Planejando visitar a sede do maior festival de dança do mundo? Então confira abaixo as principais dicas para aproveitar tudo o que há de melhor em Joinville!

Uma das maiores cidades do estado de Santa Catarina, Joinville vem ganhando cada vez mais espaço no turismo nacional. Famoso por ser palco do maior festival de dança do mundo, o município também é conhecido como “Cidade das Flores”, “Cidade dos Príncipes” e até “Cidade das Bicicletas”. Um destino cultural, histórico e plural, rico em atividades e atrações para descobrir.

Ao longo do ano inteiro, o local recebe vários eventos municipais, regionais e internacionais, além de convenções, congressos e festivais. Assim, saiba que ao visitar Joinville, você vai encontrar uma ampla rede hoteleira, uma via gastronômica diversa e uma vontade de querer ficar mais tempo por ali. Pois ainda que seja uma metrópole com quase 600 mil habitantes, ela mantém o charme de cidade pequena.

Agora que você já sabe um pouco sobre o “currículo” de Joinville, está na hora de descobrir porquê vale a pena conhecê-la – com dicas de quem já passou por lá! Então veja abaixo um guia completo sobre o que fazer, onde ficar, os melhores restaurantes, quando ir, como chegar e muito mais!

O que fazer em Joinville

campo de girassóis sob um dia nublado, com várias árvores de diversas espécies ao fundo, e ao longe, o contorno distante das montanhas.
Festival de Girassóis no Parque Hemerocallis – Foto: Nátalie Guimarães

Há muito o que fazer em Joinville, à exemplo disso estão os vários museus pela cidade, os eventos culturais ao longo do ano e as rotas rurais juntamente com os passeios de ecoturismo. Há diversas atrações para diferentes faixas etárias e gostos, e em minha passagem pela cidade tive o prazer de conhecer algumas delas.

O Museu Nacional de Imigração e Colonização e a Casa Krüger são ótimos lugares para conhecer um pouco mais sobre a história e os costumes que a região carrega. Assim como a rota Caminhos de Dona Francisca que, além de trazer muita história, apresenta a vida no campo com passeios rurais e turísticos, sempre acompanhado daquela comida caseira marcante, que enche a boca de saliva.

Aliás, outras atrações que enchem os olhos de belezas naturais são o Mirante de Joinville, onde é possível vislumbrar toda a cidade e a Baía da Babitonga – incluindo ilha de São Francisco do Sul, e o Parque Hemerocallis. Quem é fascinado por flores e gosta de um passeio mais tranquilo, precisa apreciar a beleza e o cuidado com que essas flores são cultivadas no parque. Especialmente se estiver na cidade em julho, quando acontece o Festival de Girassóis, ou no mês de novembro, durante a Festa das Flores.

Além disso, é claro que não podemos deixar de mencionar o grande astro de Joinville: o famoso Festival de Dança que também acontece em julho, e está sempre acompanhado dos dançarinos e espetáculos da própria Escola Bolshoi no Brasil. Aos amantes, aspirantes e profissionais de dança, este é um evento imperdível! E se tiver um tempinho, faça uma visita guiada na Escola Bolshoi. É emocionante.

Você pode conferir nossa lista completa com mais dicas sobre o que fazer em Joinville:

  1. Museu Nacional de Imigração e Colonização
  2. Mirante de Joinville
  3. Rua das Palmeiras (Alameda Brüstlein)
  4. Escola Bolshoi no Brasil
  5. Parque Hemerocallis
  6. Pórtico e Moinho de Joinville
  7. Casa Krüger
  8. Rancho Alegre
  9. Instituto Juarez Machado
  10. Caminhos de Dona Francisca
  11. Propriedade Ango Kersten
  12. Fábrica OPA Bier
  13. Barco Príncipe II
  14. Fábrica da BMW
  15. Festa das Flores
  16. Festival de Dança de Joinville

Onde ficar em Joinville

Se você quiser ficar bem localizado, o ideal é se hospedar no centro de Joinville, onde estão os restaurantes e bares, lojas comerciais e a maioria das hospedagens. É claro que ao optar por essa região você precisa garantir sua reserva com antecedência, uma vez que durante a alta temporada os preços tendem a aumentar bem.

