Se você quer combinar um roteiro no Uruguai cheio de vinícolas, este é o post certo para você. Anotamos todas as dicas sobre as melhores vinícolas no Uruguai que você precisa visitar.

Das praias espetaculares de Punta Del Este e José Ignácio à histórica Colonia del Sacramento, o Uruguai tem muito a se explorar de ponta a ponta. Durante as diversas atrações, a pausa para apreciar a gastronomia é praticamente indispensável. E o intervalo não deve ser apenas para encher colheres do famoso dulce de leche, mas também para conhecer as mais incríveis vinicolas Uruguai.

É sobre uma boa taça de vinho que vamos falar hoje. Ou melhor – uma não – várias delas. Embarcamos na tradicional Rota do vinho no Uruguai, que é reconhecida mundialmente pelas uvas que harmonizam perfeitamente com as deliciosas carnes do país.

Separe sua taça e vamos lá conhecer as vinicolas Uruguai!

Você vai ver nesse post:

Caso queria pular alguma parte, é só clicar nos links abaixo para ir direto ao tópico 🙂

Os vinhos uruguaios

Os vinhos uruguaios são reconhecidos internacionalmente por combinarem muito com carnes. Entre as cepas, ou as variedades de uvas, que tem se destacado está o Tannat.

Este tipo de uva tem uma característica intensa, séria e austera. Seu cultivo foi tão bem sucedido que o Uruguai se tornou o maior produtor mundial deste tipo de uva. Então fica a dica, tem que provar quando estiver por lá!

A uva Tannat é rica em resvaratrol, substância muito benéfica para a saúde, que auxiliando na redução do mau colesterol e no combate ao câncer. Ou seja, fazer uma viagem aos vinhedos do Uruguai é questão de saúde! Salud!

placa com dizeres sobre vinhos do Uruguai - vinicolas Uruguai
Conhecer as vinicolas Uruguai é uma experiência dos Deuses.

A Rota do Vinho – Vinicolas Uruguai

A maior parte das vinicolas do Uruguai fica em Canelones e Montevidéu. A cerca de 40 minutos da cidade já é possível começar a rota e ir parando em cada uma delas para degustar vinhos, carnes, empanadas e outras delícias uruguaias.

#AnotaADica: Quebrar o roteiro da Rota do Vinho em dois dias é uma boa ideia. Assim, é possível fazer com calma o trajeto que as conecta.

A Rota das Vinícolas Uruguai pode começar e terminar em Montevidéu, capital uruguaia, ou você pode esticar para conhecer outras vinícolas próximas à Punta del Este, especificamente na região de Maldonado.

A boa notícia para os Gaúchos, é que na fronteira com o Brasil – bem mais afastado das principais cidades do Uruguai – também tem uma vinícola que merece entrar na lista, na região de Riviera.

Escrevemos sobre cada uma delas abaixo.

Mapa das Vinícolas Uruguai

Região Vinícolas Uruguai – Montevidéu

1 – Pizzorno Family Estates

Fundada em 1910 por Don Próspero José Pizzorno, a vinícola continua sob comando da família que leva o mesmo nome. Agora, administrada por um jovem inovador, Francisco Pizzorno, de apenas 25 anos. Sob seu comando, a propriedade se prepara para abrir agora em setembro uma pousada.

Fica em Canelones, a 20 km de Montevidéu, a vinícola é uma das mais seculares e tradicionais da região. Entre os destaques, está o icônico Tannat feito por maceração carbônica. Vale a pena a parada e a degustação.

Os pacotes variam entre 30 dólares, para uma degustação clássica com 4 vinhos ou com almoço por 35 dólares por pessoa. Se quiser algum mais exclusivo, a Pizzorno oferece a degustação premium, com direito a voo de helicóptero pelo vinhedo por 350 dólares por pessoa.

A vinícola também oferece hospedagem, a Pizzorno Lodge & Wine, com diárias a partir de R$ 360 com café da manhã incluso.

