Paisagens de tirar o fôlego, clima tropical, pessoas cativantes, culinárias exóticas e os melhores resorts do sul da Índia: surpreenda-se com os encantos de Kerala!

Você procura algo tranquilo, com clima tropical e preferencialmente um lugar com pouca gente? Seria ótimo se esse lugar tivesse um contato intenso com a natureza, a opção de praias ou montanhas ao mesmo tempo, uma cultura preservada e marcante, talvez um lindo toque de espiritualidade e, claro, pessoas doces para fazer sua experiência ainda mais especial?

Então você acaba de encontrar: esse lugar, meu amigo, tem um nome e se chama Kerala!

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Leia Mais:

Mochilando explica: Como tirar seu visto para a Índia

Passando aperto nos banheiros da Índia

A pureza das crianças da Índia em imagens

Kerala é um estado localizado no extremo sul da Índia onde a Mãe Natureza não poupou sua generosidade.
Com aeroportos internacionais e voos que chegam do Brasil com uma pequena escala nos Emirados Árabes, Kerala é o lugar ideal para quase todo tipo de viajante. Não é à toa que o estado tem um slogan um tanto autossuficiente: God’s Own Country – “O país de Deus”, em tradução.
Tudo bem, se você é aquela pessoa que procura festas malucas, aventuras radicais ou a comodidade dos grandes centros urbanos, com certeza Kerala não será a melhor opção, mas se tiver qualquer outro perfil, garanto que vai se render aos encantos dessa região tão fascinante.

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Família de elefantes em Kerala

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Trekking em Kerala

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Criança indiana em Kochi – Kerala

Você pode estar com seu parceiro(a) buscando um destino romântico ou aquele lugar perfeito para sua lua de mel; Você pode ter alcançado uma certa idade na qual receia viver grandes aventuras, mas ainda assim não dispensa os lugares mais exóticos; Você pode estar cansado de sua rotina estressante de trabalho e busca um lugar para viajar sozinho e curtir a natureza; Ou, então, você pode ser aquela pessoa que sempre sonhou em conhecer a Índia, mas quer encontrar o lugar ideal para deixar o medo de lado e embarcar no seu sonho.

Se ainda não se encaixou em nenhum destes perfis, vou listar aqui alguns motivos que vão fazer você se apaixonar por Kerala:

Os famosos canais “Backwaters”

Quem já ouviu falar em Kerala alguma vez na vida, já deve ter escutado sobre os populares “backwaters“, como são conhecidos os canais que começam na cidade de Alleppey e cruzam parte do estado. Os canais são famosos pelos tradicionais passeios de barco pela região e a fama é tanta que você pode pensar que não irá corresponder às suas expectativas, mas é aí que você se engana!

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

House Boat em Alleppey

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Alleppey

Há quem chame os backwaters de “Veneza indiana”. Embora não seja justo comparar os dois lugares que possuem belezas tão distintas, assim como em Veneza, um passeio de barco pelos canais é passagem obrigatória para quem visita a região. A variedade de barcos é enorme, para todos os gostos e bolsos, desde os mais rústicos e tradicionais às embarcações 5 estrelas, com uma infraestrutura espetacular sem perder a autenticidade.

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Pescador passando pelos Backwaters em Kerala

Difícil dizer se é pela energia da natureza, pela tranquilidade dos pescadores locais remando seus barcos pitorescos, pelos pequenos vilarejos que beiram os canais, pelo pôr do sol que parece te envolver como um mantra ou se é pela experiência inesquecível de poder dormir em uma casa-barco no meio daquilo tudo – sim, é possível dormir nos barcos com o conforto de um hotel!
É como se você fosse colocado dentro de um filme e acho que é a combinação de tudo isso que torna essa experiência tão perfeita.

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

As impecáveis plantações de chá na montanha

Como eu disse ali em cima, Kerala agrada todos os gostos, e um dos motivos é que se pode ter o calor litorâneo e o friozinho das montanhas em uma mesma viagem. Quem é chegado em um friozinho, vai se apaixonar logo de cara pelo clima aconchegante das belíssimas cordilheiras nas regiões de Wayanad e Munnar, recheadas de uma enorme variedade de chás espalhados por 24 mil hectares de plantações ou uma intocada selva extremamente bem preservada.

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Trabalho na plantação de chá

Charmosos vilarejos encobertos por nuvens, pessoas doces que sorriem até com o olhar, um clima fresco lembrando aos visitantes a altitude onde estão, estradas impressionantes cujas curvas ganham ainda mais beleza com todas as nuances de verde, trilhas e diversas atividades que dão aos visitantes um contato ainda mais intenso com a natureza… Ahhh, a natureza!
O estado é dos poucos lugares na Índia onde ainda se pode encontrar elefantes vivendo em estado selvagem, como é o caso da represa Anayirangal Dam, cujo nome significa “elefante descendo” no idioma local por um motivo que, bom… você deve imaginar. A região é cheia de elefantes que descem um verdadeiro penhasco para tomar água e banho na represa e, quem tiver sorte, poderá avistá-los caminhando tranquilamente em família.
Além de renovar as energias na natureza e se deliciar com uma infinidade de chás locais, você também terá a oportunidade única de visitar plantações de todas as especiarias que você consegue imaginar – ou que não consegue, pois teve muita coisa que eu vi por lá e que jamais imaginei!

