Mais um vilarejo baiano para você conhecer. Só que esse além da calmaria para relaxar, há também as festas e badalações para se divertir com o pé na areia. Gostou? Então, leia mais sobre esse destino maravilhoso do arquipelágo de Tinharé.

Um lugar para confundir o azul do céu com o tom do mar, assistir o pôr do sol, curtir ótimas festas ou, simplesmente, ir para uma pousada relaxar e curtir o clima praiano. Esse é o Morro de São Paulo, uma pequena vila localizada no arquipélago de Tinharé que, sem dúvidas, vai conquistar o seu coração.

Distrito de Cairu, na Bahia, a ilha é mais um presente do nordeste brasileiro para os amantes de praias e da natureza, seja você festeiro ou não, afinal, o que não faltam lá são badalações animadas ou programações mais tranquilas para aqueles que só querem um refúgio para descansar. Inclusive, muitas pessoas passam a lua de mel em Morro de São Paulo.

Se você ficou animado para conhecer o destino, continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber para ter os melhores dias na ilha.

O que fazer em Morro de São Paulo

Pôr do sol em Morro de São Paulo.
Pôr do sol em Morro de São Paulo – Foto: Otávio Nogueira via Flickr

As praias são as protagonistas da ilha: são cinco opções numeradas de Primeira a Quinta, além das mais afastadas e localizadas em lugares vizinhos. Nelas, você pode desde fazer passeios a pé entre uma e outra, até navegar de caiaque, barco, praticar snorkel, descer um lindo mirante de tirolesa e aproveitar as piscinas naturais que se formam na maré baixa.

Fora essas atividades na água, você pode assistir o pôr do sol em diferentes ângulos, nos diversos mirantes que existem por lá. Há o Mirante da Tirolesa, o Mirante do Sol, a Fortaleza de Taipirandu e outros mais privativos em restaurantes como, por exemplo, a Toca do Morcego, um convite para tomar um belo drink se despedindo do sol.

Aliás, para os festeiros, dá até para emendar a despedida com o nascer do sol em um desses restaurantes ou barzinhos que unem a linda vista, com comidas, bebidas e músicas. As festas alternativas e eventos culturais do Teatro do Morro também não ficam de fora para quem busca se divertir ouvindo bandas ao vivo.

O centrinho do Morro de São Paulo também rende vários passeios históricos, gastronômicos e aquelas caminhadas noturnas tradicionais. Lá, você pode conhecer a feirinha de artesanato, a Fortaleza de Tapirandú (antiga construção feita para proteger a Baía de Todos os Santos), a Igreja Nossa Senhora da Luz e o Farol de Morro de São Paulo.

Como você já percebeu, a ilha de Tinharé, realmente, tem muito a te oferecer. Para você não perder nadinha, confira esta lista com as principais atrações do Morro de São Paulo:

  1. Aproveitar as cinco praias da ilha
  2. Conhecer a Praia da Gamboa (praia da argila) e Ilha do Caitá
  3. Descer a tirolesa de Morro de São Paulo
  4. Ver o pôr do sol nos mirantes
  5. Feira de Artesanato
  6. Fortaleza de Tapirandú
  7. Igreja Nossa Senhora da Luz
  8. Farol de Morro de São Paulo
  9. Teatro do Morro

Melhores praias em Morro de São Paulo

Praia e barcos em Morro de São Paulo.
Praia em Morro de São Paulo – Foto: Otávio Nogueira via Flickr

Organize sua viagem para conhecer todas as praias do Morro de São Paulo, pois vale a pena aproveitar o que cada uma tem de melhor. Numeradas de Primeira Praia a Quinta Praia, há pedacinhos de areia para todos os estilos e com programações em todos os horários, seja para aproveitar o sol ou virar a noite curtindo um luau.

A Primeira Praia, a mais próxima do centrinho, é a que fica a famosa tirolesa. A Segunda Praia é a mais queridinha dos viajantes e perfeita tanto para curtir o dia no mar como para badalar à noite. Lá tem diversas opções de bares e restaurantes pé na areia, além de muita música para curtir a maresia.

A Terceira Praia, na Ilha da Saudade, possibilita passeios em volta da ilha e mergulhos para ver a vida marinha mais de perto. Nela, você pode ir remando de caiaque ou praticando Stand up paddle até a Ilha do Caitá, mais um lugar incrível para conhecer.

Já a Quarta Praia é mais isolada, com várias piscinas naturais e ótima para fazer caminhadas em sua extensa faixa de areia. Aliás, se você gosta de praias mais vazias, vá até a Quinta Praia, também conhecida como Praia do Encanto, para se surpreender com um paraíso tranquilo e rodeado de vegetação.