Degustação de vinhos na Pizzorno Family Estates
Degustação de vinhos na Pizzorno Family Estates
Muita explicação durante a degustação na Pizzorno Family Estates - vinicolas Uruguai
Muita explicação durante a degustação na Pizzorno Family Estates

2 – Bodega Spinoglio

Uma das vinícolas que impressiona não só pela estrutura – mas também pela paisagem incrível. Ela é bonita desde a entrada até a hora da degustação.

A propriedade ainda possui máquinas antigas bem preservadas. O vinho da casa leva o nome de Valle de Las Lágrimas. Inclusive, é vendido no sul do Brasil.

Ele mistura três uvas tintas de guarda da vinícola. Para completar, vale ficar de olho para saber quando o casal Diego e Alejandra Spinoglio, que comandam a propriedade, vão lançar a pousada. Eles tem um projeto de construir quatro quartos dentro de antigos tonéis de concreto de 50 mil litros cada. Já imaginou?

Os pacotes variam entre 30 a 70 dólares por pessoa, todos com duração de 2 horas. Também existe a possibilidade de almoço harmonizado com os vinhos.

Degustação de vinhos reserva na Bodega Spinoglio
Degustação de vinhos reserva na Bodega Spinoglio
Experiência Premium na Bodega Spinoglio
Experiência Premium na Bodega Spinoglio – Degustação de vinhos acompanhada de um almoço super especial

3 – Viña Varela Zarranz

Um casarão colonial e gigantes barris de roble francês fazem com que a passagem à vinícola pareça mais uma viagem no tempo. São 130 anos de historia desse vinicola no Uruguai.

A propriedade oferece visitas que mostram diversos contrapontos entre o antigo e moderno, como a linda e moderna sala de degustação que contrasta com os antigos barris que vinham de navio décadas atrás.

A vinícola é familiar e sofisticada. Ela ainda dispõe de curso de winemakers que pode ser feito por turistas. A Mariana, administradora de enoturismo no local, apresenta tudo com maestria. Vale a parada.

Os pacotes variam entre 30 a 75 dólares por pessoa, com duração de 2 a 3 horas dependendo da visita guiada escolhida. Também existe a possibilidade de almoço harmonizado com os vinhos.

Entrada da Vinícola Viña Varela Zarranz - vinicolas Uruguai
Entrada da Vinícola Viña Varela Zarranz – Uruguai
O antigo casarão que decora a Vinícola Viña Varela Zarranz
O antigo casarão que decora a Vinícola Viña Varela Zarranz

4 – Viñedo de Los Vientos

Uma das vinícolas mais rústicas da rota do vinho no Uruguai, mas uma das mais aconchegantes também.

Na recepção, o casal responsável pela vinícola dá boas-vindas aos visitantes com deliciosas empanadas da casa. Depois, eles contam sobre o solo, a plantação e história do lugar. O local ainda fica em frente à uma igreja construída por Oscar Niemeyer.

Voltando aos vinhos, lá eles são feitos em um método inovador, utilizando uma técnica própria. O resultado são sabores originais que fazem sucesso.

vinicolas Uruguai
Recepção com a deliciosa empanada no Viñedo de Los Vientos
O vinho Anarki das vinicolas do Uruguai
O Anarkia, primeiro Tannat do Uruguai sem adição de sulfitos e fermentado com leveduras indígenas

5 – Bodega Marichal

A Bodega Marichal leva uma tradição que começa em sua construção, em 1938. Desde então, o local vem sendo administrado por quatro gerações da família.

Na visita guiada pela vinícola, conhecemos vinhedos, passamos pelo processo da vinificação na bodega e terminamos com uma ótima degustação de vinhos acompanhadas das famosas empanadas uruguaias.

O restaurante é outro destaque. Eles oferecem um almoço com carnes assadas e saladas frescas. Vale acompanhar também a sommelier e enóloga Lorena, que dá uma aula sobre vinhos na degustação.

