Está na hora de montar um roteiro completo com as melhores dicas de atrações e pontos turísticos de Joinville. Descubra a seguir tudo o que precisa saber para uma viagem memorável.

Agora que você já está com o destino definido para sua próxima viagem, precisa montar um roteiro incrível para valer cada dia das suas férias. É por isso mesmo que montamos este guia completo com as melhores dicas sobre o que fazer em Joinville, afinal, há muito mais para se conhecer além do Festival de Dança de Joinville.

É claro que este é um dos maiores e principais eventos da cidade, mas não é o único. Você sabia, por exemplo, que há mais de 80 anos Joinville sedia a Festa das Flores? Ou que um dos maiores nomes brasileiros de Artes Plásticas, Juarez Machado, é joinvilense e tem carreira internacional, sendo referência até mesmo em grandes filmes? Aposto que você não fazia ideia de nada disso, não é mesmo?

Então este é o momento de mudar isso. Visitei Joinville pessoalmente e fiquei encantada com as diversas atrações que a cidade oferece aos mais diferentes públicos. Assim, tenho certeza que você vai conseguir montar um roteiro sensacional com os principais pontos turísticos de Joinville mencionados abaixo. 😎

Principais pontos turísticos em Joinville

Montamos uma seleção com os mais espetaculares pontos turísticos de Joinville. As atrações vão desde passeios rurais até museus e eventos culturais, agradando todo tipo de público, das crianças até os adultos e idosos.

Festival de Dança de Joinville

várias crianças posando para uma foto, onde há diversas meninas ajoelhadas a frente, com um dos braços levantados para cima, em diferentes direções. No centro há uma menina e um menino com roupas diferentes dos demais, com os braços erguidos para cima, olhando cada um para um lado. Atrás de todos há um arco de flores vermelhas coroando a pose.
Uma das equipes participantes da competição Festival Meia Ponta de 2023 – Divulgação oficial via Flickr

A primeira atração é o Festival de Dança de Joinville, principal evento do município que acontece anualmente durante duas semanas no mês de julho. Essa atração reúne milhares de dançarinos para se apresentarem e competirem no maior festival de dança do mundo. Só em 2023, por exemplo, foram mais de 10 mil participantes, além de 330 mil espectadores que passaram pela cidade.

Há várias apresentações gratuitas assim como espetáculos pagos em diversos palcos. Tudo depende do que está em cartaz no período em que você estiver em Joinville. Assim, confira no site oficial como está a programação durante sua estadia.

Escola Bolshoi no Brasil

frente da Escola do Teatro Bolshio no Brasil mostrando a entrada do prédio, que está pintado em tons vermelho queimado, com alguns outdoors na frente mostrando jovens dançarinos usando os uniformes da escola.
A Escola Bolshoi no Brasil oferece audições durante o Festival de Dança – Foto: Nátalie Guimarães

Outro ponto turístico de Joinville super famoso, inclusive internacionalmente, é a Escola Bolshoi no Brasil – única filial fora da Rússia. A Bolshoi é uma das companhias de balé mais prestigiadas do mundo inteiro e abriu no Brasil uma escola com bolsas 100% gratuitas, e com vários benefícios, para crianças com idade a partir de nove anos.

A escola oferece visitas guiadas, de segunda à sexta-feira, às 10h ou às 14h30, mediante agendamento prévio. O ingresso custa R$ 24 e pode ser comprado online, sendo que crianças com até seis anos, professores da rede pública de Santa Catarina e guias de turismo não pagam. Estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia.

Um passeio que vale muito conhecer, mas prepare-se para se emocionar. É um lindo trabalho realizado para crianças que nunca ousaram sonhar tão alto.

Festa das Flores

estande de flores com vários vasos de orquídeas e demais espécies, de várias cores, dispostas em diferentes pódios acompanhadas de prêmios de vidro,
A Festa das Flores premia as melhores plantas de cada edição – Divulgação oficial via Flickr

Sediada anualmente no Complexo Expoville no mês de novembro, a Festa das Flores em Joinville oferece uma programação repleta e variada. Há concursos de orquídeas, de jardins e da Rainha da Melhor Idade, atrações de entretenimento no palco cultural, oficinas de cultivo, feira multissetorial, mercado de plantas, e muito mais. Você pode conferir em detalhe no site oficial.

