A capital da Bahia vai conquistar seu coração com toda sua história, paisagens e cultura. Descubra agora todas as dicas para não sair de lá sem provar um bom acarajé ou sem conhecer o clima descontraído que só os baianos sabem ter.

Capital do Brasil até 1763, Salvador envolve muita cor, paisagens, etnias e tradições. Ir para lá é uma oportunidade incrível de viver uma mistura cultural.

Os escravos deixaram a capoeira, maculelê, acarajé, religião e, claro, parte de suas histórias ali. Já os portugueses deixaram as construções coloridas e inspiradas na europa. E as paisagens? Ah, essa parte fica por conta do Brasil! Como de praxe deste país, as praias e cenários naturais impressionantes fecham com chave de ouro essa breve descrição de Salvador.

Preparado para conhecer mais sobre este destino incrível que o Brasil nos presenteia? Então, segura o coração e leia essas dicas para viver as melhores experiências na cidade.

O que fazer em Salvador

Pelourinho, em Salvador.
Pelourinho, em Salvador – Foto: Rosanetur via Flickr

Salvador tem igrejas, mirantes, praias, construções históricas, praças e, além de tudo isso, há ainda o clima animado e descontraído da Bahia. O que não falta lá são histórias para contar, lugares belíssimos para conhecer e gastronomia única para provar. São tantas coisas, que dá até para querer saber “o que é que a baiana tem” de tão especial.

Para começar o seu roteiro pela capital, você pode conhecer o Mercado Modelo, com várias opções de lembrancinhas, lojas e comidas típicas da região, e depois subir pelo famoso Elevador Lacerda até a parte alta da cidade. Lá, tem a Praça da Sé e o Pelourinho, um dos principais cartões postais da cidade, com as tradicionais casinhas coloridas. Inclusive, foi no Pelourinho que Michael Jackson gravou o clipe da música “They Don’t Care About Us”.

As igrejas, catedral e basílica também são muito legais para visitar em Salvador, seja você religioso ou não. A Igreja e Convento de São Francisco, popular Igreja de Ouro, impressiona com suas paredes banhadas a ouro. Os olhos chegam até a brilhar ao olhar para a construção com obras de arte do chão até o teto.

Fora os passeios mais históricos e culturais, a capital baiana também tem praias, mirantes e faróis, como, por exemplo, o Farol da Barra, que abriga o Forte de Santo Antônio da Barra e o Museu Náutico da Bahia. É uma chance de conhecer vários lugares de uma vez só.

Veja algumas opções imperdíveis de o que fazer em Salvador:

  1. Mercado Modelo
  2. Elevador Lacerda
  3. Igreja e Convento de São Francisco (Igreja de Ouro)
  4. Farol da Barra
  5. Pelourinho
  6. Praça da Sé
  7. Museu da Arte Moderna da Bahia
  8. Praias
  9. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
  10. Casa do Carnaval da Bahia

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Salvador.

Melhores praias em Salvador

Praia e Farol de Itapuã.
Praia e Farol de Itapuã – Foto: Portal da Copa via Wikimedia Commons

Salvador tem várias praias, mas algumas costumam ocupar maior espaço no coração dos moradores e visitantes. Há opções mais movimentadas, como, por exemplo, a Praia da Barra, Praia do Porto da Barra e Praia do Buracão, e tem também as mais desertas e afastadas do centro, como a Stella Maris e Flamengo.

A Praia de Itapuã tem coqueiros em sua volta, mar mais calmo e o famoso Farol de Itapuã. E, como já diziam Vinícius de Moraes e Toquinho: “é bom passar uma tarde em Itapuã”.

Outra sugestão de lugar para aproveitar um belo dia no mar da Bahia, são as praias que ficam nas redondezas da capital. A Praia do Forte fica a uma hora e meia de carro e tem fama de ser alguma das melhores do país. Vale a pena aproveitar seus dias em Salvador para conhecê-la.

Para te ajudar a não perder as melhores praias de Salvador, confira algumas sugestões imperdíveis:

  • Praia da Barra
  • Praia do Porto da Barra
  • Praia do Buracão
  • Stella Maris
  • Flamengo
  • Praia de Itapuã
  • Praia de Ondina

Onde ficar em Salvador

Os melhores lugares para ficar em Salvador são: Pelourinho, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Santo Antônio Além do Carmo, Corredor da Vitória e Itapuã. A vantagem de visitar a capital baiana é que há muitas opções de lugares bons para se hospedar. Mas, saber um pouquinho de cada bairro pode te ajudar a definir a escolha ideal.

O Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo são bairros históricos, porém, Pelourinho é o mais popular, próximo das principais atrações da cidade e indicado para as pessoas que priorizam conhecer pontos turísticos a pé. Santo Antônio Além do Carmo, por sua vez, é mais tranquilo e com opções de pousadas mais familiares.

Para os que procuram acomodações com vista para o mar, Barra, Ondina e Rio Vermelho são as regiões mais indicadas. Além de estar perto de cartões postais da cidade, há restaurantes, bares e shopping por perto. É uma área bem agitada para passeios noturnos.

Itapuã é para o viajante que quer curtir o mar e ficar o mais perto da orla possível, e o bairro Corredor da Vitória é um dos mais nobres e está muito bem localizado, próximo do centro histórico da cidade.

Agora que você já conhece um pouco das regiões, continue lendo para ver recomendações de pousadas, hotéis, resorts e casas de temporada para se hospedar em Salvador.

Hotéis em Salvador

Vista de um dos quartos do Hotel Casa do Amarelindo.
Clique na imagem e faça sua reserva no Hotel Casa do Amarelindo.

O que não faltam em Salvador são hotéis e, para você ter os melhores dias na capital, nada como uma boa estadia em uma hospedagem bem confortável.

Para te ajudar a definir onde ficar, veja a seguir algumas recomendações:

Veja todas as opções de hotéis em Salvador.

Pousadas em Salvador

Cama de um dos quartos da Pousada Solar dos Deuses. em Salvador.
Clique na imagem e faça sua reserva no Pousada Solar dos Deuses.

As pousadas de Salvador são um charme e, como padrão do estilo da hospedagem, são aconchegantes e muito familiares.

Algumas pousadas para você se hospedar:

Veja todas as opções de pousadas em Salvador.

Resorts em Salvador

Catassuba Suítes Resort, localizado à beira-mar.
Clique na imagem e faça sua reserva no Catussaba Suítes Resort.

Com piscinas grandes e áreas de lazer com várias atrações, os resorts são ótimas opções para você ter uma estadia mais completa.

Confira algumas recomendações bem avaliadas:

Veja todas as opções de resorts em Salvador.

Aluguel de temporada em Salvador

Interior e varanda do Villagio Orizzonte, em Salvador.
Clique na imagem e conheça o Villaggio Orizzonte.

Alugar uma casa de temporada também é uma possibilidade com bom custo-benefício. Há lugares ótimos para você se acomodar com muito conforto e mais economia.

Confira algumas opções em Salvador:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Salvador.

Onde comer em Salvador

Baiana segurando uma bacia com Acarajé, prato mais típico de Salvador.
O Acarajé é um dos pratos mais típicos de Salvador – Foto: Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania via Flickr

Alguns dos lugares que possuem maior variedade de bares e restaurantes em Salvador são Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo e Rio Vermelho, o bairro mais boêmio e com vários lugares nas redondezas para apreciar um tira gosto.

A culinária de Salvador é uma atração à parte, pois as receitas da Bahia costumam ser bem marcantes até para as pessoas que ainda não a conhecem. Quem nunca ouviu falar do acarajé, moqueca, cururu, lambreta ou, até mesmo, do tempero feito com azeite de dendê ou pimenta da Bahia? Independente da resposta, o fato é que o sabor original desses pratos você só vai conseguir experimentar na Bahia.

Depois de provar a comida típica da região, há ainda a oportunidade de saborear outras delícias estrangeiras ou originais de outros lugares do Brasil. A capital tem uma grande oferta gastronômica e dá para selecionar tranquilamente o que mais te agrada, seja em um restaurante com comida baiana ou internacional.

Alguns dos restaurantes mais indicados da região:

  • Restaurante Yemanjá
  • Jabu
  • Vini Figueira Gastronomia

Quando ir para Salvador

Salvador pode ser visitado praticamente durante durante o ano inteiro, exceto abril até meados de junho, meses mais chuvosos da região. A dica para te ajudar a definir quando ir é que julho, agosto e de dezembro até o carnaval é alta temporada e fase mais movimentada, devido às festas que acontecem na capital.

