Tocantins

O que fazer no Jalapão: 7 Atrações Imperdíveis

A paisagem árida do Jalapão é recortada por verdadeiros oásis de águas transparentes em seus 34 mil quilômetros de extensão. O parque, criado em 2001, ainda é pouco conhecido em virtude da dificuldade de acesso. Porém, é um destino imperdível que você precisa conhecer. Por essa razão montamos este guia completo sobre o que fazer non Jalapão.

Abaixo você confere todas dicas das principais atrações, assim como as hospedagens da região. Além disso, você pode conferir as belas paisagens da região no vídeo:

Como chegar

O Parque Estadual do Jalapão fica no Estado do Tocantins, a 200 km de Palmas, aeroporto mais próximo. O acesso é pela TO-050 até Porto nacional e depois pela TO-255 até Ponte Alta.

Não é recomendável ir ao Jalapão por conta própria, pois o terreno é arenoso, esburacado necessitando um carro 4×4 e um motorista habilidoso e conhecedor da região para circular por lá. As estradas não são bem sinalizadas e não tem sinal de celular, então se acontecer alguma coisa fica bem complicado.

A melhor forma de chegar até lá é contratando uma expedição com alguma agência especializada. Os pacotes variam de 3 a 7 dias e incluem transporte, hospedagem e alimentação para todos os dias. O ideal é ficar no mínimo 4 dias.

O roteiro do Jalapão é circular, fazendo base nos municípios de Ponte Alta, Mateiros e São Félix e explorando os atrativos nos arredores de cada um.

Nós fomos com a agência Jalapão Selvagem e recomendo demais, roteiro bem completo, serviço excelente, pousadas confortáveis e comida maravilhosa. Além disso, eles disponibilizam água e vários lanchinhos à vontade no carro.

Fica a dica: A melhor época para visitar o Jalapão é no período da seca, pois as estradas ficam melhores para circular.

Principais atrações

1 – Cachoeira do Formiga

A Cachoeira da Formiga é uma belíssima cachoeira de águas azul-turquesa rodeada de vegetação nativa. O fundo da cachoeira é de areia calcária, por isso a água é tão transparente.

Cachoeira do Formiga no Jalapão

2 – Fervedouros

Os fervedouros são verdadeiros tesouros escondidos no Jalapão. Eles são pequenas nascentes que formam piscinas naturais de águas cristalinas. O interessante do fervedouro é que a água sai com tanta pressão que é impossível afundar.

3 – Dunas

Subir as dunas do Jalapão é uma experiência incrível. A vista do topo é impressionante, de um lado a Serra do Espírito Santo e do outro os campos verdinhos do Jalapão. As dunas podem chegar a até 30 metros de altura e ficam sempre mudando de lugar por causa da ação dos ventos.

Um dos momentos mais aguardados no topo das dunas é o pôr do sol.

4 – Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha é a maior do Jalapão, com 20 metros de queda e 100 metros de largura. A cachoeira é apenas para contemplação a partir das passarelas.

Cachoeira da Velha

5 – Pedra Furada

A Pedra Furada é uma interessante formação rochosa esculpida pela ação do vento e da chuva formando buracos que parecem verdadeiros portais. É um dos lugares mais bonitos para assistir ao pôr do sol.

Pedra Furada

6 – Canyon Sussuapara

Sussuapara é um canyon formado por paredões cobertos de vegetação e raízes que ficam pingando água o ano inteiro. No fundo do canyon tem uma queda d’água onde é possível tomar banho.

Canyon Sussuapara

7 – Morro Vermelho

O Morro Vermelho, também conhecido como Morro do Gorgulho, é um conjunto de rochas vermelhas com formatos bem diferentes. O contraste da cor vermelha das rochas com o verde da vegetação proporciona um cenário muito bonito.

Morro Vermelho

O mais interessante do Jalapão é essa diversidade do cenário da região, com paisagens de cerrado, campos de veredas, serra, dunas, chapadões, rios, cachoeiras e fervedouros. Sem dúvida um dos lugares mais fantásticos do Brasil.

Pousadas no Jalapão

Clique na imagem e faça sua reserva em Jalapão Ecolodge.

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e da época do ano. É por essa razão que recomendamos que faça sua reserva com antecedência. Há diferentes opções de pousadas confortáveis, com ótima vista e café da manhã e, por isso, fizemos uma seleção das melhores. Confira:

Veja todas as opções de pousadas em Jalapão.

Leia todas as nossas dicas:

Seguro Viagem Nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Animou de ir conhecer essa jóia do Brasil? Conta aqui pra gente.

Veja também:

Dayana Souza

Carioca viciada em viagens. Adora fotografia, esportes radicais, contato com a natureza e aventuras. Funcionária Pública e viajante nas horas vagas. Também compartilha suas experiências pelo mundo no blog Seguindo Viagem.

View Comments

  • Bem, sou tocantinense, natural de Dianópolis e me vejo na obrigação de fazer alguns adendos aos seus comentários. A região do jalapão está contida dentro de vários municípios. Sendo assim, existe vários caminhos que levam até o parque. Sem dúvida você mencionou o mais conhecido. Contudo, para quem mora em Brasília e proximidades, o caminho mais próximo e rápido é ir por Dianópolis. Desse município, a pessoa tem duas opções a seguir: pode ir por o Rio da Conceição (caminho mais difícil. Porém, cheio de outras atrações naturais, como a lagoa da serra https://www.soumaisnoticias.com/lagoa-da-serra-um-que-chama-a-atencao-por-sua-beleza-e-lendas/). Já o outro caminho é por uma região conhecida como garganta, divisa entre Tocantins e Bahia (as estradas são melhores e mais movimentadas/trafegadas ). Outro ponto que devo acrescentar é que não precisa de um 4x4. Uma caminhonete com tração simples ou mesmo uma pick up é suficiente.

    Mas de uma forma geral, seus comentários e dicas são bastantes proveitosas. Parabens

    • Oi Daiana. :-)
      Aproveita a vontade e se joga! Não vai se arrepender!

Recent Posts

Pousadas em Itacaré: confira nossas 12 recomendações

Um destino escondido em meio à Mata Atlântica do litoral da Bahia, com belas áreas…

20 minutos ago

Pousadas em Penedo: as 10 melhores do luxo ao econômico

Penedo é uma privilegiada cidade serrana situada aos pés da Serra da Mantiqueira, em Itatiaia,…

2 horas ago

Pousadas na Praia da Lagoinha: 10 opções de hospedagem

A parte sul de Ubatuba, em São Paulo,  possui ótimas praias para levar as crianças.…

3 horas ago

Pousadas em Brotas: as 14 melhores e mais bem avaliadas

A Capital do Turismo de Aventura em São Paulo é o destino perfeito para curtir…

3 horas ago

Veja nossa seleção das 23 pousadas Pet Friendly no Litoral Norte de São Paulo mais reservadas

Composto por cinco cidades, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga, o Litoral Norte de…

3 horas ago

Guia de viagem completo para conhecer Petrópolis

Petrópolis, a cidade onde a família real dos tempos de império no Brasil se estabelecia…

5 horas ago