O evento já está com mais de 80 edições anuais e reúne cerca de 100 mil pessoas, sendo considerado a festa mais antiga do gênero no Brasil, datada desde 1936. A festa ocorre diariamente das 9h às 21h e o valor do ingresso é de R$ 15 a inteira, sendo que idosos e estudantes pagam meia entrada, e crianças com até cinco anos não pagam. O ticket pode ser adquirido no local.

Complexo Expoville

deque de madeira com algumas mesas de piquenique à esquerda da imagem, e um belo lago à direita, com diversas árvores de diferentes espécies.
Vista da Cervejaria GutBrau em frente ao Complexo Expoville – Foto: Nátalie Guimarães

O Complexo Expoville é o maior centro de exposições e convenções da região sul do Brasil, com um amplo pavilhão climatizado com mais de 11 mil m², 13 auditórios com isolamento acústico e internet, e estacionamento com capacidade para 2.500 veículos. Além disso, há uma área externa com parque infantil e diversas atividades ao ar livre, e dois restaurantes: o Totens e a cervejaria GutBrau, abertos diariamente.

Localizado às margens da BR-101, uma das principais rodovias brasileiras, a Expoville sedia grandes e importantes eventos em Joinville, como feiras, shows, congressos e exposições, o que a torna indispensável no seu roteiro. Por isso, grave esse endereço na sua agenda:

  • Rua XV Novembro, 4315, Glória – Joinville/SC

Pórtico e Moinho de Joinville

à direita da imagem há um grande moinho de tijolos vermelhos e à esquerda há um pórtico de madeira escura com os dizeres "Joinville" escritos em branco e pendurados na parte de cima. O dia está acinzentado e escuro, e entre as construções há algumas vias asfaltadas com poucos carros passando entre elas.
O Pórtico e o Moinho de Joinville são os principais cartões postais da cidade – Foto: Nátalie Guimarães

Cartão postal da cidade, o Pórtico e o Moinho de Joinville são perfeitos para uma boa foto de recordação. Além de representarem muito bem as tradições e heranças culturais europeias tão presentes na arquitetura e gastronomia da região. Uma boa dica é aproveitar a cervejaria Gutbrau anexa ao Moinho e com uma bela vista do Complexo Expoville.

Museu Nacional da Imigração e Colonização

vista lateral da entrada do museu de imigração e colonização de joinville mostrando uma casa antiga de dois andares, branca, com arcos na entrada e por todo o andar inferior, com alguns detalhes decorativos em azul claro. Há três palmeiras altas bem em frente a construção, e no lado esquerdo da imagem há uma construção de dois andares com os dizeres "Galeria Baobá" na parte de cima
“Casarão dos Príncipes” – Foto: Nátalie Guimarães
museu interno com vários equipamentos antigos e grandes de madeira dispostos em diferentes locais. Há também pequenas mesas de exposição, cobertas com caixas de vidro, onde há vários objetos pequenos.
O Museu conta com diversas exposições – Foto: Nátalie Guimarães

Um dos principais pontos turísticos de Joinville é o Museu Nacional de Imigração e Colonização, localizado bem no centro. O lugar conta com várias exposições, incluindo maquinários antigos da época colonial, o casarão principal datado de meados de 1870 e até uma típica casa enxaimel, retratando como era o dia a dia da Colônia Dona Francisca durante o século 18.

O casarão, tombado em 1939 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, fica aberto de terça à domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita. Se você ama visitar museus, assim como eu, vale a pena prestar sua visita por aqui e expandir seus conhecimentos.

