Índia

Como tirar o visto para a Índia: Tudo que precisa saber

O processo do visto de turismo para entrar na Índia é cheio de detalhes, mas bastante fácil de tirar. Antes de escolher qual visto é mais adequado para sua viagem, é importante levar em conta quais são seus planos: se pretende ficar mais de 30 dias no país, visitar algum país vizinho e voltar, ou qualquer outro detalhe que possa ser relevante.

O Consulado Geral da Índia no Brasil fica em São Paulo. No entanto, a Embaixada da Índia, localizada em Brasília, possui uma seção consular que atende diversas regiões do país, mas o procedimento e documentação exigida em cada local são um pouco diferentes.


Esteja prevenido com seguro viagem!
Ter um seguro na hora do aperto faz toda diferença.
Clique aqui e adquira o seu (use o cupom DICASDEVIAGEM5 para 5% off)


Por do sol na Índia

Visto online de turismo

A Índia oferece um serviço online de visto para Índia de turismo que é extremamente prático e fácil de tirar. O melhor é que pode ser feito em até 4 dias antes do desembarque no país.

No entanto, este visto só é válido para 30 dias no país e tem entrada única – ou seja, você não poderá sair e voltar caso deseje visitar um país vizinho. Fique muito atento a isso caso queira flexibilidade durante sua viagem, pois muitas pessoas acabam ficando limitadas quando decidem conhecer um pouco mais da região. Caso tenha dúvidas quanto ao seu itinerário, é melhor optar pelo Visto Regular de Turismo que descrevo em seguida.

Para solicitar o visto online, você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Formulário de visto: entre neste link, acesse e preencha o formulário disponível na primeira aba “e-Tourist Visa Application”
  • Primeira página do passaporte escaneada. Em formato PDF com tamanho mínimo de 10KB e máximo de 300KB.
  • Foto padrão para documentos como passaporte e identidade (fundo branco, sem sombras ou recortes no rosto). A foto deve ser quadrada em formato JPG com tamanho mínimo 10KB e máximo 1MB.

Procedimento:

Com estes documentos em mãos, o procedimento para conseguir seu visto para Índia é bastante rápido: o pagamento da taxa do visto é feito online, assim como o recebimento do mesmo. Após receber seu e-Tourist Visa (eTV) via e-mail, basta imprimir e levar o documento para apresentar na entrada do país.

IMPORTANTE: No momento da alfândega, fique atento às placas que irão te direcionar a fila correta para o visto de turismo online (eTV), pois normalmente eles possuem um atendimento exclusivo para isto – muita gente se confunde e acaba perdendo um tempo em vão na fila.

O viajante que tirar o Visto para Índia de Turismo eletrônico deve obrigatoriamente chegar por um dos aeroportos listados: Nova Déli, Mumbai, Chennai, Kolcatá, Trivandrum, Bangalore, Hyderabad, Kochi, Goa, Ahmedabad, Amritsar, Gaya, Jaipur, Lucknow, Trichy ou Varanasi.

Visto regular de turismo

Válido por 6 meses de duração com entradas múltiplas. Antes de enviar sua solicitação, é fundamental conferir se as informações estão atualizadas, especialmente referente à taxa de visto que pode ser alterada a qualquer momento.

Formulário online para visto regular de turismo

Acesse o site, clicando aqui, clique na primeira aba superior “Regular Visa Application” e preencha todas as páginas do formulário até finalizar. Lembre-se de guardar o seu número de referência do mesmo pois este número deverá ser usado em qualquer futura correspondência ou solicitação.

Você também irá precisar para tirar o visto para Índia uma foto digital em formato quadrado dentro dos padrões para documentos como passaporte e identidade (fundo branco, sem sombras ou recortes no rosto). Esta será usada no formulário.

O formulário tem validade de no máximo 2 semanas até o envio da documentação, caso contrário é necessário refazer o procedimento.

Requerimentos para o consulado geral de São Paulo:

Apenas para residentes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul.

