É só olhar o mapa das Filipinas e você verá que são mais de 7000 ilhas para você escolher em um dos países mais bonitos do continente asiático.
Pra quem quer fazer turismo nas Filipinas, esse lugar é um prato cheio para qualquer amante de praias de areia brancas, mar de água cristalina, quentinha e que fazem o fundo de tela do seu computador gritar por uma visita. Eu passei 45 dias por lá e selecionei, sem ordem de preferência, as melhores praias e ilhas das Filipinas para quem quer se aventurar pela mais nova sensação da Ásia nas próximas férias.
Esteja prevenido com seguro viagem!
Ter um seguro na hora do aperto faz toda diferença.
Clique aqui e adquira o seu (use o cupom DICASDEVIAGEM5 para 5% off)
Então vamos para as 16 dicas de lugares incríveis aproveitar um bom turismo nas Filipinas:
1) White Beach e Diniwid Beach em Boracay
É na White Beach onde tudo acontece em Boracay. Se você é chegado em relaxar numa praia durante o dia e dançar até o amanhecer, aqui é o seu lugar. Durante a manhã a praia fica relativamente tranquila com algumas famílias e os sobreviventes da noite anterior. Você poderá curtir o dia tomando um sol, um shake de buko (água de coco) ou comendo em um dos ótimos restaurantes localizados na areia.
O pôr do sol, principalmente assistido a bordo de um paraw – barquinho típico das Filipinas – é uma experiência incrível. Também é o horário em que os barcos dos passeios chegam e, portanto, é quando a praia fica realmente lotada de turistas, principalmente os chineses, que não querem tomar sol durante o dia.
E durante a noite, a White beach se transforma em festa! São dezenas de bares e baladas enfileirados. Tem até luau ao som de tambores e batuques para quem não quer mergulhar de cabeça na festança todas as noites.
#Dica: o segredo, principalmente para o pôr do sol, é caminhar em direção à Diniwid Beach, a praia vizinha e de fácil acesso. Além da caminhada ser particularmente agradável, o pôr do sol fica muito mais especial de lá, sem centenas de pessoas disputando o mesmo metro quadrado para tirar uma selfie.
Fica aqui também registrado o alerta: se você não curte badalação, Boracay talvez não seja a sua versão de paraíso. A praia é bastante comercial e tem até um Starbucks com o pé na areia. Caso contrário, se hospede no Mad Monkey. Faça muitos novos amigos e siga para a festa, que começa ali mesmo, no bar e piscina do hostel. O noite fica pequena depois de doses de rum local e uma passada no Exit Bar e Epic Club.
2) Salagdoong Beach em Siquijor
Siquijor não é exatamente uma ilha que se destaca pelas praias, mas a Salagdoong é parada obrigatória. Ela é famosa pois é possível pular de um penhasco de 10 metros diretamente no mar e a vista de lá é daquelas que vai ficar na memória.
E o melhor! Não precisa nem se preocupar com o choque térmico. A água tem uma temperatura muito agradável. Somente cuidado para subir de volta diretamente pela escada, que é escorregadia e estava um pouco solta durante a minha visita. Prefira voltar pela praia, que não é de areia fina mas de conchas e pedras.
3) Balicasag em Bohol
Normalmente a visita a essa ilha é feita a partir de um passeio de snorkel saindo de Alona, a principal praia de Panglao, em Bohol. Há uma pequena vila cheia de galinhas e porcos no meio da ilha e uma tenda com churrasco sendo servido na praia. A ilha é minúscula e te fará imaginar como as Filipinas deveria ser há décadas atrás.
A praia é bonita? Sim, mas a principal atração aqui está dentro do mar. As chances de não ver ao menos uma tartaruga nadando bem próximo de você são mínimas. Isso sem falar no penhasco de corais em um segundo ponto de snorkel ao lado oposto da ilha. Os tours para lá saem em torno de 15 dólares e incluem equipamento de snorkel e visita nos dois pontos de interesse (almoço não incluso).
4) Nacpan Beach em El Nido
A Nacpan Beach em El Nido é daquelas que daqui há 20 anos vamos lembrar com saudosismo dos tempos em que as tendas de bambu servindo água de coco e a comida local eram o que tínhamos de mais próximo da civilização.
