Um lugar com muita praia e verde para contemplar. Combine passeios entre água salgada e doce, dê um mergulho no mar, atravesse trilhas e depois dê um pulinho em uma cachoeira. Itacaré é esse misto de emoções. Leia mais para conhecer tudo sobre esse paraíso baiano.

Itacaré é mais um destino para revelar a beleza única da Bahia. Localizada entre Ilhéus e Maraú, a cidade fica no litoral sul baiano, em uma faixa conhecida como Costa do Cacau.

Ir para lá é um misto de passeios em trilhas, praias, cachoeiras, água doce e salgada. Sem contar as possibilidades de praticar esportes na natureza, uma oportunidade de deixar a viagem ainda mais animada para quem arriscar “pegar” uma onda, fazer rafting em corredeiras ou se aventurar com o ecoturismo.

Enfim, o destino é perfeito para quem curte uma boa praia, bastante mato, paisagens impressionantes e, claro, o clima maravilhoso de uma cidade baiana.

Se identificou com o destino? Então, continue lendo para incluir muita informação na sua mala. Preparamos este super roteiro para você viajar com a sensação de conhecer o lugar melhor que ninguém. Bora lá?

O que fazer em Itacaré

Cachoeira de Águas Quentes, em Itacaré
Cachoeira em Itacaré – Foto: Marinelson Almeida via Flickr

Como praxe de uma cidade litorânea, as praias se destacam na lista de atrações para se divertir em Itacaré. Mas, o lugar tem um diferencial: as trilhas. Elas são responsáveis pelo acesso a algumas praias e, devido a beleza e vasta preservação, tornam-se um atrativo a mais para quem for aproveitar o mar.

Além de oferecer vistas privilegiadas de determinadas praias, algumas trilhas ainda têm cachoeiras para te presentear com a água doce. Fora disso, há caminhos que ligam as principais praias e permitem você conhecer vários pedaços de areia em um mesmo percurso. Um bom exemplo e perfeita sugestão para o seu roteiro é a Trilha das Quatro Praias, que dá acesso à Praia da Engenhoca, à Praia Havaizinho, à Praia Gamboa e ao Itacarezinho.

Para a noite, um lugar que não pode faltar no seu roteiro é a Rua Pituba, central da cidade, rodeada de barzinhos, restaurantes e lojinhas para conhecer. Uma das paradas obrigatórias dos viajantes, lá é bastante movimentado, inclusive, tem até forró para você que não desperdiça um clima animado e descontraído.

Se quiser esticar a viagem, a um pouco mais de 60 km de distância de Itacaré, tem a Península de Maraú, onde fica as famosas piscinas naturais de Taipu de Fora. Ilhéus e Serra Grande são outros lugares imperdíveis para visitar enquanto estiver na região.

Para facilitar, veja a seguir uma lista prática com sugestões de o que fazer na cidade:

  1. Conhecer as praias urbanas e rurais
  2. Fazer trilhas (das Quatro Praias ou da Prainha)
  3. Ver o pôr do sol na Ponta do Xaréu
  4. Passear na Rua Pituba
  5. Nadar nas cachoeiras
  6. Praticar rafting e surfe

Melhores praias em Itacaré

Praia Havaizinho, em Itacaré.
Havaizinho em Itacaré – Foto: Marinelson Almeida via Flickr

As praias de Itacaré vão ocupar grande parte da sua programação na cidade. E que sorte a sua, porque elas são impressionantes e dignas de longas visitas.

Há praias para todos os gostos: as desertas que exigem trilhas para chegar e as mais movimentadas, próximas do centro, com melhor infraestrutura na areia e mais pessoas na orla. Tem ainda alguns pedaços de areia menores que, apesar do tamanho, são encantadores e rodeados de uma vegetação muito rica.

Algumas praias ficam no mesmo percurso e com curtas caminhadas é possível conhecer várias de uma vez. Para resumir, elas são dividas em urbanas e rurais. As urbanas têm acesso pelo centro e as rurais por trilhas em meio à Mata Atlântica.

Na região rural podemos citar a Praia da Engenhoca, a Praia Havaizinho, a Praia da Gamboa e Itacarezinho. Você pode visitá-las por meio da Trilha das Quatro Praias e o principal acesso é feito pela BA-001.

Já as urbanas têm mais fácil acesso pela região central e são tão paradisíacas quanto as rurais. Dentre elas, podemos destacar a Praia da Coroa que, apesar de ser imprópria para banho, é bastante movimentada e tem um lindo visual (ela é porto e ancoradouro). Depois, para dar um mergulho, tem a Praia da Concha, Praia do Resende, Praia da Tiririca, Praia do Costa e Praia da Ribeira.

