Um guia completo para planejar sua viagem pelo Brasil. Anote as dicas e aproveite muito!

Viajar pelo Brasil é uma aventura sem igual. O território é um dos mais vastos e completos que você vai encontrar no mundo. De norte a sul, as paisagens, as pessoas e a cultura são tão variadas, que é difícil acreditar que tudo é do mesmo país. E justamente por ser uma terra miscigenada, de muita riqueza natural e histórica, é também uma viagem espetacular.

Pode ser difícil ter tempo para desbravar todas as regiões brasileiras em uma só ida, mas esse é um bom pretexto para planejar inúmeros passeios pelos mais diferentes estados desse país tão rico.

Como diz uma máxima bastante conhecida: devemos primeiro viajar pelo Brasil, para depois conhecer o restante do mundo. É uma ideia realmente interessante, afinal, o país é praticamente um mundo inteiro por si só, tamanha grandeza de seus lugares e cenários.

Sem dúvida, o Brasil é um território especial, com regiões de características distintas mas igualmente ricas, que juntas formam uma nação de culturas e costumes misturados únicos.

Confira nosso guia completo sobre o país logo abaixo.

Destinos em Alagoas

Destinos na Bahia

Destinos no Ceará

Destinos no Paraná

Destinos no Rio de Janeiro

Destinos em São Paulo

O que fazer no Brasil

Num país tão grande como o Brasil, fica fácil se perder entre tantos destinos. Uma boa dica para planejar a viagem é dividir o planejamento entre as 5 regiões, que costumam concentrar nuances de cultura e território semelhantes entre seus estados.

Região sul

No sul do país você vai encontrar as partes mais frias do Brasil. Em algumas cidades, durante o inverno, é possível ver até neve. Mas não se engane: por ser um país tropical, o frio lá não dura muito, e se resume mesmo às estações mais geladas.

Boas dicas para conhecer são as cidades de Curitiba, Morretes e Foz do Iguaçu, no Paraná; Florianópolis, Blumenau, Balneário Camboriú, Bombinhas e Penha (onde fica o Beto Carrero World), em Santa Catarina; e Porto Alegre, Gramado, Canela e Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul.

Região sudeste

A área que concentra o maior número de metrópoles é a sudeste, onde se encontram a grandiosa São Paulo e a famosa Rio de Janeiro. Além de serem capitais, os estados homônimos às duas maiores cidades do país também possuem ótimos destinos.

Em SP, Atibaia, Campos do Jordão e Olímpia são ótimas recomendações, e Maresias, Ubatuba e Ilhabela boas opções para quem busca o litoral. Já no RJ, Visconde de Mauá e Petrópolis são bons destinos para o friozinho, e as praias são ótimas em Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Ilha Grande, Paraty e na própria capital.

Outro lugar super charmoso é Minas Gerais, com uma cultura interiorana que conquista os corações de quem visita. Além de Belo Horizonte, a capital e grande centro econômico, outras cidades como Ouro Preto, Capitólio, Tiradentes, Gonçalves e Monte Verde garantem ótimas viagens.

Região centro-oeste

A região da capital do país é a centro-oeste, mas há muito mais para explorar além de Brasília e do Distrito Federal. O estado de Goiás, por exemplo, guarda surpresas incríveis, como a Chapada dos Veadeiros e a cidade de Caldas Novas.

Há muita natureza preservada e destinos ecológicos nos outros estados da região também, que são chamados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A cidade de Bonito, por exemplo, é um dos mais famosos destinos de ecoturismo da América do Sul.

Região nordeste

Ahhh, o nordeste, a região do litoral paradisíaco e de uma cultura calorosa que encanta seus visitantes. São nove estados banhados pelo oceano atlântico, com gastronomia incrível e diversos pontos turísticos para conhecer. Difícil mesmo é decidir por onde começar a viagem.

A Bahia é um dos estados mais visitados, com cidades como Salvador, Porto Seguro, Trancoso, Ilhéus, Itacaré e Arraial D’ajuda para conhecer, além do distrito de Caraíva, as ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, e praias como a Praia do Forte e a Costa do Sauípe.

O litoral do Ceará é um dos mais visitados, com destinos como Jericoacoara, Fortaleza e Canoa Quebrada. O Maranhão, com os Lençóis Maranhenses e Atins também são uma boa pedida, assim como o Delta do Parnaíba, no Piauí, que fica entre os Lençóis e Jeri, na chamada Rota das Emoções.

Pernambuco também não deixa a desejar, sendo Recife, Porto de Galinhas e a ilha de Fernando de Noronha bem procuradas. O Alagoas possui uma faixa litorânea incrível, com Maceió, Maragogi, Barra de São Miguel e São Miguel dos Milagres as cidades mais visitadas. Já no Rio Grande do Norte, Natal e São Miguel do Gostoso são ótimos destinos.

Região norte

O norte do Brasil é uma região lembrada especialmente por conta da Floresta Amazônica. Mas ela não é a única que se destaca pela natureza rica, já que os estados dessa parte do país guardam outras surpresas. O Monte Roraima, em Roraima, e o Jalapão, no Tocantis, são desses lugares surpreendentes.

Por fim, a capital do Amazonas, Manaus, é outra cidade que vale a pena ser visitada.\

O que comer pelo Brasil

A culinária brasileira é super variada em seus estados. No sul do país, é comum encontrar muita carne assada ao estilo gaúcho, e também o famoso chá de chimarrão. No sudeste, a feijoada é o prato de destaque, além do mate com biscoito globo, muito comuns nas praias do Rio de Janeiro.

Em Minas Gerais, a comida de roça predomina, mas a comida mais famosa é mesmo o pão de queijo. No nordeste, os pratos bem temperados como acarajé, vatapá e moqueca são as especialidades, além da conhecida tapioca que vai tão bem no café da manhã. Já no norte, vale a pena experimentar as delícias à base de peixe feitas por lá.

Leia mais:

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro no Brasil

Alugar um carro no Brasil é uma excelente ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. A empresa compara as melhores locadoras disponíveis e deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Temos alguns posts super completos com dicas sobre o aluguel de carro nas principais cidades do país. A gente explica como funcionam as estradas, quais as documentações necessárias e muito mais. Vale a pena conferir!

Leia todas nossas dicas:

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para todo o Brasil

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o Brasil – ou de um estado para outro, dentro do país -, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Praia dos Naufragados, em Florianópolis, Brasil
O sul do Brasil também tem um belo litoral – Foto: Unsplash