Rua das Palmeiras (Alameda Brüstlein)

grupo de pessoas posando para a foto, abraçados, em duas fileiras com uma rua de altas palmeiras atrás deles culminando em uma casa antiga de dois andares, com arcos no andar inferior, sendo este o Museu Nacional de Imigração e Colonização.
A Rua das Palmeiras é também um dos cartões postais de Joinville – Foto: Nátalie Guimarães

Outro cartão postal imperdível é passar pela Rua das Palmeiras, ou Alameda Brüstlein, logo em frente ao Museu Nacional de Imigração e Colonização. A praça conta com uma passarela de pedra com lindas palmeiras formando um caminho com acesso à entrada do museu, além de alguns restaurantes. Por ali é muito comum ver dançarinos posando para fotos, usando figurinos coloridos e flexionando o corpo em belas posturas artísticas.

Zoobotânico de Joinville

banco de cimento e madeira no lado direito da imagem do Zoobotânico de Joinville, em frente a um lago com diversas palmeiras ao redor, muita grama e uma bela vegetação verde. O céu está azul e sem nuvens.
O Zoobotânico é perfeito para um piquenique em família – Foto: Divulgação oficial via Visite Joinville

Programa especial para quem viaja acompanhado de crianças, o Zoobotânico de Joinville é o local ideal para curtir uma bela tarde em família. São cerca de 17 mil m² de Mata Atlântica preservada, muito bem cuidada, localizada no Morro Boa Vista. A entrada é gratuita e fica aberto diariamente das 7h às 19h.

Há quiosques dentro e fora do parque, um charmoso lago, academia de ginástica ao ar livre, um parquinho infantil para gastar as energias dos pequenos e trilhas para caminhada em meio a mata – acessíveis tanto para cadeirantes quanto carrinhos de bebê. E, como se isso não fosse suficiente, o Zoobotânico ainda possui um pequeno zoológico com diversos mamíferos, pássaros e répteis.

Mirante de Joinville

paisagem panorâmicas do Mirante de Joinville, mostrando todo o vale e a baía de Babitonga, com bastante vegetação natural, lagos, construções e um pequeno observador de metal no canto direito.
O topo do Mirante proporciona uma vista ampla, alcançando toda a Baía da Babitonga e além. – Foto: Nátalie Guimarães
autora da postagem, uma mulher de cabelo curto e pele morena, está sorrindo e posando de pé para uma foto na grade do Mirante de Joinville. Atrás dela há toda a paisagem panorâmica.
Um lugar totalmente instagramável! – Foto: Nátalie Guimarães
trilha suspensa de madeira entre a vegetação de Joinville com várias árvores e plantas ao redor do caminho.
Toda a trilha do Mirante é acessível à cadeirantes. – Foto: Nátalie Guimarães
caminho de madeira, centralizado na imagem, que termina num arco quadrangular de concreto com os dizeres "Mirante de Joinville" escritos numa placa azul e preso ao arco, na parte de cima. Ao fundo há várias pessoas admirando a paisagem.
Ao final, você se depara com a ‘Janela do Mirante’. Vale a pena conhecer perto do final da tarde. – Foto: Nátalie Guimarães

Também localizado no Morro Boa Vista, o Mirante de Joinville rende ótimas fotos com lindas paisagens panorâmicas do município e da Baía da Babitonga. A atração de concreto com 14,5 metros de altura conta com alguns lances de escadas para chegar ao topo, assim como um elevador acessível, e também banheiros e bebedouros.

Além disso, o local é pet-friendly e possui uma bela trilha acessível para cadeirantes, muito bem cuidada e limpa, onde é possível avistar animais silvestres, como os adoráveis saguis, ao longo do caminho. Ao final da trilha, você se depara com a “Janela do Mirante”, ideal para uma boa foto de Instagram, especialmente no final da tarde. 😉

Aberto diariamente das 7h às 19h, é possível chegar ao mirante à pé, de bike ou pegando um ônibus com destino exclusivo ao Morro Boa Vista. Carros particulares são proibidos, uma vez que não há local para estacionar – com exceção para veículos adaptados para cadeirantes. Táxis e Ubers podem deixar seus passageiros de segunda à sexta-feira. Entretanto, saiba que a subida é tranquila e você vê muitas famílias fazendo o trajeto à pé.