Além dessas praias do Morro de São Paulo, há ainda outras que, apesar de serem vizinhas, ficam bem próximas e são belíssimas, como, por exemplo, a Praia da Gamboa, Praia do Porto de Cima, Praia da Ponta de Pedra e Praia de Garapuá.

Confira as principais praias de Morro de São Paulo:

  • Primeira Praia
  • Segunda Praia
  • Terceira Praia
  • Quarta Praia
  • Quinta Praia ou Praia do Encanto
  • Praia da Gamboa
  • Praia de Garapuá

Onde ficar em Morro de São Paulo

Como o Morro de São Paulo é um destino tanto para relaxar como para curtir a vida noturna, você pode escolher onde ficar de acordo com o seu estilo e preferência de entretenimento. O centrinho, a Primeira e a Segunda praia são as regiões mais agitadas e próximas dos comércios, bares e restaurantes. A partir da Terceira Praia o clima já começa a ficar mais tranquilo e indicado para o visitante que prioriza sossego.

A Segunda Praia se destaca por suas festas e bares com programações envolvendo muita música e agito na areia. Neste caso, vale a pena procurar acomodações nesta área pessoas que não se incomodam com o som alto até o sol nascer.

A Quarta Praia, por sua vez, já é uma região bem tranquila e com acomodações mais reservadas, como, por exemplo, o Hotel Patachocas, que é um resort em meio à natureza.

De modo geral, as hospedagens da ilha são muito bem estruturadas, e grande parte da rede hoteleira é composta por pousadas e casas de temporada. Há vários hotéis também para os visitantes que preferem passar mais tempo dentro da acomodação.

Hotéis em Morro de São Paulo

Piscina e área de lazer do Vila dos Orixás Boutique Hotel.
Clique na imagem e faça sua reserva no Vila dos Orixás Boutique Hotel.

Morro de São Paulo tem uma ótima variedade de acomodações e, apesar das pousadas serem a maioria das opções, há também hotéis para você que prefere este tipo de hospedagem.

Confira essas recomendações com ótimas avaliações:

Veja todas as opções de hotéis em Morro de São Paulo.

Pousadas em Morro de São Paulo

Área externa e piscina da Passárgada Pousada e Restaurante.
Clique na imagem e faça sua reserva no Passárgada Pousada e Restaurante.

Estadias em pousadas confortáveis são essenciais para você ter dias ainda mais inesquecíveis no Morro de São Paulo. E, a ilha tem muitas opções com boa infraestrutura e lindos cenários, incluindo áreas para relaxar em meio a natureza, belas piscinas e vista para o mar.

Confira algumas ótimas opções para você ficar:

Veja todas as opções de pousadas em Morro de São Paulo.

Airbnb em Morro de São Paulo

Varanda da Altavista residence. Uma banheira de hidromassagem e uma cadeira de tomar sol. Do lado direito a vista do mar.
Clique na imagem e faça sua reserva no Altavista residence

Ficar em um airbnb em Morro de São Paulo é uma ótima opção de hospedagem, principalmente para o viajante que prefere ter mais liberdade e autonomia. E, a boa notícia é que Morro de São Paulo tem várias opções para você escolher.

Veja algumas a seguir:

Veja todas as opções de airbnb em Morro de São Paulo.

Onde comer em Morro de São Paulo

Restaurante Toca do Morcego, em Morro de São Paulo.
Restaurante Toca do Morcego – Reprodução página do restaurante via Facebook

Comer bem também é um pré-requisito importante para ter uma boa experiência de viagem. E, no Morro de São Paulo não vai faltar oportunidades para satisfazer o seu paladar. O centro, a Primeira e Segunda praias são as regiões que você mais vai encontrar restaurantes para provar peixes, frutos do mar e as tradicionais receitas baianas, pratos mais típicos da região.

A caipirinha de cacau também é bastante popular por lá. Com certeza, você vai encontrar alguém andando pelas ruas segurando a bebida, que é servida dentro da própria fruta.

Nas praias também há algumas opções de lugares para comer. Uma característica bem legal dos restaurantes da ilha é que sempre há uma música ao vivo rolando para animar sua refeição. A Toca do Morcego, por exemplo, além da música, tem uma linda vista para você curtir ainda mais o momento.

Algumas opções de restaurantes para você ir no Morro de São Paulo:

  • Toca do Morcego
  • Café das Artes
  • Papoula Culinaria Artesanal
  • Minha Louca Paixão
  • Cantina Barolo

Quando ir para Morro de São Paulo

A melhor época para visitar o Morro de São Paulo é de agosto a março, meses em que o sol mais predomina e as chuvas caem com menos frequência. Caso a intenção seja encontrar a ilha mais cheia e com bastante agito: vá no verão, principalmente no Réveillon e após o Carnaval, período em que acontece a ressaca da festa e os viajantes costumam sair de Salvador para ir ao local.