Se você prefere não encontrar a cidade cheia, evite a alta temporada, especialmente, Carnaval, Réveillon, e festas religiosas, como, por exemplo, a de Iemanjá, em fevereiro.

Por outro lado, se você ama um agito, principalmente o da folia carnavalesca, vá sem medo nesta época. Apesar de lotada, a cidade fica muito animada e com ótimas programações, e você encontra ótimos hotéis para o carnaval de Salvador.

Hotéis para o Carnaval de Salvador

Como já comentamos, o carnaval é uma ótima época para conhecer a animação de Salvador. Se for visitar a capital nessa época, recomendamos as seguintes opções de hospedagens:

Veja todas as opções de hotéis bem localizados para o Carnaval de Salvador.

Quantos dias ficar em Salvador

O melhor é ficar pelo menos quatro dias em Salvador, tempo suficiente para conhecer o centro histórico, praias e principais cartões postais da capital.

Geralmente, viajantes programam viagens de três dias a uma semana na capital baiana. No entanto, a dica é sempre quanto mais tempo melhor, afinal, nada como uma viagem tranquila e sem muita pressa.

Como chegar em Salvador

Não é difícil chegar em Salvador. Você pode vir de avião, carro ou ônibus, pois há um aeroporto internacional muito bem localizado na cidade, além de estradas tranquilas e opções de transporte coletivo mais econômicas.

Defina a melhor maneira de chegar na capital analisando sua preferência de conforto, orçamento e, claro, tempo de viagem que está disposto a enfrentar. Para te ajudar, veja a seguir mais detalhes de alguns meios.

De avião

Salvador tem um aeroporto com boa infraestrutura e que recebe voos de diversos lugares. Ele fica a um pouco mais de 24 km de distância de Pelourinho e Centro Histórico de Salvador.

De carro

Também dá para chegar em Salvador de carro, sem riscos de pegar estradas muito ruins ou sem sinalização. As BR-101 e BR-116 são as principais rodovias para quem vem de Rio de Janeiro, Minas Gerais ou região sudeste, até a Feira de Santana (Bahia).

De Salvador até Praia do Forte

A Praia do Forte fica em Mata de São João e a cerca de uma hora e meia de Salvador. Vale a pena separar um tempinho da sua viagem para conhecer essa praia, considerada uma das mais bonitas do país. O principal acesso para chegar na cidade é pela BA-099, em um trajeto com um pouco mais de 93 km de distância. Ainda vale a pena conferir nossas indicações de airbnb na Praia do Forte para aproveitar as melhores estadias.

É possível ir da capital até Mata de São João de ônibus, transfer, táxi ou alugando um carro, jeito mais prático de ir sem depender de horários ou disponibilidade de motorista.

Transporte em Salvador

É possível se locomover em Salvador de carro, transporte público, ônibus de turismo, metrô, táxi e Uber. Para quem for aproveitar as atrações da capital, sem ir para lugares muito distantes, andar com motoristas de aplicativo é mais seguro, econômico e prático. Já para as pessoas que querem explorar mais a capital, visitar cidades vizinhas ou praias mais distantes, alugar um carro é a melhor opção.

O ônibus de turismo é um meio de transporte bem animado e divertido para passear e visitar os principais cartões postais da cidade. Você pode conferir mais detalhes ou comprar a passagem no site da Salvador Bus. Outra alternativa é optar por um serviço de transfers em Salvador.

Um detalhe importante sobre o transporte público em Salvador é em relação ao perigo com assaltos e furtos. A dica é sempre preferir andar de Uber ou táxi, além de evitar passar por lugares muito vazios – principalmente durante a noite.

Dicas de segurança em Salvador

Salvador é uma cidade grande e todo cuidado é pouco para garantir a sua segurança durante a viagem. Tome muito cuidado com os seus pertences (não saia com roupas caras, jóias ou artigos de luxo na mão) e, se puder, evite transporte público.

