É seguro? Vale a pena? Como usar? Leia agora um post completo com todas as respostas sobre o Airbnb! No final ainda tem 8 dicas valiosas para evitar golpes no site.

Uma plataforma que conecta pessoas do mundo todo para alugar hospedagens residenciais. Em resumo, esse é o objetivo do famoso Airbnb… Mas será que na prática esse objetivo é desempenhado com sucesso, sem fraudes, erros ou qualquer probleminha? Bom, isso é o que vamos descobrir agora!

O fato é que a plataforma mudou muito o cenário das hospedagens. Antes, as estadias se concentravam em hotéis, pousadas e resorts. Já hoje é possível encontrar um flat econômico no outro lado do mapa com apenas alguns cliques – e isso acontece graças a inovações como o Airbnb e o próprio Booking.

Enfim, ao longo deste post vamos explicar com mais detalhes como atua o Airbnb, contar nossa experiência real com a plataforma e compartilhar as avaliações de outros hóspedes para você saber se realmente pode confiar. No final, ainda tem oito dicas para evitar ciladas. Vamos lá? 😃

O que é o Airbnb?

Logo do airbnb com o fundo rosa e desenho branco. No meio da imagem, tem o logo do site e ao lado a escrita "Airbnb"

O Airbnb é uma rede social que conecta donos de imóveis – chamados de anfitriões – com pessoas que estão procurando um aluguel de temporada.

Seja para viagens de lazer, a trabalho ou até para uma estadia mais longa, há quartos econômicos em residências, casas completas, apartamentos, flats, chalés, estúdios, além de lugares curiosos e surpreendentes, como casas flutuantes, cabanas temáticas e até casa invisível no meio do deserto da Califórnia.

Para isso acontecer, tanto os anfitriões como os futuros hóspedes criam perfis na plataforma, assim ambos podem descrever suas informações e receber avaliações. Na hora da reserva, é só procurar o que deseja, conferir os detalhes e fechar a estadia de maneira 100% remota. Essa praticidade do Airbnb rendeu mais de 400 milhões de check-in em mais de 81 mil cidades de 191 países.

O Booking, por exemplo, é bastante parecido com o Airbnb. Embora tenha algumas diferenças no processo da reserva, ele também já conectou milhares de anfitriões e viajantes mundo afora – o que comprova que é possível, sim, reservar online e com segurança uma estadia.

Conheça o Booking antes de fazer a reserva do seu aluguel de temporada.

Airbnb é confiável?

Tela de um notebook mostrando o site Airbnb
O Airbnb está disponível no site e app – Foto: Oberon Copeland @veryinformed.com via Unsplash

A resposta é sim! O Airbnb é confiável, visto que já promoveu a estadia de mais de 1 bilhão de hóspedes em quase todos os países, oferecendo renda para mais de 4 milhões de anfitriões. Eu, por exemplo, já fiz reservas pelo site e não tive problema nenhum.

Embora seja confiável, é justo dizer que isso não exclui a probabilidade de falhas. Lembre-se que o Airbnb atua com três lados: o anfitrião, o hóspede e o próprio sistema do site. Desta forma, pode acontecer de alguns deles apresentar problemas. Como, por exemplo, contratempos no check-in, dificuldade do anfitrião conseguir suporte rápido do site, avarias na residência durante a estadia e etc.

Enfim, o Airbnb é uma empresa confiável e que já ofereceu estadias de sucesso para muita gente. No entanto, isso não exclui o risco de falhas e contratempos. Abaixo, tem um apanhado de avaliações reais de quem já utilizou a plataforma, recomendo continuar lendo para entender melhor.

Compare o Airbnb com o Booking, plataforma similar que mais utilizamos.

Airbnb no Reclame Aqui

Prints da reputação do site Airbnb em diferentes períodos no site do Reclame Aqui.
O primeiro (à esquerda) é do período de 6 meses (agosto de 2023 a janeiro de 2024) e a nota é 7,3 e reputação considerada boa. 
O segundo print (no meio) é do ano de 2023. A nota é 5,9 e a reputação ruim.
O terceiro print (à direita) é de um período considerado "geral" (de 2021 a 2024). A nota também é 5,9 e a reputação ruim.