A vinícola produz uma alta gama de uvas que vão além do Tannat, e passam pelo Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

vinicolas Uruguai
Degustação de vinhos na Bodega Marichal

6 – Establecimiento Juanicó e Familia Deicas

O Establecimiento Juanicó e famílias Deicas é uma das mais imponentes vinícolas do Uruguai e uma das mais antigas do país. É um destes lugares que a parada é obrigatória.

A estrutura é super bem conservada levando a mais uma viagem no tempo bem interessante.

Eles produzem vinhos que são sucesso entre os brasileiros. Um dos melhores é o Prelúdio, que vale a pena provar. O Don Pascual, feito por eles, é o vinho uruguaio mais vendido no país.

A visita guiada é bem bacana, feita pelo Pedro – um gaúcho especialista no assunto. Os pacotes variam entre 30 a 90 dólares por pessoa, se preferir oferecem também translado por 30 dólares.

Também existe a possibilidade de almoço harmonizado com os vinhos no restaurante da Bodega.

A Vinicola Establecimiento Juanicó e Familia Deicas na região de Montevideo no Uruguai
A Vinicola Establecimiento Juanicó e Familia Deicas na região de Montevideo no Uruguai
A entrada da vinícola Juanicó e Familia Deicas
A entrada da vinícola Juanicó e Familia Deicas
Tudo bem rústica e conservado na Juanicó e Familia Deicas
Tudo bem rústica e conservado na Juanicó e Familia Deicas
As cavas na Vinícola Juanicó e Familia Deicas
Os barris na Vinícola Juanicó e Familia Deicas
A cava na Vinícola Juanicó e Familia Deicas - vinicolas Uruguai
A cava subterrânea na Vinícola Juanicó e Familia Deicas

7 – Bodega Artesana

Para quem gosta de vinícolas modernas, a Bodega Artesana é uma excelente opção. O segredo da bodega está em produzir vinhos de alta qualidade em baixa escala.

A bodega é conhecida por produzir uvas Zinfandel, típica dos solos da Califórnia. Apesar de ser uma uva mais complexa para cultivar em solo uruguaio, o local entrega um vinho excepcional. Vale também degustar a geleia de uva Tannat – fica a dica.

A Bodega Artesana oferece dois pacotes de visitas guiadas. Degustação de 3 vinhos da vinícola a partir de 30 dólares. A outra opção é o almoço harmonizado com os vinhos a partir de 50 dólares por pessoa. O restaurante também oferece menu para crianças.

Nas vinícolas do Uruguai você pode começar o dia com esse visual na Bodega Artesana - vinicolas Uruguai
Nas vinícolas do Uruguai você pode começar o dia com esse visual na Bodega Artesana
A uva Zinfandel, uma das especialidades da Bodega Artesana
A uva Zinfandel, uma das especialidades da Bodega Artesana
Bodega Artesana  - vinicolas Uruguai
Bodega Artesana

8 – Bodega Família Moizo

A Moizo é uma mistura de estilos. Ao mesmo tempo que é familiar, os donos são visionários com a mente nos negócios. Isso tudo faz com que a experiência seja ainda mais primorosa.

A vinícola é linda e bem preservada. Por lá, eles realizam diversos casamentos e festivais de uva Tannat com cordeiro e o festival da colheita. A dica é experimentar também o licor de tannat na vinícola.

A Bodega Família Moizo no Uruguai
A Bodega Família Moizo no Uruguai
Aproveite para degustar os vinhos e curtir esse visual na Bodega Família Moizo
Aproveite para degustar os vinhos e curtir esse visual na Bodega Família Moizo

9 – Vinícola Bouza

A Bodega Bouza é uma das mais conhecidas vinícolas no Uruguai, principalmente entre os brasileiros.