De El Nido, se você estiver em um grupo, vale a pena ir para a Nacpan de triciclo e dividir os custos – negociável para uma média de 20 dólares, ida e volta. Se estiver sozinho, alugue uma moto para chegar até lá por 10 dólares por dia. A jornada demora 40 minutos, incluindo uma parte não asfaltada e de areia. Não se aventure a ir para a Nacpan de moto se você for um motorista de primeira viagem, acidentes são comuns.
Você terá dificuldade para definir se a cor da água é azul ou verde. Inesquecível e única nas Filipinas.
5) Las Cabanas (Maremegmeg Beach) em El Nido
Las Cabanas é uma praia que chama atenção por uma razão: é de lá o mais bonito pôr do sol de El Nido. Logo depois de descer o lance de escadas para chegar na praia, o Sun Bar, no lado direito, anima os visitantes no final da tarde.Mas se você estiver a procura de um pôr do sol mais zen, é só continuar andando até o lado esquerdo da praia e você terá o que deseja.
Em Las Cabanas também há uma tirolesa – que liga a praia Maremegmeg a ilha imediatamente a frente – para quem quer ver um pôr do sol com gostinho de aventura.
6) Praias do Tour A em El Nido
Depois de 5 segundos que você chegar em El Nido, logo vai ser inundado de informações e aprender que existem tours pré-tabelados (tour A, B, C e D) que são oferecidos por qualquer agência, acomodação e até restaurante em El Nido. Os tours A e C são definitivamente os mais procurados, mas nenhum deles precisa de reserva antecipada.
O resultado, é claro, acaba sendo praias paradisíacas lotadas de turistas. O segredo é estar nos primeiros ou últimos barcos que saem de El Nido, ou alugar um barquinho particular e escolher uma rota diferente da que é oferecida pelos tours.
As vezes, os barqueiros mesmo acabam fazendo uma rota fora da ordem normal para que os passageiros tenham uma experiência melhor, portanto, converse antes com o líder do seu barco. Eu reservei os meus passeios através do Spin Hostel e nos dois dias tive a sorte de pegar barqueiros que fizeram uma rota diferente da rota usual.
Se você tiver um sapato apropriado para usar na água, leve para todos os passeios de El Nido! Se não, um chinelo tipo Havaianas é suficiente. Outro item pra quem não quer ter preocupações com os equipamentos é levar uma bolsa a prova d’agua (disponível para compra em todos os lugares das Filipinas), já que todos os desembarques são molhados.
No tour A, estão entre as paradas inclusas: Lagoa Secreta (Secret Lagoon), Ilha Shimizu, Lagoa Pequena (Small Lagoon), Lagoa Grande (Big Lagoon) e Praia Seven Commandos.
-
Secret Lagoon (Secret Lagoon)
A Secret Lagoon pode ter sido secreta algum dia, mas hoje em dia fica sempre lotada. A sua entrada é por um buraco mas diferente da Praia Secreta, não precisa mergulhar por debaixo das pedras para ter acesso. A não ser que você tenha a sorte de estar no local sem os barcos dos tours, opte em aproveitar a lindíssima praia que dá acesso a lagoa ao invés de ficar na fila esperando o entra-e-sai de gente para entrar no buraco.
-
Ilha Shimizu
A Ilha Shimizu é onde o barco faz uma parada para um inesquecível almoço (incluso no preço do passeio), regado a frutos do mar, frutas, frango e saladas.
-
Lagoa Pequena (Small Lagoon) e Grande Lagoa (Big Lagoon)
A Lagoa Pequena e a Lagoa Grande são, definitivamente, um dos grandes destaques entre as atrações de El Nido. O aluguel de kayak está disponível como opção em ambos locais, mas se não quiser investir no kayak duas vezes, opte por explorar somente a Lagoa Pequena remando. Essa foi uma experiências únicas que tive em toda a minha viagem pelas Filipinas.
- Praia Seven Commandos
Por fim, a Praia Seven Commandos foi uma das minhas favoritas. Lá tem tudo que você precisa, sem exageros. Tendas que vendem shakes de frutas e água de coco, tranquilidade sem isolamento (lado esquerdo da praia), socialização (lado direito da praia), coqueiros que deixam a paisagem dramática, areia branquinha e um balanço pendurado em uma árvore. Para curtir o balanço é preciso subir uns 2 metros da árvore e pegar o impulso lá de cima. Vá sem medo e você não vai se arrepender de se despedir do dia dessa maneira.
