Março. Enquanto o Festival Brasileiro da Cerveja acontece nos Setores 1 e 2 da Vila, o Setor 3 se transforma em um grande centro de negócios do mercado cervejeiro.

Paralelamente também acontece o Concurso Brasileiro de Cervejas, hoje considerado um dos maiores do setor cervejeiro da América Latina, e o segundo maior do mundo em número de rótulos inscritos. Já imaginou poder experimentar uma infinidade de sabores cervejeiros do Brasil e do mundo em um mesmo evento?

Vista de público do Festival Brasileiro da Cerveja, em galpão do Parque Vila Germânica. No teto existem bandeiras da cerveja EisenBahn e fitinhas decotativas. Foto do site oficial Parque Vila Germânica.
O Festival Brasileiro da Cerveja – Foto: Parque Vila Germânica

Sommerfest

A Oktoberfest de Verão, realizada em Janeiro, é uma amostra do que você pode encontrar na cidade durante o mês. Gastronomia, música germânica e chope gelado para refrescar os dias quentes. A temperatura na cidade, nessa época, pode chegar a 35ºC com sensação térmica de mais de 40ºC.

Na imagem vemos um casal dançando em primeiro plano, com trajes típicos alemães. Ao fundo há mais casais e o público que os assiste. É noite e estão em área coberta. Foto do site oficial do Parque.
Dança típica alemã na Sommerfest – Foto: Parque Vila Germânica

Seguro Viagem Nacional também é importante! Viaje tranquilo com a cobertura do Seguros Promo, e tenha segurança mesmo em meio a contratempos!


ONDE COMER NA VILA GERMÂNICA BLUMENAU

A gastronomia é um dos principais atrativos da Vila Germânica durante todo o ano. Aliados aos sabores cervejeiros, os pratos típicos da região trazem o aroma e o encanto que todos buscam em uma cidade como Blumenau.

Já que começamos falando dessa combinação perfeita entre comida e cerveja, vale ressaltar uma das principais opções da Vila Germânica. Desde 2015, o Eisenbahn Bierhaus é uma das apostas de muitos visitantes.

O foco é a cerveja, mas o local foi construído para atender como um gastrobar durante o ano inteiro. Localizado no segundo piso do pavilhão, o Bierhaus tem uma estrutura que chama atenção logo de cara. A decoração remete a antigas estações ferroviárias e estradas de ferro, que deram inspiração à criação da marca Eisenbahn.

O Eisenbahn Bierhaus na Vila Germânica em Blumenau - Foto: @eisenbahnbierhaus via Facebook
O Eisenbahn Bierhaus na Vila Germânica em Blumenau – Foto: @eisenbahnbierhaus via Facebook

Lá você vai encontrar chopes de diferentes estilos, como Pilsen, Pale Ale, Dunkel e Weizenbier, além dos chopes Sazonais e uma carta completa de cervejas especiais. Na gastronomia, deixe-se surpreender por releituras de clássicos da cozinha alemã.

Ainda na estrutura do Parque Vila Germânica você vai encontrar opções de restaurantes que servem lanches como hambúrguer, cachorro quente e a famosa batata recheada.

Tem também outras opções no local onde são servidas apenas pratos típicos alemães, além do tradicional Café Colonial com doces e salgados de encher os olhos. E não somente os olhos! Fique atento ao horário de funcionamento dos locais conforme citamos no tópico anterior.

Na foto vemos um balde com cinco garrafas de cerveja diferentes. Foto do site oficial Parque Vila Germânica.

HOTÉIS PERTO DA VILA GERMÂNICA BLUMENAU

Prepare-se para muitas opções de hotéis em Blumenau, pousadas e hostels de diferentes estilos. Mas isso só se você estiver se planejando com bastante antecedência ou se pretende visitar Blumenau fora do período das grandes festas. A procura por hotéis é muito grande nos meses que antecedem a Oktoberfest, por exemplo.

As grandes e reconhecidas redes de hotéis do Brasil estão presentes na cidade e são muito bem localizadas. Você vai poder optar entre um hotel que te ofereça a vantagem de ir caminhando até a Vila Germânica ou alguma opção um pouco mais afastada que te ofereça mais a calmaria.

O Plaza Blumenau e o Slaviero Essential Hotel, por exemplo, ficam no Centro da cidade e estão a 4 Km de distância da Vila Germânica. A 700 metros de distância da Vila está a Pousada by Rieger que oferece bicicletas, café da manhã e piscina, sendo mais uma opção aos visitantes.

>> Leia mais no nosso um Guia Completo onde ficar no post Hotéis em Blumenau


Já reservou seu hotel em Blumenau? A fica cidade lotada para os eventos, então não deixe pra última hora! Clique aqui e escolha já o seu hotel pelo Booking!

Booking.com

O Parque Vila Germânica é um dos pontos indispensáveis para visitar em Blumenau, não acha? Comente aqui!

O que você PRECISA saber ANTES de ir para Blumenau

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira?

Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de partir para Blumenau.

Vamos lá? 

1) Seguro Viagem é INDISPENSÁVEL 

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Já pensou ter que pagar despesas médicas ou precisar desembolsar fortunas por contratempos na viagem? Nós já soubemos de diversos casos de pessoas que passaram por isso.

O Seguro Viagem Nacional é altamente recomendado, mesmo se o viajante já possuir convênio médico. Isso porque a maioria dessas coberturas são apenas regionais, e esse seguro cobre prejuízos de vários tipos além dos relacionados à saúde. Perda ou furto de bagagem e cancelamento de voos são alguns dos serviços acobertados. É um investimento baratinho que pode te livrar de problemas maiores que podem acontecer durante as férias!

Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.

#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional. 

Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 R$ 4/dia*
AT 10 BRASIL AT 10 BRASIL Assistência médica R$ 10.000 Bagagem extraviada R$ 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 6/dia*

2) Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

Booking.com

3) Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENT CARS

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é o maior comparador de aluguel de carro da América Latina, e a única no Brasil que compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos. Além disso, você pode pagar em até 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Vale ficar atento às ofertas da Rent Cars, pois sempre aparecem promoções de proteção de terceiros ou upgrades de categoria.

Obs: Prezamos muito pela credibilidade de nossas informações. Todos os sites que recomendamos acima são sites que já usamos, temos boas experiências e feedbacks de leitores!

Além disso, vale a pena conferir outras informações úteis para sua viagem para Blumenau:

Leia Também

Conheça o Beto Carrero World

O que fazer em Balneário Camboriú – 10 lugares para você visitar

15 passeios em Foz do Iguaçu fora do eixo turístico

9 ideias de viagens baratas nacionais e internacionais