Ceará

Pontos turísticos de Fortaleza: 15 Lugares que você precisa conhecer

Fortaleza é a cidade principal para se hospedar e desvendar o melhor do Ceará. Inclusive para quem quer ir ao Beach Park. Mas, vale a pena deixar se surpreender pelos pontos turisticos de Fortaleza. A cidade transpira arte e cultura cearense, tem opção de entretenimento para todos os dias e uma simpatia empolgante.

O ponto de partida para os passeios depende do local da hospedagem. Contudo, boa parte dos pontos turisticos de Fortaleza estão próximos da Avenida Beira Mar. O que ajuda em um passeio mais independente, claro, mas se precisar de guias, as visitas guiadas são excelentes opções. Os guias locais são uma atração à parte, com informações valiosas e piadas peculiares.


Economize no seguro viagem nacional!
Esperamos não precisar do seguro, mas é sempre melhor estar prevenido. Adquira seu plano com desconto usando o cupom DICASDEVIAGEM5!
Clique aqui e compre o seu!


Agora, se o seu negócio é praia, vale a pena dar uma olhadinha em nosso post Praias de Fortaleza para checar onde tomar um belo banho de mar.

Para ajudar na sua empreitada, separamos os principais pontos turísticos de Fortaleza.

Pontos Turísticos de Fortaleza que você não pode perder

Pra te ajudar a não perder nenhum Ponto Turístico de Fortaleza, fizemos um mapa:

Você pode conferir abaixo os principais passeios, tours, ingressos e atrações em Fortaleza e reservar com antecedência para sua viagem! 😉

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para Fortaleza no EasyTravelShop.
Todos os passeios listados acima podem ser pagos em até 10 vezes sem juros

1) Ponte dos Ingleses e Espigão de Iracema

Apesar de ser um ponto principal para apreciar o pôr do sol, a cidade e sentir a força das ondas. A Ponte dos Ingleses segue fechada. A reforma prevista para 2018 não aconteceu e, infelizmente, um ponto turístico de Fortaleza está esquecido por agora.

Mas, não desanime, o pôr do sol está garantido no Espigão de Iracema. As praias de Fortaleza possuem mais de 10 espigões. O ponto tem calçamento e infraestrutura. Opção perfeita para admirar a cidade e fazer uma caminhada tranquila sentindo a brisa do mar. E, claro, vibrar o até logo do sol.

  • Rua dos Tabajaras, 325, Praia de Iracema.
  • Av. Beira Mar, 805-945, Praia de Iracema
Ponte dos Ingleses – Foto: Mapa Cultural Ceará – Pontos Turísticos de Fortaleza
Espigão da Praia de Iracema – linda vista da cidade garantida – Foto: gabrieldiniz via Flickr

2) Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Ponto de encontro da arte e cultura cearense, o Centro Dragão do Mar é incrível. Além da beleza singular do complexo, há uma rica programação, normalmente gratuita ou a preços populares.

A arquitetura moderna, inaugurada em 1999, é um contraste à parte por estar tão próximo de casarões históricos. O espaço abriga o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea. Sem contar a galeria de arte, salas de cinema, teatro, anfiteatro, auditório, área verde e um planetário.

É um ponto turístico de Fortaleza que vale a pena separar um dia inteiro. Para uma experiência completa, confira o que fazer a noite em Fortaleza por lá em nosso post.

Uma curiosidade: o nome homenageia Francisco José do Nascimento, jangadeiro, pescador e abolicionista. Transformado no lendário Dragão do Mar, Francisco paralisou por três dias, o mercado escravista no porto de Fortaleza.

  • Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema
Vista externa do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Foto: Evaldo HS Nasciment via Flickr
Acesso superior do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Foto: Gracelly Lins via Flickr
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Foto: Airton Filho via Flickr

3) Mercado Central de Fortaleza

Fundado em 1809, o Mercado Central de Fortaleza foi criado para vender carne, frutas e verduras se transformou no decorrer da história. Atualmente, o edifício com 559 lojas distribuídas em quatro andares, fica ao lado da Catedral Metropolitana de Fortaleza. 

Considerado o maior mercado do nordeste, é um dos pontos turísticos de Fortaleza para comprar variedade de produtos regionais. Entre eles os bordados, rendas,  artesanatos, cachaças e castanhas.

Aqui vai do agrado de cada um, o passeio, para olhar todas as lojas pode durar um dia inteiro. Mas, olhadas rápidas também são produtivas. O Mercado é bem amplo, com ótima vista geral e as lojas são parecidas umas com as outras.

