Tanzânia

Zanzibar: Um paraíso escondido na Tanzânia

O arquipélago pertencente a Tanzânia é dividido em duas grandes ilhas: Pemba e Unguja, sendo a última a mais popular e turística. O acesso é super fácil. Caso queira fazer uma viagem para Zanzibar existem voos diários e Ferry Boats de Dar Es Salaam (cidade costeira mais próxima) que levam e trazem turistas todos os dias.

Para quem prefere voar, o aeroporto fica a cerca de cinco minutos de Stone Town, centro de Zanzibar, e ponto de partida para quem está de chegada na ilha.

Viajar para Zanzibar é saber que lá é um ponto super conhecido pelo Kitesurf. Então prepare-se para ver, além dos turistas, muitos praticantes que enchem a praia e colorem os oceanos.


Não esqueça do seguro viagem!
Clique aqui e contrate o plano ideal para sua trip pelos melhores preços!


Nascer do sol em Paje Beach
Por do Sol

Antes de ir a Zanzibar

Para chegar em Zanzibar é preciso percorrer um longo caminho. Do Brasil até lá não existem voos diretos, então é preciso analisar qual opção de escala é melhor. A mais comum é feita em Johanesburgo, na África do Sul, e de lá os viajantes voam até a maior cidade da Tânzania, chamada Dar Es Salam.

A segunda parte da viagem, até a ilha de Zanzibar, pode ser feita tanto de voo, quando de barco. O trajeto de ferry é mais comum, porém leva um pouco mais de tempo.

Vale lembrar que, para entrar na Tanzânia, é preciso solicitar um visto de turista, que pode ser pedido online mesmo, pelo site eservices.immigration.go.tz.

Como se Locomover em Zanzibar

Você pode cruzar a ilha em transporte público, no famoso Dala Dala. Uma combinação de ônibus com caminhão que carrega pessoas exprimidas na parte traseira. Se você tem malas grandes ou mais de 1,80m de altura, você não vai gostar da experiência.

O custo sim faz valer. Uma viagem desta custa certa de 1500 a 2000 shillings – moeda local, um pouco menos de 1 dólar Americano. Mas já vi turistas sendo cobrados até 4000 com a desculpa que tem de pagar pela bagagem.

Fique atento, isso não é verdade: o único fato é que em Zanzibar, como em muitos outros lugares, turistas são sempre alvos de exploração e oportunismo.

Barco a vela
Estrela do mar na praia de Zanzibar
Formação de chuva na praia

Custo de Viagem para Zanzibar

O dinheiro é o Shilings e nada é muito barato por lá, mas é possível fazer a viagem ser um bom custo-benefício. Eu gastei, em quase 15 dias, cerca de 500 reais.

Um táxi para cruzar a ilha, por exemplo, chega a cobrar 30 até 40 dólares americanos, mas se você tem mais pessoas para compartilhar o preço baixa por cabeça.

Já no aeroporto internacional, que recebe voos diretos da Europa, chegam a cobrar 50, 60 dólares americanos num táxi para te levar às praias. Ou seja, os taxistas aproveitam-se dos recém-chegados!

Então se você quer economizar, se prepare para uma aventura e suba num Dala Dala!

Qual idioma é falado em Zanzibar?

A língua oficial é o Swahili e o inglês. Porém, ainda existem em alguns lugares, muitos que não dominam a língua americana. Depende de onde você estiver. Mas a maioria da população sabe se comunicar em inglês, já que é uma necessidade devido a todo o turismo da região. Então você não deverá ter grandes problemas.

Stone Town, A Cidade Principal

Stone Town é a cidade principal, no centro da ilha, e uma cidade histórica, popular pela arquitetura. Formada por pequenas vias que se cruzam sem direção e formam um labirinto onde é impossível não se perder.

Por lá, você irá se deslumbrar com prédios muito antigos e portas incrivelmente lindas e trabalhadas, onde cada uma conta uma história com seus desenhos.