O Airbnb tem uma reputação considerada ruim no Reclame Aqui. A nota geral ao longo de três anos é 5,9 (o máximo é 10). O lado bom é que, desde 2021, mais de 50% dos clientes usariam novamente o site e mais de 70% das reclamações foram respondidas.

Há alguns pontos a se considerar ao analisar as avaliações do Reclame Aqui. Como mostra a imagem acima, no decorrer de seis meses (de agosto de 2023 a janeiro de 2024) a nota média do Airbnb é 7,3 (10 é o máximo). Já ao longo do ano de 2023 é 5,9, inclusive, essa é a mesma nota de um período considerado “geral”, que inclui os anos de 2021 até 2024. Ou seja, desde 2021, o Airbnb tem uma classificação razoável.

As reclamações são de hóspedes que encontraram casas sujas ou com algum tipo de defeito nas instalações, problemas ao receber reembolso, demora para conseguir atendimento da plataforma, dificuldade para cadastrar o cartão de crédito e atendimento ruim dos anfitriões.

Em diversos casos, a plataforma retorna alegando que só pode solucionar as reclamações caso a avaliação seja feita pela pessoa que tem o nome cadastrado no site, não havendo um desfecho total do problema.

Conheça também um site similar e confiável para alugar imóveis de temporada.

Airbnb no Trustpilot

Print da nota do Airbnb no site da Trustpilot. O Airbnb tem nota 1,3, considerada muito ruim, e 12.395 avaliações de clientes. Há 9% de avaliações com 5 estrelas e 83% com 1 estrela.

No Trustpilot, o Airbnb é avaliado como muito ruim, com nota 1,3 (5,0 é a máxima), depois de receber mais de 12 mil avaliações. Diferentemente do Reclame Aqui, esse site também aceita elogios, no entanto, há somente 9% de participações positivas, avaliadas com 5 estrelas.

O Trustpilot é uma plataforma bem parecida com o Reclame Aqui, porém ela atua mais com empresas estrangeiras. Como o Airbnb opera no mundo todo, também vale a pena considerar esse site para tirar uma conclusão mais ampla.

Vale dizer que o Airbnb é mais presente no Reclame Aqui, uma vez que nunca respondeu uma avaliação no Trustpilot.

Reserve com mais segurança no Booking.

Minha experiência com o Airbnb

Selfie de uma mulher vestida de branco segurando uma chave com uma mão um homem atrás sorrindo com mochila nas costas. Eles estão dentro de um apartamento, com a pia da cozinha e mesa atrás. Representa Airbnb
Já reservei no Airbnb um flat em Maceió e um quarto dentro de um apartamento familiar em Santos. Nos dois casos deu super certo!

Fiz uma busca rigorosa para encontrar um imóvel bem localizado, barato e com anfitriões de confiança. Por isso, antes de reservar, li diversos comentários dos antigos hóspedes e mandei mensagem para os donos com dúvidas aleatórias – a minha intenção mesmo era ter um primeiro “contato” para finalizar a reserva com mais segurança.

No apartamento em Santos, o anfitrião foi super receptivo. Me buscou na rodoviária e fez um tour apresentando a cidade – paguei um valor à parte para isso. Mesmo ficando dentro da casa dele e da esposa, me senti super bem dentro do meu quarto e ainda tive a liberdade de usar a cozinha.

Já em Maceió, o processo para encontrar a hospedagem foi o mesmo. Também não tive problemas e acabei investindo um valor bem em conta para ficar no centro da cidade.

A minha única objeção é que o Airbnb só mostra o endereço do imóvel depois do pagamento, o que dificulta um pouco na hora de calcular a distância das atrações. Eu também acho o site um pouco mais confuso que o Booking, que é outra plataforma que uso com bastante frequência por ter mais variedade de hospedagens.

Veja aqui preços de casas, apartamentos, hostels, pousadas e hotéis no mesmo site.

Como funciona o Airbnb?