Inclusive, finais de semana e feriados também são datas que atraem muitos visitantes à ilha e, geralmente, esses dias são os que você vai pagar mais caro pelas hospedagens. Sendo assim, se quer encontrar o Morro de São Paulo mais vazio e barato, evite a alta temporada.

Como de praxe da Bahia, faz calor praticamente durante o ano inteiro, só que de abril a julho costuma chover mais em relação aos outros meses. Apesar disso, julho tem bastante movimento na região, pois é fase de férias escolares. Inclusive, mesmo sendo um período mais úmido, há grandes possibilidades de abrir lindos dias de sol para você curtir a praia.

Quantos dias ficar em Morro de São Paulo

A média recomendada para ficar no Morro de São Paulo é quatro dias. Tem pessoas que ficam menos tempo, assim como também tem outras que prolongam as diárias na ilha. A dica é analisar o seu orçamento e preferência, uma vez que viagens sem correria permitem você fazer passeios mais longos e tranquilos.

Como chegar em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é uma vila baiana localizada no extremo do arquipélago de Tinharé e fica a cerca de 64 km de distância (em linha reta) de Salvador. É possível chegar lá saindo de Salvador ou Valença, via táxi aéreo, barco (catamarã ou lancha-rápida) ou mesclando percursos de carro e barco.

Não é fácil chegar lá. A dica é fazer um planejamento com antecedência para combinar horários de voos com as viagens de barco. Em alguns casos, principalmente se você mora muito longe de Salvador, cabe até ficar um dia na capital baiana para conseguir conciliar os trajetos.

Mas, fique tranquilo, quando chegar lá você vai ver que valeu a pena o esforço.

De avião

Caso vá de avião, há o aeroporto de Valença, que é menor e com menos opções de voos, e o de Salvador, que recebe voos internacionais e das principais cidades do país. Para definir qual é o melhor para você, pesquise os preços das passagens e analise qual compensa mais. Lembrando que é possível achar promoções de passagens nos dois aeroportos.

Outra opção é ir de táxi aéreo de Salvador, partindo do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, até a Terceira ou Quarta Praia do Morro de São Paulo. Esse trajeto é o mais rápido, leva em média 25 minutos, porém, é mais caro.

Via terrestre e barco

Outras possibilidades para chegar em Morro de São Paulo é combinando trajetos de carro, tranfers e barco, podendo ser o catamarã (maior e mais lento) ou a lancha-rápida. Vale destacar que não é possível entrar no vilarejo com carros particulares, neste caso, é necessário deixar o veículo em Salvador ou Valença.

O trajeto começa saindo de Salvador até a Ilha de Itaparica de barco. Depois, segue via terrestre até Valença e, logo em seguida, vai de lancha para o Morro de São Paulo. Essa é a opção de percurso mais barata, porém, pode levar até três horas e as viagens de barco podem balançar bastante quando o mar estiver mais agitado.

Outro dica é que também há a possibilidade de comprar pacotes fechados e já ter todo o trajeto organizado pelas agências de turismo.

Catamarã

O Catamarã é um barco maior e um pouco mais lento que as lanchas, que faz os trajetos saindo do Terminal Marítimo Turístico de Salvador até o Morro de São Paulo. O percurso dura em média duas horas, porém, se o mar estiver muito agitado, o tempo da viagem pode aumentar. Inclusive, pode até causar muito enjoos devido ao balanço do mar.

De Valença até Morro de São Paulo

De Valença até o Morro de São Paulo é necessário ir de barco em uma viagem que pode levar em média 30 minutos. Você pode optar por ir de lancha (menor e mais rápida) ou de catamarã (maior e mais lento).

De Salvador até Morro de São Paulo

É possível ir de Salvador até o Morro de São Paulo direto com um táxi aéreo ou de cataramã. Além disso, também dá para fazer um percurso combinando estradas terrestres e percursos de barco da capital até a Ilha de Itaparica e depois de Valença até o Morro de São Paulo.

Transporte em Morro de São Paulo

Os seus pés serão o seu principal meio de transporte em Morro de São Paulo. A ilha não aceita carros particulares, exceto ambulâncias, viaturas e veículos liberados para as hospedagens transportar os seus hóspedes.

Sendo assim, coloque o melhor chinelo na sua mala e se prepare para ir em um lugar livre de trânsito e com muitas oportunidades de caminhadas em meio à natureza. Quando o percurso for muito longe, como, por exemplo, para as Quarta e Quinta praias, você pode contar com os carros das pousadas e hotéis, que são liberados por lá.

Outro detalhe interessante no Morro, são os carregadores de bagagens que transportam suas malas até o hotel. A ilha tem muitos morros, inclusive um bem íngreme na entrada e, devido a isso, alguns moradores do local trabalham carregando as malas dos viajantes com carrinhos, cobrando em torno de R$ 20 por viagem.

Dicas extras sobre o Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um lugar um pouco afastado e que exige alguns cuidados. Para você ir mais preparado, anote essas informações importantes sobre a região:

  • É cobrada uma taxa de visitação de R$ 20 por pessoa que entrar no arquipelágo. Crianças até cinco anos e pessoas com mais de 60 anos não pagam. Estudantes e portadores de necessidades especiais pagam meia tarifa.
  • Leve somente o essencial na sua mala, pois o transporte na região é bem complicado e estar com muitas bagagens pode te atrapalhar.
  • Vá com dinheiro. Em Morro de São Paulo há somente caixas eletrônicos do Banco do Brasil, um posto de serviço do Bradesco e uma casa lotérica.

Seguro viagem para Morro de São Paulo

Contratar um seguro viagem para Morro de São Paulo é uma excelente dica para garantir uma viagem tranquila e evitar preocupações. Mesmo sem ser obrigatório, ter a assistência de um seguro te dá a paz que você precisa para curtir o destino e saber que tem apoio, caso seja necessário. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Salvador ou Valença

Quer garantir uma passagem para Salvador ou Valença com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Morro de São Paulo?
Conheças as praias do Morro e das ilhas vizinhas, desça na tirolesa do mirante, assista um lindo pôr do sol e visite as atrações históricas.

Quais são os principais passeios em Morro de São Paulo?
O Morro de São Paulo tem belíssimas praias transparentes e com piscinas naturais. Quem visita a ilha aproveita para fazer passeios nas praias, curtir a festança da região ou, simplesmente, relaxa e descansa em meio à natureza.

Onde ficar em Morro de São Paulo?
O centro, a Primeira e a Segunda praias são os lugares mais indicados para se hospedar próximo de comércios, bares e restaurantes.

Quais os melhores hotéis em Morro de São Paulo?
Alguns hotéis bem avaliados para você se hospedar na ilha: Vila dos Orixás Boutique Hotel, Hotel Morro De São Paulo, Hotel Portaló e Catavento Praia Hotel. Tem ainda o Hotel Patachocas, um resort belíssimo para você ficar.

Tem opções de pousadas em Morro de São Paulo?
Tem várias opções, como, por exemplo a Bahia Bella, Pousada Dona Moça, Passárgada Pousada e Restaurante e Villa dos Graffitis Pousada.

Quais os melhores airbnb em Morro de São Paulo?
Alguns dos melhores e mais avaliados airbnb em Morro de São Paulo disponíveis no Booking são a Altavista residence, o Refugio Do Morro, o Jardim Secreto e o Condominio Luna Rossa.

Quantos dias ficar em Morro de São Paulo?
O indicado é ficar pelo menos quatro dias na ilha, porém, caso você queira fazer passeios mais longos e distantes sem muita correria, o recomendado é aumentar as diárias na região.

Como chegar em Morro de São Paulo?
É possível chegar no Morro de São Paulo de táxi aéreo, Cataramã (barco maior e mais lento), lanchas (barco menor e mais rápido), além de fazer trajetos alternando via terrestre e marítima.

Quando ir para Morro de São Paulo?
A melhor época para visitar o Morro de São Paulo é de agosto a março, meses que tem mais sol e menos chuvas.

Melhor época para ir a Morro de São Paulo?
Réveillon, Carnaval (principalmente na ressaca da festa), feriados prolongados e férias de julho são os meses mais movimentados e agitados da ilha. Apesar de os preços aumentarem devido a alta temporada, esses períodos são os melhores para quem quer encontrar a cidade mais animada.

Quais as melhores praias de Morro de São Paulo?
As melhores praias da ilha são: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia, Quinta Praia ou Praia do Encanto, Praia da Gamboa e Praia de Garapuá. 

Onde fica Morro de São Paulo?
Morro de São Paulo fica a cerca de 64 km de distância (em linha reta) de Salvador, é uma vila baiana, localizada no arquipélago de Tinharé e no município de Cairu.

Como se locomover em Morro de São Paulo?
Não é permitido entrar carros particulares no Morro de São Paulo, sendo assim, você pode se locomover a pé ou utilizando os transfers oferecidos pelas hospedagens.