Se você quer combinar um roteiro no Uruguai cheio de vinícolas, este é o post certo para você. Anotamos todas as dicas sobre as melhores vinícolas no Uruguai que você precisa visitar.
Das praias espetaculares de Punta Del Este e José Ignácio, à histórica Colonia del Sacramento, o Uruguai tem muito a se explorar de ponta a ponta. Durante as diversas atrações, a pausa para apreciar a gastronomia é praticamente indispensável. E o intervalo não deve ser apenas para encher colheres do famoso dulce de leche, mas também para conhecer as mais incríveis vinícolas no Uruguai.
É sobre uma boa taça de vinho que vamos falar hoje. Ou melhor – uma não – várias delas. Embarcamos na tradicional Rota do vinho no Uruguai, que é reconhecida mundialmente pelas uvas que harmonizam perfeitamente com as deliciosas carnes do país.
Separe sua taça e vamos lá conhecer as vinicolas Uruguai!
Neste post você vai ver:
- Os vinhos uruguaios
- A Rota do Vinho e as vinícolas no Uruguai
- Mapa das Vinícolas no Uruguai
- Vinícolas no Uruguai – Região de Montevidéu
- Vinícolas no Uruguai – Região de Punta del Leste
- Vinícolas no Uruguai na Fronteira com o Brasil
- Onde se hospedar quando visitar as vinícolas no Uruguai
- Seguro Viagem Uruguai
- Chip de celular para Uruguai
Os vinhos uruguaios
Os vinhos uruguaios são reconhecidos internacionalmente por combinarem muito com carnes. Entre as cepas, ou as variedades de uvas, que tem se destacado, está o Tannat.
Este tipo de uva tem uma característica intensa, séria e austera. Seu cultivo foi tão bem sucedido que o Uruguai se tornou o maior produtor mundial deste tipo de uva. Então fica a dica, tem que provar quando estiver por lá!
A uva Tannat é rica em resvaratrol, substância muito benéfica para a saúde, que auxiliando na redução do mau colesterol e no combate ao câncer. Ou seja, fazer uma viagem aos vinhedos do Uruguai é questão de saúde! Salud!
A Rota do Vinho e as vinícolas no Uruguai
A maior parte das vinicolas do Uruguai fica em Canelones e Montevidéu. A cerca de 40 minutos da cidade já é possível começar a rota e ir parando em cada uma delas para degustar vinhos, carnes, empanadas e outras delícias uruguaias.
#AnotaADica: Quebrar o roteiro da Rota do Vinho em dois dias é uma boa ideia. Assim, é possível fazer com calma o trajeto que as conecta.
A Rota das Vinícolas Uruguai pode começar e terminar em Montevidéu, capital uruguaia, ou você pode esticar para conhecer outras vinícolas próximas à Punta del Este, especificamente na região de Maldonado.
A boa notícia, para os Gaúchos, é que na fronteira com o Brasil – bem mais afastado das principais cidades do Uruguai – também tem uma vinícola que merece entrar na lista, na região de Riviera.
Escrevemos sobre cada uma delas abaixo.
Mapa das Vinícolas no Uruguai
Vinícolas no Uruguai – Região de Montevidéu
1 – Pizzorno Family Estates
Fundada em 1910 por Don Próspero José Pizzorno, a vinícola continua sob comando da família que leva o mesmo nome. Agora, administrada por um jovem inovador, Francisco Pizzorno, de apenas 25 anos. Sob seu comando, a propriedade se prepara para abrir agora em setembro uma pousada.
Fica em Canelones, a 20 km de Montevidéu, a vinícola é uma das mais seculares e tradicionais da região. Entre os destaques, está o icônico Tannat feito por maceração carbônica. Vale a pena a parada e a degustação.
Os pacotes variam entre 30 dólares, para uma degustação clássica com 4 vinhos ou com almoço por 35 dólares por pessoa. Se quiser algum mais exclusivo, a Pizzorno oferece a degustação premium, com direito a voo de helicóptero pelo vinhedo por 350 dólares por pessoa.
A vinícola também oferece hospedagem, a Pizzorno Lodge & Wine, com diárias a partir de R$ 360 com café da manhã incluso.
2 – Bodega Spinoglio
Uma das vinícolas que impressiona não só pela estrutura – mas também pela paisagem incrível. Ela é bonita desde a entrada até a hora da degustação.