Homem de costas com uma mochila amarela nas costas, ao lado de um trailer que é rodeado de natureza
O Airbnb tem um catálago enorme de imóveis com experiências autênticas – Foto: DLC via Unsplash

O Airbnb é uma rede social que conecta o anfitrião (dono do imóvel) a um inquilino. Para isso, as propriedades são cadastradas na plataforma com fotos, informações, nota e avaliações reais dos hóspedes. O viajante pode acessar os locais disponíveis e até usar filtros para facilitar a busca, como pela quantidade de quartos, localização, preço, tipo de residência e etc.

Ao encontrar o local certo para se hospedar, o suposto hóspede pode enviar mensagem para o anfitrião para tirar dúvidas e, se quiser fechar negócio, finaliza a reserva e faz o pagamento pela plataforma. Vale mencionar que o inquilino também tem um perfil com avaliações dos anfitriões, deste modo, o dono do imóvel também tem a liberdade de aceitar ou não a diária.

Após concluir a reserva, o site ainda oferta experiências na cidade da sua viagem oferecidas pelos locais, como passeios guiados, transfer e sessão de fotos turísticas.

Airbnb vale a pena?

Duas malas na frente de uma casa com a porta aberta e um cachorro dentro.
O Airbnb facilita a busca de casas e apartamentos para alugar no mundo todo – Foto: ConvertKit via Unsplash

Sim! Embora alguns hóspedes e anfitriões já tenham tido experiências negativas, o Airbnb continua valendo a pena devido à sua praticidade de disponibilizar aluguel de temporada em vários lugares do mundo e com preços variados. Com ele, proprietários conseguem promover seus imóveis com facilidade e os hóspedes podem encontrá-los sem sair de casa.

Além disso, observou-se que muitas das reclamações feitas foram por problemas com o próprio anfitrião ou inquilino. A plataforma acaba difulcando por não oferecer um suporte ágil. Mas, em todo o caso, se o proprietário do imóvel e o hóspede cumprirem as regras com responsabilidade, há uma grande chance da sua experiência no Airbnb ser positiva.

Conheça uma plataforma similar com variedade de hospedagens.

Como usar o Airbnb?

Mãos negras mexendo em um notebook com o site do Airbnb na tela
É possível buscar um imóvel usando filtros e o mapa do destino – Foto: cottonbro studio via Pexels

Você pode usar o Airbnb como anfitrião, para alugar seu imóvel, ou como hóspede, para achar o seu aluguel de temporada. Para encontrar um local para se hospedar, em resumo, você precisa acessar o aplicativo ou site, colocar o destino, data da viagem e a quantidade de hóspedes.

É possível usar filtros para facilitar a busca, como selecionar pela localização, preço, quantidade de quartos, tipo de imóvel e comodidades. Além disso, a pesquisa também pode ser feita usando um mapa que mostra os preços das acomodações disponíveis na cidade.

Veja abaixo um passo a passo prático de como usar o airbnb:

  1. Faça seu cadastro no site ou app
  2. Coloque o destino, data da viagem, quantidade de hóspedes e clique em “buscar
    • Use filtros para facilitar a busca
  3. Escolha o local para se hospedar
  4. Confirme as taxas e informações do imóvel
    • Se necessário, envie mensagem para tirar dúvidas com o anfitrião
  5. Clique em “reservar
  6. Escolha a forma de pagamento e clique em “confirmar e pagar

Após concluir o pagamento, você receberá um email de confirmação e na própria plataforma aparecerá o endereço do local, contato do anfitrião e outras informações da sua reserva.

Prontinho, reserva feita! 😉

Antes de reservar, conheça os excelentes aluguéis de temporada disponíveis no Booking.

O que precisa para ser um anfitrião do Airbnb?

Mão branca com uma chave e ao fundo tem as fechaduras de uma porta
O cadastro do anfitrião é bem parecido com o de hóspedes – Foto: Maria Ziegler via Unsplash

Agora, se você quer usar o Airbnb para alugar o seu imóvel, saiba que o processo é bem parecido. Basta fazer seu cadastro na plataforma e criar o anúncio colocando fotos do local, descrição da propriedade, preço da diária e etc.