As principais praias de Itacaré são:

  • Praia da Engenhoca
  • Praia Havaizinho
  • Praia da Gamboa (ou Coroinha)
  • Itacarezinho
  • Praia da Concha
  • Praia do Resende
  • Praia da Tiririca
  • Praia do Costa
  • Praia da Ribeira

Cachoeiras em Itacaré

As cachoeiras também merecem atenção no seu roteiro em Itacaré, vale a pena reservar pelo menos um dia para conhecê-las. A água doce da região, além de ser uma atração à parte, é composta por um cenário incrível da natureza. Seja ecoturista amador ou experiente, dá tranquilamente para fazer as trilhas e chegar até algumas delas.

Uma das mais famosas é a Cachoeira do Tijuípe, que fica entre Itacaré e Serra Grande. Uma curta caminhada vai te levar aos quatro metros de queda d’água e uma piscina natural maravilhosa. Tem também a Cachoeira da Pancada Grande que, como o próprio nome diz, é uma das mais altas da região, com cerca de 40 metros de altura.

Algumas cachoeiras são gratuitas, outras ficam em áreas privadas e são cobradas taxas de entradas. A dica é se informar antes de ir ou procurar uma agência de turismo para auxiliar o seu passeio.

As cachoeiras que você pode conhecer em Itacaré são:

  • Salto do Apepique
  • Cachoeira de Noré
  • Cachoeira do Cleando
  • Cachoeira da Usina
  • Cachoeira do Tijuípe
  • Saltos do Almada
  • Cachoeira do Bom Sossego
  • Cachoeira da Pancada Grande

Onde ficar em Itacaré

Os lugares mais indicados para ficar em Itacaré são nas redondezas do centro, principalmente próximo à Rua Pituba, ou na Praia da Coroa. Essa região tem bastantes bares, restaurantes e lojinhas, além de estar perto das principais praias da região.

O Caminho das Praias, estrada que liga as praias urbanas, também fica nas proximidades, então, quem se hospedar nessa área vai estar muito bem localizado entre as principais praias e comércios. Isso contribui também na economia com transporte e estacionamento, pois você vai conseguir fazer vários trajetos a pé mesmo.

As regiões da Praia da Concha e Praia do Tiririca têm hospedagens com pé na areia e, embora sejam mais perto do mar, não ficam tão longe do centro. Se a sua preferência é ficar mais próximo da orla, esses lugares são ótimos para você ficar.

Na parte da cidade onde estão as praias rurais há menos opções de acomodações. As possibilidades nessa área são mais isoladas e para quem busca descansar longe da agitação. A sugestão é o Txai Resort, um dos poucos resorts que existe na região. É uma opção mais sofisticada para descansar e curtir o clima praiano sossegado.

Confira a seguir algumas opções de hotéis, pousadas e Airbnb para você se hospedar em Itacaré.

Hotéis em Itacaré

Piscina e área de lazer do Barracuda Beach Hotel.
Clique na imagem e faça sua reserva no Barracuda Beach Hotel.

Itacaré oferece opções bem estruturadas de hotéis e com preços bastantes variados. Há possibilidades para todos os bolsos e preferências. Confira algumas sugestões para você se hospedar:

Veja todas as opções de hotéis em Itacaré.

Pousadas em Itacaré

Pousada Ilha Verde, em Itacaré.
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Ilha Verde.

Itacaré tem várias pousadas para escolher. Há opções desde as mais simples e charmosas, até as maiores e mais sofisticadas. Confira algumas das melhores pousadas da região:

Veja todas as opções de pousadas em Itacaré.

Airbnb em Itacaré

Quarto do Vila Real Apartamentos. Vemos a cama e frente, no centro da foto, essa que é box e de casala. Na esquerda há uma varanda, e à direita há prateleiras que servem para guardar toalhas, roupas, etc.
Clique na imagem faça sua reserva no Vila Real Apartamentos.

Há belas casas para alugar por temporada na cidade. Os airbnb em Itacaré, além de mais liberdade, oferecem opções mais econômicas para quem viaja em família ou com um grupo de pessoas. Veja essas sugestões com as melhores notas:

Veja todas as opções de airbnb em Itacaré.

Onde comer em Itacaré

Prato com camarões do Marley's Tapas Bar e Restaurante.
Itacaré tem variedades gastronômicas – Foto: Reprodução página do Marley’s Tapas Bar e Restaurante via Facebook

Quando o assunto é comer, a Rua Pituba é o melhor lugar para saborear a vasta gastronomia de Itacaré. Por lá, você vai encontrar desde a famosa comida baiana até hamburguerias, restaurante vegano e opções de receitas com cacau, afinal, em uma das regiões da Costa do Cacau, nada como encontrar uma grande diversidade culinária da fruta.