A propriedade ainda possui máquinas antigas bem preservadas. O vinho da casa leva o nome de Valle de Las Lágrimas. Inclusive, é vendido no sul do Brasil.
Ele mistura três uvas tintas de guarda da vinícola. Para completar, vale ficar de olho para saber quando o casal Diego e Alejandra Spinoglio, que comandam a propriedade, vão lançar a pousada. Eles tem um projeto de construir quatro quartos dentro de antigos tonéis de concreto de 50 mil litros cada. Já imaginou?
Os pacotes variam entre 30 a 70 dólares por pessoa, todos com duração de 2 horas. Também existe a possibilidade de almoço harmonizado com os vinhos.
3 – Viña Varela Zarranz
Um casarão colonial e gigantes barris de roble francês fazem com que a passagem à vinícola pareça mais uma viagem no tempo. São 130 anos de historia desse vinicola no Uruguai.
A propriedade oferece visitas que mostram diversos contrapontos entre o antigo e moderno, como a linda e moderna sala de degustação que contrasta com os antigos barris que vinham de navio décadas atrás.
A vinícola é familiar e sofisticada. Ela ainda dispõe de curso de winemakers que pode ser feito por turistas. A Mariana, administradora de enoturismo no local, apresenta tudo com maestria. Vale a parada.
Os pacotes variam entre 30 a 75 dólares por pessoa, com duração de 2 a 3 horas dependendo da visita guiada escolhida. Também existe a possibilidade de almoço harmonizado com os vinhos.
4 – Viñedo de Los Vientos
Uma das vinícolas mais rústicas da rota do vinho no Uruguai, mas uma das mais aconchegantes também.
Na recepção, o casal responsável pela vinícola dá boas-vindas aos visitantes com deliciosas empanadas da casa. Depois, eles contam sobre o solo, a plantação e história do lugar. O local ainda fica em frente à uma igreja construída por Oscar Niemeyer.
Voltando aos vinhos, lá eles são feitos em um método inovador, utilizando uma técnica própria. O resultado são sabores originais que fazem sucesso.
5 – Bodega Marichal
A Bodega Marichal leva uma tradição que começa em sua construção, em 1938. Desde então, o local vem sendo administrado por quatro gerações da família.
Na visita guiada pela vinícola, conhecemos vinhedos, passamos pelo processo da vinificação na bodega e terminamos com uma ótima degustação de vinhos acompanhadas das famosas empanadas uruguaias.
O restaurante é outro destaque. Eles oferecem um almoço com carnes assadas e saladas frescas. Vale acompanhar também a sommelier e enóloga Lorena, que dá uma aula sobre vinhos na degustação.
A vinícola produz uma alta gama de uvas que vão além do Tannat, e passam pelo Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
6 – Establecimiento Juanicó e Familia Deicas
O Establecimiento Juanicó e famílias Deicas é uma das mais imponentes vinícolas do Uruguai e uma das mais antigas do país. É um destes lugares que a parada é obrigatória.
A estrutura é super bem conservada levando a mais uma viagem no tempo bem interessante.
Eles produzem vinhos que são sucesso entre os brasileiros. Um dos melhores é o Prelúdio, que vale a pena provar. O Don Pascual, feito por eles, é o vinho uruguaio mais vendido no país.
A visita guiada é bem bacana, feita pelo Pedro – um gaúcho especialista no assunto. Os pacotes variam entre 30 a 90 dólares por pessoa, se preferir oferecem também translado por 30 dólares.
Também existe a possibilidade de almoço harmonizado com os vinhos no restaurante da Bodega.
7 – Bodega Artesana
Para quem gosta de vinícolas modernas, a Bodega Artesana é uma excelente opção. O segredo da bodega está em produzir vinhos de alta qualidade em baixa escala.
A bodega é conhecida por produzir uvas Zinfancenário de filme e muita naturezadel, típica dos solos da Califórnia. Apesar de ser uma uva mais complexa para cultivar em solo uruguaio, o local entrega um vinho excepcional. Vale também degustar a geleia de uva Tannat – fica a dica.
A Bodega Artesana oferece dois pacotes de visitas guiadas. Degustação de 3 vinhos da vinícola a partir de 30 dólares. A outra opção é o almoço harmonizado com os vinhos a partir de 50 dólares por pessoa. O restaurante também oferece menu para crianças.