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses.
  • Formulário online devidamente preenchido, impresso e assinado. Neste caso, lembre-se de discriminar “SAO PAULO” no campo onde é solicitado “Indian Mission”. O documento deve ter duas assinaturas: uma sob a foto na primeira página e outra no final da segunda página.
  • Uma foto física no tamanho 5x5cm (a foto deve ser a mesma que foi usada no formulário).
  • Recibo original (não pode ser cópia) de pagamento da taxa do visto – o valor inclui Sedex de retorno e taxas consulares. Detalhe importante: o pagamento só pode ser efetuado em dinheiro na boca do caixa (no comprovante estará escrito “em dinheiro”) e não será aceito qualquer outro tipo de pagamento como transferência ou depósito em caixa eletrônico.
  • Confira aqui os dados para depósito e o valor total da taxa
  • Envelope auto-endereçado com o endereço e todos os detalhes relevantes para onde o passaporte deve retornar. Lembre-se de incluir o número de referência (formulário) no envelope.
  • Carta de autorização para retorno do passaporte via Sedex. Confira aqui o modelo a ser seguido.

O Consulado Geral de SP garante a entrega do visto em no máximo 7 dias úteis a partir da data de recebimento dos documentos, se não houver nenhuma irregularidade na documentação ou no serviço dos Correios.

A solicitação também pode ser feita pessoalmente com um custo adicional de R$100. Portanto, mesmo que você more na frente do Consulado, o processo deve ser feito preferencialmente pelos Correios. Em caso de urgência, entrar em contato direto com o Consulado.

Requerimentos para a Embaixada da Índia em Brasília:

Para residentes de qualquer outro estado do Brasil, exceto os citados acima:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses.
  • Formulário online devidamente preenchido, impresso e assinado. Neste caso, lembre-se de discriminar “BRASILIA” no campo onde é solicitado “Indian Mission”. O documento deve ter duas assinaturas: uma sob a foto na primeira página e outra no final da segunda página.
  • Duas fotos físicas no tamanho 5x5cm (a foto deve ser a mesma que foi usada no formulário).
  • Para solicitação feita pessoalmente, o pagamento das taxas de visto para Índia deve ser feito em dinheiro com a quantia exata. Confira aqui o valor total das taxas na aba “turismo”.
  • Para solicitação via Sedex, as taxas devem ser pagas por meio de três cheques administrativos* (um exclusivamente para a taxa do visto, um para a taxa do SEDEX e outro para a taxa consular).
  • Cheques pessoais ou empresariais não são aceitos – o cheque administrativo deve ser solicitado ao seu banco mediante fornecimento do CNPJ da Embaixada da Índia (04.386.483/0001-65). Confira aqui o valor discriminado de cada taxa na aba “turismo”.

IMPORTANTE: O Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela é um requisito obrigatório para brasileiros ou residentes no Brasil antes de iniciar o processo para qualquer tipo de visto indiano.

A vacina é oferecida gratuitamente em qualquer posto de vacinação, onde o viajante receberá o Cartão Nacional de Vacinação, válido apenas em território nacional. Para viagens internacionais, apresente seu cartão nacional no Centro de Orientação ao Viajante mais próximo (confira a lista aqui) para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, que deverá ser anexado ao seu passaporte durante a viagem.

Chip de internet para Índia

Que tal passar toda sua temporada na Índia 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade na Índia. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS

Seguro viagem para Índia

Contratar um seguro viagem para Índia é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Patricia Schussel Gomes

Diretora de arte e fotógrafa. Uma nômade assumida que acha comprovante de endereço uma baita sacanagem. Topa qualquer perrengue por uma boa foto e um bom samba. Bate altos papos com ela mesma, não consegue controlar o volume da risada, sofre de problemas tecnológicos, natureba, mas nunca dispensa leite condensado.

View Comments

  • Oi, Patricia! Tudo bem?