É importante que o anúncio tenha fotos com boa qualidade, pois esse é o primeiro contato que o inquilino vai ter com seu imóvel. Além disso, as informações também precisam estar bem descritas, apontando com fidelidade as condições do local, a localização e o que tem por perto, comodidades e cômodos disponíveis. Também vale a pena ficar atento a cobrança da taxa da limpeza e a de serviços do Airbnb.

Veja abaixo um passo a passo prático para anunciar seu imóvel no Airbnb:

  1. Faça seu cadastro no site ou app;
  2. Clique em “Anuncie seu espaço no Airbnb
    • No site, está no lado direito superior da tela
    • No app, vá em “perfil” e “Anuncie seu espaço”
  3. Toque em “Começar” e “avançar
  4. Escolha o tipo do seu imóvel e qual parte dele vai alugar
    • É possível alugar um quarto, um quarto compartilhado ou o espaço inteiro
  5. Preencha as informações solicitadas (localização, cômodos, número de camas, comodidades e etc)
  6. Coloque as fotos, título do anúncio e descrição do imóvel e clique “avançar
  7. Selecione suas preferências de reserva e o preço
  8. Pronto!

Qual a diferença do Booking e Airbnb?

BookingAirbnb
Variedade de estadias (hotel, pousada, resort e aluguel de temporada)Foco em aluguéis de temporada
Também oferece passagens aéreas, aluguel de carro, passeios e transferTambém oferece experiências de passeios e atividades online com os locais
Só permite fazer perguntas ao responsável pela estadiaPermite conversar com o anfitrião e obter respostas mais rápidas
Endereço do local sempre disponívelEndereço pode só aparecer depois de confirmar a reserva
Plataforma simples e fácil de mexerPlataforma mais densa
Atua mais com empresas hoteleirasAtua mais com donos de imóveis e guesthouse
Ampla comparação de preços, por ter mais opções disponíveisOfertas vantajosas para diárias curtas e mensais em propriedades particulares

Basicamente, a diferença entre o Booking e o Airbnb são os tipos de acomodações anunciadas. O foco do Airbnb são os aluguéis de temporada, enquanto o Booking é mais abrangente por oferecer desde hotel, pousada, B&B, hostel e resorts até as casas e apartamentos.

Outras diferenças é que as estadias do Booking muitas vezes são com empresas da rede hoteleira, e no Airbnb são com os proprietários dos imóveis. Assim, no Booking, a reserva é feita totalmente na plataforma. E no concorrente é possível enviar uma solicitação ao anfitrião e fazer o pagamento no local (mas ele pode aceitar ou não o pedido).

Conheça o Booking!

Aluguel de temporada no Booking

Como mencionamos, o Booking.com também oferta excelentes opções de casas, apartamentos, flats e estúdios pelo mundo todo. Há uma variedade relevante na plataforma, que inclusive usamos com bastante frequência para reservar hospedagens em nossas viagens.

Você sabia que temos diversos posts com dicas de aluguel de temporada no Booking? Veja abaixo alguns dos mais procurados no nosso site:

Airbnb em São Paulo

Quarto do Duplex sofisticado com dois quartos em Pinheiros, um dos airbnb em São Paulo
Clique na imagem e faça sua reserva em Duplex sofisticado em Pinheiros

A cidade de São Paulo é repleta de aluguéis de temporada modernos e até de apartamentos estilo estúdio para quem vai viajar a trabalho ou a passeio. Abaixo, listamos alguns dos melhores, mas caso queira mais dicas, vale a pena ler nosso post completo de airbnb em São Paulo:

Veja todas as opções de airbnb em São Paulo.

Airbnb em Ubatuba

Casa com dois andares, moderna e com detalhes em madeira, uma varanda com churrasqueira e mesa de madeira na Villa Divina Pietra
Clique na imagem e faça sua reserva na Villa Divina Pietra

Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, é a cidade litorânea querinha dos paulistas. Devido à sua variedade de praias, esse destino contempla desde o viajante que busca pedaços de areia desertos e paradisíacos até aqueles que preferem praias centrais movimentadas. Veja abaixo os airbnb em Ubatuba que indicamos:

Veja todas as opções de airbnb em Ubatuba.

