Um guia completo para planejar sua viagem a São Francisco Xavier. Anote as dicas e aproveite muito!

São Francisco Xavier é um daqueles destinos buscados por quem quer um lugar tranquilo para relaxar e descansar a mente dos problemas da cidade grande. Com uma natureza bastante presente, a pacata cidade é ideal para viagens em casal, com uma atmosfera sossegada que perdura por todo o ano.

Mas além de um centrinho super calmo e bem típico de interior, com direito a praça com coreto e moradores passando o tempo bem devagar em bancos, São Xico, como é apelidada, também é um bom lugar para os aventureiros. Com trilhas, cachoeiras e vales para explorar, é um destino excelente para o ecoturismo.

Quer saber mais sobre esse lugarzinho tranquilo, bem na divisa de São Paulo com Minas Gerais? Aqui te contamos tudo.

O que fazer em São Francisco Xavier

A cidade é uma boa escolha para visitar em qualquer época do ano. No inverno, há um aumento na procura pelos viajantes interessados em curtir um friozinho de montanha, já que o destino fica a mais de 700 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, cercado por vegetação – o que garante invernos bem gelados por lá.

As hospedagens charmosas e o clima de cidade rural predominam, e com isso, durante os meses mais frios do ano muitos casais buscam São Xico para uma viagem mais rápida, de final de semana. Famílias e demais pessoas que procuram por um refúgio silencioso para renovar as energias também costumam visitar a cidade.

Para descansar tranquilamente, São Francisco Xavier também é muito convidativa no verão. O clima de montanha mantém as temperaturas mais amenas, e os ares puros garantem o relaxamento dos visitantes. Quem gosta de um pouco mais de aventura, no entanto, também encontra opções diversas para fazer por lá.

A cidade também é muito conhecida pelas trilhas ecológicas e cachoeiras, que são incríveis para os dias de muito calor. Se você gosta de explorar a natureza, vai gostar dos passeios que levam ao Mirante do Abismo, com vista para os vales do entorno, da caminhada de 5 horas até a Pedra da Onça ou, do trekking até o Pico Queixo d’Anta, com 1700 metros de altitude.

Paisagem de natureza com vista da pedra Queixo da Anta ao fundo
Natureza de SFX e Queixo d’Anta ao fundo – Foto: Stella Becker via Wikimedia

Onde ficar em São Francisco Xavier – Nossas indicações de hotéis

Há algumas boas acomodações próximas do centrinho de São Francisco Xavier, ideais para quem gosta de sair para jantar nessas cidadezinhas. Porém, o charme da estadia fica por conta das opções mais afastadas, onde o que impera é o sossego proporcionado pela natureza.

Algumas boas indicações são as pousadas A Rosa e o Rei, Serra do Luar, Portal do Equilibrium ou a Fazenda Monte Verde a Morada do Muriqui. Existem ainda boas opções de chalés para reservar pelo Airbnb, como o Chalé Alecrim ou o Alto de Santa Bárbara SFX Chalé 2.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis em São Francisco Xavier

Pousadas em São Francisco Xavier

Airbnb em São Francisco Xavier

Encontre as melhores hospedagens em São Francisco Xavier no Booking.com ou Airbnb.com

Pousada Serra do Luar em meio à área verde
A pousada Serra do Luar – Foto: divulgação
Área em torno do Chalé Alecrim, com lago e árvores
Espaço em torno do Chalé Alecrim – Foto: divulgação

Onde comer em São Francisco Xavier – Dicas de restaurantes

A truta é um dos pratos mais apreciados em São Xico, como acontece também com outras cidades da Serra da Mantiqueira (que têm um clima muito propício à criação dos peixes). O Trutas Mariser é um lugar com vista linda, além de ser especializado no prato.

A culinária italiana do Portale di Napoli conquista a todos os visitantes. Outra boa pedida para o clima de montanha – principalmente se estiver friozinho – é uma boa pizza acompanhada de vinho, que você pode saborear no Caboclo Pizzaria. Nos dias mais frescos, o ambiente aberto do Villa K2 Restaurante Bar Eventos complementa os pratos deliciosos.

Para uma autêntica refeição de culinária caipira, visite o A Soberana Cozinha Caipira, e se sua vontade por hambúrgueres é constante mesmo em viagens, o Bem-te-vi Street Bar ou o Neo Burguer são super recomendados.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Foto em alta exposição da cachoeira Pedro David em São Francisco Xavier
A cachoeira Pedro David em SFX – Foto: Pedro Borges Mundim via Wikimedia

Aluguel de carro em São Francisco Xavier

Alugar um carro para ir a São Francisco Xavier é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para São Paulo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Estrada de terra entre Monte Verde e São Francisco Xavier, chegando à segunda cidade
Chegada a São Francisco Xavier vindo de Monte Verde – Foto: Victor Sounds via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts da Serra da Mantiqueira