    Minha mãe viaja pra India no dia 25/12 e estou ajudando-a com os trâmites. Sem querer, acabei solicitando visto por esse método novo online, mas eu queria pelo método antigo (envio dos documentos pro consulado). Dizem ser mais seguro! Queria saber a opinião de vocês: é tranquilo MESMO chegar na India só com uma folha de email da confirmação impressa? Tem muita fila no aeroporto de Nova Deli pra emissão do visto? Estou super insegura!

    • Oi Natalie, tudo bem e contigo?
      É bem tranquilo sim, não precisa ter medo da Índia! :) Eles só são bagunçados num nível muito maior que o nosso, mas no fim dá tudo certo.
      Chegando no aeroporto, tem uma fila normal para quem já tem o visto e outra fila para o visto online e, pelo que eu vi, parece que é só da folha que você precisa mesmo, mas acho sempre válido ligar lá no consulado pra confirmar com mais certeza. (é bem stressante ligar no consulado porque eles costumam ser super grossos, mas se quiser ter mais certeza, é melhor ligar, hehe)

      Tomara que tua mãe ame a Índia, é um lugar super especial!
      Boa viagem pra ela! Beijos!

      • Patricia, muito obrigada pela sua ajuda! Me deixou bem mais tranquila! Seu blog nos ajudou muito! Beijos e sucesso pra ti!

  • Patricia, estive na india em janeiro com um visto eletrônico. Estou indo agora de novo em abril. Posso solicitar um novo visto eletrônico? Existe alguma determinação de tempo mínimo entre um e outro? Ou posso dar entrada sem problemas? Vi que posso ter até 2 por ano...

  • Olá Tudo bem? Muito boas suas dicas...Poderia me tirar uma dúvida : Sou de Salvador/BA e se eu quiser tirar meu visto só poderei fazer isso online, correto?

  • Olá, Patrícia.
    Sabe dizer se a Índia aceita os passaportes emergenciais emitidos aqui no Brasil? Sei que há alguns países que bão aceitam.
    Obrigado.

  • Ola Patricia

    Moro no Rio de Janeiro e estou programando uma viagem para a India com mais quatro amigas. Eu fiquei incumbida de providenciar nossos vistos.

    Você sabe me informar se podemos enviar nossos documentos e passaportes num único envelope para o consulado em SP?
    Em caso positivo, o valor do retorno do envelope pode ser único de R$ 60,00 ou esse valor tem que ser individual?

    A propósito, suas dicas estão nos ajudando muito.
    Obrigada.

    • Marize,
      estou com a mesma dúvida. Acho que o ideal é ligarmos na Embaixada. Vou fazer isso.

  • Ola
    Além do visto, certificado da vacina da febre amarela, preciso do PCR 72hs antes?
    Obrigada

    • Albertina, o PCR pode ser solicitado sim, então é recomendado fazê-lo (no máximo 72h antes do voo), assim como levar seu comprovante de vacinação contra a covid-19.

      Abraço!

Recent Posts

Airbnb em São Paulo: Top 20 dos Melhores e Mais Desejados

A capital paulista é um dos lugares mais visitados no Brasil. Com tantos atrativos, seria…

3 horas ago

Pousadas em São Lourenço: As 10 mais bem avaliadas

Tenho certeza que ao pesquisar sobre São Lourenço, em Minas Gerais, você ficou curioso sobre…

5 horas ago

Hotéis e pousadas em Poços de Caldas: Os 12 melhores

Poços de Caldas é um destino aconchegante em Minas Gerais. A cidade tem uma grande…

6 horas ago

Pousadas em Tiradentes: 12 opções charmosas para estadia

Pedacinho de charme de Minas Gerais, Tiradentes é um destino excelente para viagens das mais…

6 horas ago

Pousadas perto de Belo Horizonte: 12 incríveis e românticas

Para quem mora na capital mineira, escapar para o interior do estado é sempre uma…

6 horas ago

Conheça as melhores pousadas em Ouro Preto, Minas Gerais

As pousadas em Ouro Preto, Minas Gerais, transpiram história e tradição em seus casarões. Na…

10 horas ago