É comum acontecer alguns golpes com viajantes, como os de ambulantes espalhados nos principais pontos turísticos tentando oferecer pulseirinhas, colares, fotos e pinturas no corpo. Geralmente, enquanto a pessoa está passeando a pé na região do centro histórico, eles já chegam entregando um produto e forçando a pagar por eles. É uma situação muito ruim, pois eles são muito insistentes e chegam até a intimidar, caso alguém se recuse a pagar.

Para evitar essas situações, demonstre desinteresse assim que avistar alguém querendo te oferecer algo ou, até mesmo, “finja” ser um morador da cidade e não use roupas muito destoantes, câmeras no pescoço ou qualquer outra atitude que evidencie que você é novo na região.

Seguro viagem para Salvador

Contratar um seguro viagem para Salvador é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passeios e ingressos em Salvador

Já planejou quais serão os seus passeios em Salvador? Saia de casa com tudo organizado para não perder tempo nas filas de ingressos e pague parcelado em até 12 vezes sem IOF! Veja os preços dos passeios ou confira nossa lista com as melhores opções:

Descubra mais passeios incríveis para uma viagem completa em Salvador.

Passagens aéreas para Salvador

Quer garantir uma passagem para Salvador com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Salvador?

Salvador é um misto de praias, cultura e história. Há museus, bairros antigos, bons restaurantes, igrejas e belíssimos pedaços de areia para conhecer. Confira dicas de o que fazer em Salvador.

Quais são os principais passeios em Salvador?

Alguns dos principais passeios de Salvador são: Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Igreja e Convento de São Francisco (Igreja de Ouro), Farol da Barra, Pelourinho e Praça da Sé. Há muito mais o que fazer por lá, leia mais sobre os passeios em Salvador.

Onde ficar em Salvador?

Pelourinho, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Santo Antônio Além do Carmo, Corredor da Vitória e Itapuã são as melhores regiões para ficar em Salvador. Leia mais detalhes e descubra onde ficar em Salvador.

Quais os melhores hotéis em Salvador?

Alguns dos hotéis da capital baiana com as melhores avaliações: Hotel Casa do Amarelindo, Aram Yamí Boutique Hotel, Hotel Villa Bahia e Bahiacafé Hotel. Confira mais hotéis em Salvador.

Tem opções de pousadas em Salvador?

A capital baiana tem várias pousadas confortáveis e muito charmosas, como, por exemplo, a Viver Bahia Pousada, a Pousada Casa da Vitória, a Pousada Solar dos Deuses e a Casa Inglesa. Veja mais opções de pousadas em Salvador.

Quais os melhores aluguéis de temporada em Salvador?

Para os que buscam alugar uma casa ou apartamento em Salvador, há ótimas possibilidades, como, por exemplo, o Apartamento beira mar – Yoga House e a Casa para família. Veja mais opções de aluguel de temporada em Salvador.

Quantos dias ficar em Salvador?

O mais indicado é ficar pelo menos quatro dias em Salvador para conseguir conhecer as principais atrações da cidade. Leia mais sobre quantos dias ficar em Salvador.

Como chegar em Salvador?

É possível chegar de avião, carro e ônibus. Salvador tem um aeroporto muito bem localizado e a 24 km de distância de Pelourinho. Veja detalhes de como chegar em Salvador.

Quando ir para Salvador?

Os melhores meses para ir a Salvador são: janeiro, fevereiro, março, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Leia mais sobre quando ir para Salvador.

Melhor época para ir a Salvador?

Carnaval, Réveillon e períodos de festas religiosas são bem agitados em Salvador. É uma ótima época para curtir e se divertir muito no agito da cidade. Confira mais sobre outras épocas boas para visitar Salvador.

Quais as melhores praias de Salvador?

A cidade baiana tem muitas praias lindas, algumas das mais visitadas são a Praia da Barra, a Praia do Porto da Barra, a Praia de Itapuã, a Praia do Buracão e a Stella Maris. Conheça outras praias em Salvador.

Onde fica Salvador?

Salvador é a cidade capital da Bahia. Confira dicas imperdíveis sobre Salvador.

Como se locomover em Salvador?

Salvador tem transporte público, ônibus de turismo, metrô, táxi e Uber. A maneira mais econômica é se locomover de Uber e, para quem deseja visitar lugares mais distantes, alugar um carro é uma opção bastante prática. Leia mais sobre como andar em Salvador.