A caipirinha de cacau, sucos e até o próprio chocolate chamam a atenção de quem visita Itacaré. A cidade é uma das principais produtoras, então, é uma oportunidade única experimentar a fruta “direto da fonte”.

Vale destacar que a gastronomia do município se diferencia um pouco em relação às outras regiões da Bahia, pois além do cacau e da tradicional comida baiana regada a dendê, há uma diversidade bem interessante de comidas internacionais: têm pizzas, pratos japoneses e até mediterrâneos. E, o melhor de tudo, o preço não vai te assustar, dá para comer tranquilamente e pagar um preço justo.

A dica é você dar um passeio na Rua Pituba, especialmente durante à noite. Aproveite para curtir o clima animado da região e conhecer essa diversidade gastronômica. A orla da Praia da Coroinha também é um ótimo lugar para fazer essa caminhada e procurar um bom lugar para comer.

As outras praias da região, exceto a Praia da Concha que tem alguns restaurantes perto da areia, não têm muitas opções de lugares para comer, portanto, caso você queira passar o dia no mar, vá preparado com um lanchinho na bolsa.

Confira alguns dos lugares mais famosinhos para saborear a comida de Itacaré:

  • Tia Deth
  • Bananas Café Gourmet
  • Marley’s Tapas Bar e Restaurante
  • Restaurante Mediterrâneo
  • Manga Rosa Restaurante

Quando ir para Itacaré

Itacaré é sempre quente e as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. Mas, fique tranquilo. Geralmente, a garoa cai e, logo em seguida, abre o sol. Os meses considerados mais chuvosas são: março e abril. Depois disso, a chuvinha vem e logo vai embora.

O verão coincide com a alta temporada e período menos chuvoso. A atenção nessa época deve ser em relação ao maior movimento de pessoas e aos preços, que sobem consideravelmente. Feriados, principalmente os prolongados, não são diferentes: a cidade fica mais cheia e cara.

A maré e a lua também são pontos a serem considerados para decidir quando ir para a cidade, já que, de acordo com as variações, o visual das praias muda completamente. A dica é ir nas luas nova e cheia ou consultar a tábua de maré antes de ir.

Quantos dias ficar em Itacaré

A dica é ficar pelo menos cinco dias em Itacaré, tempo suficiente para conhecer as praias e atrações da cidade. Se você quiser visitar lugares vizinhos e curtir as praias com mais calma, uma viagem de dez dias também seria o suficiente para experiências sem muita correria.

Como chegar em Itacaré

Itacaré fica na Bahia, no sul de Salvador, em uma região conhecida como Costa do Cacau. Os principais acessos à cidade podem ser feitos por Salvador (250 km de distância) ou por Ilhéus (73 km de distância), inclusive, os aeroportos mais próximos ficam nesses municípios e, de qualquer forma, é necessário fazer um trajeto final de carro, táxi, Uber ou transfer até Itacaré.

De avião

O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, fica a cerca de 75 km de distância e a quase uma hora e meia de carro. Porém, ele é um pouco menor em relação ao de Salvador, que é a opção internacional mais próxima. O aeroporto da capital fica a mais de cinco horas de Itacaré de carro, cerca de 273 km de distância.

De carro

Para quem for chegar em Itacaré de carro, a dica é viajar durante o dia, pois as estradas não são as melhores e têm pouca sinalização. As principais rodovias são: BA-001, BR-101 e BR-116.

De Salvador até Itacaré

Para quem optar ir de avião, Salvador recebe bastantes ofertas de voos, sendo possível encontrar passagens econômicas. Apesar da distância ser maior do que de Ilhéus, há possibilidade de ser mais barato.

Para quem escolher ir de carro, a viagem é mais longa, podendo levar mais de cinco horas para chegar na cidade dirigindo. O trajeto saindo de balsa de Itaparica tem 250 km de distância, já o caminho via BR-101 tem 390 km de distância.

Transportes em Itacaré

As maneiras mais recomendadas para andar em Itacaré são de carro, táxi, passeios fechados com agência de turismo e, principalmente, a pé.

Porém, há um ponto a considerar em cada meio de transporte. De carro o custo com estacionamento pode pesar, as viagens de táxi são mais caras e o ônibus não chega até algumas praias, apesar de ser uma ótima opção para te levar até o início de algumas trilhas.

Por falar em trilhas, andar a pé é uma atração à parte na cidade, devido as diversas possibilidades de caminhos que existem em meio à Mata Atlântica. Além de ser uma oportunidade de conhecer de perto a vegetação nativa, é possível andar de uma praia a outra por meio das trilhas.

