O Jalapão é um dos lugares mais incríveis do Brasil, com paisagens exuberantes, cachoeiras de águas cristalinas, incríveis dunas e delicados fervedouros.

A paisagem árida é recortada por verdadeiros oásis de águas transparentes em seus 34 mil quilômetros de extensão. O parque foi criado em 2001 e ainda é pouco conhecido em virtude da dificuldade de acesso.

o que fazer no jalapão Foto: Dayana

Como chegar:

O Parque Estadual do Jalapão fica no Estado do Tocantins, a 200 km de Palmas, aeroporto mais próximo. O acesso é pela TO-050 até Porto nacional e depois pela TO-255 até Ponte Alta.

Não é recomendável ir ao Jalapão por conta própria, pois o terreno é arenoso, esburacado necessitando um carro 4×4 e um motorista habilidoso e conhecedor da região para circular por lá. As estradas não são bem sinalizadas e não tem sinal de celular, então se acontecer alguma coisa fica bem complicado.

A melhor forma de chegar até lá é contratando uma expedição com alguma agência especializada. Os pacotes variam de 3 a 7 dias e incluem transporte, hospedagem e alimentação para todos os dias. O ideal é ficar no mínimo 4 dias.

O roteiro do Jalapão é circular, fazendo base nos municípios de Ponte Alta, Mateiros e São Félix e explorando os atrativos nos arredores de cada um.

Nós fomos com a agência Jalapão Selvagem e recomendo demais, roteiro bem completo, serviço excelente, pousadas confortáveis e comida maravilhosa. Além disso, eles disponibilizam água e vários lanchinhos à vontade no carro.

Fica a dica: A melhor época para visitar o Jalapão é no período da seca, pois as estradas ficam melhores para circular.

Principais atrações

Cachoeira do Formiga

A Cachoeira da Formiga é uma belíssima cachoeira de águas azul-turquesa rodeada de vegetação nativa. O fundo da cachoeira é de areia calcária, por isso a água é tão transparente.

Cacheira da Formiga, Jalapão

Cachoeira do Formiga no Jalapão

Fervedouros

Os fervedouros são verdadeiros tesouros escondidos no Jalapão. Eles são pequenas nascentes que formam piscinas naturais de águas cristalinas. O interessante do fervedouro é que a água sai com tanta pressão que é impossível afundar.

Dunas

Subir as dunas do Jalapão é uma experiência incrível. A vista do topo é impressionante, de um lado a Serra do Espírito Santo e do outro os campos verdinhos do Jalapão. As dunas podem chegar a até 30 metros de altura e ficam sempre mudando de lugar por causa da ação dos ventos.

o que fazer no jalapão Foto: Dayana

o que fazer no jalapão Foto: Dayana

Um dos momentos mais aguardados no topo das dunas é o pôr do sol.

Cachoeira da Velha

A Cachoeira da Velha é a maior do Jalapão, com 20 metros de queda e 100 metros de largura. A cachoeira é apenas para contemplação a partir das passarelas.

o que fazer no jalapão Foto: Dayana

Cachoeira da Velha

Pedra Furada

A Pedra Furada é uma interessante formação rochosa esculpida pela ação do vento e da chuva formando buracos que parecem verdadeiros portais. É um dos lugares mais bonitos para assistir ao pôr do sol.

o que fazer no jalapão Foto: Dayana

Pedra Furada

Canyon Sussuapara

Sussuapara é um canyon formado por paredões cobertos de vegetação e raízes que ficam pingando água o ano inteiro. No fundo do canyon tem uma queda d’água onde é possível tomar banho.

o que fazer no jalapão Foto: Dayana

Canyon Sussuapara

Morro Vermelho

O Morro Vermelho, também conhecido como Morro do Gorgulho, é um conjunto de rochas vermelhas com formatos bem diferentes. O contraste da cor vermelha das rochas com o verde da vegetação proporciona um cenário muito bonito.

o que fazer no jalapão Foto: Dayana

Morro Vermelho

O mais interessante do Jalapão é essa diversidade do cenário da região, com paisagens de cerrado, campos de veredas, serra, dunas, chapadões, rios, cachoeiras e fervedouros. Sem dúvida um dos lugares mais fantásticos do Brasil.

Animou de ir conhecer essa jóia do Brasil? Conta aqui pra gente.

Hotéis em promoção na região do Jalapão


Booking.com