Se você está buscando informações sobre a capital paranaense, leia esse roteiro e vá completamente preparado para conhecer uma das capitais mais modernas e bem estruturadas do país.

Organização, parques, boa gastronomia, lindas construções, hotéis e lugares históricos. Com certeza, você não vai sair de Curitiba sem vivenciar essas palavras.

Capital do Paraná e reconhecida como uma das mais inteligentes do Brasil, a cidade tem muito a oferecer com sua infraestrutura exemplar e diversas opções de passeios entre museus, bosques e lugares históricos. É um destino para tirar muitas fotos e ir com a família, amigos ou em casal.

Se você está querendo conhecer a cidade paranaense, prepare-se para viver ótimas experiências e, não se esqueça de colocar guarda-chuva e casaco na mala, pois o clima lá é muito instável e pode fazer sol e chuva no mesmo dia.

Antes de pegar a estrada, continue lendo para ir preparado para o destino com essas informações completas sobre quando e como ir, além de dicas de lugares para visitar, comer e se hospedar em Curitiba.

O que fazer em Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba.
Jardim Botânico de Curitiba – Foto: Ministério das Relações Exteriores via Flickr

Curitiba é um destino para quem gosta de visitar parques, conhecer museus, explorar locais históricos e tirar belíssimas fotos em cenários formados por paisagens e lindas construções.

Há quem diga que a cidade é para um passeio de final de semana, porém, as atrações da região podem preencher um roteiro de vários dias. Principalmente para as pessoas que amam apreciar parques e bosques, pois só deles há mais de 30 opções para conhecer.

Além disso, prepare-se para incluir no seu roteiro de o que fazer na capital: a Torre Panorâmica, o Museu Oscar Niemeyer e a Ópera de Arame. Os diferentes tipos de restaurantes e o ônibus da Linha Turismo também são atrações bem legais para conhecer.

Veja a seguir uma lista de lugares imperdíveis para você visitar enquanto estiver em Curitiba:

  1. Jardim Botânico
  2. Torre Panorâmica
  3. Museu Oscar Niemeyer
  4. Parque Tanguá
  5. Ópera de Arame
  6. Bosque do Alemão
  7. Museu Ferroviário
  8. Centro Histórico
  9. Parque Barigui
  10. Mercadoteca

Onde ficar em Curitiba

Algo comum de ouvir falar sobre Curitiba é que a cidade é uma das mais organizadas e inteligentes do Brasil. E isso facilita muito para decidir onde ficar, pois a zona hoteleira é muito bem definida entre o centro, o Centro Histórico e o bairro Batel. Portanto, essas são as melhores regiões para se acomodar por lá.

Outra vantagem de se hospedar nesses locais é que vai ser possível fazer vários passeios a pé mesmo, pois diversos pontos turísticos como, por exemplo, bares, restaurantes e feiras, ficam bem próximos um do outro.

Um detalhe importante para se atentar é que o Centro é um pouco mais perigoso em relação aos outros bairros. Sendo assim, tome cuidado na região, principalmente, durante a noite.

Fora isso, fique tranquilo em relação ao local para ficar na cidade: há varias opções com ótimo custo-benefício.

Hotéis em Curitiba

Quarto do hotel NH Curitiba The Five.
Clique na imagem e faça uma reserva no NH Curitiba The Five.

A boa notícia é que os hotéis em Curitiba, até mesmo os mais sofisticados, não são caros. É possível se hospedar em um lugar bonito, com boa estrutura e pagando um preço justo. Confira abaixo algumas opções de hotéis em Curitiba bem avaliados para se hospedar:

Veja aqui todas as opções de hotéis em Curitiba

Pousadas perto de Curitiba

Pousada Betânia, em Curitiba.
Clique na imagem e faça uma reserva na Pousada Betânia.

Curitiba tem menos opções de pousadas, já que o forte da cidade são as diversas possibilidades de hotéis modernos e bem estruturados. Mas se você não despreza o clima familiar e aconchegante de uma pousada, é possível encontrar mais opções em cidades próximas também. Confira as recomendações de pousadas para se hospedar na capital e perto de Curitiba:

Veja aqui todas as opções de pousadas em Curitiba

Airbnb em Curitiba

Entrada de prédio que tem um apartamento alugando pelo Airbnb.
Clique na imagem e veja esse apartamento em bairro nobre de Curitiba.

A capital do Paraná tem diversas opções de casas, apartamentos e quartos para alugar no Airbnb. Há possibilidades desde as mais simples e baratas até as mais sofisticadas em bairros nobres.

Confira algumas recomendações de lugares para ficar pelo Airbnb:

Onde comer em Curitiba

Pizza Bis localizada no bairro Batel.
Pizzaria localizada no bairro Batel, em Curitiba – Foto do site Pizza Bis

Falar sobre a gastronomia de Curitiba é como tocar em vários pedacinhos do mundo por meio do paladar. Isso porque a capital paranaense tem grande influência de imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, portugueses, espanhóis e italianos. O resultado disso são diversos restaurantes com pratos inspirados em diferentes culturas.