Ela é enorme e mantém uma técnica de produção de vinhos muito moderna. Eles fazem diversos controles de qualidade que começa na produção e vai até o engarrafamento. Também possuem um laboratório próprio para fazer testes de qualidade nas uvas. É um espetáculo à parte.

Vinícola Bouza em Montevideo no Uruguai
Vinícola Bouza em Montevideo no Uruguai
A Vinícola Bouza tem decoração com carros antigos, um charme
A Vinícola Bouza tem decoração com carros antigos, um charme
Barris na Vinícola Bouza
Barris na Vinícola Bouza

10 – Bodega De Lucca

Uma das mais antigas vinícolas do país, fundada em 1945. Ela fica na região de El Colorado, já no fim do “loop” dos vinhos. A propriedade é caracterizada por uma administração artesanal, cultivando um vinho de alto valor.

11 – Bodegas Carrau

A Bodegas Carrau trazem 266 anos de tradição vitivinícola familiar que viajou da Catalunha, na Espanha, ao Uruguai. Ela só fica a 17 km do centro da cidade e tem um lindo entorno.

Em um casarão colonial cheio de verde ao redor e vinhedo, é um dos estabelecimentos mais premiados do mundo com seus vinhos de alta qualidade.

Vinhos da Bodegas Carrau
Vinhos da Bodegas Carrau
Barris da Bodegas Carrau
Barris da Bodegas Carrau

Região Vinicolas Uruguai – Punta del Leste

12 – Alto de La Ballena

Perto de Punta del Este, uma das únicas vinícolas que valem a visita é a Alto de La Ballena. Além disso, é uma das raras propriedades de vinho que ficam entre o campo e o mar no país.

A região faz com que os vinhos fiquem mais frescos e leves. Inaugurada em 2000, a propriedade é moderna e produz edições limitadas de vinhos Merlot, Cabernet Franc e Syrah.

Vista da Vinícola Alto de La Ballena em Punta del Este
Vista da Vinícola Alto de La Ballena em Punta del Este
Vinícola Alto de La Ballena em Punta del Este
Vinhos da desgustação na Vinícola Alto de La Ballena em Punta del Este

Vinícola no Uruguai na Fronteira com o Brasil

13 – Bodega Cerro Chapeu

Longe das principais cidades uruguaias, mas do ladinho da fronteira com o Brasil, fica a Bodega Cerro Chapeu. O projeto é inovador e é por isso que vale destaque. Eles tem um processo feito por um projeto arquitetônico que funciona por gravidade.

Vale a pena conhecer se puder, nós não conseguimos desta vez mas ficamos com vontade. Eles tem um Tannat reconhecido em todo o mundo.

Bodega Cerro Chapeu - vinicolas Uruguai

***Flávio viajou a convite do Ministério do Turismo do Uruguai.


Nosso colunista Rodrigo, também fez um tour pelas vinícolas do Uruguai e contou pra gente sua experiência e ainda sobre alguns pontos turísticos do país. Vale a pena conferir!

Onde se hospedar quando for visitar as vinicolas Uruguai – Montevideo

Quando for visitar as vinicolas no Uruguai, o ideal é se hospedar em Montevideo. A cidade tem muitas opções de hospedagem para todos os perfis e bolsos.

$ – Econômico | $$ – Médio/Bom custo-benefício | $$$ – Sofisticado/Luxo

Centro de Montevideo

O Centro da Montevideo pode ser uma opção, a região fica próximo a alguns pontos turísticos da cidade porém a noite é bem deserto.

Algumas opções de hospedagem no Centro:

  • Hotel América ($): 3 estrelas, com café da manhã e estacionamento.
  • Hotel Orpheo Express ($): 3 estrelas, próximo as principais ruas do centro. Com café da manhã incluso e estacionamento pago à parte
  • Holiday Inn Montevideo ($$): 4 estrelas com piscina e café da manhã incluso e estacionamento pago à parte
  • Albegue El Viajero: é um dos mais charmosos e queridinhos da cidade

>> Encontre aqui mais opções de hospedagem no Centro de Montevideo.