  • Av. Alberto Nepomuceno, 199, Centro
  • De Segunda a Sexta-feira das 8h às 18h. Aos Sábados das 8h às 17h e Domingos das 8h às 13h.
Mercado Central de Fortaleza
Vista interna do Mercado Central de Fortaleza
Artesanato de barro que você pode encontrar no Mercado
Ainda pode experimentar a cachaça e castanha de caju em várias lojinhas do Mercado

4) Catedral Metropolitana de Fortaleza

Próxima do Mercado Central, a Catedral Metropolitana de Fortaleza levou 40 anos para ser construída. Em estilo gótico romano foi inaugurada em 1978.

O projeto do engenheiro francês George Mounier é imponente. A representação dos santos nos vidros coloridos capta nossa atenção. Uma composição incrível com os arcos e as folhas esculpidas nos pilares.

Apesar de ser um dos pontos turísticos de Fortaleza muito importante, a  Catedral está precisando de restauração e mais cuidado. Ainda bem que sua beleza resiste.

  • Rua Sobral, 01 – Centro.
  • De Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e 13h às 17h. Aos sábados das 8h às 12h e domingos: missas
Catedral Metropolitana de Fortaleza a noite – linda! Foto: Willian Ferreira via Flickr
Vitrais da Catedral – Foto: arthurhenrique via Flickr
Detalhes da Catedral – Foto: Paul R. Burley via Wikimedia
Interior da Catedral – Foto: Deborah Macêdo via Wikimedia

5) Fortaleza Nossa Senhora da Assunção

A Fortaleza Nossa Senhora da Assunção foi construída pelos portugueses em 1812. Considerado o marco de surgimento da capital cearense, de onde recebe o nome, é um ponto turístico de Fortaleza interessante.

O capitão Martim Soares Moreno iniciou a ocupação e serviu de inspiração para José de Alencar em “Iracema”. Atualmente rodeada por prédios do centro da cidade, a Fortaleza esteve cercada de águas e testemunhou batalhas portuguesas e holandesas.

A base do Comando da 10ª Região Militar fica nela, mas algumas áreas estão abertas para visitação. O soldado de plantão orienta quais os lugares permitidos, quem sabe, até consiga uma visita guiada.

  • Av. Alberto Nepomuceno, s/n – Centro
  • Consultar horários de visitação |De Segunda à Sexta-feira das das 8h às 16h e aos Sábados, das 8h às 12h.
Fortaleza Nossa Senhora da Assunção – Pontos Turísticos de Fortaleza | Dicas de Viagem

6) Centro de Turismo do Ceará

O Centro de Turismo do Ceará é um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, foi a primeira cadeia pública do Ceará. Por esta razão, as lojas estão nas antigas celas. Há uma rica variedade de artesanato local, com praça de alimentação e o Museu de Arte e Cultura Popular.

Próximo do Mercado Central, dá para visitar logo em seguida, isto porque os itens são bem parecidos. Vale a pena pela curiosidade do prédio histórico.

  • Senador Pompeu, 350, Centro
  • De Segunda à Sexta-fera das 8h às 17h30. Aos Sábados, das 8h às 15h e aos Domingos, das 8h às 12h

7) Praça dos Mártires

A Praça dos Mártires, surgiu em 1864, ganhou vários nomes e foi apelidada de Passeio Público. Era o ponto de encontro da sociedade fortalezense. Porém, cada classe social andava “na sua parte” da praça.

Atualmente, é um espaço democrático e charmoso, sendo a primeira praça da cidade a receber internet gratuita. Possui bares, restaurantes, música ao vivo e apresentações aos finais de semana.

O passeio, no centro de Fortaleza, tem pegada de interior e ainda presenteia com a árvore centenária Baobá.

  • Rua Doutor João Moreira, Centro
Praça dos Mártires ou, como foi apelidada, Passei Público em Fortaleza – Foto: Mapa Cultural do Ceará
Foto: Mapa Cultural do Ceará – Pontos Turísticos de Fortaleza | Dicas de Viagem
Foto: Mapa Cultural do Ceará – Pontos Turísticos de Fortaleza | Dicas de Viagem

8) Museu do Ceará

Entre a Praça dos Leões e a Praça do Ferreira – a da torre com um relógio – fica o Museu do Ceará. O prédio, em estilo neoclássico, foi inaugurado em 1871, e se transformou no primeiro Museu Oficial do Estado em 1932.

São cerca de 13 mil peças entre elas pinturas, fotografias, relíquias indígenas e cordéis. A força da referência regional pode ser admirada na primeira planta da capital e até no punhal usado por Lampião.

É um ponto turístico em Fortaleza repleto de arte e cultura, com opção de visita guiada.