Além disso, os bairros vizinhos ao centro também são uma boa alternativa quanto a onde ficar em Joinville. O bairro Glória, por exemplo, fica próximo ao Centro de Convenções e Exposições Expoville, enquanto o bairro América está poucos minutos do centro.

Abaixo você pode conhecer algumas boas indicações sobre hotéis, pousadas, apartamentos e até hostels no destino que merecem sua atenção antes de fazer uma reserva. Confira:

Hotéis em Joinville

quarto do Bourbon Joinville Convention Hotel com uma cama de casal à direita do quarto, sob duas luminárias horizontais em cima da cabeceira, e com um quadro horizontal abstrato sobre elas. Na parede esquerda do quarto há um espelho oval de corpo inteiro;
Clique na imagem e faça sua reserva no Bourbon Joinville Convention Hotel

A maior parte das estadias disponíveis são os hotéis em Joinville. Devido aos festivais e eventos de temporada que acontecem ao longo do ano, vale a pena garantir sua vaga com antecedência. Assim, conheça algumas indicações a seguir:

Veja mais opções de hotéis em Joinville.

Pousadas em Joinville

Área da piscina na pousada Gajah com uma casa de tijolos à esquerda, onde há uma varanda aberta com duas redes penduradas. Do lado lado da foto, no lado oposto, há outra varanda aberta com mais redes e cadeiras de madeira. Entre as casas há uma piscina retangular grande.
Clique na imagem e faça sua reserva na Pousada Gajah

Uma alternativa um pouco mais restrita na cidade, são as pousadas em Joinville. Isso porque há poucas opções na região. No entanto, se o seu objetivo é economizar na estadia, essas hospedagens são super recomendadas, veja só:

Veja mais opções de pousadas em Joinville.

Hostels em Joinville

fachada do Hostel Cidade das Flores com pinturas de flores coloridas no muro e na parede da casa.
Clique na imagem e faça sua reserva no Hostel Cidade das Flores

E por falar em economizar, os hostels são sempre uma ótima opção para poupar seu dinheiro durante a viagem. Além disso, são ideais para conhecer novas pessoas e ter boas conversas ao redor da mesa. Separamos algumas indicações abaixo:

Veja mais opções de hostels em Joinville.

Aluguel de temporada em Joinville

suíte do Bora Bora Residence com uma cama casal enfeitada por quatro travesseiros e três almofadas menores, sendo uma delas em formato de concha. Em cima da cama há ainda um conjunto de toalhas com sabonetes embalados e uma pequena bandeja com um prato e duas xícaras.
Clique na imagem e faça sua reserva no Bora Bora Residence

Outra opção de hospedagem na cidade são os apartamentos para aluguel de temporada, os famosos “airbnb” em Joinville. Se você curte mais privacidade e independência em sua estadia, então precisa conferir essas recomendações:

Veja mais opções de aluguel de temporada em Joinville.

Onde comer em Joinville

fachada de entrada da pizzaria O Fornão em Joinville. A parede é pintada em vermelho e no lado esquerdo há o logo do restaurante preso em cima de uma parede repleta de plantas. No lado direito da imagem há uma fila de pessoas entrando no estabelecimento.
O Fornão – Foto: Nátalie Guimarães

Se você ainda não sabe onde comer em Joinville e deseja experimentar algo novo ou diferente, pode se dirigir a rua Visconde de Taunay, a famosa via gastronômica no centro da cidade. É aqui onde você encontra diversos restaurantes e uma grande pluralidade de culinárias regionais, nacionais e internacionais. Ou seja, tem de tudo um pouco e para todos os gostos.