Você pode, por exemplo, utilizar ônibus para chegar no começo de uma trilha e depois andar para conhecer as praias, que ficam uma do lado da outra.

Seguro viagem para Itacaré

Contratar um seguro viagem para Itacaré é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Salvador

Quer garantir uma passagem para Salvador com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Itacaré?
Itacaré tem muita praia, trilhas e cachoeiras para aproveitar. Veja mais detalhes de o que fazer em Itacaré.

Quais são os principais passeios em Itacaré?
As praias são os passeios mais imperdíveis para fazer na cidade baiana. Confira os melhores passeios para fazer em Itacaré.

Onde ficar em Itacaré?
O centro, entre a Rua Pituba e a Praia da Coroa, são as melhores regiões para ficar. Leia mais sobre onde ficar em Itacaré.

Quais os melhores hotéis em Itacaré?
Barracuda Beach Hotel, a Terra Boa Hotel Boutique, a Aldeia do Mar Hotel e o Ecoporan Hotel Charme Spa u0026 Eventos são opções com ótimas avaliações. Veja mais sugestões de hotéis em Itacaré.

Tem opções de pousadas em Itacaré?
Tem várias opções, inclusive, há pousadas para todos os gostos e bolsos, como, por exemplo, Mar Ilha PousadaPousada Ilha VerdePorto dos Casais Guest House Itacaré e Pousada Pedra Torta. Veja mais pousadas em Itacaré.

Quais os melhores airbnb em Itacaré?
Algumas das melhores opções de airbnb em Itacaré são: o i9 Quixaba Flat, o Paradiso Flat Itacaré, o Concha Tropical Flat e a Vila Real Apartamentos. Veja mais airbnb em Itacaré.

Quantos dias ficar em Itacaré?
O indicado é ficar pelo menos cinco dias em Itacaré. Mas há passeios e atrações (na cidade e em sua volta) o suficiente para ficar até dez dias na região. Leia mais informações sobre quantos dias ficar em Itacaré.

O que fazer em Itacaré em 2 dias?
Em dois dias, aproveite para conhecer algumas praias como Tiririca, Engenhoca e Itacarezinho, fazer trilhas na Mata Atlântica, experimentar a culinária local e curtir a atmosfera relaxante da cidade. Leia mais informações sobre quantos dias ficar em Itacaré.

Como chegar em Itacaré?
Há aeroportos em Ilhéus e Salvador para chegar em Itacaré. Do aeroporto até a cidade é preciso fazer um trajeto final de carro, Uber, táxi ou transfer. Veja mais detalhes de como chegar e Itacaré.

Quando ir para Itacaré?
Itacaré é quente durante o ano todo, porém os meses de março e abril devem ser evitados devido ao maior índice de chuvas. O verão coincide com a alta temporada, a cidade fica lotada e mais cara. Confira mais sobre quando ir para Itacaré.

Quanto custa, em média, uma viagem para Itacaré?
Os custos para Itacaré variam conforme hospedagem, alimentação e atividades. Em média, os gastos podem variar entre R$ 2.000 a R$ 5.000 por pessoa para uma estadia de uma semana, incluindo despesas básicas. Leia mais sobre Itacaré.

Melhor época para ir a Itacaré?
A melhor época para ir é entre setembro e meados de dezembro. O verão é muito bom também, porém fica mais caro e lotado. Leia mais sobre a melhor época em Itacaré.

Como é a noite em Itacaré?
Itacaré oferece uma vida noturna animada, com diversos bares, restaurantes e música ao vivo. A Rua Pituba é conhecida por sua agitação durante a noite, com opções para diferentes gostos e estilos. Veja dicas imperdíveis de Itacaré.

Quais as melhores praias de Itacaré?
Algumas das melhores praias da cidade baiana: Praia da Engenhoca, Praia Havaizinho, Praia da Gamboa (ou Coroinha), Itacarezinho, Praia da Concha, Praia do Resende e Praia da Tiririca. Descubra mais ótimas praias para conhecer em Itacaré.

Qual a praia mais linda de Itacaré?
Itacaré possui praias deslumbrantes, mas algumas das consideradas mais lindas são Itacarezinho, Engenhoca e Prainha, cada uma com sua beleza única e cenários incríveis.

Onde fica Itacaré?
Itacaré fica no litoral sul da Bahia, em uma região chamada Costa do Cacau. Veja dicas imperdíveis de Itacaré.

Como se locomover em Itacaré?
Andar a pé, especialmente nas trilhas entre as praias, é uma ótima opção. Porém, andar de táxi, Uber, ônibus e carro também são boas possibilidades para se locomover. Leia mais detalhes sobre como se locomover em Itacaré.