Fizemos uma seleção dos Lagos no Canadá que precisam ser visitados quando estiver no oeste do país. É um mais maravilhoso que o outro.

Em julho de 2016, fiz uma viagem de carro pelo Oeste do Canadá, saindo de Vancouver e indo até Banff, para conhecer os famosos lagos canadenses. Aqui, reuni os lugares que mais me impressionaram.

Foram mais de 3 mil km rodados, muitas trilhas, lagos e vistas de tirar o fôlego. As dicas estão divididas em duas partes: os lagos situados na província de British Columbia, e os da província de Alberta.

Antes de partir, duas dicas importantes: leve comida na mala para emergência e fique atento aos ursos, muito comuns na região. Em vários pontos turísticos e postos é possível comprar um apito que pode ser usado para espantar os animais.

lagos no canadá Foto: Brian Baldrati

Vista da trilha de Devil’s Thumb. Lake Louise, Parque Nacional de Banff. Foto: Brian Baldrati

Leia Mais:

Como é voar na Air Canadá

A caça á Aurora Boreal do Canadá

3 destinos norte-americanos inspirados em séries

Visitar os lagos do Canadá é uma viagem sensacional. Acho que as fotos falam por si só, confira as dicas:

Lagos no Canadá situados na província de British Columbia:

Joffre Lakes

Os Joffree Lakes ficam na província de British Columbia, cerca de 185 Km de Vancouver (cerca de 2h30 de carro), próximo da cidade de Pemberton.

Esse é o lugar ideal para os amantes de trekking, já que é composto por 3 lagos (Lower Lake, Middle Lake e Upper Lake).
O Lower Lake fica no nível do estacionamento, uma caminhada de apenas 5 minutos te leva até a beira do lago. Se você não é do tipo que quer ficar caminhando muito, o visual do Lower Lake é incrível e só por ele já vale a pena a ida.

O Middle Lake requer um pouco mais de esforço. São cerca de 3 km de trilha, sendo que 90% do tempo é de subida. A recompensa da caminhada não é pouca. Veja na foto. O lugar é conhecido por ter um tronco de árvore gigante que se deita sobre o lago.

lagos no canadá Foto: Brian Baldrati

Middle Lake

lagos no canadá Foto: Brian Baldrati

Middle Lake. Foto: Brian Baldrati

Do Middle Lake para o Upper Lake são cerca de 1,5 km. Não visitei o último lago pois começou a chover muito enquanto eu estava no do meio. A vantagem do Upper Lake é poder ver a geleira bem de pertinho, ou seja, ver a origem dos lagos.

No total, separe pelo menos umas 4 horas para fazer toda a caminhada de ida e volta. Para os mais aventureiros, dá pra acampar no Upper Lake. Mas preste atenção nesta dica: leve água e lanches, pois lá não há lugar pra comprar nada.

Kinney Lake

Esse lago foi o primeiro que visitei na viagem saindo de Vancouver. Fica situado dentro do Parque Mount Robson, uma montanha de quase 4.000 metros na fronteira entre as províncias de British Columbia e Alberta.

A caminhada para chegar no Kinney Lake leva cerca de 1h30. A trilha é fácil e bem demarcada e você caminha o tempo todo ao longo do rio.

O Kinney Lake não é tão famoso quanto outros lagos, mas com certeza não deixa a desejar. Inclusive, achei o Kinney um lugar que vale mais a pena, pela vista e beleza, do que o muito mais famoso Lake Louise. De novo, os mais aventureiros têm opções de trekkings para acampar dentro do parque e subir para lagos mais altos, como o Lake Berg.

lagos no canadá Foto: Brian Baldrati

Kinney Lake. Parque Nacional de Jasper. Foto: Brian Baldrati

Emerald Lake

Esse lago fica situado dentro do Parque Nacional de Yoho e é considerado uma das principais atrações turísticas.
Normalmente entre os meses de Novembro até Junho o lago fica congelado, devido a sua altitude. Para pegar a cor bem esmeralda do lago, o indicado é ir no fim de junho ou no mês de julho, época em que a neve das montanhas derrete. Durante a temporada de verão é possível alugar canoas para remar pelo lago. Da cidade de Banff para Emerald Lake são 94 kms.

lagos no canadá Foto: Brian Baldrati

Emerald Lake. Foto: Brian Baldrati

Lagos no Canadá situados na província de Alberta:

Moraine Lake

O lago fica situado dentro do Parque Nacional de Banff e é considerado patrimônio da Unesco. Como é um dos lagos mais turísticos do Canadá, dependendo do horário você vai encontrar muitos turistas. Para tentar fugir do movimento optei por ir ao lago no nascer do sol e é uma dica que recomendo muito, especialmente se tiver a fim de tirar fotos boas. O acesso ao lago é tranquilo, com estacionamento próximo. A estrada que dá acesso a ele fica fechada no inverno, então só é possível ir no verão entre os meses de junho e setembro. Também dá pra alugar canoas para passear pelo lago.

lagos no canadá Foto: Brian Baldrati

Moraine Lake, Parque Nacional de Banff. Foto: Brian Baldrati

lagos no canadá Foto: Brian Baldrati

Moraine Lake, Parque Nacional de Banff. Foto: Brian Baldrati

Lake Louise

A apenas 20 kms de distância do Moraine Lake, é um dos mais conhecidos lagos no Canadá. No verão atrai muitos turistas para fazer canoagem e ver a impressionante cor verde esmeralda do lago. No inverno os turistas caminham em cima do lago congelado e fazem patinação.
O acesso é fácil, do estacionamento até a beira do lago são menos de 5 minutos de caminhada. Ele fica no pátio do famoso hotel de luxo Fairmont.
Uma dica legal é fazer uma das várias trilhas que tem por ali. Há trekkings para todos os gostos: fáceis, curtos, longos e difíceis. Eu, por exemplo, fiz a trilha Devil´s Thumb, considerada uma trilha difícil,  mas que vale muito a pena (veja na foto a recompensa). Valeu o esforço.

lagos no canadá Foto: Brian Baldrati

Vista da trilha de Devil’s Thumb. Lake Louise, Parque Nacional de Banff. Foto: Brian Baldrati

lagos no canadá Foto: Brian Baldrati

Lake Louise, Parque Nacional de Banff. Foto: Brian Baldrati

Peyto Lake

Esse lago também fica dentro do Parque Nacional de Banff. Do Lake Louise até ele são 40 kms. Assim como os dois anteriores, muitos turistas são atraídos por este lago no Canadá.
Do estacionamento até o mirante são apenas 15 minutos de caminhada e a trilha é bem demarcada. Para os aventureiros há uma trilha de 3 kms que chega a um segundo mirante e é considerada mais difícil.

 

lagos no canadá Foto: Brian Baldrati | Como tirar o visto para o Canadá

Lake Peyto, Parque Nacional de Banff. na Columbia Britânica. Foto: Brian Baldrati

lagos no canadá Foto: Brian Baldrati

Peyto Lake, Parque Nacional de Banff. Foto: Brian Baldrati

Se for alugar carro, minha dica é fazer o trajeto Banff – Jasper de carro e ir parando nos pontos que mais interessar, assim você consegue conhecer toda a Icefields Parkway, eleita uma das estradas mais bonitas do mundo.

Bom, como deu para ver, os lagos no Canadá são de tirar o fôlego. Qual você ficou com mais vontade de conhecer?