A sua única missão será definir qual cultura quer experimentar primeiro: um prato ucraniano ou as massas da Itália? Seja qual for a sua escolha, a certeza é que Curitiba tem comida para todos os gostos e paladares.

Apesar dessa variedade gastronômica, você pode ouvir falar bastante do tradicional barreado, pinhão, carne de onça (carne crua bovina moída com temperos de cebola e cebolinha), pão com bolinho e o costelão, que são os pratos mais típicos da capital.

Os famosos Capistel e Capixinha, que são pastéis e coxinhas em formato de capivara (animal considerado mascote da região), também são muito procurados nas feiras tradicionais pelos viajantes.

Devido a essa diversidade, não é difícil encontrar lugares para comer por lá. Mas o Centro, o bairro Batel, as feiras, o Mercado Municipal, a Santa Felicidade e a Rua 24 Horas são os mais frequentados quando o assunto é comida.

Alguns dos restaurantes mais avaliados da cidade são:

  • Coco Bambu Conceito Barigui (comida brasileira e frutos do mar)
  • Hard Rock Curitiba (cafeteria e culinária americana)
  • Pizza Bis (pratos italianos)
  • Zapata Mexican Bar – Água Verde (comida mexicana e latina)
  • The Ox Room Steakhouse (churrascaria)
  • Chalet Suisse (pratos da Suiça)
  • Nuu Nikkei (comida japonesa e peruana)

Quando ir para Curitiba

A melhor época para ir a Curitiba é no período de outono (entre os meses de março e maio) e, também em setembro, quando o início da primavera começa a aumentar a temperatura e ainda não tem tanta chuva.

Aliás, a chuva pode cair em qualquer época do ano, pois o clima costuma diversificar bastante em um mesmo dia. Portanto, não deixe de colocar na sua mala guarda-chuva e casaco.

Essa notícia não é motivo para desanimar, pois há também a possibilidade de esquentar e o céu abrir para assistir o pôr do sol em um dos parques da cidade. A grande questão é que você precisa estar preparado para enfrentar o clima instável da região.

Mas, resumindo: o verão da cidade é morno, porém com muita chuva. O inverno é bastante frio e com menos garoas. Setembro começa a primavera, o clima começa a esquentar, porém em outubro e novembro já começa a chover com mais frequência. O meio termo é no outono, quando as temperaturas estão amenas.

Já em relação a alta e baixa temporada, Curitiba fica bastante movimentada em março, quando acontece o Festival de Teatro, e em dezembro, devido ao famoso Natal Luz.

Quantos dias ficar em Curitiba

O indicado é ficar cerca de três dias em Curitiba, pois esse é o tempo estimado para conseguir visitar as atrações sem muita correria.

Porém, leve em consideração o tempo de viagem gasto para chegar na cidade e os passeios que pretende fazer. Caso o percurso de ida e volta seja longo e você pretenda conhecer cidades vizinhas, a dica é aumentar a quantidade de dias da viagem.

Como chegar em Curitiba

Não é difícil chegar em Curitiba. O acesso a capital do Paraná pode ser feito de ônibus, carro e avião sem preocupações com estradas ruins ou voos caros.

Para quem prefere dirigir e ter mais facilidade para andar na cidade, o indicado é alugar um carro em Curitiba e pegar a estrada. Já para os que não querem segurar no volante, ir de avião e andar de uber, ônibus ou taxi também são ótimas opções.

De avião

O principal aeroporto da região é o Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, a cerca de 18 km de distância do centro da capital.

Há voos diretos a partir das principais capitais do Brasil, com exceção às regiões do norte e nordeste do país. Para quem é desses locais, é necessário fazer uma conexão em outros lugares.

De carro

Ir de carro para Curitiba também é uma ótima opção, pois as estradas não são ruins e são muito bem estruturadas.

As principais rodovias que dão acesso a cidade são: BR-116 (liga Curitiba à São Paulo e também à Porto Alegre), BR-277 (liga Curitiba ao interior e litoral do Paraná), BR-376 e BR-101 (liga Curitiba ao litoral de Santa Catarina).

Caso você queira alugar um carro, veja essas dicas para a locação na capital paranaense.

De São Paulo até Curitiba

É necessário percorrer cerca de 420 km para ir de São Paulo até Curitiba.

Indo de carro, o percurso pode durar aproximadamente 6 horas e a principal rodovia de acesso é a BR-116. Já de avião, a viagem leva por volta de uma hora e há voos para sair de Congonhas, Guarulhos e Campinas.