Parque Hemerocallis

quatro imagens dispostas juntas num mosaico colorido do Parque Hemerocallis. A primeira imagem, no canto superior esquerdo, é de um caminho de pedra passando pelos jardins, com um grande coqueiro à direita. A segunda imagem, no canto superior direito, é de um portão de ferro aberto, com detalhes em rosa, mostrando uma área gramada com uma capela ao fundo. A terceira imagem, no canto inferior esquerdo, é dessa mesma capela, vista mais próxima, podendo enxergar alguns vitrais dentro dela. E a última foto, no canto inferior direito, é de uma menina usando um moletom rosa e cabelo liso castanho, preso num rabo de cavalo, que está alimentado os peixes no lago. São várias karpas laranjas, amarelas e pretas.
É possível alimentar Karpas no Parque Hemerocallis (Foto 4) – Foto: Nátalie Guimarães
mosaico com quatro imagens de flores coloridas. A primeira, no canto superior esquerdo, é de dois girassois. A segunda, no canto superior direito, é de várias dálias rosas e pintadas. A terceira foto, no canto inferior esquerdo, é de uma dália pinata laranja. E a última foto, no canto inferior direito, é de várias margaridas amarelas.
Conforme você caminha pelos jardins, se depara com uma flor mais linda que outra. – Foto: Nátalie Guimarães

Um dos meus destinos preferidos em Joinville é o lindo Parque Hemerocallis. Um lugar romântico, pet-friendly, que rende ótimas fotos, além de proporcionar aquele contato mais próximo com a natureza. Ideal para passear a tarde à dois, em família ou mesmo sozinho, esse local é memorável. Mesmo em dias de chuva vale a pena visita-lo, isso porque ele fica ainda mais charmoso com os guarda-chuvas e sombrinhas abertos em meio às flores.

Os jardins são muito bem planejados e cuidados, há flores para todos os lados, além de instruções didáticas, áreas infantis e trilhas acessíveis para cadeirantes em meio a mata. Além disso, há uma loja com diversos artigos de jardim e souvenires, e uma cafeteria charmosa com produtos artesanais. Aliás, quando há festivais de temporada, o parque recebe Food Trucks e monta uma praça de alimentação especial.

Aberto de terça à sábado, das 7h30 às 17h, com estacionamento gratuito, o ingresso pode ser adquirido por R$ 40. É importante ressaltar que crianças e adolescentes com até 18 anos de idade, idosos com mais de 60 anos, pessoas com necessidades especiais, professores e estudantes pagam meia.

Casa Krüger

casa histórica Krüger com dois andares, um belo jardim em frente e uma grande árvore frondosa à direita. O andar debaixo possui diversos arcos e jardineiras nas muretas.
A Casa Krüger é um patrimônio histórico de Joinville – Foto: Nátalie Guimarães
sala interior com piso de madeira e móveis antigas do século 19 e 20, incluindo uma mesa de costura, um ferro de passar roupa, um baú, um rádio e algumas roupas.
Nesse quarto é possível se vestir com alguns figurinos da época. – Foto: Nátalie Guimarães

Entrar na Casa Krüger é como viajar no tempo. Construída em 1890 numa área agrícola e, posteriormente, tombada como Patrimônio Histórico Estadual em 1996, ela conta com vários elementos típicos de uma casa de vó do século 20. A cozinha com fogão a lenha, a cristaleira com diversas louças elegantes, o piso de madeira antiga, as jardineiras nas janelas… Tudo remonta àquela sensação gostosa de café da tarde na casa da vó.

O local ainda oferece ambientes decorados com a temática do século 20, assim, é possível encontrar vários elementos antigos, como máquina de costura de mesa, ferro a brasa para passar roupa, cadeira de balanço de madeira, rádio antigo, entre outros. É um ambiente que traz várias emoções e memórias à tona, assim, vale a pena conhecer – especialmente o público da terceira idade.

Aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos finais de semana das 9h às 15h, a entrada é gratuita. E aos sábado e domingos, das 8h às 17h no galpão ao lado da casa, acontece uma tradicional feira com artigos e produtos artesanais de agricultores da região. Destaque especial para os doces e queijos. 😉

Propriedade Ango Kersten

trator vermelho visto de costas, à direita da imagem, com um senhor dirigindo. Ele está olhando para a esquerda onde há um belo campo gramado, árvores ao fundo e algumas montanhas escondidas entre as nuvens carregadas.
As paisagens da Propriedade Ango Kersten são dignas de filme. – Foto: Nátalie Guimarães
amplo gramado verde com diversas árvores ao fundo e muitas nuvens encobrindo as montanhas. Há dois cachorros no chão, um branco com manchas pretas mais a frente, e um preto com manchas brancas mais atrás.
Esse é o Pirata, como você pode ver pelo tapa olho natural de sua pelagem, que acompanha o Sr. Ango durante todo o trajeto. – Foto: Nátalie Guimarães
árvore podada com um grande balanço rústico à esquerda da imagem. Ao fundo há um amplo gramado verde, várias árvores e algumas montanhas encobertas pelas nuvens acinzentadas.
Aos amantes de um bom balanço, essa charmosa árvore te levará às alturas com um simples empurrão – Nátalie Guimarães

Localizado na Estrada Bonita, a Propriedade Ango Kersten faz parte da rota ‘Caminhos de Dona Francisca’ e apresenta atrações rurais divertidas e tranquilas para toda a família curtir. O local possui um Museu Rural repleto de antiguidades, diversos produtos artesanais e coloniais, além de vários animais de fazenda, um parquinho infantil e um passeio atípico com um trator.

O passeio de trator é o “carro chefe” das atrações por aqui. Dirigido pelo próprio senhor Ango Kersten, o trator faz um trajeto especial pela propriedade rural, passando por belas paisagens e por cima do rio Pirabeiraba (aliás, uma boa dica é aproveitar os dias de verão para um mergulho no rio). Além disso, ao final do passeio há uma belo descampado com um balanço de árvore irresistível.

Aberto diariamente, das 7h30 às 18h, a entrada custa R$ 20 por pessoa ou por produtos comprados, e conta com um estacionamento gratuito. Quem desejar o passeio de trator é preciso agendar com antecedência e pagar uma taxa de R$ 60 para um grupo com até três pessoas, ou se houver mais gente para participar, é necessário pagar uma taxa de R$ 20 por pessoa para integrar no grupo.

  • Estrada Bonita, 555, Rio Bonito – Joinville/SC

Rancho Alegre

paisagem rústica do Rancho Alegre com um belo lago ao meio, algumas construções de casas de madeira ao redor, várias árvores e um dia cinzento.
O Rancho Alegre conta com uma cafeteria onde é possível montar seu próprio piquenique com cesta – Foto: Nátalie Guimarães
autora do post, uma mulher sorrindo de cabelo curto e pelo morena, segurando um cabritinho branco.
Foi difícil ir embora e deixar essa criatura fofíssima para trás. Pena que ela não cabia na minha mochila… – Foto: Equipe Famtour
porquinho rosado e peludo olhando de canto de olho para a câmera entre as barras de contenção do chiqueiro.
Aparentemente, todos os animais do Rancho Alegre te olham com essa carinha doce. – Foto: Nátalie Guimarães

O Rancho Alegre é uma das melhores atrações para você ir com crianças, mas se formos realmente sinceros, é um lugar perfeito para todas as idades. Quem não gosta de pegar esses bichinhos fofíssimos no colo? Ou de alimentar pôneis e lhamas adoráveis com cenouras? Deitar na grama e apreciar o cheiro fresco da grama? Eu adoro!

O espaço é bem grande e conta com várias áreas para divertir os pequenos, como tirolesa, passeio a cavalo, arvorismo, parquinho infantil, entre outras atividades. Além disso, o rancho oferece áreas específicas para piquenique e ambientes cobertos perfeitos para uma festa de aniversário, por exemplo.

Aberto ao público aos finais de semana e feriados, das 14h às 17h, podendo estender até às 18h para quem estiver realizando algum piquenique. O ingresso é pago online ou presencialmente no local que conta com estacionamento, e custa R$ 40, sendo que crianças com até 12 anos, idosos com mais de 60, estudantes e professores, e pessoas com deficiência pagam meia entrada.