Airbnb em Paris

Sala de estar com uma poltrona e um sofá de dois lugares . Há uma janela à direita de vidro com vista dos prédios, e uma cortina laranja encolhida, além de uma mesinha de centro e um móvel com vaso de flor, llivros e canecas.
Clique na imagem e faça sua reserva na Edgar Suites Expo Paris Porte de Versailles

Há aluguel de temporada no mundo inteiro, inclusive para quem quer se sentir como um morador local em Paris. Abaixo tem indicações em destaque para você conhecer, mas também vale a pena conferir nosso post completo recheado de dicas de airbnb em Paris:

Veja todas as opções de airbnb em Paris.

Airbnb em Porto

Sala de estar do bnapartments Loftpuzzle com mesa redonda de madeira a frente, do lado direito da imagem a sala de estar com duas poltronas e um sofá e ao fundo duas camas de solteiro.
Clique na imagem e faça sua reserva no bnapartments Loftpuzzle

Porto, em Portugal, é outro destino queridinho dos viajantes com muitas opções de casas e apartamento de temporada. Veja abaixo alguns dos melhores e confira nosso post completo com mais indicações de airbnb no Porto:

Veja todas as opções de airbnb no Porto.

Dicas para usar o Airbnb sem cair em golpes

Quer dicas para não cair em ciladas no Airbnb? Veja abaixo algumas recomendações que aprendi ao usar o site. Assim, você evita problemas ao efeturar a sua reserva e não é pego de surpresa quando chegar no imóvel.

1 – Busque notas altas

Pode confiar, se o local tem nota baixa é por algum motivo indesejável. Por isso, use as notas como um filtro para encontrar sua estadia. Indico locais com mais de 4 estrelas, sendo que os avaliados com 5 são mais certeza ter atendimento bom e comodidades que agradem os hóspedes.

2 – Leia os comentários

Os comentários vão te mostrar se a nota da estadia realmente vale. Reserve um tempinho para ler e analisar pela opnião dos inquilinos se a descrição do imóvel condiz com a realidade, se tem algo no local que não é bom, se o anfitrião é antencioso e etc. Isso vai te dar muito mais segurança para fazer a reserva.

3 – Use os filtros

Uma dica que facilita muito na hora de buscar o airbnb ideal para sua viagem é usar os filtros. Após colocar o destino, data e quantidade de hóspedes, você pode filtrar as opções disponíveis pelo preço, localização, tipo de acomodação e comodidades. Ajuda muito!

4 – Converse com o anfitrião

Mesmo que a descrição do imóvel esteja completinha e não te deixe com dúvidas, vale a pena enviar uma mensagem para o anfitrião para saber se ele responde rápido, além de como é o atendimento e a disposição dele para te ajudar. Eu sempre converso com os donos dos imóveis antes de fazer a reserva, porque isso me dá mais segurança e um norte do que esperar quando estiver pessoalmente com eles.

5 – Faça o pagamento pelo site

Para evitar cobranças indevidas e golpes na hora que chegar no local, pague a sua estadia pelo site. Assim, você tem a proteção da plataforma e pode solicitar suporte depois. Vale dizer que é proibido cobrar taxas extras que não estejam descritas no anúncio – o anfitrião pode até ser banido por isso. Para evitar esse tipo de situação, conclua o pagamento pelo Airbnb mesmo! 😉

6 – Confirme o tipo de estadia

Há três tipos de hospedagens no Airbnb: quarto, quarto compartilhado ou o espaço inteiro. “Quarto” é quando o imóvel tem alguns cômodos compartilhados e somente o quarto é reservado a você. Já o “quarto compartilhado” não há tanta privacidade, pois todos os cômodos são compartilhados – é a opção mais barata. Agora, no “espaço inteiro”, o imóvel é só seu, por isso, é um pouco mais caro e indicado para quem quer total privacidade.

