Imprevistos acontecem e o nós do Mochilando sabemos disso. Principalmente quando se trata de viagens. Para você não cair no stress de viagens que surgem de última hora, nós te explicamos aqui como tirar um passaporte de emergência de forma fácil e sem burocracias.
Felizmente, está cada dia mais tranquilo tirar passaporte no Brasil. Antes de tudo, você sabe se a sua necessidade exige mesmo um passaporte de emergência? Atualmente, você consegue tirar um passaporte normal em 10 dias em São Paulo, por exemplo. Caso você precise viajar de um dia ou uma semana para a outro, aí sim você precisa de um passaporte de emergência.

como tirar passaporte de emergencia

Veja o passo a passo para aquisição do seu passaporte de emergência e todas as dicas de como fazer esse processo para ter uma viagem tranquila:

Requisitos para aquisição

Você precisa ser um cidadão que necessite do passaporte para viagem de urgência e que não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega nas hipóteses:

– Catástrofes naturais;
– Conflitos armados;
– Necessidade de viagem com urgência por motivo de saúde do requerente, cônjuge ou parente até segundo grau;
– Para proteção do patrimônio;
– Necessidade de trabalho;
– Ajuda humanitária;
– Interesse da Administração Pública;
– Situação emergencial que não pode ser adiada e a demora acarretaria em grave transtorno ao requerente;

Documentos Necessários

– Documento de identidade para maiores de 12 anos;
– Documento comprovando a situação emergencial;

Procedimentos

– Preencher o formulário de solicitação de passaporte que você pode encontrar aqui;
– Juntar os documentos necessários que falamos acima;
– Vá até um posto da Polícia Federal mais próximo portando o protocolo e a documentação exigida, o funcionário de plantão vai avaliar o pedido e se liberado vai ser emitido uma guia de pagamento (GRU) referente a taxa.
– A taxa para aquisição do passaporte emergencial é maior (R$ 334,42 enquanto a taxa comum é de R$ 257,25) e o prazo de validade é apenas um ano! Entrega em 24 horas independente de agendamento.

Para anotar: Em São Paulo o passaporte de emergência é emitido apenas no posto localizado no prédio da Superintendência Regional, na Lapa. No Rio de Janeiro é apenas no posto localizado no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

Para mais informações acesse o site da Polícia Federal.

Mesmo com todas essas dicas não vai dar tempo de tirar o passaporte? Veja aqui e aqui os destinos que não exigem visto para a entrada de brasileiros no país.