Fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre como funciona o WhatsApp no exterior

Um dos principais aplicativos de comunicação do mundo, e especialmente do Brasil, o WhatsApp é indispensável para todo bom entendedor. Seja a lazer ou a trabalho, este aplicativo está bem presente no cotidiano de todo brasileiro. Assim, é muito importante entender como usar o WhatsApp no exterior, afinal, como você avisará sua família e amigos que chegou bem ao destino?

Por isso criamos este guia para tirar todas as suas dúvidas sobre como o WhatsApp funciona fora do país e o que você precisa saber a respeito de dados de roaming e de chip internacional. Antes de tudo, porém, vale uma observação relevante: verifique se o seu celular é desbloqueado e compatível com a rede de internet do país que pretende visitar.

Hoje em dia, a maioria dos aparelhos são adaptados às frequências tanto nacionais quanto internacionais, porém alguns modelos mais antigos podem não ser compatíveis. Por isso, vale a pena conferir essa informação ao ligar diretamente para sua operadora e perguntar. 😉

Agora que já estamos devidamente preparados, é só rolar a tela e descobrir como usar seu WhatsApp no exterior:

WhatsApp do Brasil funciona no exterior?

celular android detiatdo em cima de uma mesa azul, com a tela inicial do aplicativo Whatsapp aberto.
A melhor forma de garantir acesso a internet para usar o WhatsApp no exterior é por meio de um chip internacional – Foto: Mourizal Zativa via Unsplash

O WhatsApp funciona no exterior desde que tenha uma internet disponível para se conectar, seja por wi-fi, dados de roaming ou por meio de um chip internacional. Assim, se você contratar um plano da sua operadora nacional ou comprar um chip no local do seu destino, ou que apenas utilize o wi-fi disponível no hotel em que ficar hospedado, o WhatsApp funcionará normalmente, como se você estivesse no Brasil.

Dessa forma, se você deseja ter acesso à internet fora do Brasil, a maneira mais barata de garantir é por meio de um wi-fi. Alguns aplicativos, como Instabridge e Wi-Fi Finder, auxiliam na procura por uma rede gratuita e desbloqueada. Porém, não é em todo lugar que você encontrará uma, especialmente em pontos turísticos abertos ou mais afastados.

Outra forma é por meio dos dados de roaming fornecidos pelas operadoras brasileiras em parceria com empresas internacionais. A internet é de melhor qualidade se comparado a uma rede de wi-fi, no entanto, conta com taxas muito altas, saindo bem mais caro do que contratar um plano local, por exemplo.

Por fim, a melhor forma de garantir acesso a internet para usar o WhatsApp no exterior é por meio de um chip internacional. Há várias empresas confiáveis que estão no mercado e vendem chips de qualidade, com internet ilimitada, roteador e até ligações e SMS disponíveis no plano. Uma delas é a America Chip, com cobertura em cerca de 200 países e parcerias com as melhores operadoras telefônicas do mundo.

Confira os chips internacionais oferecidos pela America Chip.

Países que proibiram o WhatsApp

Alguns países não permitem o uso do WhatsApp por causa de questões políticas e/ou de segurança, como é na China e na Coréia do Norte, e como já aconteceu em Cuba.

Nessas situações é possível usar uma VPN (Rede Privada Virtual, traduzido ao português) que permite celulares se conectarem a redes wi-fi desconhecidas de maneira protegida, garantindo acesso ao WhatsApp. Existem várias VPNs disponíveis, tanto gratuitas quanto pagas. Porém, é recomendado que tenha a precaução de não acessar contas de banco ou de disponibilizar seu cartão de crédito online.

Como usar o WhatsApp no exterior

Quem deseja usar o WhatsApp no exterior pode optar por usar uma rede wi-fi disponível, ou os dados móveis do roaming, ou mesmo comprar um chip internacional online ou no local da viagem. Assim, o aplicativo vai funcionar contanto que tenha uma internet disponível.

O mais indicado é comprar um chip internacional para poder usar o WhatsApp no exterior, uma vez que nem sempre é possível encontrar uma rede wi-fi confiável, e que os dados de roaming custam bem mais caro.