Transporte em Curitiba

É possível se locomover em Curitiba de carro (o trânsito é bem tranquilo), com motoristas de aplicativos, táxi e, principalmente, de ônibus. Aliás, é difícil falar da capital paranaense sem citar a excelência dos transportes públicos.

Você até pode planejar a viagem de carro, no entanto, ainda assim, o transporte público vai despertar a sua curiosidade. Pois além de ser referência no país, é muito bem organizado para os turistas.

A Linha Turismo, por exemplo, são os famosos ônibus de dois andares que passam pelos principais 26 pontos turísticos. Com ele, é possível descer em atrações e embarcar novamente quantas vezes quiser, durante 24 horas. É uma opção muito prática de locomoção para conhecer os lugares mais legais do município.

Além disso, tem também a linha comum, que trabalha de forma integrada e, com o pagamento de apenas uma passagem, você pode andar nas diversas linhas, terminais e estações tubo.

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem para Curitiba é indispensável para ter uma viagem tranquila, sem gastar muito com atendimento médico, caso seja preciso. Serviços de saúde são caros, e o seguro viagem cobre o gasto por você. Há planos baratos que podem te livrar de uma grande dívida. Aproveite nosso cupom de desconto Seguros Promo e contrate o seu agora mesmo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Curitiba

Quer garantir uma passagem para Curitiba com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Aluguel de carros em Curitiba

Você sabia que pode alugar um carro em Curitiba online? Dessa forma, ao chegar no destino, você vai direto à locadora apenas para retirar seu veículo e seguir com a viagem. Aproveite nosso cupom de desconto RentCars e encontre a opção mais vantajosa para você ao usar o comparador de locadoras RentCars. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes sobre Curitiba

O que fazer em Curitiba?
Curitiba é um destino para conhecer parques, museus, centros históricos e tradicionais feiras. A gastronomia também pode ser considerada uma atração na cidade, devido a sua diversidade cultural e opções de pratos italianos, americanos, mexicanos e até alemães.

Quais são os principais passeios em Curitiba?
Alguns dos principais lugares para conhecer em Curitiba são: o Jardim Botânico, a Torre Panorâmica, o Museu Oscar Niemeyer, o Parque Tanguá, a Ópera de Arame, o Centro Histórico e os diversos parques que existem na região. Veja mais sobre hospedagens perto das atrações da capital paranaense.

Onde ficar em Curitiba?
O Centro, o bairro Batel e o Centro Histórico são os melhores lugares para ficar em Curitiba. Aproveite e confira pousadas para ficar perto da capital.

Quais os melhores hotéis em Curitiba?
O Hotel Moov Curitiba, o Nomaa Hotel, o NH Curitiba The Five e o Novotel Curitiba Batel são ótimas opções de hotéis em Curitiba para ficar em Curitiba.

Tem opções de pousadas em Curitiba?
Sim! As pousadas de Curitiba são opções de acomodações mais simples e baratas para se hospedar. Confira ótimas sugestões para ficar na capital e, caso estique sua viagem para cidades vizinhas, veja essas recomendações de pousadas perto de Curitiba.

Quais os melhores airbnb em Curitiba?
Curitiba tem várias casas, apartamentos e quartos para alugar pelo Airbnb. Há desde possibilidades mais simples e baratas, até mais sofisticadas em bairros nobres. Confira as recomendações de lugares para ficar pelo Airbnb.

Quantos dias ficar em Curitiba?
É possível visitar Curitiba tranquilamente em uma viagem de 3 a 5 dias. Conheça os melhores hotéis em Curitiba.

Como chegar em Curitiba?
Você pode chegar na capital paranaense de carro, ônibus ou avião. As estradas são bem estruturadas e há opções de voos partindo das principais capitais do Brasil, exceto das regiões do nordeste e norte.

Quando ir para Curitiba?
O melhor período para ir a Curitiba é entre os meses de setembro, março, abril e maio. O clima da cidade é bastante instável e pode fazer sol e bastante chuva no mesmo dia. Porém, no início da primavera e no outono as garoas dão uma trégua e o frio não é tão intenso.

Qual é a melhor época para ir a Curitiba?
Se a intenção é encontrar o melhor clima, abril e setembro são os melhores meses, pois eles não são os mais frios e nem os mais chuvosos. Já se o objetivo é encontrar mais movimento, em março tem o Festival de Teatro e dezembro o Natal Luz. Confira os melhores hotéis em Curitiba e tenha uma hospedagem perfeita.

Onde fica Curitiba?
Curitiba é a capital do Paraná e fica no sul do Brasil.

Como se locomover em Curitiba?
O transporte público de Curitiba é muito bem organizado e estruturado. É possível se locomover de ônibus na cidade tranquilamente e sem preocupações. Mas, caso prefira alugar um carro em Curitiba, andar de táxi ou com motoristas de aplicativos também são ótimas opções.