7) Praias do Tour C, El Nido
No Tour C, as praias e ilhas que estão incluídas no pacote são: Ilha Helicopter, Ilha Matinloc, Praia Talisay, Praia Secreta (Secret Beach) e Praia Escondida (Hidden Beach).
A Ilha Helicopter é ideal para um mergulho no mar e para aproveitar a areia branquinha da costa ainda deserta dessa ilha.
A Ilha Matinloc é rodeada de pontos excelentes para snorkel e minúsculas praias formadas logo em frente de abismos de centenas de metros de rochas cinzas, formando um contraste surpreendente que só se vê nas Filipinas.
A Praia Talisay é um ótimo exemplo desse tipo de paisagem e é também onde o tour faz uma parada para um completíssimo e delicioso almoço.
A Praia Secreta, assim como a Lagoa Secreta, não tem nada de secreta. Mesmo com o seu difícil acesso – é preciso mergulhar embaixo de uma passagem de pedra para chegar do outro lado do paredão que fecha a vista da praia para o mar. A Praia Secreta sofreu consideravelmente devido a sua fama que surgiu depois que serviu de inspiração para o livro “A Praia”, de Alex Garland. O livro depois virou filme que foi estrelado por Leonardo Di Caprio e gravado nas Ilhas Phi Phi, na Tailandia.
Por último, a Praia Escondida (Hidden Beach) é acessada a pé mesmo, com a água até acima do joelho, porque o barco não consegue entrar na baia escondida, como diz o nome.
Não deixe de ler as dicas do que levar nos tours de El Nido e como ir a essas praias quando elas estiverem com menos gente, que citei no item 6, “Praias do Tour A, acima.
8) Ilha Cadlao em El Nido
Essa Ilha Cadlao faz parte do Tour D e também é a ilha de todo o arquipélago que fica mais próxima de El Nido. Portanto, o acesso é fácil e é uma ótima opção.
9) Snake Island em El Nido
A Snake Island é um banco de areia que desliza em um formato de cobra entre duas ilhas, pelo meio do mar. Ela também é a atração principal do Tour B e uma ótima oportunidade para um voo de drone. Se você não tiver um drone pode fazer uma trilha para subir até um dos morros e apreciar a vista de cima.
10) Praia escondida na Ilha Tapiutan em El Nido
Essa sim é escondida e secreta. Mesmo com todos os barcos do tour A passando logo ao lado dela, ninguém a vê. Ela está logo atrás de algumas pedras, formando uma baía, próximo ao Santuário de Matinloc e da praia utilizada pelo programa “Survivor” de Israel (a versão gringa do “No Limite”).
Essa praia é uma dos acampamentos utilizados pelas expedições da Tao Philippines e não há outra forma de chegar até ela senão embarcando nessa expedição. Somente para dormir ali com o céu estrelado já vale qualquer esforço para chegar lá!
11) Darocotan Island em El Nido
Essa entrou na minha lista dos cantinhos especiais das Filipinas. Ela também é utilizada como um dos 16 acampamentos das expedições da Tao Philippines. Simplesmente perfeita, com uma vilinha de pescadores por perto e um ótimo ponto para explorar de snorkel.
12) Bolina Island em Linapacan
Essa ilha, assim como todas as ilhas próximas de Linapacan, são de difícil acesso. Não há balsas diretamente para essa região, mas se você embarcar em algum passeio que explora o arquipélago entre Coron e El Nido, Bolina Island estará na rota. E te digo: você não saberá se fica mais abismado com tanta beleza ou em como esse lugar ainda não foi descoberto pelo turismo de massa.
13) Ngey Ngey em Coron
Nessa ilha havia um resort luxuoso recém construído, quando um tufão passou e destruiu tudo, mas a mágica ainda continua por lá. Hoje é possível fechar pacotes de 3 dias pela Tao Philippines, que montam um acampamento no estilo de cabanas de bambu, como só eles sabem fazer. Eles também são responsáveis – e executam impecavelmente – pelos cuidados com a ilha. Logo a frente, há, na minha opinião, um dos melhores pontos de snorkel que eu visitei nas Filipinas.