Dessa forma, se você escolher comprar um plano online vai encontrar chips pré-pagos e internet ilimitada, sem ter que alterar o número de seu telefone. Agora, se você preferir comprar um cartão SIM de operadora local, vai precisar pesquisar quais são as opções disponíveis no país, descobrir onde há uma loja para comprá-lo, trocar de número e depender do atendimento ao cliente.

Veja todos os planos de chip de viagem.

Como manter o mesmo número de WhatsApp no exterior

tela com fundo escuro de um celular, mostrando diversos aplicativos
Quem deseja usar o WhatsApp no exterior pode optar por usar uma rede wi-fi, ou dados móveis do roaming, ou um chip internacional – Foto: Amin Moshrefi via Unsplash

Ao contratar o chip de celular internacional da America Chip, por exemplo, você não precisa trocar de número para usar o WhatsApp. Assim que inserir o novo chip e reiniciar seu aparelho, basta responder “NÃO” para o aplicativo quando ele perguntar se deseja mudar para o novo número.

Essa mensagem só aparecerá uma vez, logo após a ativação do chip. Depois disso, o WhatsApp poderá ser utilizado normalmente com seu número nacional durante toda a viagem, sem perder nenhuma mensagem ou contato. 😉

Como ativar seu WhatsApp no exterior?

O aplicativo WhatsApp passa a funcionar no exterior a partir do momento em que há uma internet disponível, ou seja, não precisa configurar ou ativar nada. No entanto, como mencionado acima, caso você tenha adquirido um novo chip para usar na viagem é necessário responder “não” ao aplicativo quando perguntar se você deseja mudar seu número.

O que é o roaming de dados no WhatsApp?

O roaming de dados é o serviço oferecido pelas operadoras telefônicas para fornecer cobertura internacional aos seus clientes. Ou seja, é somente através da ativação do roaming de dados que as ligações, o SMS, a internet e o WhatsApp do seu celular funcionam fora do Brasil.

É um serviço pago, normalmente, com taxas altas porque a operadora precisa fazer parcerias com outras empresas internacionais para que você tenha acesso a essa cobertura. Contudo, apenas a ativação do roaming não gera cobranças, somente habilita as configurações do celular para que o serviço possa acontecer.

Assim, há diferentes planos ofertados no mercado. Alguns cobrem apenas internet, outros incluem SMS e outros oferecem o pacote completo: internet, ligações internacionais e SMS. Tudo vai depender de qual operadora e chip você escolher.

Garanta internet ilimitada para sua viagem.

Qual o melhor plano de roaming internacional?

Um dos melhores planos de roaming internacional pode ser adquirido por meio da empresa America Chip, que oferece chips com parceria nas principais operadoras telefônicas do mundo, como a T-Mobile e a Vodafone, por um preço mais em conta e acessível.

Outra forma para adquirir o roaming no exterior é através das operadoras nacionais. Lembrando que é importante ficar atento a taxa cobrada pelo serviço. Você pode buscar sua operadora e planos internacionais disponíveis logo abaixo:

  • Chip Vivo no exterior
  • Chip Claro no exterior
  • Chip Oi no exterior
  • Chip Tim no exterior
  • Vivo Travel
  • Passaporte Claro

Confira os preços oferecidos nos planos internacionais da America Chip.

Como ativar os dados de roaming?

Os dados de roaming podem ser ativados nos aparelhos Android ao acessar: Configurações > Mais Configurações / Conexões > Redes Móveis > Dados Em Roaming > Ativar e pressionar OK.

Já os dados de roaming do Iphone podem ser ativados ao acessar: Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares > Roaming de Dados > Ativar Voz e Dados > Selecione 4G.

É importante reforçar que, para que a internet funcione, é preciso habilitar o roaming de seu aparelho. Ao contrário do que muitos pensam, você não paga nada além por habilitar os dados de roaming. Apenas passa a permitir que a internet seja utilizada sem problemas no seu celular.

Quanto custa um chip de celular internacional?

mesa branca vista de cima com um celular android aberto no aplicativo Whatsapp, em cima de quatro nota nigerianas de diferentes valores
Use um cupom de desconto da America Chip para garantir um preço mais econômico – Foto: Benjamin Dada via Unsplash

O chip internacional que possibilita usar o WhatsApp no exterior custa a partir de US$ 31. Esse preço varia de acordo com o destino planejado e com a quantidade de dias contratados para usar durante a viagem.

