Da série “coisas que você precisa fazer”: admirar o nascer do Sol tranquilamente enquanto passeia a bordo de um balão pela região central da Turquia.

Principal atividade da região da Capadócia, o voo de balão atrai milhares de pessoas durante todo o ano para Kayseri e Nevsehir (as principais cidades da área, onde você provavelmente ficará hospedado). Muitos vão somente por um dia, num verdadeiro bate-e-volta só para viver essa experiência única e maravilhosa. Nós aconselhamos você a ficar mais tempo. Entenda já o porquê e fique atento as outras dicas.

Não vamos entrar na história do balonismo que é um desporto aeronáutico que começou no século XVIII na França e hoje possui adeptos e fãs no mundo todo. Para turistas, o mais comum é o balão de ar quente (fogo!) que acabou se tornando uma atração turística famosa pelos quatro cantos.

voo de balão na capadócia

Leia Mais:

Pamukkale: tudo sobre o castelo de algodāo, na Turquia

Viajando pela Turquia: Ônibus ou avião?

Onde se hospedar em Istambul: Conheça o Basileus Hotel

A Capadócia é um dos principais destinos para quem deseja voar e existem várias empresas que oferecem o serviço. Todo cuidado é pouco na hora de escolher a companhia. O Mochilando aceitou o convite da Kapadokya Balloons  e embarcou sem medo nenhum de ser feliz.

Já sabe as datas da sua viagem? Então, faça a reserva antecipada por aqui.

É importante agendar logo para o dia seguinte de sua chegada, já que o clima pode interferir e acabar com os seus planos. Existe uma regulamentação e as condições climáticas precisam estar adequadas para o levantar dos voos. Chuvas e ventos fortes não são bem-vindos por lá. Durante nossa estadia (quatro dias) somente um deles foi propício. Isso é super normal, por isso o vapt-vupt nessa viagem pode ser uma furada.

voo de balão na capadócia

PASSO A PASSO:

1) Após o contato com a Kapadokya Balloons, você irá receber um email com algumas informações úteis e dicas de vestimenta – que variam muito de acordo com as estações do ano. Alguns dias antes do seu voo eles irão te escrever novamente para confirmar o horário que te buscarão no hotel. Prepara-se para madrugar. Normalmente, eles passam nos hotéis por volta das 04:30 da manhã.

2) A van te busca e te leva para uma espécie de QG deles, onde é servido café da manhã (#comilando) e são dadas algumas informações básicas do passeio. É uma espécie de check-in no solo. Feito isso, embarque novamente na van dessa vez sentido balão.

3) Chegando no ponto de partida você verá vários tipos de balão. A empresa possui 22 balões no total e oferece três tipos de passeios. Standard (voo de 45 até 65 minutos com capacidade de 20 pessoas), Deluxe (uma hora e meia de voo com menos pessoas, entre 10 e 14) e Private (ao gosto do cliente – muita gente faz voo privado de casamento, de aniversário e também como evento coorporativo).

4) Hora de subir! A decolagem é feita antes do amanhecer e os balões levantam voo logo ao nascer do sol, em uma região a cerca de 10 minutos de carro do centro de Göreme. Lindo para ver o sol aparecendo atrás das montanhas. A ascensão do balão se dá pelo aquecimento do ar atmosférico, que ao ficar menos denso eleva o balão. O nosso piloto Vural explicou isso e muito mais durante todo o trajeto. Medo? Zero! Curtição? Total! O visual espetacular é repleto de de formações rochosas que foram e ainda se transformam de maneira natural com a erosão, chuvas e alterações climáticas.

5) Depois de uma hora passeio pelo céu aberto chega o momento da aterrissagem. O piloto controla tudo minuciosamente e nem sentimos quando a “cesta” chegou a terra firme. Nesse momento uma equipe da empresa aparece com carros de apoio e trabalham em conjunto para desinflar o envelope (como chamam o balão) e preparar a “festa”.

6) Tim tim! A festa é um momento de celebração muito bacana que eles preparam com muito carinho. Tudo acontece ali mesmo no ponto do pouso. Rola brinde com espumante e entrega de certificado personalizado.

7) Hora de dar tchau! O momento de retorno pro hotel é logo após os mimos, por volta as 08h. A mesma van bonitona e super confortável te levará até a porta do seu hotel. Ainda em tempo pro café da manhã (o segundo do dia).

voo de balão na capadócia

voo de balão na capadócia

voo de balão na capadócia

Trânsito de Balões no céu da Capadócia

voo de balão na capadócia

Infos Úteis:

– Reserve com antecedência (repetição necessária)
– Se programe para ficar pelo menos 3 noites na Capadócia
– Voe com a Kapadokya Balloons – eles possuem todas as certificações e são a primeira empresa de balão da Turquia
– Use roupas confortáveis e tênis
– Leve câmera e pau de selfie
– Dependendo do clima leve também um casacão e uma echarpe
– Coloque o despertador pra tocar (no meu caso foram várias vezes!)
– Tente negociar o preço, se estiver em grupo será ainda mais fácil (estamos falando de mais ou menos 150 euros por pessoa)

voo de balão na capadócia

Na hora de desinflar o balão corremos para mais fotos 😉

voo de balão na capadócia

Certificado de Voo da Kapadokya

Contatos:

KAPADOKYA BALLONS
Endereço: Kapadokya Balonculuk, TR-50180 Göreme, Nevşehir, Türkiye
Telefone: +90 (0) 384 271 24 42
Email : [email protected]
Instagram: @kapadokyaballoons

FLY!!!

E aí, está preparado para o seu voo de balão na Capadócia? Comente aqui 🙂