Procurando saber se o Airbnb é confiável? Poupe seu tempo e já confira em um só lugar um resumo de reviews, análise de reputação, dicas para usar e informações!

Se o seu objetivo é evitar golpes ao reservar o seu aluguel de temporada, então você abriu o post certo! É normal qualquer viajante ter esse receio, ainda mais diante de relatos atuais de fraudes, câmeras escondidas em apartamentos e etc. Por esse motivo, prepramos esse post completinho para definir se o Airbnb é confiável.

Há relato da minha experiência usando a plataforma, uma explicação sobre a reputação do site no Reclame Aqui, além de muitas dicas para hóspedes e anfitriões usarem o site do melhor jeito. Quer saber mais? Veja agora mesmo se o Airbnb é confiável:

Airbnb é confiável?

Mãos negras digitando em um computador, que está aberto no site Airbnb. Tem dois cardenos e volta e um enfeite decorativo ao lado
O Airbnb tem site e app – Foto: cottonbro studio via Pexels

Sim, o Airbnb é confiável! A plataforma já atingiu 1,5 bilhão de hóspedes recebidos e mais de US$ 250 bilhões de faturamento para os anfitriões espalhados em mais de 220 países e regiões.

Vale mencionar que há, sim, relatos de experiências ruins. Mas, na maioria das vezes, é por problemas entre o hóspede e o anfitrião ou erro na plataforma. Se ambos atuarem respeitando as regras e sem cometer falhas, a probabilidade de cair em fraudes é bem mínima.

O Airbnb foi lançado em 2008 e, desde então, tem revolucionado o mercado de aluguel de temporada pelo mundo. Para você ter uma ideia de como é seguro fazer reservas online, é só se lembrar do famoso Booking, plataforma similar que atua desde 1996.

Conheça também o Booking, plataforma completa e segura de hospedagens pelo mundo.

Airbnb no Reclame Aqui

Prints da reputação do site Airbnb em diferentes períodos no site do Reclame Aqui.
O primeiro (à esquerda) é do período de 6 meses (agosto de 2023 a janeiro de 2024) e a nota é 7,3 e reputação considerada boa. 
O segundo print (no meio) é do ano de 2023. A nota é 5,9 e a reputação ruim.
O terceiro print (à direita) é de um período considerado "geral" (de 2021 a 2024). A nota também é 5,9 e a reputação ruim.

De modo geral, o Airbnb é considerado “ruim” no Reclame aqui, com nota geral calculada de 2021 a 2024 de 5,9 (o máximo é 10). Mas vale dizer que mais de 50% dos clientes usariam novamente o site e mais de 90% das reclamações foram respondidas.

Na imagem acima, há três prints da reputação do Airbnb em diferentes períodos (seis meses, um ano e quatro anos). De agosto de 2023 a janeiro de 2024, o site obteve nota 7,3 e foi considerado “bom”, mas nos dois últimos intervalos de tempo, a nota permaneceu 5,9.

As principais reclamações são de hóspedes que encontraram casas sujas ou com algum tipo de defeito nas instalações, problemas ao receber reembolso, demora para conseguir atendimento da plataforma, dificuldade para cadastrar o cartão de crédito e atendimento ruim dos anfitriões.

Em diversos casos, a plataforma retorna alegando que só pode solucionar as reclamações caso a avaliação seja feita pela pessoa que tem o nome cadastrado no site, não havendo um desfecho total do problema.

Airbnb no Trustpilot

Print da nota do Airbnb no site da Trustpilot. O Airbnb tem nota 1,3, considerada muito ruim, e 12.395 avaliações de clientes. Há 9% de avaliações com 5 estrelas e 83% com 1 estrela.

O Trustpilot é uma plataforma similar ao Reclame Aqui, mas focado nas empresas estrangeiras, que ajuda a compreender se o Airbnb é confiável. Como o Airbnb é internacional, vale saber que nele o site é avaliado como muito ruim, com nota 1,3 (5,0 é a máxima). São mais de 12 mil avaliações, sendo apenas 9% positivas.

