Tudo que você precisa saber para subir a bordo de um balão de ar quente na Capadócia, região central da Turquia.

A Capadócia é um dos principais destinos para quem deseja voar e existem várias empresas que oferecem o serviço. Todo cuidado é pouco na hora de escolher a companhia. O Dicas de Viagem aceitou o convite da Kapadokya Balloons  e embarcou sem medo nenhum de ser feliz.

Principal atividade da região da Capadócia, o voo de balão atrai milhares de pessoas durante todo o ano para Kayseri e Nevsehir (as principais cidades da área, onde você provavelmente ficará hospedado). Muitos vão somente por um dia, num verdadeiro bate-e-volta só para viver essa experiência única e maravilhosa.

Nós aconselhamos você a ficar mais tempo. Entenda já o porque e fique atento às outras dicas.


Contrate seu seguro viagem com desconto!
Ganhe 10% off com o cupom DICASDEVIAGEM5 + pagamento em boleto.
Clique aqui e aproveite!


voo de balão na capadócia

Não vamos entrar na história do balonismo que é um desporto aeronáutico que começou no século XVIII na França e hoje possui adeptos e fãs no mundo todo. Para turistas, o mais comum é o balão de ar quente (fogo!) que acabou se tornando uma atração turística famosa pelos quatro cantos.

Já sabe as datas da sua viagem? Então, faça a reserva antecipada por aqui.

voo de balão na capadócia

É importante agendar logo para o dia seguinte de sua chegada, já que o clima pode interferir e acabar com os seus planos. Existe uma regulamentação e as condições climáticas precisam estar adequadas para o levantar dos voos.

Chuvas e ventos fortes não são bem-vindos por lá. Durante nossa estadia (quatro dias) somente um deles foi propício. Isso é super normal, por isso o vapt-vupt nessa viagem pode ser uma furada.

voo de balão na capadócia

Passo a Passo:

1) Após o contato com a Kapadokya Balloons, você irá receber um email com algumas informações úteis e dicas de vestimenta – que variam muito de acordo com as estações do ano.

Alguns dias antes do seu voo eles irão te escrever novamente para confirmar o horário que te buscarão no hotel. Prepara-se para madrugar. Normalmente, eles passam nos hotéis por volta das 04:30 da manhã.

2) A van te busca e te leva para uma espécie de QG deles, onde é servido café da manhã (#comilando) e são dadas algumas informações básicas do passeio. É uma espécie de check-in no solo. Feito isso, embarque novamente na van dessa vez sentido balão.

voo de balão na capadócia

3) Chegando no ponto de partida você verá vários tipos de balão. A empresa possui 22 balões no total e oferece três tipos de passeios. Standard (voo de 45 até 65 minutos com capacidade de 20 pessoas), Deluxe (uma hora e meia de voo com menos pessoas, entre 10 e 14) e Private (ao gosto do cliente – muita gente faz voo privado de casamento, de aniversário e também como evento coorporativo).

4) Hora de subir! A decolagem é feita antes do amanhecer e os balões levantam voo logo ao nascer do sol, em uma região a cerca de 10 minutos de carro do centro de Göreme. Lindo para ver o sol aparecendo atrás das montanhas.

A ascensão do balão se dá pelo aquecimento do ar atmosférico, que ao ficar menos denso eleva o balão. O nosso piloto Vural explicou isso e muito mais durante todo o trajeto. Medo? Zero! Curtição? Total! O visual espetacular é repleto de de formações rochosas que foram e ainda se transformam de maneira natural com a erosão, chuvas e alterações climáticas.

voo de balão na capadócia

Trânsito de Balões no céu da Capadócia

5) Depois de uma hora passeio pelo céu aberto chega o momento da aterrissagem. O piloto controla tudo minuciosamente e nem sentimos quando a “cesta” chegou a terra firme. Nesse momento uma equipe da empresa aparece com carros de apoio e trabalham em conjunto para desinflar o envelope (como chamam o balão) e preparar a “festa”.

voo de balão na capadócia

6) Tim tim! A festa é um momento de celebração muito bacana que eles preparam com muito carinho. Tudo acontece ali mesmo no ponto do pouso. Rola brinde com espumante e entrega de certificado personalizado.

7) Hora de dar tchau! O momento de retorno pro hotel é logo após os mimos, por volta as 08h. A mesma van bonitona e super confortável te levará até a porta do seu hotel. Ainda em tempo pro café da manhã (o segundo do dia).

voo de balão na capadócia

Infos Úteis:

  • Reserve com antecedência (repetição necessária)
  • Se programe para ficar pelo menos 3 noites na Capadócia
  • Voe com a Kapadokya Balloons – eles possuem todas as certificações e são a primeira empresa de balão da Turquia
  • Use roupas confortáveis e tênis
  • Leve câmera e pau de selfie
  • Dependendo do clima leve também um casacão e uma echarpe
  • Coloque o despertador pra tocar (no meu caso foram várias vezes!)
  • Tente negociar o preço, se estiver em grupo será ainda mais fácil (estamos falando de mais ou menos 150 euros por pessoa)
voo de balão na capadócia

Certificado de Voo da Kapadokya

Contatos:

KAPADOKYA BALLONS

  • Endereço: Kapadokya Balonculuk, TR-50180 Göreme, Nevşehir, Türkiye
  • Telefone: +90 (0) 384 271 24 42
  • Email : [email protected]
  • Instagram: @kapadokyaballoons

FLY!!!

E aí, está preparado para o seu voo de balão na Capadócia? Comente aqui 🙂

Leia Mais