Um guia completo para planejar sua viagem a Brasília. Anote as dicas e aproveite muito!

Nossa capital é uma cidade com muitos encantos, arquitetura única e um bom destino para conhecer numa viagem em família, durante um final de semana simples ou prolongado. Se você nunca pisou em Brasília antes, aproveite o próximo feriado para conhecê-la, em um passeio espontâneo e cheio de atrações interessantes.

Inaugurada na década de 60, Brasília foi toda planejada e sua estruturação segue o formato de um avião. Os monumentos elaborados por Oscar Niemeyer, além de outros grandes nomes da arquitetura brasileira, completam a paisagem com bonitos cenários para contemplação, inclusive garantindo à cidade o título de patrimônio da humanidade, pela Unesco.

O que fazer em Brasília

Um dos grandes destaques da capital brasileira são as obras arquitetônicas que compõe a cidade. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, a Ponte Juscelino Kubitschek, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto (ainda mais iluminado, à noite), entre muitos outros conjuntos projetados especialmente para Brasília fazem dela única e incrível para conhecer.

Outros locais de lá que valem a pena uma visita são o Lago Paranoá, onde é possível partir em passeios de barco, e o Pontão do Lago Sul, com vários bares ou restaurantes que são ideais para fechar a noite. Há, também, museus diversos espalhados pela cidade, sendo o do Catetinho um dos mais indicados para turistar.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Catedral Metropolitana Brasilia, Plano Piloto, Brasília, DF – Foto: Wikimedia

Onde ficar em Brasília

Brasília anda na contramão de outros destinos. Por ser uma cidade muito ativa nos setores governamental e empresarial, o auge da ocupação hoteleira acontece mesmo durante o meio da semana. Por isso, se você vai viajar para lá para atender a algum compromisso, é importante buscar uma acomodação com antecedência para se garantir por lá.

Agora, se a ideia é conhecer a cidade no final de semana ou nos feriados, não há grandes problemas. Grande parte dos moradores estarão saindo para passar os dias de folga em um local diferente de onde trabalham, e por isso pode ser possível encontrar hospedagens inclusive com preços mais atrativos.

Os setores hoteleiros norte e sul da cidade são os mais buscados pelos visitantes, porém possuem edifícios muito antigos e com estilo executivo. Uma boa região para procurar por acomodações que mais interessantes é o entorno do Lago Paranoá, ou a região de Águas Claras, que é um pouco mais distante, mas oferece opções mais novas e um ambiente mais dinâmico.

Leia todas nossas dicas:

Encontre as melhores hospedagens em Brasília no Booking.com ou Hoteis.com

Vista de deck no Lago Paranoá ao anoitecer
O Lago Paranoá ao anoitecer – Foto: Wikimedia

Airbnb em Brasília

Já definiu sua hospedagem? Procurar por um estadia pode ser um desafio, dependendo do local e/ou época do ano. É por essa razão que recomendamos alugar um airbnb em sua viagem. Há diferentes casas, apartamentos, lofts ou quartos para aluguel por todo o Brasil, inclusive airbnb em Brasília. É seguro, confiável e econômico. Uma experiência que vale a pena! CONFIRA AQUI.

airbnb em Brasília
Airbnb Brasília com Bossa

Onde comer em Brasília

O Pontão do Lago Sul é um lugar excelente para passear tranquilamente e curtir uma refeição às margens do lago. A Vila Planalto também é uma região com boas opções gastronômicas para experimentar. Entre os restaurantes mais conhecidos e recomendados de Brasília, destaque para o peruano Taypá e o português Dalí Camões.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro em Brasília

Alugar um carro em Brasília é uma ótima ideia, ainda mais se você quer conhecer outros destinos da região. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Parte do Pontão Lago Sul, com vista para a Ponte JK
A Ponte Juscelino Kubitschek vista do Pontão Lago Sul – Foto: Pedro Mendonça via Flickr

Passagens aéreas para Brasília

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Brasília, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Leia todas as nossas dicas e posts de Brasília