O consumidor consegue fazer reclamações e elogios no Trutspilot, no entanto, menos de 10% das mais de 10 mil avaliações foram avaliadas com 5 estrelas. Outro detalhe importante é que o Airbnb não é ativo no site e nunca respondeu nenhum cliente.

Minha experiência usando o Airbnb

Selfie de uma mulher vestida de branco segurando uma chave com uma mão  um homem atrás sorrindo com mochila nas costas. Eles estão dentro de um apartamento, com a pia da cozinha e mesa atrás. Representa Airbnb é confiável

Mesmo diante da reputação não muito boa no Reclame Aqui e no Trutspilot, comigo o Airbnb funcionou super bem! Eu fiz reservas para duas viagens pelo Brasil e, em ambas, deu tudo certo. Os anfitriões me trataram super bem, senti bastante segurança e tive uma boa economia na viagem. Ou seja, considero que o Airbnb é confiável, sim.

Em uma das hospedagens, eu fiquei em uma quitinete dentro do apartamento de um casal. Eles ficaram dentro do imóvel, porém, não atrapalharam em nada. Até pareciam ser acostumados a receberem hóspedes – me deixaram usar a cozinha (e tudo o que tinha lá), o dono me buscou na rodoviária e fez um tour pela cidade (cobrou um valor simbólico).

Já no outro caso, eu aluguei um estúdio mesmo. A vantagem foi que o lugar era praticamente beira-mar, tinha utensílios que nem todos os hotéis têm (caixa térmica para levar à praia, por exemplo) e o preço foi super em conta. Economizei demais!

A minha única dica é conferir também as opções disponíveis no Booking, porque lá tem uma maior variedade de hospedagens (hostels, pousadas, B&B, além dos aluguéis de temporada) e pode ser que você encontre opções vantajosas, dependendo do destino.

Use o Booking para comparar preços e ver mais opções de estadias baratas.

Airbnb vale a pena?

Interior de uma sala de estar com tacos no chão, uma poltrona à direita e, à esquerda, um sof´. Há uma mesa de centro e um balcão com TV  e vasos de flotes nos lados.
Há casas e apartamentos charmosos no Airbnb – Foto: John Tekeridis via Pexels

O Airbnb vale a pena sim, já que muitos hóspedes e anfitriões tiveram experiências boas ao reservar imóveis com bom custo-benefício e praticidade, além dos donos conseguirem alugar e divulgar suas propriedades sem muita burocracia.

Só tenha em mente que a reserva não depende só do site em si. Para saber se o Airbnb é confiável e seguro inclua o modo como será tratado pelo anfitrião, as condições reais da propriedade, da segurança do local e etc. Se todos respeitarem as regras com responsabilidade, tudo pode dar 100% certo.

Outro ponto é que há relatos de atendimento demorado do Airbnb e dificuldade para receber suporte eficiente. Eu, por exemplo, usei a plataforma e não precisei solicitar ajuda, mas fica o alerta. Vale dizer que isso não interfere na segurança do site, pois ele atua com certificados de segurança para assegurar as reservas.

Vantagens do Airbnb

Veja abaixo as principais vantagens para saber se o Airbnb é confiável:

  • Tem um catálago atrativo de aluguéis de temporada
  • Oferece passeios e experiências com os locais
  • Permite conversar com o anfitrião antes de fazer reserva
  • Tem certificados e proteções para garantir a segurança do hóspede e anfitrião
  • Possui avaliações e notas reais
  • O anfitrião e o hóspede possuem perfil com avaliações, o que ajuda a ter mais confiança

Desvantagens do Airbnb

Conheça agora alguns pontos de alerta da plataforma:

  • Suporte do site demorado
  • O endereço completo do imóvel só aparece após confirmar o pagamento
  • Possui menos variedade de hospedagens, se comparar ao Booking
  • Parcelamento tem juros

Como funciona o Airbnb?