14) Praias, ilhas e lagoas do tour em Coron e Busuanga
Em Coron Town, eu facilmente juntei um grupo de 6 pessoas e fechamos um barco particular para conhecer os principais pontos da região. Como são menos pontos, se compararmos a El Nido, conseguimos cobrir tudo em um dia e saiu mais barato. O aluguel do barco fica em torno de 45 dólares. Esse preço não está incluso a entrada para as atrações – mais 20 dólares por pessoa para todas as atrações.
A Lagoa Kayangan é a atração principal de Coron e foi nossa primeira parada. Chegue cedo, se possível antes das antes das 8:30, para evitar os barcos dos tours cheios de turistas. Depois de uma subida de uns 15 minutos, você terá acesso a uma impressionantes vistas panorâmica e logo abaixo, você poderá dar um mergulho na lagoa, que não é totalmente formada de água salgada.
Outras atrações impressionantes da Ilha de Coron são as Lagoas Gêmeas (Twin Lagoons) e o Lago Barracuda. Ambos, lugares inesquecíveis rodeados de formações rochosas dramáticas.
Para almoçar, a melhor pedida é Praia Twayan, onde os barcos ds tours tradicionais não param. Eles normalmente vão para a Praia Banol, que você pode visitar em um outro dia que não estiver de barco.
Para terminar o dia, escolhemos parar em Siete Pecados, considerado, com razão, o melhor lugar em Busuanga para snorkel.
15) White Beach em Puerto Galera
Puerto Galera é provavelmente a região de praias mais bonitas e de fácil acesso de Manila – a capital das Filipinas. Você poderá pegar um ônibus em Manila que te levará para o porto de Batangas. São duas horas e de lá mais 30 minutos de balsa até a Ilha Mindoro em Puerto Galera.
Opte por se hospedar em White Beach, a praia mais bonita da região e com ótimas opções de restaurantes e atividades aquáticas (jet-ski, banana boat, SUP, escorregadores, bóias, entre outras dezenas).
16) Aninuan em Puerto Galera
Se você estiver em Puerto Galera mas está a procura de sossego, alugue um moto e vá até Aninuan. Ainda à prova do movimento trazido pelos moradores de Manila que fogem para Puerto Galera nos finais de semana.
Pra você não perder nenhum paraíso, veja aqui nosso mapa com todas as principais ilhas e praias das Filipinas.
Já escolheu onde quer ir nas Filipinas? Conta pra gente 😉
Agora que você já sabe todas as dicas de turismo nas Filipinas encontre aqui hotéis nas Filipinas.
Seguro viagem para Filipinas
Contratar um seguro viagem para Filipinas é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS
Chip de celular para Filipinas
Que tal passar toda sua temporada em Filipinas 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade em Filipinas. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS
Leia Mais
- O que Fazer nas Filipinas – 20 Dicas para Montar seu Roteiro
- Roteiro Tailândia – 15 Experiências Indispensáveis
- Passeio de Elefante na Tailândia – Como Escolher?
- O que Fazer na Tailândia – Aula de Culinária em Bangkok
- Onde Ficar em Bangkok – W Hotel
- Onde se Hospedar em Bangkok – Hotel COMO Metropolitan
- Onde Ficar em Koh Lanta – Pimalai Resort & Spa
- Festival Cultural em Phuket – Festival dos 9 Deuses Imperadores
- Onde ficar em Hoi An, no Vietnã – Palm Garden Resort
- O que Fazer em Myanmar – Turismo na Curiosa Capital “Fantasma”
- Seguro Viagem Intercâmbio – Como Funciona e Qual o Melhor
Planeje sua viagem:
Comece agora reservando seu hotel nas Filipinas no Booking.com
abril 22, 2018
Oi Mariana, tudo bem?
Estou programando 1 semana nas Filipinas em Junho e gostaria de aproveitar ao máximo esse tempo por lá. Como vc ficou 45 dias nesse paraíso queria ver contigo quais pontos vc acha que devo priorizar e como é o meio de transporte entre eles. Estarei na Tailândia no início da viagem e não sei qual é o melhor aeroporto para escolher como porta de entrada para Filipinas. Vc pode me ajudar, pleaaase!!! Super obrigada 😀