Instituto Internacional Juarez Machado

exposição do instituto juares machado com um piano preto de cauda à direita, vários quadro pequenos e coloridos do rosto do artista com diferentes temáticas (pirata, cangaceiro, palhaço, indígena, entre outros), além de vários dizeres pendurados e/ou escritos nas paredes brancas.
O instituto expõe diversas obras do artista Juarez Machado ao longo de sua vida. – Foto: Nátalie Guimarães
lado de fora do Instituto Juarez Machado mostrando as duas construções onde as obras estão abrigadas. A caso do lado direito é mais antiga do que à esquerda, que apresenta linhas e elementos mais modernos, com uma fachada de vidro.
Além das obras autorais, o instituto também coloca exposições de artistas parceiros – Foto: Nátalie Guimarães

Se estiver à procura de um passeio mais cultural, então precisa conhecer o Instituto Internacional Juarez Machado. Inaugurado em 2014, o instituto reúne diversas obras que fizeram, e fazem, parte da carreira de mais de 60 anos do renomado artista plástico Juarez Machado. Há várias obras e pinturas, mostrando as diferentes épocas de vida do artista, culminando na casa onde ele cresceu.

Além disso, é possível apreciar outras obras expostas no local de diferentes artistas parceiros. O instituto fica aberto de terça à sábado, das 9h às 18h. A entrada custa R$ 10, porém às quartas-feiras, se você vier pedalando, pode entrar gratuitamente.

Fábrica Opa Bier

fachada da fábrica de cerveja Opa Bier em Joinville com quatro bandeiras penduradas na entrada, além de um estacionamento e uma fachada de tijolos.
Amantes da cerveja: esse passeio é para vocês! – Foto: Nátalie Guimarães
copo de vidro da Opa Bier Joinville com cerveja dentro. Uma mão feminina segura o copo.
Degustação ao final do tour – Foto: Nátalie Guimarães

Ao passear por Joinville você vai se deparar várias vezes com essa marca, e não é por menos. A Opa Bier é uma das principais cervejas da cidade, já que ela é 100% produzida ali, e conta com um tour pela fábrica que pode ser organizado mediante agendamento prévio pelo site oficial.

Somente adultos maiores de 18 anos podem participar, umas vez que ao final há a degustação da cerveja. Além disso, você conhece toda a técnica, ferramentas e processos que a cerveja passa antes de chegar até o produto final. Um passeio ideal para os entusiastas da bebida.

Barco Príncipe

deque de madeira com acesso coberto com rampa para o Barco Príncipe. O barco é branco e possui três andares com muitas janelas.
O Barco Príncipe é um passeio garantido para o dia inteiro – Foto: Nátalie Guimarães
Autora do post posando em pé na ponta da frente do barco. Atrás dela é possível ver toda a baía de Babitonga, além de um pequeno barco a remo com um homem dentro, no lado direito da imagem.
A dica é tirar foto depois que o barco já está em movimento, afim de evitar as filas pelo melhor lugar. – Foto: Nátalie Guimarães

Com capacidade para receber mais de 400 pessoas, com almoço incluso, show ao vivo, bar com diversas bebidas e uma programação para o dia inteiro, o Barco Príncipe pode ser considerado um passeio bem robusto. Indicado tanto para famílias com crianças quanto para o público da terceira idade, este passeio é uma boa atração fora do comum.

O barco sai do porto de Joinville às 10h30 da manhã e navega pela Baía da Babitonga, serpenteando entre 14 ilhas pelo caminho, até chegar ao porto de São Francisco do Sul. Ali, fica ancorado por cerca de uma hora e meia, dando tempo suficiente para caminhar pelo centro histórico e comprar souvenires e produtos artesanais, antes de retornar ao barco e, por fim, regressar ao porto de Joinville às 15h30.

O ingresso custa R$ 140 todo sábado, domingo e feriado. As crianças entre seis e 12 anos pagam meia entrada, e menores de cinco anos não pagam. Você pode adquirir seu ingresso pelo Whatsapp disponível no site oficial.