O Airbnb é uma rede social que conecta o anfitrião ao viajante para estadias de aluguel de temporada pelo mundo. Basicamente, os próprios donos anunciam seus imóveis e, conforme vão recebendo hóspedes, recebem avaliações e notas reais.

O inquilino, por outro lado, pode acessar o catálago da plataforma, utilizar filtros para facilitar a busca, analisar as avaliações e nota das estadias e ainda conversar com o dono antes de efetuar a reserva.

O Airbnb possui site e aplicativo, e oferta casas, apartamentos, cabanas, estúdios, chalés, além de quartos reservados dentro de propriedades ou quartos compartilhados. Há, também, opções de experiências para os viajantes, como passeios guiados, transfer, sessão de fotos turísticas e atividades online com os locais.

Como usar o Airbnb?

Mãos brancas segurando um celular com a tela branca e o logo do airbnb no meio.O fundo está embaçado
Você pode reservar um Airbnb pelo celular – Foto: cottonbro studio via Pexels

Você pode usar o Airbnb como anfitrião, para alugar seu imóvel, ou como hóspede, para reservar alguma estadia. Nos dois casos, é necessário cadastrar um perfil no site ou app. Seja para alugar ou reservar, a usabilidade da plataforma é intuitiva e bem parecida.

Veja um passo a passo de como fazer uma reserva no Airbnb:

  1. Faça seu cadastro no site ou app
  2. Coloque o destino, data da viagem, quantidade de hóspedes e clique em “buscar
    • Use filtros para facilitar a busca
  3. Escolha o local para se hospedar
  4. Confirme as taxas e informações do imóvel
    • Se necessário, envie mensagem para tirar dúvidas com o anfitrião
  5. Clique em “reservar
  6. Escolha a forma de pagamento e clique em “confirmar e pagar

Airbnb para proprietários

Alugar um imóvel pelo Airbnb é bem fácil. Primeiro, o anfitrião precisa fazer um cadastro do seu perfil, depois é só criar o anúncio com fotos de boa qualidade, informações detalhadas de como é o local, a localização, comodidades e escolher as formas de recebimento que prefere.

É importante fazer o anúncio com fotos bonitas, pois esse é o primeiro “contato” que o futuro hóspede terá com seu imóvel. Também vale a pena deixar a propriedade em boas condições, de modo que coincida com o que está descrito na plataforma, e oferecer um atendimento cordial. Tudo isso contribui para receber boas avaliações e, consequentemente, gera mais confiança para novas reservas.

Veja abaixo um passo a passo prático para anunciar seu imóvel no Airbnb:

  1. Faça seu cadastro no site ou app;
  2. Clique em “Anuncie seu espaço no Airbnb
    • No site, está no lado direito superior da tela
    • No app, vá em “perfil” e “Anuncie seu espaço”
  3. Toque em “Começar” e “avançar
  4. Escolha o tipo do seu imóvel e qual parte dele vai alugar
    • É possível alugar um quarto, um quarto compartilhado ou o espaço inteiro
  5. Preencha as informações solicitadas (localização, cômodos, número de camas, comodidades e etc)
  6. Coloque as fotos, título do anúncio e descrição do imóvel e clique “avançar
  7. Selecione suas preferências de reserva e o preço
  8. Pronto!

