Cidades históricas, ruínas maias, vulcões por todos os lados, paisagens naturais exuberantes e muita cultura são as principais atrações do país. Confira tudo o que você precisa saber para fazer turismo na Guatemala. 

A Guatemala está longe de ser um país muito buscado para o turismo. Por ser desconhecida, se torna um destino muito exótico, cheio de segredos à serem desvendados e muitas paisagens incríveis ainda reclusas (ainda bem!). Cidades históricas, ruínas maias, vulcões por todos os lados, paisagens naturais exuberantes e muita cultura são as principais atrações do país.

A Guatemala é um país da América Central, vizinho do México, Belize e El Salvador. As principais atrações da Guatemala ficam na costa oeste do país, onde fica a capital Cidade da Guatemala, ao lado de cidade histórica Antigua.

Turismo na Guatemala: O que você precisa saber antes de ir

Quando ir?

Se você estiver pensando em marcar uma viagem de turismo na Guatemala, é bom se preparar para visitar o país na melhor época do ano. Os meses entre em outubro e novembro são os melhores para fazer as trilhas nos parques nacionais, conhecer os vulcões e ruínas do país.

O que fazer por lá?

Oeste da Guatemala:

Antígua

Patrimônio mundial da UNESCO, a cidade de Antígua vale a visita para conhecer as ruas cheias de prédios e construções coloniais, aliados com cafés e restaurantes gostosos para um entardecer de sol. Vale a pena conhecer a Escola San José por lá.

Onde se hospedar: Good Hotel Antigua Cobertura

Para se hospedar, nossa dica é ficar no Good Hotel Antigua Cobertura. Localizado no centro da cidade, o Good Hotel Antigua Cobertura é um dos mais bem avaliados pelos viajantes no Booking.com. Não é a toa: além da excelente localização, tem um serviço impecável, quartos que parecem retirados dos boards mais bonitos do Pinterest e um preço que cabe no bolso.

Good Hotel Antigua Cobertura

Chichicastenango

Rodeado por vales com montanhas em todo o horizonte, Chichicastenango parece estar isolada no tempo e espaço do resto da Guatemala. O clima por lá tem um pouco de magia e história, e o passeios pelo grande mercado que acontece de quinta à domingo vale muito a pena.

Flickr: Pedro Szekely

Lago de Atitlán

O lago mais famoso do país – e talvez o mais incrível – é um dos ‘musts’ para os viajantes que fazem turismo na Guatemala.

onde se hospedar no lado de atitlan hotel casa palopo guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Volcán de Pacaya

Um dos vulcões mais ativos da América Central, o Vulcão Pacaya é de fácil acesso – a 2.500 metros. É possível fazer fazer caminhadas para conhecer o vulcão ou até fazer uma excursão à cavalo por lá.

Leste da Guatemala:

Parque Nacional Tikal 

Na costa leste do país, ficam os Parques Nacionais com ruinas maias em meio à florestas tropicais. O parque nacional de Tikal tem uma ruína de 44 metros em meio ao verde da floresta. É lindo!

roteiro pela guatemala Foto: Clarissa Moliterno

Tikal

Turismo na Guatemala: O que você precisa saber antes de ir . onde ficar na guatemala las lagunas boutique hotel Foto: Clarissa Moliterno

Tikal

Parque Nacional Yaxhá

Com 37 mil hectares de áreas preservadas, o Parque Nacional Yaxhá é o mais visitado do país e faz fronteira com o parque Tikal. Ele fica em um relevo entre dois grandes lagos, o Lago Yaxhá e o Sacnab.

Nossa colunista Clarissa Moliterno foi à Guatemala e compartilhou o seu roteiro pelo país. Confira no post Organizando um Roteiro pela Guatemala.

E você, já sabe onde fazer Turismo na Guatemala? Comente aqui!