Museus em Joinville

exposição de várias caveiras humanas em frente a um quadro informativo do Museu Arqueológico de Sambaqui
Museu Arqueológico de Sambaqui – Foto: Divulgação oficial via site

Àqueles que gostam de descobrir mais sobre a história e herança cultural que cada local possui, vão amar os museus em Joinville. Há museu de dança e de artes, museu de bicicleta e dos bombeiros, museu arqueológico e histórico. Uma seleção incrível para mergulhar na história brasileira e se encantar ainda mais por essa região.

  • Museu Nacional de Imigração e Colonização
  • Museu Arqueológico de Sambaqui
  • Museu da Bicicleta
  • Museu de Arte
  • Museu da Dança
  • Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários
  • Museu Casa Fritz Alt

O que fazer gratuitamente em Joinville

interior da catedral São Francisco Xavier de Joinville com diversas cadeiras de madeira dispostas lado a lado, formando várias fileiras até o púlpito da igreja. No teto é possível ver vários vitrais coloridos
Catedral São Francisco Xavier de Joinville – Foto: Divulgação oficial via Visite Joinville

Está com a grana curta? Sem problemas. Separamos abaixo quais são as melhores programações gratuitas que acontecem em Joinville para você curtir a cidade sem precisar tirar um centavo do bolso. 😎

  • Catedral de Joinville
  • Rua das Palmeiras
  • Museu Nacional de Imigração e Colonização
  • Parque Zoobotânico
  • Estrada Bonita
  • Casa Krüger
  • Parque Municipal Morro do Finder

O que fazer com crianças em Joinville

área aberta com várias árvores baixas num espaço gramado. Um cavalo de pelagem marrom está parado no lado direito da imagem, do outro lado, mais próximo da câmera, está uma placa dizendo "Passeio à cavalo - somente para crianças até 12 anos. Podem acompanhar no máximo 2 adultos."
O Rancho Alegre possui diversas atrações para as crianças e famílias – Foto: Nátalie Guimarães

Se a sua viagem inclui crianças, então é bom programar algumas atividades onde toda a família possa aproveitar, especialmente, os pequeninos. Assim, veja quais são as atrações ideais para se divertir com as crianças em Joinville:

  • Rancho Alegre
  • Parque Aquático Water Valley
  • Parque Hemerocallis
  • Propriedade Ango Kersten
  • Zoobotânico de Joinville

O que fazer à noite em Joinville

fachada de entrada da pizzaria O Fornão em Joinville. A parede é pintada em vermelho e no lado esquerdo há o logo do restaurante preso em cima de uma parede repleta de plantas. No lado direito da imagem há uma fila de pessoas entrando no estabelecimento.
Pizzaria O Fornão – Foto: Nátalie Guimarães

Quem ainda não sabe o que fazer à noite em Joinville pode conferir nossa lista de recomendações com os melhores lugares para curtir o friozinho de Santa Catarina. Você pode saborear um delicioso rodízio de massas na pizzaria O Fornão ou aproveitar umas das programações no Complexo Expoville. Talvez assistir uma peça no Teatro Juarez Machado ou ir às compras, com direito à cinema, no Shopping Mueller.

  • Pizzaria O Fornão
  • Complexo Expoville
  • Teatro Juarez Machado
  • Shopping Mueller

O que fazer com chuva em Joinville

balcão de informações da escola do teatro bolshoi no brasil com um conjunto de bonecas russas dispostas lado a lado, seguindo a ordem da menor à maior, da esquerda para a direita. Há também alguns folhetos da escola espalhados sobre o tampão de vidro do balcão.
Visita guiada na Escola Bolshoi no Brasil – Foto: Nátalie Guimarães

Caso a chuva apareça querendo estragar sua viagem, não se desespere. Afinal, dias de chuva são comuns em Joinville. É por isso que já montamos uma programação de atrações e pontos turísticos que podem ser aproveitados tanto sob a garoa quanto em dias ensolarados.