Booking X Airbnb

BookingAirbnb
Variedade de estadias (hotel, pousada, resort e aluguel de temporada)Foco em aluguéis de temporada
Também oferece passagens aéreas, aluguel de carro, passeios e transferTambém oferece experiências de passeios e atividades online com os locais
Só permite fazer perguntas ao responsável pela estadiaPermite conversar com o anfitrião e obter respostas mais rápidas
Endereço do local sempre disponívelEndereço pode só aparecer depois de confirmar a reserva
Plataforma simples e fácil de mexerPlataforma mais densa
Atua mais com empresas hoteleirasAtua mais com donos de imóveis e guesthouse
Ampla comparação de preços, por ter mais opções disponíveisOfertas vantajosas para diárias curtas e mensais em propriedades particulares

O Booking é uma plataforma bem parecida com o Airbnb, o que difere é apenas a variedade maior de hospedagens disponíveis. No Booking, há estadias de diversas categorias, como hotel, pousada, B&B, hostels, aluguel de temporada e etc. Já o Airbnb é focado nas casas, apartamentos, quartos reservados em residências e até quartos compartilhados.

Além disso, o Booking atua mais de frente com empresas hoteleiras, como redes de hotéis e hospedagens maiores. O que acaba impactanto no contato maior com os responsáveis por esses estabelecimentos. Já o Airbnb atua mais com donos de imóveis e guesthouse, por isso, abre mais espaço para a comunicação direta com os anfitriões.

Quer conhecer os aluguéis de temporada disponíveis no Booking? Veja posts exclusivos:

Dicas para usar o Airbnb sem cair em golpes

Quer dicas para não cair em ciladas e ter a certeza de que o Airbnb é confiável? Veja abaixo algumas recomendações que aprendi ao usar o site. Assim, você evita problemas ao efetuar a sua reserva e não é pego de surpresa quando chegar no imóvel.

1 – Busque notas altas

Pode confiar, se o local tem nota baixa é por algum motivo indesejável. Por isso, use as notas como um filtro para encontrar sua estadia. Indico locais com mais de 4 estrelas, sendo que os avaliados com 5 são mais certeza de ter atendimento bom e comodidades que agradem os hóspedes.

2 – Leia os comentários

Os comentários vão te mostrar se a nota da estadia realmente vale. Reserve um tempinho para ler e analisar pela opnião dos inquilinos se a descrição do imóvel condiz com a realidade, se tem algo no local que não é bom, se o anfitrião é antencioso e etc. Isso vai te dar muito mais segurança para fazer a reserva.

3 – Use os filtros

Uma dica que facilita muito na hora de buscar o airbnb ideal para sua viagem é usar os filtros. Após colocar o destino, data e quantidade de hóspedes, você pode filtrar as opções disponíveis pelo preço, localização, tipo de acomodação e comodidades. Ajuda muito!

4 – Converse com o anfitrião

Mesmo que a descrição do imóvel esteja completinha e não te deixe com dúvidas, vale a pena enviar uma mensagem para o anfitrião para saber se ele responde rápido, além de como é o atendimento e a disposição dele para te ajudar. Eu sempre converso com os donos dos imóveis antes de fazer a reserva, porque isso me dá mais segurança e um norte do que esperar quando estiver pessoalmente com eles.

5 – Faça o pagamento pelo site

Para evitar cobranças indevidas e golpes na hora que chegar no local, pague a sua estadia pelo site. Assim, você tem a proteção da plataforma e pode solicitar suporte depois. Vale dizer que é proibido cobrar taxas extras que não estejam descritas no anúncio – o anfitrião pode até ser banido por isso. Para evitar esse tipo de situação, conclua o pagamento pelo Airbnb mesmo! 😉

6 – Confirme o tipo de estadia

Há três tipos de hospedagens no Airbnb: quarto, quarto compartilhado ou o espaço inteiro. “Quarto” é quando o imóvel tem alguns cômodos compartilhados e somente o quarto é reservado a você. Já o “quarto compartilhado” não há tanta privacidade, pois todos os cômodos são compartilhados – é a opção mais barata. Agora, no “espaço inteiro”, o imóvel é só seu, por isso, é um pouco mais caro e indicado para quem quer total privacidade.