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Vista do acampamento em Munnar para as plantações de chá.

O amor está no ar!

Se você pensar em uma Índia romântica, provavelmente aquela grande prova de amor chamada Taj Mahal irá passar pela sua cabeça, mas o que poucos sabem, é que um dos lugares mais românticos da Índia se esconde muito mais ao sul. O que quase ninguém sabe também é que lugares românticos não são só para casais.
Se eu fosse escolher um lugar para passar minha lua de mel, eu adoraria estar em um lugar extremamente romântico, mas com certeza eu fugiria de lugares onde não se encontra outra coisa além de casais recém-casados. Kerala é o equilíbrio perfeito para encontrar romance sem ser clichê e ter que dividir aquela atmosfera toda com centenas de pombinhos apaixonados.

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Kumarakom Lake Resort

Além disso, uma dica bacana é que Kerala tem voos baratíssimos para o destino favorito de qualquer casal: as Ilhas Maldivas. Inclusive é uma ótima opção para quem procura uma forma alternativa e mais barata de voar para o arquipélago e, de quebra, você vai conhecer uma das culturas mais fascinantes do mundo!

Os melhores Resorts e Eco-Resorts da Índia

Desde uma recepção impecável com água de coco fresca e deliciosos chás ayurvédicos até o banheiro a céu aberto ou uma luxuosa casa de árvore com macacos saltando na sua janela, Kerala dá um show de hospitalidade e torna o que deveria ser apenas uma acomodação em uma verdadeira experiência.

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Boas vindas no Resort em Kerala

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Chá Indiano

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Marari Beach Resort

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Vythry Eco Resort em Wayanad, Kerala

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Kumarakom Lake Resort

A maioria dos resorts em Kerala tem um conceito que prioriza o contato com a natureza, por isso é tão comum tomar um banho vendo as estrelas, se deparar com uma cachoeira natural na sua sacada, produtos naturais e artesanais valorizando as riquezas locais, a ausência de televisão nos quartos e de qualquer material descartável que polua o meio-ambiente.
Também faz parte da rotina nestes resorts ter uma sessão de yoga e meditação pela manhã, uma alimentação que ajuda a desintoxicar o corpo e a alma e instruções de como levar essa bagagem de férias de volta para seu dia-a-dia.

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Ioga pela manhã no Vythiri Eco Resort

Alimentação saudável com temperos afrodisíacos

Toda generosidade da natureza em Kerala também traz as mais variadas e exóticas especiarias para o mundo gastronômico, que é uma delícia à parte – pode ter certeza que esse paraíso dos temperos afrodisíacos não vai te decepcionar.
A culinária no sul da Índia é famosa no país todo por seus temperos frescos e sua mistura de sabores e aromas que transformam cada refeição em uma explosão de sabores e sensações. Antes que você se pergunte: sim, é muito apimentado, mas vale a pena!

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Plantação de especiarias – Noz Moscada

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Temperos e especiarias em plantação de Kerala

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Pimentas

Kerala também é dos poucos lugares na Índia onde se encontra carne de todos os tipos para comer, mas são os frutos do mar abundantes na região que ganham destaque na cozinha – posso garantir que lá foi onde comi o melhor peixe da minha vida. A nítida influência da Medicina Ayurvédica em todo estado também dá um toque natural e bastante saudável para a comida.
Depois de se deliciar com tantos pratos típicos, vem a melhor parte: OS DOCES!!! (#formigafeelings) Se você é fã de doces e de especiarias como eu, só tenho uma única dica sobre os doces tradicionais indianos: experimente! Com exceção dos feitos nos luxuosos resorts, eu admito que a aparência dos doces não é lá essas coisas, mas não perca tempo pensando muito se é bom ou não porque você não vai se arrepender de provar.

kerala sul da india Foto: Patricia Schussel

Panacotta de Coco Fresco no Xandari Resort em Marari Beach

Qual é a melhor época para conhecer Kerala?

A Índia é um país bastante complicado para viajar pela diferença muito extrema de temperaturas entre o norte e o sul. Além disso, a Índia tem a estação das chuvas muito marcante, as monções, que impossibilitam viajar para muitas partes do país em uma determinada época do ano.

Basicamente o sul da Índia tem clima tropical o ano inteiro. No entanto, ao contrário do Brasil e da maioria dos países, ninguém viaja para o sul em busca de praias durante o verão. É fato que o povo indiano não é nada fã de calor, mas como no sul as temperaturas não oscilam tanto durante o ano, o que afasta mesmo o fluxo de turistas são as monções. Principalmente na região montanhosa de Kerala, as chuvas são severas e muitas vezes até geram o bloqueio das estradas, portanto, pesquisar sobre a época das monções (que é sempre no verão e varia de acordo com o calendário lunar) é o fator mais importante antes de programar sua viagem.
Vale lembrar que na Índia as estações são o oposto do Brasil, então a melhor época para visitar Kerala é entre Outubro e Março, assim como qualquer outro estado da região sul da Índia.

E você, já colocou o sul da Índia em sua listinha? Comente!

Patricia viajou a convite do orgão de turismo de Kerala.