Um guia completo para planejar sua viagem a Ilha Comprida. Anote as dicas e aproveite muito!

Um lugar repleto de natureza preservada, boas praias, e menos badalado que outros tantos do litoral norte de São Paulo: assim é Ilha Comprida, um destino localizado no extremo sul do estado. Com pouco mais de 10 mil habitantes, é uma área tranquila, rica em paisagens naturais, e que vem despontando cada vez mais no turismo nacional.

A ilha, inclusive, faz jus ao seu nome – o território é comprido e estreito, separado do continente por uma pequena faixa de água, chamada de Mar Pequeno. Antigamente, a travessia só era possível por meio de balsas. Hoje, existe uma ponte sobre o mar que auxilia a acesso de quem pretende visitar o local. Do outro lado, encontra-se o município de Iguape.

E então, quer saber mais sobre esse lugar para planejar sua viagem? Confira nosso guia logo abaixo.

O que fazer em Ilha Comprida

O território de Ilha Comprida possui 74 quilômetros de extensão, e sua paisagem se altera de acordo com a localidade. Mais ao norte, onde está a ponte que garante o acesso ao continente, há maior infraestrutura e movimentação. Ao sul, o cenário é mais natural e desértico, com algumas vilas de pescadores.

Considerada uma Reserva da Biosfera, Ilha Comprida possui uma rica biodiversidade e regiões de Mata Atlântica preservada. Em todo território, coexistem biomas distintos, que vão desde o mangue até a restinga. A fauna também é variada por lá, com espécies de pássaros, peixes, mamíferos e outros tipos de animais que fazem bom proveito dos recursos da ilha.

As praias, é claro, recebem o maior holofote do destino. As faixas de areia são amplas e o lugar é ideal para quem não gosta de visitar praias muito cheias. As mais vazias ficam no sul da ilha, como a Boqueirão do Sul, com mar tranquilo e espaços vazios, perfeita para ir com as crianças.

As praias do norte já são um pouco mais frequentadas, e com boa infraestrutura. A mais famosa é a Boqueirão do Norte, que atrai muitos jovens por ter um mar propício para o surfe e uma programação cultural recheada nos meses de verão. Ao lado dela, mas sem muito comércio, a Praia do Encanto também é boa opção desse lado da ilha.

As dunas de ilha comprida são outros atrativos do local. Proporcionam um cenário único ao destino, e costumam não concentrar muitos visitantes de uma vez. As Dunas do Araçá formam uma paisagem surpreendente, e as dunas da praia de Juruvaúva são as mais altas e singulares para conhecer.

Onde ficar em Ilha Comprida

Para se hospedar bem em Ilha Comprida, uma boa dia é ficar na área central, na região mais próxima da ponte de acesso de Iguape. Também há boas alternativas de casas de temporada por toda a costa contrária a do continente, perto das praias desse lado da ilha.

Outra alternativa também é ficar em alguma das vilas caiçaras. Algumas delas oferecem uma estrutura simples, mas única, para acomodar visitantes. É uma boa experiência para se ter por lá.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis em Ilha Comprida

Pousadas em Ilha Comprida

Airbnb em Ilha Comprida

Encontre as melhores hospedagens em Ilha Comprida no Booking.com ou Airbnb.com

Vales de Cananéia ao fundo, em praia ampla da ilha
A paisagem da ilha, com Cananéia ao fundo – Foto: Diego Torres Silvestre via Flickr

Onde comer em Ilha Comprida – Dicas de restaurantes

A culinária caiçara é um dos destaques do destino. Não deixe de visitar alguma das vilas de pescadores e aproveitar uma refeição fresquinha, preparada em algum dos restaurantes do local. Mas, além disso, há outras boas opções de culinárias diversas para saborear por lá.

Gosta da cozinha portuguesa? O restaurante O Portuga é um dos mais indicados da gastronomia lusa. O Restaurante Magnos é uma boa recomendação para um almoço em família. Quem optar pela culinária japonesa vai adorar o Restaurante Fago. Já se um churrasco é a pedida ideal, a Churrascaria Boi da Ilha é super indicada.

Vista da ponte que liga Ilha Comprida ao município de Iguape
A ponte que liga a ilha a Iguape – Foto: Luciano Faustino via Flickr

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Aluguel de carro em Ilha Comprida

Alugar um carro para ir a Ilha Comprida é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para São Paulo, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Praia de ondas baixinhas e poucas casas à vista em Ilha Comprida
As praias do destino são amplas e agradáveis – Foto: Silvia do Valle via Wikimedia

Leia todas as nossas dicas e posts do Litoral Sul de SP