  • Escola do Teatro Bolshoi
  • Museu da Dança
  • Cervejaria OPA Bier
  • Museu de Arqueologia de Sambaqui
  • Complexo Expoville
  • Museu Nacional de Imigração e Colonização
  • Parque Hemerocallis
  • Barco Príncipe

Onde comer em Joinville

interior do restaurante Hübener com vários produtos artesanais dispostos para venda, incluindo massas de macarrão, azeite, geleias e afins
Há massas e produtos artesanais à venda no Restaurante Hübener – Foto: Nátalie Guimarães

É claro que também separamos uma lista de recomendações onde comer em Joinville. Dessa forma, você já sabe quais restaurantes são os mais indicados para seu bolso e gosto. Há dicas para degustar um bom almoço ou jantar, assim como indicações de locais para saborear um belo café ou curtir o happy hour:

  • Restaurante Hübener
  • Cervejaria Gutbrau
  • Café Alles Blau
  • Restaurante Zum Schlauch
  • Combray Gastronomia
  • Restaurante e Choperia Rheinkeller

Hotéis em Joinville

interior do quarto familiar do hotel bristol sabrina de charme Joinville. Há três camas, duas de solteiro e uma de casal, além de um ar-condicionado e uma televisão smart entre as camas de solteiro, que estão de frente uma para a outra.
Clique na imagem e faça sua reserva no Bristol Sabrina de Charme Joinville

E se você ainda não sabe onde ficar ou quais são os melhores hotéis em Joinville, pode aproveitar nossas recomendações abaixo para garantir sua estadia. Selecionamos opções que conhecemos e recomendamos por sua qualidade de atendimento e serviço:

Conheça mais hotéis em Joinville para garantir a estadia perfeita.

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem nacional é indispensável para ter uma viagem tranquila, sem gastar muito com atendimento médico, caso seja preciso. Serviços de saúde são caros, e o seguro viagem cobre o gasto por você. Há planos baratos que podem te livrar de uma grande dívida. Aproveite nosso cupom de desconto Seguros Promo e contrate o seu agora mesmo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Joinville

Quer garantir uma passagem para Joinville com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

O que fazer em Joinville em 1 dia?

Quem deseja prestar uma rápida visita à Joinville, pode aproveitar um roteiro de um dia passando na Rua das Palmeiras (Alameda Brüstlein) e aproveitar para conhecer o Museu Nacional da Imigração e Colonização. Além disso, vale a visitar ao Pórtico e Moinho de Joinville e o Complexo Expoville. À noite, aproveite algum festival da cidade.

Qual é a melhor época para ir a Joinville?

A melhor época para visitar Joinville é durante o mês de julho, quando acontece o Festival de Dança de Joinville, e durante o mês de novembro, quando acontece a Festa das Flores.

O que fazer em Joinville em um final de semana?

Quem deseja conhecer Joinville no final de semana pode dividir seu roteiro da seguinte maneira:
1º Dia: Visitar a Rua das Palmeiras e o Museu Nacional de Imigração e Colonização, passar no Pórtico e Moinho de Joinville e visitar o Complexo Expoville. À noite pode aproveitar algum espetáculo do Festival de Dança de Joinville, caso esteja durante o mês de julho.
2º Dia: Conhecer a Propriedade Ango Kersten, almoçar no Restaurante Hübener, visitar o Rancho Alegre e terminar a tarde no Parque Hemerocallis.

O que fazer em Joinville no domingo?

Algumas das principais atrações abertas aos domingos em Joinville são o Museu Nacional de Imigração e Colonização, o Zoobotânico de Joinville, o Mirante de Joinville, a Propriedade Ango Kersten, o Rancho Alegre e o Barco Príncipe.

Quais são os principais pontos turísticos de Joinville?

Alguns dos principais pontos turísticos em Joinville são:
Festival de Dança de Joinville;
Escola Bolshoi no Brasil;
Festa das Flores;
Museu Nacional da Imigração e Colonização;
Rua das Palmeiras (Alameda Brüstlein);
Parque Hemerocallis, entre outros.

O que fazer em Joinville com acessibilidade?

Se você procura atividades com acessibilidade em Joinville vai gostar muito do Mirante de Joinville, do Parque Hemerocallis, do Rancho Alegre, do Zoobotânico de Joinville e do Museu Nacional de Imigração e Colonização.