O Jalapão é um dos lugares mais incríveis do Brasil, com paisagens exuberantes, cachoeiras de águas cristalinas, incríveis dunas e delicados fervedouros.

A paisagem árida do Jalapão é recortada por verdadeiros oásis de águas transparentes em seus 34 mil quilômetros de extensão. O parque, criado em 2001, ainda é pouco conhecido em virtude da dificuldade de acesso. Porém, é um destino imperdível que você precisa conhecer. Por essa razão montamos este guia completo sobre o que fazer non Jalapão.


Fique prevenido com seguro viagem nacional!
Se seu convênio não tem cobertura em outros estados, o seguro pode te ajudar caso você precise. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para 5% off.
Clique aqui e compre agora mesmo!


Abaixo você confere todas dicas das principais atrações, assim como as hospedagens da região. Além disso, você pode conferir as belas paisagens da região no vídeo:

Como chegar

O Parque Estadual do Jalapão fica no Estado do Tocantins, a 200 km de Palmas, aeroporto mais próximo. O acesso é pela TO-050 até Porto nacional e depois pela TO-255 até Ponte Alta.

Não é recomendável ir ao Jalapão por conta própria, pois o terreno é arenoso, esburacado necessitando um carro 4×4 e um motorista habilidoso e conhecedor da região para circular por lá. As estradas não são bem sinalizadas e não tem sinal de celular, então se acontecer alguma coisa fica bem complicado.

A melhor forma de chegar até lá é contratando uma expedição com alguma agência especializada. Os pacotes variam de 3 a 7 dias e incluem transporte, hospedagem e alimentação para todos os dias. O ideal é ficar no mínimo 4 dias.

O roteiro do Jalapão é circular, fazendo base nos municípios de Ponte Alta, Mateiros e São Félix e explorando os atrativos nos arredores de cada um.

Nós fomos com a agência Jalapão Selvagem e recomendo demais, roteiro bem completo, serviço excelente, pousadas confortáveis e comida maravilhosa. Além disso, eles disponibilizam água e vários lanchinhos à vontade no carro.

Fica a dica: A melhor época para visitar o Jalapão é no período da seca, pois as estradas ficam melhores para circular.

Principais atrações

o que fazer no jalapão Foto: Dayana

1 – Cachoeira do Formiga

A Cachoeira da Formiga é uma belíssima cachoeira de águas azul-turquesa rodeada de vegetação nativa. O fundo da cachoeira é de areia calcária, por isso a água é tão transparente.

Cacheira da Formiga, Jalapão
Cachoeira do Formiga no Jalapão

2 – Fervedouros

Os fervedouros são verdadeiros tesouros escondidos no Jalapão. Eles são pequenas nascentes que formam piscinas naturais de águas cristalinas. O interessante do fervedouro é que a água sai com tanta pressão que é impossível afundar.

3 – Dunas

Subir as dunas do Jalapão é uma experiência incrível. A vista do topo é impressionante, de um lado a Serra do Espírito Santo e do outro os campos verdinhos do Jalapão. As dunas podem chegar a até 30 metros de altura e ficam sempre mudando de lugar por causa da ação dos ventos.

o que fazer no jalapão Foto: Dayana
o que fazer no jalapão Foto: Dayana
Um dos momentos mais aguardados no topo das dunas é o pôr do sol.

4 – Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha é a maior do Jalapão, com 20 metros de queda e 100 metros de largura. A cachoeira é apenas para contemplação a partir das passarelas.

o que fazer no jalapão Foto: Dayana
Cachoeira da Velha

5 – Pedra Furada

A Pedra Furada é uma interessante formação rochosa esculpida pela ação do vento e da chuva formando buracos que parecem verdadeiros portais. É um dos lugares mais bonitos para assistir ao pôr do sol.

o que fazer no jalapão Foto: Dayana
Pedra Furada

6 – Canyon Sussuapara

Sussuapara é um canyon formado por paredões cobertos de vegetação e raízes que ficam pingando água o ano inteiro. No fundo do canyon tem uma queda d’água onde é possível tomar banho.

o que fazer no jalapão Foto: Dayana
Canyon Sussuapara

7 – Morro Vermelho

O Morro Vermelho, também conhecido como Morro do Gorgulho, é um conjunto de rochas vermelhas com formatos bem diferentes. O contraste da cor vermelha das rochas com o verde da vegetação proporciona um cenário muito bonito.

o que fazer no jalapão Foto: Dayana
Morro Vermelho

O mais interessante do Jalapão é essa diversidade do cenário da região, com paisagens de cerrado, campos de veredas, serra, dunas, chapadões, rios, cachoeiras e fervedouros. Sem dúvida um dos lugares mais fantásticos do Brasil.

Airbnb no Jalapão

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e/ou da época do ano. É por essa razão que recomendamos alugar um airbnb em sua viagem. Há diferentes casas, apartamentos, lofts ou quartos para aluguel por todo o Brasil, inclusive airbnb no Jalapão. É seguro, confiável e econômico. Uma experiência que vale a pena! CONFIRA AQUI.

Seguro Viagem Nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Animou de ir conhecer essa jóia do Brasil? Conta aqui pra gente.

Leia Mais: