Um guia completo para planejar sua viagem a Itacaré. Anote as dicas e aproveite muito!

Às margens do Rio de Contas e cercada por uma parcela preservada de Mata Atlântica, Itacaré é um dos principais destinos da Costa do Cacau, uma região litorânea do sul da Bahia. Até pouco tempo (meados dos anos 90) inexplorada, tem caído cada vez mais no gosto dos viajantes.

Procurada principalmente pelos amantes de praia, de surfe, e da natureza, é uma das principais cidades turísticas dessa região do estado, ao lado de outros municípios como Ilhéus, Itabuna e Canavieiras. Com belas praias e natureza riquíssima, é um ótimo lugar para passeios ecológicos e contato com a flora nativa.

Confira tudo sobre Itacaré neste guia completo para sua viagem.

O que fazer em Itacaré

Passar o dia em alguma de suas praias é, sem dúvida, o que há de melhor para fazer em Itacaré. Existem opções mais urbanas, com acesso facilitado, até as porções de mar mais selvagens, praticamente intocadas – uma boa para quem curte espaços vazios e maior liberdade no litoral.

As praias Resende, Tiririca, Coroinha, Ribeira e das Conchas ficam próximas do centro histórico da cidade. Já as praias de Havaizinho, Engenhoca, Itacarezinho, Jeribucaçu, Prainha e São José (onde o rio encontra o mar) são mais reclusas e, por isso, desertas. Algumas exigem uma boa caminhada em trilha para chegar até lá, mas o visual sempre compensa o esforço.

Outro destaque do destino é o ecoturismo, muito forte graças à localização privilegiada de Itacaré, com grande extensão de vegetação preservada. Além de trilhas que chegam até praias mais escondidas, é possível visitar diversas cachoeiras no destino. Já para acompanhar a desova das tartarugas, visite a cidade entre setembro e março.

Reserve seus passeios pelo GetYourGuide

Onde ficar em Itacaré

Itacaré tem boa estrutura para o turismo, e por isso tem opções para todos os estilos de viajantes, dos mais econômicos aos que não dispensam o maior conforto possível. Escolha hotéis próximos das praias para garantir uma boa localização.

Mas além das opções de hospedagem por toda a cidade, você também pode optar por ficar em Ilhéus. Assim dá para fazer passeios em Itacaré durante o dia, por exemplo.

Veja mais opções de Onde ficar em Itacaré

Encontre as melhores hospedagens em Itacaré no Booking.com

Itacaré é ótimo para quem gosta de trilhas e muito contato com a natureza – Foto: Otávio Nogueira via Flickr

Onde comer em Itacaré

Além da tradicional cozinha baiana que já conquista o paladar de todos nos destinos do estado (e em Itacaré não é diferente), por lá uma outra vantagem é o preço dos pratos. Mais em conta que outras cidades turísticas mais visadas, compensa bastante buscar pratos deliciosos na cidade.

O restaurante Flor de Cacau é uma boa dica para provar o melhor da culinária da Bahia. Visite a Pizzaria Boca de Forno para uma maravilhosa pizza. E, se ficar perto da praia a maior parte do tempo é o que você busca, o Restaurante Itacarezinho na praia de mesmo nome vai te agradar.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Foto da praia Havaizinho em Itacaré, na Bahia
A praia de Havaizinho, em Itacaré, é uma das mais bonitas da cidade – Foto: Marina Almeida via Flickr

Aluguel de carro em Itacaré

Alugar um carro para explorar Itacaré é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. A empresa compara as melhores locadoras disponíveis e deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço, sem IOF, e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para Itacaré

O aeroporto mais próximo de Itacaré é o Aeroporto Jorge Amado, localizado em Ilhéus. Se você está procurando uma boa oferta e preços de voos, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Praia Jeribucaçu em Itacaré, com guarda-sol solitário e poucas pessoas no mar
Itacaré é um destino mais rústico para quem gosta de praia e natureza – Foto: Cecilia Heinen via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts da Bahia