Andar por essas vias me fez lembrar muito de Varanasi, na Índia (o lugar mais mágico que já visitei). Por um lado, a impressão que ficou é a de Stone Town como Varanasi, porém sem tanta riqueza espiritual e cultural que você vê na Índia.

Stone Town

Mercado Principal de Stone Town

Stone Town tem um mercado famoso que é a principal atração. Porém, não se engane: o passeio em si não é especial.

O mais interessante que vi foi a parte dos peixes, que é um pouco mais atraente visualmente, e a parte de açougue, onde haviam, por exemplo, cabeças de ovelhas com olhos abertos. Era algo diferente que deixava um clima mais pesado no ambiente.

O clima e ambiente não é dos mais favoráveis para um turista. Então não é muito fácil se sentir a vontade no meio de tanta gente e bagunça, principalmente quando você é fotógrafo e quer fotografar quase tudo que vê.

Açougue Zanzibar
Açougueiro em Zanzibar

Se você quer ir a um mercado que vale a pena, fica a nossa dica: a principal atividade para o turista depois de passar o dia se perdendo pelas vielas é ir até o Mercado de frutos do mar.

Vá no fim de tarde, é lá que muitos turistas se reúnem para se deliciar com a comida local e pescada no dia. Imperdível.

Mercado de Peixes
Comerciantes de Zanzibar
Mercado de Temperos

Dois dias em Stone Town está de bom tamanho.

Viajar para Zanzibar é saber que as praias são o principal atrativo dali e um dia na cidade já te faz doer o coração. O bom mesmo é descobrir as belezas naturais da ilha.

Praia do Pajé

Fiquei hospedado por 12 dias na costa sul/leste da ilha, numa praia chamada Pajé. Sem dúvida, uma das melhores praias em que já estive – talvez a melhor de todas.

A areia é tão branca que chega a doer os olhos. O mar com seus intervalos de maré baixa e alta dão a à praia dois ambientes diferentes.

Maré baixa em Zanzibar

Algumas pessoas acham horrível quando a maré baixa, pois você tem de caminhar um bocado até encontrar água suficiente para se refrescar.

Isso porque a temperatura fora d’água é muito alta e a vontade é de ficar dentro do mar o dia todo. Sinceramente num cenário desse, é impossível reclamar.

Quando a maré começa a subir ela traz consigo uma temperatura mais agradável. Além disso, canoas e pescadores vão e voltam junto com a maré em busca de peixes, polvos, lagostas e caranguejos.

Maré alta na Pajé Beach
Pescadores em Zanzibar
Colheita de frutos do mar

Por lá, os locais tentam reunir turistas em diferentes hotéis e/ou hostels para fazer um famoso churrasco de peixe.

A estratégia é a seguinte: eles tentam juntar grupos para assinar uma lista e assim que conseguem um número suficiente de pessoas, preparam um banquete incrível de frutos do mar. Então se for abordado por alguém com essa intenção, você não vai se arrepender.

Onde Ficar em sua Viagem para Zanzibar

O hostel em que me hospedei, New Teddys Place, fica com o pé na areia e tem um atendimento e localização excelentes!

Caminho do hostel para a praia
Hostel visto por dentro

O que Fazer em Zanzibar

Na ilha existem dezenas de tours que você pode fazer. O bom é que você não precisa reservar nada com antecedência. Pode ficar tranquilo que não importa onde estiver, alguém vai te abordar tentando te convencer a experimentar um dos passeios deles.

São todos super amigos e a abordagem é muito engraçada. Você percebe que todos agem igual, chegam como amigos e de repente começam a te oferecer todo tipo de atividade.