Quarto de casal do Hotel América - vinicolas Uruguai
Quarto de casal do Hotel América – Clique na foto para saber mais!
Hotel Orpheo Express- vinicolas Uruguai
Hotel Orpheo Express – Clique na foto para saber mais!
Holiday Inn Montevideo- vinicolas Uruguai
Holiday Inn Montevideo – Clique na foto para saber mais!
Albegue El Viajero- vinicolas Uruguai
Albegue El Viajero – Clique na foto para saber mais!

Punta Carretas

Punta Carretas é um ótimo bairro para se hospedar, diferente do centro a região é bem moderna e urbanizada. Tem boas opções de restaurantes e compras.

Algumas opções de hospedagem na região:

>> Encontre aqui mais opções de hospedagem na região de Punta Carretas.

Charruas Hostel - vinicolas Uruguai
Charruas Hostel – Clique na foto para saber mais!
Cala di Volpe Boutique Hotel- vinicolas Uruguai
Cala di Volpe Boutique Hotel
Sheraton Montevideo Hotel- vinicolas Uruguai
Sheraton Montevideo Hotel – Clique na foto para saber mais!

Pocitos e Buseo

Para quem quer curtir os ares praianos e caminhar na orla, Pocitos e Buseo são ótimas regiões para se hospedar.

Algumas opções de hospedagem na região:

  • My Apartments by My Suites ($$): com uma pequena cozinha, wi-fi. Sem café da manhã e estacionamento pago à parte
  • Ermitage Hotel ($$) ótimo custo benefício, à beira mar. Estacionamento incluso e café da manhã pago a parte
  • Destino26 Hostel ($): com café da manhã incluso e ótima avaliação, super bem localizado

>> Encontre aqui mais opções de hospedagem em Pocitos

My Apartments by My Suites- vinicolas Uruguai
My Apartments by My Suites – Clique na foto para saber mais!
Ermitage Hotel- vinicolas Uruguai
Ermitage Hotel – Clique na foto para saber mais!
Destino26 Hostel
Destino26 Hostel – Clique na foto para saber mais!

Carrasco

Já o bairro de Carrasco, é um bairro mais luxuoso e afastado do centro. Ótima região para encontrar hotéis 5 estrelas para curtir o clima da cidade, porém tem poucos opções de hospedagem.

Algumas opções de hospedagem na região:

>> Encontre aqui mais opções de hospedagem em Carrasco.

Sofitel Casino Carrasco
Sofitel Casino Carrasco – Clique na foto para saber mais!
Pedro Figari Boutique Hotel
Pedro Figari Boutique Hotel – Clique na foto para saber mais!
Hotel Bahamas
Hotel Bahamas – Clique na foto para saber mais!

Ainda não encontrou seu hotel em Montevideo. Veja as promoções de hoje no Bookig.com e aproveite muito as vinícolas do Uruguai

#FicaADica: Fique de olho nas ‘Ofertas Espertas’, que duram apenas um dia. Alguns hotéis incríveis oferecem ótimos desconto usando este selo na plataforma. Se encontrar um bom negócio, vale fechar 🙂 

Booking.com

Gostou das nossas dicas de Vinicolas Uruguai? Conta aqui pra gente e se você ficou com alguma dúvida deixa nos comentário que a gente te ajuda…

Leia Mais

Além de Punta – Explore mais o Uruguai

Mochilando de Bike e Sup pela Ruta 9 Uruguai

Sofitel Montevideo Casino Carrasco & Spa– Review do Hotel 5 estrelas

Buenos Aires Argentina – Guia COMPLETO para conhecer a Cidade

Onde Ficar em Buenos Aires – Melhores Opções do Econômico ao Luxo

Seguro Viagem Internacional Vale a Pena?