Barra de Guaratiba tem atraído um número cada vez maior de pessoas que buscam passeios diferentes no Rio de Janeiro. Seja para conhecer as praias selvagens, praticar Stand up Paddle nos canais do mangue ou para se deliciar em um dos concorridos restaurantes de frutos do mar, Barra de Guaratiba é uma excelente opção para fugir do óbvio.
Dentre tantas opções de lazer que o bairro oferece, uma pedra tem se destacado e atraído inúmeros visitantes à região. Estamos falando da Pedra do Telégrafo, uma pedra que anda causando polêmica nas redes sociais e atraindo muitos curiosos. A pedra ficou famosa pelas fotos de pessoas penduradas na pontinha, prestes a cair de um enorme penhasco.
Vai viajar sem o seguro viagem nacional?
Alguns convênios não têm cobertura no país inteiro. Vale a pena contratar um plano e viajar tranquilo.
Clique aqui e confira!
A Pedra do Telégrafo está localizada no Parque Estadual da Pedra Branca, em Barra de Guaratiba e possui 354 metros de altura. A pedra serviu de base para um destacamento militar de observação de submarinos durante a Segunda Guerra Mundial e hoje é muito procurada por seus belos mirantes.
Lá de cima é possível ver as praias selvagens do Rio de Janeiro, como a Praia do Meio, Funda, Grumari, além do Recreio, Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea. Do outro lado, uma magnífica vista da Restinga da Marambaia e do mangue completam o cenário.
Como chegar na Pedra do Telégrafo
A entrada da trilha começa próxima ao quartel do Exército, o Campo de Prova da Marambaia (onde tem uma ponte que vai até a Restinga da Marambaia, área administrada por eles). A subida é por uma ladeira ao lado do ponto de mototáxi.
De carro:
Vindo da Zona Sul e Barra da Tijuca siga pela Av das Américas sentido Recreio dos Bandeirantes. Entre em Barra de Guaratiba e siga a Estrada Roberto Burle Marx até o final. Tente estacionar próximo ao quartel ou onde conseguir encontrar vaga.
É bem difícil estacionar por lá, principalmente nos finais de semana. Então chegue bem cedo ou vá de ônibus.
De BRT e ônibus:
Pegue o BRT expresso Pingo d’água no terminal Alvorada e desça na estação Ilha de Guaratiba. Chegando lá, atravesse o trevo e pegue o ônibus da linha 867 até Barra de Guaratiba. Desça no ponto depois do quartel do exército.
Mototáxi
A trilha para a Pedra do telégrafo começa já no alto do morro, depois das casas e o trecho pode ser percorrido por mototáxi. Ideal para quem não conhece direito o local e quer poupar tempo de caminhada. Além disso essa subida é bem íngreme e mais cansativa do que a trilha em si, assim você poupa suas pernas para começar a trilha com energia total. Dessa forma você vai fazer a trilha em apenas 30 minutos. O ponto final deles fica perto do ponto final do ônibus 867 e a subida custa R$7,00.
Já a descida não necessita de mototáxi, você pode descer todo o percurso à pé.
Trilha da Pedra do Telégrafo
A trilha tem cerca de 30 minutos de duração e é bem tranquila. O primeiro ponto interessante é um belo mirante com vista para a Restinga da Marambaia. Ao final da trilha você verá uma pedra com uma bandeira do Brasil no alto, mas a famosa pedra fica escondida um pouco mais pra frente. Continue por uma passagem estreita ao lado e logo chegará na pedra pontiaguda. Na verdade o nome dessa pedra não é Pedra do Telégrafo e sim Pedra da Bigorna, mas acabou ficando conhecida como Pedra do Telégrafo que é o nome do local.
Atualmente a Pedra da Bigorna roubou a cena e se tornou a grande atração do lugar. Nos finais de semana tem até fila pra tirar as famosas fotos na pontinha do precipício.
Na verdade, tudo não passa de ilusão de ótica provocada pelo enquadramento da foto, já que embaixo da pedra dá pra ficar em pé. Para tirar as fotos, o fotógrafo tem que se abaixar um pouco e cortar o chão para que dê a impressão de que embaixo da pedra é só precipício. Apesar disso é preciso tomar cuidado porque o terreno é inclinado e qualquer descuido pode fazer rolar morro abaixo.
Aproveite para relaxar e renovar as energias com essa maravilhosa vista desse cantinho do Rio de Janeiro ainda pouco explorado pelos turistas.