Você pode conferir o valor diretamente na plataforma online da America Chip, onde é possível calcular o preço dos dias juntamente com o frete. Além disso, a taxa de IOF é fixa em 0,38% e você pode parcelar tudo no cartão de crédito.

Cupom de desconto America Chip

Se quiser receber 10% off no valor total dos seus planos, basta digitar o cupom de desconto DICASDEVIAGEM no seu carrinho de compras da America Chip. Assim, você garante ótima qualidade de internet para sua viagem, com o melhor preço do mercado.

Conheça os planos de chip de celular internacional disponíveis.

Como comprar um chip internacional para celular?

O melhor lugar para comprar um chip de viagem é online. Assim, é possível começar sua viagem com o chip já em mãos e funcionando. Uma boa dica é comprar o chip internacional da America Chip, um site confiável e transparente que oferece ótimos planos e atendimento pessoal 24h por dia.

Basta acessar a plataforma online e fazer sua compra. Você escolhe qual plano deseja, insere quantos dias ficará no exterior e a data do início da viagem, e então efetua sua compra. Depois disso, é só esperar o chip chegar em sua residência. Ou, se optar pelo cartão de chip virtual, só precisa esperar chegar o dia da viagem para ativar seu produto.

A seguir você pode conferir um passo a passo de como comprar um chip internacional pela America Chip:

  1. Entre no site e escolha qual plano se adequa ao seu destino
  2. Defina a quantidade de dias conforme sua viagem – Escolha quantos dias ficará no exterior
  3. Informe a “Data de ativação” – Coloque a data do início da viagem
  4. Clique no botão COMPRAR
  5. Informe seu estado para cálculo do frete
  6. Defina quantos chips deseja comprar
  7. Insira todos os seus dados pessoais
  8. Acrescente o cupom de descontoDICASDEVIAGEM – Garanta 10% off em qualquer plano
  9. Insira as informações de pagamento – É possível pagar com cartão de crédito à vista ou parcelado com taxas, ou com PIX
  10. Confirme todas as informações e finalize seu pedido – Uma vez finalizado e confirmado, o pedido será entregue no seu endereço em até 10 dias úteis.

Confira quais planos de chip internacional de celular estão disponíveis.

Melhores empresas de chip internacional

Se você ainda está em dúvida sobre qual chip de celular escolher, pode separar um tempinho para conhecer melhor as empresas que fornecem planos internacionais. Abaixo você encontra nossa avaliação sobre cada uma, e descobre por conta própria se vale a pena confiar nelas ou não.

Dúvidas frequentes

Como usar WhatsApp do Brasil no exterior?

Quem deseja usar o WhatsApp no exterior precisa garantir que o aparelho tenha internet disponível, seja por meio de wi-fi, dados de roaming ou através de um chip pré-pago local.

WhatsApp funciona na Europa?

Sim, o WhatsApp funciona na Europa, desde que tenha internet disponível para seu celular, o aplicativo passa a funcionar normalmente. Tanto para enviar mensagens de voz, fazer ligações ou mesmo vídeo-chamadas. Confira tudo o que precisa saber sobre o WhatsApp no exterior.

Como usar celular do Brasil na Europa?

Quem deseja usar o celular na Europa precisa garantir um chip internacional. O ideal é comprar um plano de internet 4G ilimitada, como o chip Vodafone, por exemplo. Conheça alguns planos internacionais.

Como manter o mesmo número em outro país?

Ao inserir o novo chip internacional no celular, reinicie seu aparelho e responda “Não” para o WhatsApp assim que ele perguntar se deseja mudar para o novo número. Essa mensagem só aparece uma vez, logo após a ativação do chip. Depois disso, o WhatsApp no exterior funciona normalmente.

Chip brasileiro funciona no exterior?

Os chips brasileiros funcionam normalmente no exterior, porém o roaming internacional oferecido pelas operadoras nacionais – como Tim, Vivo, Claro e Oi, tem uma tarifa de plano mais cara quando comparada ao gasto investido em um chip internacional de empresas como America Chip, Best Buy Sim e O Meu Chip.