  • Rua São Paulo, 51, Centro (Gratuito).
  • De Terça-feira à Sábado, das 9h às 17h.
O Museu do Ceará em Fortaleza – Foto: Jean Mitchell via Flickr

9) Teatro José de Alencar

Inaugurado em 1910, o Teatro José de Alencar é um teatro-monumento arquitetônico neoclássico, dividido em dois blocos.

As pinturas no teto são realçadas pela vivacidade dos vitrais. Dos pontos turísticos de Fortaleza é nesse que tudo respira teatro. O pátio interno e jardim suportam apresentações ao ar livre. O jardim, projetado pelo paisagista Burle Marx, possui mais de 50 tipos de plantas.

Vale a pena conferir esse ponto turístico de Fortaleza e se há alguma programação interessante no período da sua viagem. Ou, aproveitar a visita guiada (R$6): Terça a Sexta-feira: 9h, 10h, 11h – 14h, 15h, 16h e 17h ; aos Sábados: 14h, 15h, 16h e 17h e Domingos: 14h, 15h e 16h.

  • Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro
  • De Terça à Sexta-feira das 9h às 21h. Aos Sábados e Domingos das 14h às 21h.
O Teatro José de Alencar – vale a pena conhecer esse ponto turístico de Fortaleza
O Teatro José de Alencar parte interna

10) Mercado dos Pinhões

Em estrutura de ferro pré-fabricada, vinda da França, já foi até Mercado de Carne. O Mercado dos Pinhões atrai por oferecer estilos diferentes de música e manifestações culturais no decorrer da semana.

A gastronomia dos bares e restaurantes consegue ir da caseira para mais requintada, com preços atraentes.

  • Praça Visconde de Pelotas, 41, Centro.
  • De Quinta-feira à Sábado, das 18h às 22h.
Mercado dos Pinhões – Foto: Mapa Cultural do Ceará
Festas e dança rolam solto no Mercado dos Pinhões – Foto: Mapa Cultural do Ceará
Mais shows no Mercado dos Pinhões – Foto: Mapa Cultural do Ceará

11) Feira de Artesanato

São quase trinta anos de história, barraquinhas de artesanato local que se estendem pelo calçadão da Av. Beira-Mar. Quando o sol começa a partir, as barracas começam a surgir.

Dá para passear, olhar, comprar e até experimentar comidas. Se você não tiver tempo para ir ao Mercado Central ou Centro de Turismo, compensa ir na Feira de Artesanato. Pelo menos assim, conseguirá conhecer mais do trabalho regional e ainda compra umas castanhas.

  • Av. Beira Mar, s/n, Praia Meireles.
  • Diariamente, por volta das 17h às 23h

12) Estátuas de Iracema

O romance Iracema de José de Alencar é, de uma forma ou outra, muito lembrado em Fortaleza. A heroína Iracema se torna cinco pontos turísticos de Fortaleza, representada em estátuas distintas.

A primeira estátua Iracema, feita em 1965 pelo pernambucano Corbiniano Linsa, fica na praia do Mucuripe. A heroína está acompanhada do marido, filho e o fiel cachorro.

Já o cearense Zenon Barreto deixou na praia de Iracema, em 1995, a Iracema Guardiã. Esculpida em ferro, em cor bronze, em posição de batalha, fica incrível quando refletida pelo sol. O letreiro turístico do Ceará fica ao lado.

Em 2002, o cearense Descartes Gadelha enfeitou a frente do Rotary Club Fortaleza com uma Iracema posicionada acima de um globo do Mundo.

Na Lagoa da Messejana, faz parte da bacia do Rio Cocó, está a quarta Iracema. Feita em 2004, pelo artista Alexandre Rodrigues, vencedor de um concurso cultural local.

Francisco Zanazanan esculpiu Iracema em resina de acrílico, revestida de cristais, em 2005 e está no Palácio Iracema.

Praia de Mucuripe com a Estátua de Iracema
Estátua de Iracema Guardiã
Estátua de Iracema em frente ao Rotary Club
Estatua de Iracema na Lagoa da Messejana
Estátua de Iracema no Palácio

13) Mercado dos Peixes

O Mercado dos Peixes surgiu na década de 60 para facilitar a vida dos pescadores. De cara nova, os três corredores paralelos possuem pequenas peixarias e bares. Sendo um ponto turístico em Fortaleza ideal para amantes de peixes e frutos do mar frescos.

Os valores são animadores e é possível escolher entre, levar para casa ou preparo simples e típico dos pescadores. Ainda rola música e até forró no final da tarde.