8 – Bodega Família Moizo
A Moizo é uma mistura de estilos. Ao mesmo tempo que é familiar, os donos são visionários com a mente nos negócios. Isso tudo faz com que a experiência seja ainda mais primorosa.
A vinícola é linda e bem preservada. Por lá, eles realizam diversos casamentos e festivais de uva Tannat com cordeiro e o festival da colheita. A dica é experimentar também o licor de tannat na vinícola.
9 – Vinícola Bouza
A Bodega Bouza é uma das mais conhecidas vinícolas no Uruguai, principalmente entre os brasileiros.
Ela é enorme e mantém uma técnica de produção de vinhos muito moderna. Eles fazem diversos controles de qualidade que começa na produção e vai até o engarrafamento. Também possuem um laboratório próprio para fazer testes de qualidade nas uvas. É um espetáculo à parte.
10 – Bodega De Lucca
Uma das mais antigas vinícolas do país, fundada em 1945. Ela fica na região de El Colorado, já no fim do “loop” dos vinhos. A propriedade é caracterizada por uma administração artesanal, cultivando um vinho de alto valor.
11 – Bodegas Carrau
A Bodegas Carrau trazem 266 anos de tradição vitivinícola familiar que viajou da Catalunha, na Espanha, ao Uruguai. Ela só fica a 17 km do centro da cidade e tem um lindo entorno.
Em um casarão colonial cheio de verde ao redor e vinhedo, é um dos estabelecimentos mais premiados do mundo com seus vinhos de alta qualidade.
Vinícolas no Uruguai – Região de Punta del Leste
12 – Alto de La Ballena
Perto de Punta del Este, uma das únicas vinícolas que valem a visita é a Alto de La Ballena. Além disso, é uma das raras propriedades de vinho que ficam entre o campo e o mar no país.
A região faz com que os vinhos fiquem mais frescos e leves. Inaugurada em 2000, a propriedade é moderna e produz edições limitadas de vinhos Merlot, Cabernet Franc e Syrah.
Vinícolas no Uruguai na Fronteira com o Brasil
13 – Bodega Cerro Chapeu
Longe das principais cidades uruguaias, mas do ladinho da fronteira com o Brasil, fica a Bodega Cerro Chapeu. O projeto é inovador e é por isso que vale destaque. Eles tem um processo feito por um projeto arquitetônico que funciona por gravidade.
Vale a pena conhecer se puder, nós não conseguimos desta vez mas ficamos com vontade. Eles tem um Tannat reconhecido em todo o mundo.
***Flávio viajou a convite do Ministério do Turismo do Uruguai.
Onde se hospedar quando visitar as vinícolas no Uruguai
Quando for visitar as vinicolas no Uruguai, o ideal é se hospedar em Montevideo. A cidade tem muitas opções de hospedagem para todos os perfis e bolsos.
Centro de Montevideo
O Centro da Montevideo pode ser uma opção, a região fica próximo a alguns pontos turísticos da cidade porém a noite é bem deserto.
Veja algumas opções de hotéis em Montevidéu:
- Hotel América ($): 3 estrelas, com café da manhã e estacionamento.
- Hotel Orpheo Express ($): 3 estrelas, próximo as principais ruas do centro. Com café da manhã incluso e estacionamento pago à parte
- Holiday Inn Montevideo ($$): 4 estrelas com piscina e café da manhã incluso e estacionamento pago à parte
- Albegue El Viajero($): é um dos mais charmosos e queridinhos da cidade
- Sofitel Montevideo Casino Carrasco & Spa – Nossa avaliação
>> Encontre aqui mais opções de hospedagem no Centro de Montevideo
Punta Carretas
Punta Carretas é um ótimo bairro para se hospedar, diferente do centro a região é bem moderna e urbanizada. Tem boas opções de restaurantes e compras.
Algumas opções de hospedagem na região:
- Charruas Hostel ($): quartos compartilhados com café da manhã pago à parte
- Cala di Volpe Boutique Hotel ($$): 4 estrelas na orla da cidade, com café da manhã e estacionamento incluso
- Sheraton Montevideo Hotel ($$$): 5 estrelas com vista para o Rio da Prata com café da manhã pago à parte
>> Encontre aqui mais opções de hospedagem na região de Punta Carretas
Pocitos e Buseo
Para quem quer curtir os ares praianos e caminhar na orla, Pocitos e Buseo são ótimas regiões para se hospedar.