A trilha é sinalizada e dá pra ser feita sem guia, mas para ter mais segurança o ideal é ir com alguém que conheça a área ou contratar um guia. Recomendo o pessoal do Desbravando Rio. O Instagram deles é @desbravandorio e eles fazem vários passeios legais no Rio de Janeiro.
Airbnb na Barra de Guaratiba
Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e/ou época do ano. É por essa razão que recomendamos alugar um airbnb em sua viagem. Há diferentes casas, apartamentos, lofts ou quartos para aluguel por todo o Brasil, inclusive airbnb na Barra de Guaratiba. É seguro, confiável e econômico. Uma experiência que vale a pena! CONFIRA AQUI.
Encontre hotéis em Promoção essa semana no Rio de Janeiro
Dicas ao ir na Pedra do Telégrafo
- Use roupas confortáveis e um calçado apropriado para trilhas.
- Leve água, lanche e repelente (tem muito mosquito na trilha).
- O melhor horário é até umas 14h por conta do sol que ilumina as praias lá embaixo deixando as fotos mais bonitas. Depois desse horário não tem mais sol no local.
- Vá de mototáxi até o início da trilha e poupe uma boa caminhada.
- Aproveite a região de Barra de Guaratiba e faça outras atividades como SUP e almoce num dos excelentes restaurantes, como Tia Penha e Tia Palmira.
Continue Seguindo Viagem comigo no meu blog e seja bem-vindo a bordo.
Saiba Mais:
- 5 trilhas no Rio de Janeiro que valem a pena
- Escondida e descolada: Praia da Joatinga no Rio de Janeiro
- Uma vez Flamengo, sempre Flamengo – História, dicas e curiosidades do bairro carioca
- Museus no Rio de Janeiro: Vá além de praia e carnaval
- Morro do Vidigal, a nova paixão turística do Rio de Janeiro
- Casa Marques – Seu hotel em Santa Tereza, RJ
Planeje sua viagem:
Comece agora reservando seu hotel no Rio de Janeiro no Booking.com
outubro 22, 2015
Tem alguma dica de lugar para se hospedar, que não seja muito longe da pedra e, que tenha outros lugares para visitar ao redor (barzinhos, restaurantes, praias)?
novembro 25, 2015
Na Praia do Recreio tem algumas hospedagens interessantes. É tranquilo ficar ali , pois tem bastante ônibus para outros ligares. Dá uma olhada no Pontal Hostel.
novembro 25, 2015
Obrigada Julio! Tomara mesmo, é um lugar que precisa ser preservado. Ficou bem legal seu relato, parabéns!
janeiro 1, 2016
Oi Dayane, primeiramente parabéns pelo post, eu gostaria de saber como faço pra chegar lá saindo da central de ônibus, porque é até lá que sei chegar, estou hospedado na ilha do governador, se puder me ajudar agradeço!!
junho 2, 2016
Olá Matheus, me desculpe não ter visto sua pergunta antes. Espero que tenha conseguido visitar a Pedra do Telégrafo.
fevereiro 29, 2016
Hi Dyana, I’m a journalist from an European photomagazine. We would like to use your photos and write about this place in an article about playing with perspective. Please contact me on mail: bernt.kastberg (at) digitalfoto.dk, thanks in advance,
junho 2, 2016
Hello,
I’m sorry for the delay in answering your question.
Yes, you can use my picture whenever you want , please mention my blog Seguindo Viagem ( http://www.seguindoviagem.com ) and my instagram @seguindo_viagem .
julho 29, 2016
Estou saindo de Niterói no sábado, sabe dizer qual o melhor horário de chegada para conseguir a vaga da carro, e aonde posso estacionar?
Parabéns…belo texto.
agosto 29, 2016
Dayana souza sou de maceio e irei passar um final de semana no rio , vou fica no aterro de flamengo , como chego ai gostaria de saber ?
maio 18, 2017
muito maneirinha a foto
maio 30, 2017
Oi Dayana tudo bom?
Estou me programando para levar um grupo para a Pedra do Telegráfo, escolhi essa trilha pois vejo que tem paisagens deslumbrantes, eu preciso comprar minha Cannon T6i urgente, pois trabalho com Turismo e as imagens tem que ser impecáveis.
Bom muito obrigado pela atenção, desde já agradeço.
dezembro 15, 2017
Da zona norte (Ramos) como chega la de BRT .Sabe me informar