7 – Considere apenas o preço final

No primeiro momento da busca, você vai ver apenas o preço da diária dos imóveis. Mas após abrir o anúncio, no lado direito da tela, são adicionadas as taxas de limpeza do imóvel e de serviço do site (nem todos cobram as duas), além do preço calculado de acordo com a quantidade de dias e hóspedes. Desta forma, considere apenas o orçamento final e não somente o valor da diária.

8 – Compare o Airbnb com outros sites

Também vale a pena dar uma espiada nos concorrentes do Airbnb. Pode acontecer de encontrar lugares mais vantajosos em outros sites ou até achar preços mais convidativos. O Booking é uma excelente plataforma, pois oferece todas as categorias de hospedagem. Já aconteceu comigo, por exemplo, de encontrar um flat legal no centro da cidade no Airbnb e uma pousadinha maravilhosa para pernoitar perto do aeroporto no Booking. Compensou muito!

Compare agora o Airbnb com a plataforma de hospedagens que mais utilizamos.

Seguro viagem em promoção

Aproveite e veja agora como encontrar um seguro viagem em promoção! Viajar com a segurança de ter uma cobertura médica, odontológica e até seguro bagagem extraviada já é bom, mas melhor ainda é adquirir esse benefício por um preço que cabe no seu bolso, não acha? Então, já use nosso cupom de desconto Seguros Promo no site que recomendamos e confiamos. – VER PREÇOS

Passagem aéreas baratas

Quer garantir uma passagem para Alagoas com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carros

Você sabia que pode alugar um carro para Alagoas online? Dessa forma, ao chegar no destino, você vai direto à locadora apenas para retirar seu veículo e seguir com a viagem. Aproveite nosso cupom de desconto RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você ao usar o comparador de locadoras RentCars. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O Airbnb é seguro no Brasil?

Sim! O Airbnb já hospedou diversos viajantes pelo Brasil com muita segurança. A dica é ler os comentários de antigos hóspedes e só reservar quando o imóvel tiver depoimentos positivos e nota alta.

Como saber se um Airbnb é confiável?

Basta ler as avaliações de quem já se hospedou no local e ver se tem algo de estranho ou não. Caso haja comentários bons, nota alta, fotos boas e descrição detalhada, significa que a propriedade é confiável. Outra dica é conversar com o anfitrião antes de reservar, para ver como será atendido.

É seguro fazer reserva pelo Airbnb?

É sim! A plataforma tem certificados e proteções de segurança para evitar o máximo de fraudes ao viajante e anfitrião. Além disso, as estadias recebem avaliações reais, e tanto o hóspede quanto o anfitrião têm perfis que também recebe depoimentos, o que contribui mais a ainda para ter segurança antes da reserva.

Como não cair em golpes no Airbnb?

Algumas dicas para evitar ciladas no Airbnb são:

  1. Busque notas altas
  2. Leia os comentários
  3. Faça o pagamento pelo site
  4. Converse com o anfitrião
  5. Compare o Airbnb com o Booking

O dono fica no apartamento do Airbnb?

Depende! O Airbnb permite alugar um espaço inteiro, quarto ou quarto compartilhado. Apenas a categoria “espaço inteiro” o anfitrião não fica no imóvel, mas “quarto” e “quarto compartilhado” já existe a possibilidade de o dono ficar dentro da propriedade. Fique atento ao tipo de acomodação antes de fechar a reserva!

O que é e como funciona o Airbnb?

O Airbnb é uma plataforma para reservar aluguel de temporada ao redor do mundo. Ele é uma rede social (app e site), na qual o anfitrião e o inquilino se conectam para realizar as reservas de maneira 100% online. Conheça o Booking, site concorrente que mais utilizamos.

Como funciona o pagamento no Airbnb?

O pagamento do hóspede e anfitrião é feito, na maioria das vezes, online – transferências bancárias, PayPal, cartões de débito Payoneer e Western Union, entre outras. Mas pode variar dependendo do país e acomodação, já que também é possível dividir um pagamento e até pagá-lo no check-out.