Locais oferecem passeios para os turistas em Zanzibar

Os tours mais populares que vi são:

  • Dolphin Tour: Nadar com golfinhos no sul da ilha nadar c
  • Blue Safari: Curtir um snorkel num banco de areia no meio do mar e depois devorar um belo almoço em uma das ilhas próximas.
  • rison Island: Aprender e visitar um pouco mais da cultura e história local, além de ver as gigantes tartarugas (tortoises) que só existem em Zanzibar.
  • Spice Tour: Conhecer a fundo a origem dos temperos típicos da região. Spice é um produto e marca registrada daqui da ilha.

E aí, preparado para fazer uma viagem para Zanzibar? Comente aqui!

O que você PRECISA saber ANTES de ir para África

Você está cheio de coisas para pensar e ainda tem que planejar a viagem inteira? Ou já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com alguns itens que você não pode esquecer antes de embarcar. Vamos lá? 

Já comprou sua passagem aérea?

Onde Comprar: Vai de Promo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para África, vale dar uma olhadinha no site Vai de Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Já marcou sua hospedagem?

Onde Comprar: BOOKING.COM

Se você ainda não marcou sua hospedagem, a dica é comparar hotéis, hostels e pousadas através do Booking.com. Essa é a maior plataforma de reservas de hotéis do mundo, garantindo uma experiência segura e ótimas ofertas em acomodações.

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

Seguro viagem Zanzibar

Onde Comprar: SEGUROS PROMO

Contratar um seguro viagem Zanzibar  é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Chip de celular para Zanzibar

Que tal passar toda sua temporada em Zanzibar 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Zanzibar. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Alugue carros com os melhores preços

Onde Alugar: RENTCARS

Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.

Além disso, fique muito esperto ao fechar com outros comparativos de locadoras de carro. Isso porque os preços geralmente são cobrados em dólar e fecham com o seu cartão. Se o dólar subir, o preço do seu aluguel de carro também sobe.

Diego Imai

Fotógrafo e mochileiro low budget. Viajando e trabalhando por diferentes lugares do mundo nos últimos 12 anos com um único objetivo, continuar viajando. Colecionador de histórias e de fotos pelos mais de 50 países que já passou, têm uma maneira muito simples de ver a vida. Se a sua vida fosse um livro, você acharia interessante ler? diegoimai.com | Instagram: @godiego

View Comments

  • Olá, boa noite !!!! Preciso saber se a Tanzânia exige visto para brasileiros ? Saberia informar se é tranquilo para um viajante sozinho ? Obrigado ! Abço

  • Ameiiiiii seu post!!!! Estou em Zanzibar e "peguei" varias dicas no seu blog! Olha que legal, de hoje até dia 14 está rolando um festival de música africana, fica a dica para os próximos mochileiros: http://www.busaramusic.org

  • Oi Diego,

    Tudo bem?
    Vou pra Zanzibar em agosto com uma amiga e ficaremos por lá 9 dias.
    Acha que vale a pena ficarmos todos os dias no mesmo hostel ou vale ficar em outra praia alem de paje?
    Outra coisa, vi no site do hostel que ele tem um bar que fica aberto todos os dias, o bar é animado?
    A área de Nungwi tem mais ofertas de bares e restaurantes? Tem uma vida noturna mais viva? Como somos 2 mulheres em um pais muçulmano estamos um pouco reticentes.
    obrigada

    • Não fica todos os dias na mesma praia não! Dá uma rodada pra conhecer a ilha toda, e se ficar em uma só, fica longe pra conhecer os outros locais.

      A área de Nungwi tem mais ofertas de bares e restaurantes que as demais sim, de noite fica tudo mais aberto, no restante da ilha não é bem assim, apenas em Stone Town também.

      Quanto a ser um país muçulmano, pode ir tranquila, evita roupas curtas nas áreas urbanas apenas, e não ande de roupa de banho nas vilas próximas as praias, nos demais lugares é bem tranquilo.

