Descubra tudo sobre nossa capital com este guia completo para ter os melhores dias neste destino que vai te surpreender em todos os aspectos.

Considerada Patrimônio Cultural da humanidade, Brasília, única cidade a ganhar este título no mundo contemporâneo, encanta pela sua rica arquitetura. Um município planejado para se tornar a capital federal do país, desenhado por arquitetos renomados como Oscar Niemeyer no final da década de 50.

Em formato de avião, a cidade é toda plana e possui paisagens belíssimas para serem visitadas. Aliás, o céu de Brasília tem fama de ser bem bonito e marcante. Além disso, possui uma vida noturna bastante agitada com bares, restaurantes, centros culturais, boates e casas de show.

Ideal para visitar em um feriado, Brasília é um pacote completo para uma viagem super interessante, seja em família, amigos ou em casal. Sendo assim, anote todas as dicas que este guia oferece para planejar sua viagem até nossa capital.

O que fazer em Brasília

Catedral Metropolitana de Brasília
Catedral Metropolitana de Brasília – Foto: Camila Ov via Flickr

O urbanismo e a arquitetura são características únicas de Brasília. Para conhecer bem a cidade, inclua no roteiro passeios do eixo monumental, que são as principais obras do arquiteto Oscar Niemeyer e são também os cartões postais da região. São 16 km de extensão plana em uma avenida onde estão localizados o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes, entre outros.

A Catedral Metropolitana de Brasília está localizada nesta mesma avenida do eixo monumental e é considerada obra-prima do arquiteto Oscar Niemeyer. O templo é lindo e vale muito a visita, tanto por dentro quanto por fora.

Outra parada interessante para colocar no roteiro é o passeio até o Memorial Juscelino Kubitschek. Um museu e centro cultural que conta a história do ex-presidente do Brasil e um pouco dos contextos sociais da época em que ele liderou nosso país.

Em seus dias por Brasília, aproveite também para conhecer os lindos parques que a cidade possui, como o Parque da Cidade Sara Kubitschek, ambiente ótimo para fazer uma caminhada e até um piquenique. Em seguida, o visitante pode ir ao Pontão do Lago Sul, um centro de lazer e entretenimento onde dá pra ver o pôr do sol, que é belíssimo, por sinal.

E, claro, para quem gosta de curtir as noitadas, Brasília possui opções de pubs, botecos, centros de cultura com shows e peças de teatro, e casas noturnas com vários estilos de músicas espalhadas pela região das asas sul e norte.

Há muito o que fazer em Brasília, portanto abaixo há uma lista com as principais atrações:

  1. Catedral Metropolitana de Brasília
  2. Praça dos Três Poderes
  3. Congresso Nacional
  4. Palácio do Planalto
  5. Palácio da Alvorada
  6. Palácio do Itamaraty
  7. Memorial JK
  8. Lago Paranoá
  9. Ponte JK
  10. Supremo Tribunal Federal
  11. Pontão do Lago Sul
  12. Jardim Botânico de Brasília
  13. Parque da Cidade Sara Kubitschek
  14. Parque Nacional de Brasília
  15. Praça dos Cristais

Onde ficar em Brasília

Umas das melhores regiões para se hospedar em Brasília fica em torno do Lago Paranoá ou na região de Águas Claras, que é um pouco mais distante. Os lados norte e sul da cidade são os mais buscados, porém é por ali que estão os prédios mais antigos e em estilo executivo. Além disso, a vantagem de se hospedar em Brasília é que grande parte dos seus hotéis oferecem serviços de excelente qualidade.

A maior movimentação nas acomodações em Brasília ocorrem nos dias de semana, por ser uma cidade muito ativa no ramo empresarial e governamental. Se estiver indo para lá a trabalho ou para atender um compromisso, é preciso efetuar as reservas com uma certa antecedência.