Um boa dica para quem gosta de massas é separar uma noite de rodízio na pizzaria O Fornão. Pode confiar, você não vai se arrepender e ainda experimentará massas, risotos e pizzas deliciosas – não deixe de experimentar o risoto de linguiça!

Outro local que merece sua visita é o Café Alles Blau, na Estrada Bonita. Um lugar familiar, com diversos quitutes regionais, numa área rural e com vários pássaros cantando enquanto você saboreia uma deliciosa cuca de banana que desmancha na boca. É tão bom quanto parece.

Veja abaixo algumas indicações de restaurantes em Joinville:

  • Pizzaria O Fornão
  • Restaurante Zum Schlauch
  • Café Alles Blau
  • Restaurante Hübener

Quando ir para Joinville

Os melhores meses para conhecer Joinville são em julho e novembro, porém, estes também são os meses de alta temporada devido ao Festival de Dança e a Festa das Flores, respectivamente. Por causa disso, saiba que as estadias ficam mais caras, porém, vale muito a pena conhecer a cidade nessas épocas.

Afinal, o Festival de Dança de Joinville é o maior do mundo e conta com uma programação recheada. E o mesmo acontece com a Festa das Flores, que já passou de 80 edições anuais, e recebe cerca de 100 mil pessoas, entre profissionais e amantes do gênero.

Quantos dias ficar em Joinville

Você consegue aproveitar a cidade muito bem entre dois e três dias. No entanto, se quiser reservar até quatro dias para curtir cada uma das atrações com mais tranquilidade, também é recomendado.

Como chegar em Joinville

Situado em Santa Catarina, é possível chegar em Joinville tanto por avião, por meio do aeroporto municipal, quanto por carro ou ônibus, nas rodovias principais. Você pode conferir qual é a melhor rota para sua viagem nos detalhes abaixo:

De avião

Se você vai de avião, o mais indicado é optar pelo desembarque no aeroporto de Joinville Lauro Carneiro de Loyola (JOI). Localizado a 30 minutos do centro, ele recebe voos das companhias Voepass, Azul, Gol ou Latam, geralmente, vindos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP) ou Porto Alegre (RS).

Agora, caso você esteja partindo de outra capital ou cidade mais distante, pode escolher outras opções de desembarque. Como, por exemplo, no Aeroporto Internacional de Navegantes, distante cerca de 1h15 do destino. Ou no Aeroporto Regional de Blumenau, a 1h30 de carro, ou ainda no Aeroporto Internacional de Curitiba Afonso Pena, também a 1h30 de distância.

De carro

Quem pretende fazer uma viagem de carro partindo de São Paulo, saiba que o trajeto leva entre sete e oito horas de estrada pela BR-116, principalmente. Agora, se vier por Curitiba (PR), o caminho fica mais curto, apenas duas horas, passando pelas BR-176 e BR-101. Aliás, a BR-101 é a mesma rota tomada por quem parte de Florianópolis, e leva entre 2h30-3h para concluir.

Vale lembrar que todas essas rotas contam com pedágio em diferentes pontos. 😎

De Balneário Camboriú até Joinville

Se você estiver em Balneário Camboriú e quiser conhecer Joinville durante a Festa das Flores, por exemplo, saiba que a cidade fica apenas a uma hora e meia de distância, também seguindo pela BR-101.

De Blumenau até Joinville

E Blumenau, que também é bastante turística, não está longe de Joinville, apenas duas horas de carro, passando pela BR-101 e BR-470. Vale a pena aproveitar a viagem.