  • Av. Beira-Mar, 3998, Mucuripe.
  • Diariamente, das 5h às 22h (os horários das peixarias e bares podem variar)
A nova arquitetura do Mercados dos Peixes

14) Itapariká – Parque Aquático

Se está com a criançada, vale a pena ir até a Praia do Futuro e ficar nas barracas do Parque Aquático Itapariká. A barraca beira-mar, fundada em 1983, cresceu e apareceu. É um restaurante repleto de deliciosas opções gastronômicas, servidas em 300 mesas espalhadas pelo complexo.

Os coqueiros mantém a frescura deste ponto turístico de Fortaleza, além de preservar a beleza natural. Para completar, desde 2005, tem um parque aquático de uso exclusivo para crianças de até 12 anos. São três piscinas, oito brinquedos, monitores e salva-vidas. Uma boa opção para pais ansiosos por um pouco de tranquilidade.

Vale a pena se organizar e chegar cedo, pois não há cobrança de entrada, nem consumação mínima ou couvert artístico. Apenas o parque tem entrada.

  • Av. Zeze Diogo, 6801, Praia do Futuro.
  • Diariamente, das 8h30 às 16h30
A barraca Itapariká vista de cima – Foto: @barracaitaparika via Instagram
O Parque Aquático da Barraca de Itapariká – Foto: @barracaitaparika via Instagram

15) Espaço Cultural UNIFOR

Quando sentir que já conheceu tudo, ou simplesmente desejar algo diferente. Vá ao Espaço Cultural UNIFOR, localizado na Universidade de Fortaleza. Cerca de meia hora da Praia de Iracema, é um ponto turístico em Fortaleza que tem ganhado atenção.

Não à toa, o prédio de 1988 é a casa de exposições importantes com abordagens da história do Brasil. Os artistas internacionais também são representados. Com direito a DiCavalcanti, Anita Mafalti e até Volpi, as exposições estão sempre se atualizando.

No final, faça uma parada no aconchegante Café das Artes. Ao lado do Espaço Cultural, a sombra e brisa da natureza deixam o deque do Café preguiçosamente confortável. 

  • Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz (gratuito).
  • De Terça à Sexta-feira das 9h às 19h. Aos Sábados e Domingos, das 10h às 18h.
O charmosos Café das Artes – Pontos Turísticos de Fortaleza | Dicas de Viagem
Café das Artes na Unifor – Pontos Turísticos de Fortaleza | Dicas de Viagem

Pousadas em Fortaleza

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e/ou da época do ano. É por essa razão que recomendamos uma pousada em Fortaleza. Há diferentes hotéis, pousadas, casas e apartamentos para aluguel por todo o Brasil e afora. É seguro, confiável e econômico. Uma experiência que vale a pena! CONFIRA AQUI.

Clique na foto e faça sua reserva no Bourbon Fortaleza

Seguro Viagem Nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de Carro em Fortaleza

Alugar um carro em Fortaleza é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. A empresa compara as melhores locadoras disponíveis e deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Fizemos um post super completo com dicas de aluguel de carros em Fortaleza. A gente explica como funciona o serviço, as documentações necessárias e muito mais. Vale a pena conferir!

Leia todas nossas dicas:

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens Aéreas para Fortaleza

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Fortaleza, vale dar uma olhadinha no site Vai de Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Leia todas as nossas dicas e posts

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário aqui.

dicasdeviagem

View Comments

  • Bom dia. O mercado dos peixes é fétido! Não sei como as pessoas conseguem comer lá.

Recent Posts

Hotéis 3 estrelas em Lisboa: 15 opções em bons bairros

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam pagar pouco não precisa ser sinônimo de ficar mal…

17 horas ago

Hotéis no Porto, em Portugal: 16 Melhores e Mais Bem Avaliados

Porto é uma das cidades mais lindas de Portugal. Situada ao norte do território luso,…

18 horas ago

Hotéis Românticos no Porto: 15 Estadias para os Apaixonados

Vai passar a lua de mel com o seu amor em Portugal e colocou Porto…

18 horas ago

Hotéis de Luxo no Porto: 18 Estadias Sofisticadas na Cidade

Já montou o seu roteiro de viagem para Porto, em Portugal, para as próximas férias,…

19 horas ago

Pousadas pet friendly em Minas Gerais: 12 opções fantásticas

Quem nunca sentiu uma saudade imensa do pet enquanto viajava? Deixá-los longe por um determinado…

19 horas ago

Hotéis Boutique no Porto: 16 Estadias Encantadoras

Os hotéis boutique no Porto são acomodações que oferecem estadias únicas. Com ambiente refinado e…

19 horas ago