Mas se estiver indo a passeio, em algum feriado ou fim de semana, não se preocupe tanto. Encontrar uma boa hospedagem fica mais fácil, pois quem trabalha por lá costuma viajar para outros destinos, fazendo com que a cidade fique mais vazia e com preços ainda mais atrativos.

Hotéis em Brasília

Piscina do Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada em Brasília
Clique na imagem e faça sua reserva no Royal Tulip Brasília Alvorada

Por receber viajantes do Brasil todo, Brasília possui uma grande variedade de hotéis com uma excelente estrutura para acomodar seus hóspedes. Muitos deles possuem wi-fi, piscina, ar-condicionado e até academias. Há opções com um bom custo-benefício e também opções de luxo, como o Royal Tulip Brasília Alvorada. Confira abaixo algumas outras seleções:

Veja todas as opções de hotéis em Brasília.

Pousadas em Brasília

Vila Triacca Eco Pousada e Vinhos em Brasília
Clique na imagem e faça sua reserva na Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos

Opções de boas pousadas também não faltam. Com ótima estrutura, oferecem serviços de internet, TV, estacionamento privativo e até acomodações climatizadas para deixar sua estadia mais tranquila e confortável. Abaixo separamos algumas pra você dar uma olhadinha:

Veja todas as opções de pousadas em Brasília.

Resorts em Brasília

Resort Premier Residence em Brasília
Clique na imagem e faça sua reserva no Premier Residence

Imagina se hospedar em um resort com vista para o lago Paranoá? Em Brasília também é possível encontrar excelentes opções de resorts, além dos hotéis e pousadas. Há, ainda, alguns com uma estrutura luxuosa, como o Flat Life Resort com Vista do Lago que oferece bom custo-benefício. Confira abaixo algumas opções de resorts disponíveis em Brasília:

Veja todas as opções de resorts em Brasília

Aluguel de temporada em Brasília

BSB Stay Flats Particulares - SHN em Brasília
Clique na imagem e faça sua reserva no BSB Stay Flats Particulares-SHN

Brasília apresenta também apartamentos privativos que podem tornar sua experiência ainda mais interessante. São opções de hospedagens com wi-fi, ar-condicionado, cozinha toda equipada com área para refeições, jardim com piscina ao ar livre e academia. Confira na lista a seguir algumas sugestões bem avaliadas:

Veja todas as opções de aluguel de temporada em Brasília

Onde comer em Brasília

Restaurante Camarada Camarão
Restaurante Camarada Camarão em Brasília – Foto: Divulgação via Facebook

Localizada no centro do país, Brasília apresenta uma deliciosa culinária aos apreciadores da boa comida brasileira. O Filé de Tilápia, típico da região, é um dos pratos mais conhecidos da capital, que surpreende no sabor e na qualidade de seus temperos.

O Pato Tucupi conquistou o paladar dos brasilienses que preferem um sabor mais forte e com aspecto marcante. Originário de terras paraenses, o prato é feito com ingredientes nativos da região do Amazonas, como o tucupi e o jambu, sendo uma perfeita combinação de sabores com arroz e farinha.

Outro prato da culinária que faz muito sucesso pela região é o arroz com pequi, um fruto tradicional do cerrado, e a buchada de bode. Além desses que são considerados típicos da região, há opções de pizzarias, restaurantes mexicanos, italianos e churrascarias para almoçar. Há também hamburguerias e petiscarias para curtir suas noites por lá.

Confira alguns restaurantes bem indicados de Brasília na lista abaixo:

  • Coco Bambu Iguatemi Brasília
  • Camarada Camarão-Shopping ID
  • Restaurante Vasto 108 Sul
  • BSB Grill
  • Quintal da tia Sandra

Quando ir para Brasília

A melhor época para conhecer Brasília é no período de maio a julho, com a predominância do verde em sua vegetação e uma temperatura um pouco mais amena. Nesta época, não chove tanto como nos meses de outubro a março que possui dias muito abafados por causa do período de verão.