7 – Considere apenas o preço final

No primeiro momento da busca, você vai ver apenas o preço da diária dos imóveis. Mas após abrir o anúncio, no lado direito da tela, são adicionadas as taxas de limpeza do imóvel e de serviço do site (nem todos cobram as duas), além do preço calculado de acordo com a quantidade de dias e hóspedes. Desta forma, considere apenas o orçamento final e não somente o valor da diária.

8 – Compare o Airbnb com outros sites

Também vale a pena dar uma espiada nos concorrentes do Airbnb. Pode acontecer de encontrar lugares mais vantajosos em outros sites ou até achar preços mais convidativos. O Booking é uma excelente plataforma, pois oferece todas as categorias de hospedagem. Já aconteceu comigo, por exemplo, de encontrar um flat legal no centro da cidade no Airbnb e uma pousadinha maravilhosa para pernoitar perto do aeroporto no Booking. Compensou muito!

Compare agora o Airbnb com a plataforma de hospedagens que mais utilizamos.

Seguro viagem em promoção

Aproveite e veja agora como encontrar um seguro viagem em promoção! Viajar com a segurança de ter uma cobertura médica, odontológica e até seguro bagagem extraviada já é bom, mas melhor ainda é adquirir esse benefício por um preço que cabe no seu bolso, não acha? Então, já use nosso cupom de desconto Seguros Promo no site que recomendamos e confiamos. – VER PREÇOS

Passagem aéreas baratas

Quer garantir uma passagem para Alagoas com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carros

Você sabia que pode alugar um carro para Alagoas online? Dessa forma, ao chegar no destino, você vai direto à locadora apenas para retirar seu veículo e seguir com a viagem. Aproveite nosso cupom de desconto RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você ao usar o comparador de locadoras RentCars. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes:

O que é um Airbnb e como funciona?
O Airbnb é uma plataforma para reservar aluguel de temporada ao redor do mundo. Ele é uma rede social (app e site), na qual o anfitrião e o inquilino se conectam para realizar as reservas de maneira 100% online. Conheça o Booking, site concorrente que mais utilizamos.

O que significa a palavra Airbnb?
Airbnb é uma sigla em inglês de “airbed and breakfast“, a qual em português significa “colchão de ar e café da manhã”. AirBed & Breakfast era o nome da empresa em seus primeiros anos de atuação e, em 2009, o nome da companhia se reduziu para “Airbnb”.

Airbnb é perigoso?
Não, o Airbnb é confiável! Em raros casos, algumas pessoas usam a plataforma para aplicar golpes, mas isso é culpa das pessoas que utilizam o site de maneira errada. Se o anfitrião e o hóspede respeitarem as regras, há uma grande probabilidade de dar tudo certo na estadia.

Como funciona o Airbnb para proprietários?
O proprietário basicamente precisa criar um perfil pessoal e fazer o anúncio do seu imóvel no Airbnb. É ele quem determina o preço da diária e as preferências de recebimento, podendo optar por cobrar ou não a taxa de limpeza dos hóspedes.

O dono fica junto no imóvel do Airbnb?
Depende! O Airbnb permite alugar um espaço inteiro, quarto ou quarto compartilhado. Apenas a categoria “espaço inteiro” o anfitrião não fica no imóvel, mas “quarto” e “quarto compartilhado” já existe a possibilidade de o dono ficar dentro da propriedade. Fique atento ao tipo de acomodação antes de fechar a reserva!

Como funciona o pagamento no Airbnb?
O pagamento do hóspede e anfitrião é feito, na maioria das vezes, online – transferências bancárias, PayPal, cartões de débito Payoneer e Western Union, entre outras. Mas pode variar dependendo do país e acomodação, já que também é possível dividir um pagamento e até pagá-lo no check-out.

Quanto o Airbnb cobra de quem aluga?
Geralmente, o Airbnb cobra dos anfitriões uma taxa de serviço de 3% do subtotal do valor final da reserva. Ou seja, ele “retira” 3% do valor somado às diárias e taxas.

Qual a vantagem do Airbnb?
A vantagem do Airbnb é a praticidade de achar online uma variedade de hospedagens para reservar no mundo todo. Além disso, os proprietários podem alugar seu imóvel sem muita burocracia. Conheça o Booking, plataforma concorrente que mais utilizamos.