Algumas opções de hospedagem na região:
- My Apartments by My Suites ($$): com uma pequena cozinha, wi-fi. Sem café da manhã e estacionamento pago à parte
- Ermitage Hotel ($$) ótimo custo benefício, à beira mar. Estacionamento incluso e café da manhã pago a parte
- Destino26 Hostel ($): com café da manhã incluso e ótima avaliação, super bem localizado
>> Encontre aqui mais opções de hospedagem em Pocitos
Carrasco
Já o bairro de Carrasco, é um bairro mais luxuoso e afastado do centro. Ótima região para encontrar hotéis 5 estrelas para curtir o clima da cidade, porém tem poucos opções de hospedagem.
Algumas opções de hospedagem na região:
- Sofitel Casino Carrasco ($$$): hotel 5 estrelas, construído num antigo cassino, tem piscina e spa. Café da manhã pago à parte
- Pedro Figari Boutique Hotel: 4 estrelas, perto da praia
- Hotel Bahamas ($): hotel 3 estrelas com café da manhã pago à parte
>> Encontre aqui mais opções de hospedagem em Carrasco
Gostou das nossas dicas de Vinicolas Uruguai? Conta aqui pra gente. E se você ficou com alguma dúvida, deixa nos comentários que a gente te ajuda!
Seguro Viagem Uruguai
Contratar um seguro viagem para o Uruguai é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS
Chip de celular para Uruguai
Que tal passar toda sua temporada no Uruguai 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade no Uruguai. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS
Nosso colunista Rodrigo também fez um tour pelas vinícolas do Uruguai e contou pra gente sua experiência, além de falar sobre alguns pontos turísticos do país também. Vale a pena conferir!
fevereiro 2, 2020
Obrigada pelas dicas tão bem organizadas sobre as vinícolas no Uruguai. Ajudou muito a organizar meu roteiro. Parabéns.
março 27, 2020
Fiquei em montevidéu por alguns dias e conheci a Bouza, por recomendação aqui Dicas de Viagem. Achei a vinícola fantástica, muito profissional e os tour muito bem feitos.
Já tinha ido a Concha e Toro, no chile, mas na época tinha achado o passeio muito “comercial”. Na Bouza achei bem mais “familiar”.
Em ambas fiz a degustação e achei os vinhos e a harmonização da Bouza muito melhores. Achei tão bacana o passeio por lá que fiz vários vídeos e fotos de toda a experiência. Se alguém interessar, tudo que vi lá coloquei no matheusd.com.br/blog/viagens/bodega-bouza-vinicola-montevideu/
março 30, 2020
Matheus, que legal seu relato (: Ficamos muito contentes por ter gostado da nossa dica!
Beijo!
novembro 19, 2021
Gostaria de saber se é só chegar nas vinicolas ou é necessário reserva para todas? Mesmo para uma visitação simples sem almoço, somente degustação
fevereiro 2, 2022
Olá,
Como chegar nas vinícolas que não possuem translado próprio? Carro por aplicativo, táxi?
Sei que a lei seca por lá é bastante rigorosa e, portanto, não dá para alugar carro para essa finalidade.
Obrigada.
fevereiro 8, 2022
Olá Tatiana tudo bem?
Eu não tenho o contato de um motorista ou empresa específica no momento para indicar. Com certeza em seu hotel será fácil conseguir boas indicações para este serviço. Assim dá pra curtir o passeio com mais tranquilidade e você pode inclusive planejar o dia para visitar mais de uma vinícola em seu roteiro.
maio 22, 2023
OLÁ TATIANA, VOCÊ CONSEGUIU CONTATO COM ALGUM MOTORISTA POR LÁ?
março 30, 2022
Excelentes dicas.
Seria legal também indicar bodegas wm Colonia del Sacramento
abril 18, 2022
Bom dia, como marcar degustação e / ou almoço nas vinicolas , Bouza, Juanico ( família Deicaa ) e Artezana, assim como a Garzon.
Obrigado
Silvio Silvano
55 21 999749668
maio 29, 2022
Muito bom.
Quero saber mais.
Obrigada.