Quantos dias ficar em Brasília

É interessante reservar um feriado prolongado para visitar Brasília, pois quatro dias é o indicado para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Além disso, é nos feriados e finais de semana que a capital federal fica com preços mais acessíveis para os turistas.

Como chegar em Brasília

Por ser a capital federal do Brasil, Brasília recebe voos de quase todas as capitais do país. O aeroporto internacional Presidente Juscelino Kubitschek possui uma excelente estrutura, oferecendo ônibus de linha, ônibus executivo, táxis e serviços de transfer.

Brasília possui também uma rodoviária que recebe ônibus saindo das principais cidades do país.

De avião

O aeroporto internacional Juscelino Kubitschek é o terceiro maior aeroporto do Brasil e recebe voos de quase todas as principais capitais nacionais, para quem vai de avião. Para quem viaja de São Paulo até aqui, por exemplo, um voo direto costuma levar cerca de uma hora e meia.

De carro

Muitas pessoas optam por viajar de carro e por ser um destino central, tem conexão com diversas rodovias federais. Se estiver saindo de São Paulo, há algumas principais vias de acesso, como a BR-040, BR-060, BR-020 e BR-070. O percurso leva, em média, 12h.

Transporte em Brasília

Para se locomover em Brasília, opte por alugar um carro para conhecer os pontos turísticos. A cidade é grande e oferece também transportes por aplicativo, como Uber, e táxi.

Seguro viagem para Brasília

Contratar um seguro viagem para Brasília é uma excelente forma de garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Brasília

Quer garantir uma passagem para Brasília com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Passagens Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Brasília?

Inclua em seu roteiro passeios no eixo monumental, onde estão os principais cartões postais da cidade, além dos parques e museus. Aproveite também para curtir a vida noturna que costuma ser bem agitada. Para mais informações, leia o que fazer em Brasília.

Quais são os principais passeios em Brasília?

Os principais passeios são o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana de Brasília, o Museu Memorial JK, o Parque da Cidade Sara Kubitschek, entre outros. Para saber mais informações, leia quais os principais passeios em Brasília.

Onde ficar em Brasília?

As melhores regiões para se hospedar em Brasília são em torno do lago Paranoá e na região de Águas Claras. Para saber mais informações, leia onde ficar em Brasília.

Quais os melhores hotéis em Brasília?

O Royal Tulip Brasília Alvorada e o B Hotel Brasília estão na lista de melhores hotéis em Brasília, mas além dessas opções, você encontra muitas outras disponíveis na cidade. Para mais informações, leia melhores hotéis em Brasília.

Tem opções de pousadas em Brasília?

Sim, você encontra algumas, como a Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos e a Alt House Qi 02 Lago Norte. Para saber mais, leia opções de pousadas em Brasília.

Quantos dias ficar em Brasília?

Reserve um feriado de quatro dias para conhecer Brasília, visitando os principais pontos turísticos que há na cidade. Para mais informações, leia quando ir para Brasília.

Como chegar em Brasília?

Se estiver indo de avião, o desembarque é através do aeroporto internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. Tem também a rodoviária interestadual que recebe ônibus de várias partes do país. Para saber mais informações, leia como chegar em Brasília.

Quando ir para Brasília?

O indicado é conhecer a cidade nos meses com temperaturas mais amenas e que não há tanta possibilidade de chuvas, como é o caso de abril, maio, junho e julho. Para mais informações, leia quando ir para Brasília.

Melhor época para ir a Brasília?

A melhor época para conhecer Brasília são nos meses de abril a julho, quando a vegetação ainda está verdinha e a temperatura fica um pouco mais amena. Para mais informações, leia melhor época para ir a Brasília.

Onde fica Brasília?

Capital do Brasil, Brasília está localizada no Distrito Federal, na região Centro-Oeste.

Como se locomover em Brasília?

A melhor forma de se locomover em Brasília é com um carro. Se não tiver viajado de carro, aproveite para alugar um quando estiver pela cidade. Para mais informações, leia como se locomover em Brasília.