Transporte em Joinville

A cidade é bem urbana e conta com várias opções de transporte, desde táxis e motoristas de aplicativo – como Uber ou 99, até vans de turismo (como a Funtur Turismo) e ônibus municipais. Além disso, se estiver hospedado no centro pode conhecer vários pontos turísticos e restaurantes a um curta caminhada de distância. 😉

Festival de Dança de Joinville

bailarinos fantasiados dançando no espetáculo Cinderella. Na frente há uma mulher usando um vestido esvoaçante, branco, usando uma máscara. Ela está apoiada na ponta do pé direito. Ao seu lá há um jovem rapaz vestido elegantemente fazendo uma pose de balé e segurando na mão da moça, ele usa uma coroa. Ao fundo é possível ver mais alguns dançarinos mascarados dançando em meio aos candelabros do cenário.
Espetáculo Cinderella da Cia Jovem Bolshoi no Brasil – Foto: Alceu Bett via Flickr

O Festival de Dança de Joinville acontece desde 1983 durante o mês de julho com performances espalhadas por toda a cidade. São vários palcos diferentes, para diversas faixas etárias e gêneros se apresentarem, além de aulas gratuitas, palestras e oficinas, e as famosas competições.

O principal palco do festival, onde acontece a famosa Mostra Competitiva, se encontra no Centreventos Cau Hansen. Um grande complexo que abriga o Centro de Convenções Alfredo Salfer, o Teatro Juarez Machado e o Expocentro Edmundo Doubrawa.

A programação exata é divulgada anualmente no site oficial do festival, mesmo local onde é possível comprar os ingressos para os espetáculos, cursos e palestras pagos. Ou, caso queira comprar pessoalmente, pode se dirigir à bilheteria do Teatro Juarez Machado (Av. José Vieira, 315, América) das 13h às 17h.

Seguro viagem nacional

Contratar um seguro viagem nacional é indispensável para ter uma viagem tranquila, sem gastar muito com atendimento médico, caso seja preciso. Serviços de saúde são caros, e o seguro viagem cobre o gasto por você. Há planos baratos que podem te livrar de uma grande dívida. Aproveite nosso cupom de desconto Seguros Promo e contrate o seu agora mesmo. – VER PREÇOS

Passagens aéreas para Joinville

Quer garantir uma passagem para Joinville com preços super atrativos? Nós usamos a plataforma Vai de Promo para encontrar os voos mais em conta do mercado. Confira as promoções do dia e fique de olho para economizar na compra das suas passagens aéreas. – VER PREÇOS

Dúvidas frequentes

Quais são os principais passeios em Joinville?

Alguns dos principais pontos turísticos em Joinville são o Museu Nacional de Imigração e Colonização, o Mirante de Joinville, a Rua das Palmeiras (Alameda Brüstlein), a Escola Bolshoi no Brasil, o Parque Hemerocallis, o Pórtico e Moinho de Joinville e a Casa Krüger.

Onde ficar em Joinville durante o Festival de Dança?

O Festival de Dança acontece em diversos palcos ao longo da cidade, mas as principais apresentações fazem parte da Mostra Competitiva que acontece no Centreventos Cau Hansen, perto do centro de Joinville. Assim, vale a pena ficar nas hospedagens centrais durante sua estadia.

Quais os melhores hotéis em Joinville?

Alguns dos melhores hotéis em Joinville são o Bourbon Joinville Convention Hotel, o Le Canard Joinville e o Avenida Palace Hotel.

Tem airbnb em Joinville?

Tem sim, alguns dos melhores airbnb em Joinville são o MaxLoft, o Bora Bora Residence e o Apartamento Inteiro jardim Iririú.

Qual é a melhor época para ir a Joinville?

A melhor época para visitar a cidade é durante o mês de julho quando acontece o Festival de Dança de Joinville ao longo de duas semanas. É alta temporada durante esse período, porém vale a pena conhecer o maior festival de dança do mundo.

Como é o clima em Joinville?

Joinville conta com um clima mais úmido ao longo do ano, assim, é normal encontrar dias mais nublados durante sua viagem.

Qual a distância entre Joinville e Blumenau?

São 119,3 km de distância entre Joinville e Blumenau, em Santa Catarina, totalizando cerca de duas horas de viagem de carro.