Amazonas

Como conhecer uma tribo indígena na Amazônia

Me aventurei por três semanas na Amazônia brasileira e conheci seus encantos e mistérios. Viajei de Manaus a Santarém e explorei um pouco os arredores destas duas grandes cidades. O que mais me encantou por lá foi a visita a uma tribo indígena chamada ‘Dessana Tucana’, que fica localizada logo as margens do Rio Negro, na Amazônia Brasileira.

Rio Negro

Como chegar lá?

Essa visita pode ser organizada diretamente na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas. O acesso à tribo é apenas de barco. Porém, existem diversos passeios e pacotes diários em agências locais que podem te levam até eles. Se você optar por uma visita independente ou uma visita mais longa, é possível organizar diretamente com o chefe da tribo.

Como é a visita

Tivemos uma recepção super amistosa, fomos apresentados a cultura e costumes da região. Para começar a visita e entrar de cabeça neste novo universo, participamos de uma cerimônia e uma dança junto aos índios.

A tribo possui trabalhos lindos de artesanato e adora receber pessoas de fora. Não a toa: eles dependem do turismo para sobreviver.

Tribo Dessana Tucana Amazônia

Considerações da visita

Se você está pensando em ir ao Amazonas para ver índios selvagens e lugares inexplorados: este não é o passeio. É possível sim ter essa experiência por lá, mas o processo é muito mais complicado.

A tribo Dessana Tucana é mais civilizada, mas seus membros ainda preservam seus costumes e cultura, deixando a experiência muito rica e sem nada a desejar.

Galeria de Fotos

Vou mostrar o motivo: compartilho com vocês algumas das fotos que tirei durante essa minha visita:

Ficou com vontade de ir e ter essa experiência ? Conta aqui pra gente.

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem nacional é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Leia Mais

Diego Imai

Fotógrafo e mochileiro low budget. Viajando e trabalhando por diferentes lugares do mundo nos últimos 12 anos com um único objetivo, continuar viajando. Colecionador de histórias e de fotos pelos mais de 50 países que já passou, têm uma maneira muito simples de ver a vida. Se a sua vida fosse um livro, você acharia interessante ler? diegoimai.com | Instagram: @godiego

View Comments

  • Boa tarde!
    gostei muito das suas fotos.
    Como fazer pra falar diretamente com o chefe da tribo Dessana Tucana?
    Onde conseguir o transporte de barco até esta tribo?

    Fico grato em saber as informações.
    Jordão

    • Oi Jordão!
      Para falar com o chefe da tribo, você precisa ir até o porto no centro de Manaus de onde saem os passeios de barco. Essa tribo recebe muitos grupos turistícos e os próprios barqueiros entram em contato com o chefe, caso você planeje ficar lá mais do que o passeio permite. É super simples porém tudo negociado diretamente com o barqueiro que entra em contato com o chefe da tribo! :)

      • Linda experiência, belas fotos!
        Quanto vc acha que sairia uma "pernoite", se eu agendasse com um barqueiro??

        obrigada!

      • Olá Diego! Tudo bem?
        Primeiramente venho lhe parabenizar pelo belíssimo trabalho...
        Eu represento o Amazon trilhas, uma pequena agência de Turismo que opera na região Amazônica..
        Nosso principal pacote é realizar o sonho de nossos clientes de conhecer a Amazônia.
        Tudo que o cliente imaginar e sonhar em fazer na Amazônia, nos esforcaremos para fazer dês de que não agrida a natureza e sua cultura.

        Mais informações:
        amazontrilhas@gmail.com
        Whatsapp:
        092 99189-0855 / 092 99475-5674

      • Oi Diego, boa tarde! Vc poderia me mandar o seu email de contato? Obrigada!
        Aguilene Benicio

  • Olá, estarei indo janeiro p Manaus e gostaria muito de visitar essa tribo. Como faço para chegar lá e o preço??? obrigada.

    • Oi Alessandra! Essa tribo ela é parte de um passeio de um dia. O passeio custa cerca de 150 reais e visita diferentes lugares, a tribo sendo um desses. Você pode reservar o passeio através de seu hotel, agencias ou diretamente com os barqueiros no Porto central de Manaus. É super simples e muito legal o passeio!

  • ola,gostaria muito de conhecer alguma tribo indígena,mais queria uma tribo mais afastada,no porto de Manaus consigo ter algum contato para outras tribos mais afastas ?para ficar mais de uma semana?

    • Acho que quanto mais afastado mais difícil o acesso, depende muito do contato que você está buscando com os índios, mas ai eu aconselho você a procurar organizações que trabalham diretamente com eles! Não sei te responder se você consegue contatos pra outras tribos ali no Porto de Manaus, mas vale a tentativa né! Boa sorte!

  • Oi William, eu acho que a visita a tribo que está inclusa no passeio de um dia é suficiente, acho que qualquer período maior, deve ser negociado diretamente com o chefe da tribo de acordo com suas vontades!

  • Oi Diego Imai estou pra ir em manaus , gostaria de sabe como faço pra fazer esse passeio na tribo , preço tudo sou do Estado do Rio de janeiro

  • Conheci um projeto de uma tribo que está terminando a construção de uma casa para abrigar turistas. Me disseram que lá vc poderá ficar pelo tempo q desejar e viver com eles o dia a dia e participar inclusive dos rituais de xamanismo.

  • Parabéns pelas fotos! Acabei de voltar de uma viagem a Manaus e tive a alegria de visitar esta tribo. A viagem vale a pena e os passeios são maravilhosos. Fiquei muito emocionada com a recepção dos Tuyuka, que apresentaram 3 danças e ainda prepararam alimentos p/ experimentarmos. Não deixem de conhecer nosso país e nossa cultura!

  • Olá, estarei fazendo um mochilão em Manaus, gostaria de passar alguns dias convivendo com os indígenas, seria possível? como é um mochilão não pretendo gastar muito, pois o mochilão será estilo hippie. desde já agradeço

Recent Posts

Patagônia Chilena – Roteiro por Chaitén, Futaleufú e Palena

Em uma área com mais de 2.800 km de extensão, existem inúmeros roteiros para conhecer…

14 horas ago

10 motivos para fechar um intercâmbio agora mesmo

Poucas coisas na vida são tão enriquecedoras quanto uma viagem. Melhor ainda, é quando essa viagem…

14 horas ago

Como ser voluntário pelo mundo

Se você quer uma experiência de viagem diferente, contribuindo com a comunidade ou negócios locais…

14 horas ago

11 Melhores lugares do mundo para ver a Aurora Boreal

Poucos cenários são tão românticos como esse: um pedido de casamento, no frio da Noruega,…

14 horas ago

De mala pronta! O que levar para a trilha

Um dos maiores desafios da minha viagem recente ao Peru foi, sem dúvida, fazer a…

14 horas ago

O que levar para o Salar de Uyuni

A primeira vez que ouvi falar sobre o Salar de Uyuni foi há mais de…

14 horas ago