      Segue uma sugestão de roteiro de 9 dias na tanzânia, se vc for ficar só em Zanzibar, desconsidera os dias continentais.

      http://cincocantos.com.br/tanzania-roteiro-perfeito-em-9-dias/

  • Olá! Estou me programando para ir a Zanzibar, como pretendo ficar 4 noites, seria interessante dormir 1 noite em Stone Town? Vc acha que dá pra conhecer a cidade em 1 dia?

    • Oi Juliana!! Da pra conhecer a cidade sim em uma dia! Ate pq nao vale a pena sacrificar dias de praia quando só se tem 4! hehe

  • Diego, bom dia ! Tenho um dia em Dar Es Salam livre, já no outro pego o voo cedo de volta. É possível sair um dia de Dar Es Salam, ir para Zanzibar e voltar no mesmo dia, vale a pena ? Parabéns pelo blog. Super legal

    • Fala Rafael!
      Eu acho super dificil, se não me engano o ferry de Dar Es Salaam leva cerca de 4 horas ate Zanzibar! E não é toda hora que sai! Então pra ir e voltar no mesmo dia acho complicado, você teria muito pouco tempo pra aproveitar na ilha. Vc chegaria em Zanzibar e precisaria pegar um taxi ou um dala dala (tipo um mini onibus publico) pra te levar ate alguma das praias! Mas dê uma olhada nos horarios de ferry, etc e veja se vale a aventura!

  • Olá boa noite,
    Estou a pensar ir para Zanzibar no final de Abril, já alguém foi nesta altura?

  • Olá Kellen....vou para Zanzibar dia 15 março preciso de dicas por favor
    Vou ficar 2 dias stone town e depois quero ir para um resort mas ainda não sei qual alguma sugestao???

  • olá espero que você esteja certo Eu só queria salientar que eu sou um guia profissional de língua portuguesa na Tanzânia com muitos anos de experiência um freelancer que trabalhou com vários clientes felizes e satisfeitos de Portugal Brasil e de todo o mundo e eu ' Ficaremos felizes em trabalhar com você a qualquer momento, se você sentir que precisa de algum serviço de nós, obrigado e tenha um bom dia com os melhores cumprimentos.

  • Muito bom mas não falou se precisa visto, e qual melhor jeito de ir pra lá saindo do brasil. Mas excelente texto,

    • Oi, Miguel! Sim, você vai precisar de um visto para entrar na Tanzânia, mas ele é eletrônico - você pode solicitá-lo pelo link eservices.immigration.go.tz.
      A forma mais fácil de chegar em Zanzibar é voando do Brasil até Johanesburgo, depois até Dar Es Salam (já na Tanzânia), e por fim há duas opções até o destino final: de avião, ou de ferry.
      Obrigada pela sua contribuição, vamos acrescentar essas infos no post :)

  • Olá, ótimas dicas. E em termos de segurança? É uma boa opção para uma família com 2 filhos? Obrigada

Recent Posts

Pontos turísticos da Inglaterra: 19 lugares para visitar

Apesar dos principais pontos turísticos da Inglaterra estarem na capital, Londres, existem muitos passeios bacanas…

57 minutos ago

Chalés Românticos em Santa Catarina: 13 Lugares de Charme

Um dos destinos mais repletos de atrativos turísticos no Brasil é Santa Catarina, com um…

1 hora ago

Quando ir para Ushuaia: Clima e o que fazer em cada estação

Quando ir para Ushuaia na Patagônia Argentina, é sempre uma questão de quem está planejando uma…

16 horas ago

O Melhor Hotel do Mundo Está em Gramado: Conheça o Colline De France!

O melhor hotel do mundo fica no Brasil, mais especificamente em Gramado. O Hotel Colline…

17 horas ago

O que fazer em Nova York: O guia completo das melhores atrações

Já sabe qual será o seu roteiro durante sua viagem pela Big Apple? Há muito…

17 horas ago

Onde comer bem e barato na cidade do Porto, Portugal

Se você está planejando uma viagem a Portugal, não deixe de ir ao Norte. Apesar…

18 horas ago