Como habilitar meu celular para usar no exterior?

A melhor forma de usar seu celular no exterior é comprando um chip internacional. Você paga um valor fixo por um plano de internet 4G ilimitada, disponível para seu acesso durante toda a viagem. Conheça alguns planos internacionais.

Como saber se meu celular aceita chip internacional?

Uma boa dica é conferir a frequência de rede do país que vai visitar, para comparar com a banda do modelo de seu telefone. Essa consulta pode ser feita no manual do celular ou mesmo no site do fabricante. Confira mais detalhes sobre o chip internacional para celular.

WhatsApp funciona nos EUA?

Sim, o WhatsApp funciona nos Estados Unidos, desde que tenha internet disponível para seu celular, o aplicativo funcionará normalmente. Tanto para enviar mensagens de voz, fazer ligações ou mesmo vídeo-chamadas. O ideal é comprar um plano de internet 4G ilimitada, como o chip T-Mobile, por exemplo. Conheça alguns planos internacionais.

Como ativar o WhatsApp nos EUA?

Para ativar seu WhatsApp nos EUA basta habilitar a internet no seu celular, seja através de um wi-fi, dados de roaming ou por meio de um chip internacional. Caso opte por comprar um novo chip para usar o WhatsApp no exterior, basta responder NÃO ao aplicativo quando perguntar se você deseja mudar para o novo número.

WhatsApp funciona em outro país?

O WhatsApp funciona perfeitamente em outros países, basta ter internet disponível para poder se comunicar com quem quiser, em qualquer parte do mundo. Saiba mais detalhes sobre o WhatsApp no exterior.

A ligação internacional do WhatsApp é gratuita?

É sim, toda ligação de voz e videochamada do WhatsApp é gratuita, basta ter internet disponível para completar a ligação. Uma boa dica é contratar um chip internacional pela America Chip que oferece ótimos planos com internet ilimitada durante toda a viagem. Conheça alguns planos.

Como ativar o roaming internacional?

Para ativar os dados de roaming em aparelhos Android acesse: Configurações > Mais Configurações ou Conexões > Redes Móveis > Dados Em Roaming > Ativar e pressionar OK. Para ativar os dados de roaming em aparelhos Iphone acesse: Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares > Roaming de Dados > Ativar Voz e Dados > Selecione 4G.

Tem WhatsApp em outros países?

O WhatsApp funciona normalmente em qualquer país desde que a internet esteja habilitada, seja por wi-fi ou dados de roaming ou por um chip internacional. Veja como funciona o WhatsApp no exterior.

Qual país não usa o WhatsApp?

Alguns países não permitem o uso do WhatsApp por causa de questões políticas e de segurança, como é na China e na Coréia do Norte, e já aconteceu em Cuba. Em situações como essa é possível usar um VPN que permite celulares se conectarem a redes wi-fi desconhecidas de maneira protegida, garantindo acesso ao WhatsApp. Saiba mais sobre o WhatsApp no exterior.

Onde comprar chip internacional no Brasil?

O melhor lugar onde comprar um chip internacional é online. Assim, é possível começar a viagem com o chip já em mãos e funcionando. Uma boa dica é contratar pela America Chip, site confiável e seguro que oferece ótimos planos e atendimento pessoal 24h durante toda a viagem.

Tem chip de celular internacional barato?

Tem sim, você pode encontrar bons planos e preços de chip internacional para celular na America Chip ou na Best Buy Sim. Vale ressaltar que os chips são vendidos em dólar e os preços variam de acordo com o destino e a quantidade de dias contratados para usar. Veja mais detalhes.

Quanto custa um chip de celular internacional?

O chip de celular internacional custa, em média, a partir de US$ 31. Esse preço varia de acordo com a quantidade de dias da viagem e do destino desejado. Confira esse valor na plataforma online da America Chip, e receba 10% off nos seus planos ao inserir o cupom de desconto DICASDEVIAGEM.

Onde encontro promoção de chip internacional?

É possível comprar um chip de celular com preço promocional na America Chip ao inserir o cupom de desconto DICASDEVIAGEM no seu carrinho de compras. Dessa forma, você garante 10% off no valor total.