Conhecida como uma das cidades mais amigáveis do mundo, saiba o que fazer em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit, com suas belas praias da costa do Pacífico ainda pouquíssimo exploradas por brasileiros.
Descobri muitos outros motivos para conhecer a região e o que fazer em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit além do famoso cartão postal das Islas Marietas, e agora eu posso contar tudo isso pra vocês!
Puerto Vallarta e a Riviera Nayarit caíram nas graças dos turistas depois que um fotógrafo da National Geographic publicou uma foto pra lá de impressionante de uma praia paradisíaca dentro de um buraco em uma pedra gigantesca.
A foto foi feita na famosa “Praia do Amor”, nas Islas Marietas, que antigamente era um lugar que podia ser livremente explorado por quem se aventurava por ali. Hoje em dia, o acesso e o tempo de permanência na Praia do Amor é extremamente limitado e controlado pelo órgão ambiental local, além dos preços serem bastante abusivos e o passeio poder ser feito somente durante a maré baixa e por quem sabe nadar.
Comecei essa matéria falando sobre isso porque, quando eu fui convidada para fazer essa viagem, eu tinha uma expectativa enorme sobre bendita praia e devo admitir que foi o único motivo que me levou até lá. Bem que minha mãe já dizia: expectativa gera frustração e eu aprendi bem isso durante essa viagem pois, assim como a grande maioria dos turistas, eu também não consegui visitar a tal praia.
Descobri muitos outros motivos para conhecer a região e o que fazer em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit além do famoso cartão postal das Islas Marietas, e agora eu posso contar tudo isso pra vocês!
Neste post você vai ver:
- Onde fica Puerto Vallarta
- Tudo sobre Puerto Vallarta – uma das cidades mais amigáveis do mundo
- O que fazer em Puerto Vallarta
- Onde comer em Puerto Vallarta
- O que fazer em Puerto Vallarta a noite
- Onde fazer compras em Puerto Vallarta
- Onde ficar em Puerto Vallarta
- O que você PRECISA saber ANTES de ir para México
Onde fica Puerto Vallarta
Puerto Vallarta é uma cidade do Estado de Jalisco e a entrada principal para a região. A cidade está localizada na costa mexicana do Pacífico e faz fronteira com o Estado de Nayarit, daí o nome da Reviera que divide espaço e turismo com seu vizinho Vallarta – os dois destinos são colados um ao outro.
Puerto Vallarta e Riviera Nayarit formam um destino de turismo ecológico surpreendente para os amantes da natureza que buscam um lugar alternativo para visitar quando viajam ao México.
Ao contrário de outras praias mexicanas, onde se escuta mais português do que qualquer outro idioma, em Vallarta e Nayarit é raríssimo ver turistas brasileiros.
No entanto, isso não significa que não é turístico, já que essas praias se tornaram o destino favorito de muitos de seus vizinhos norte-americanos, que movimentam o malecón vallartense durante o ano todo.
Tudo sobre Puerto Vallarta – uma das cidades mais amigáveis do mundo
A cidade de Puerto Vallarta também é muito conhecida por ser uma das cidades mais amigáveis do mundo, e eles nos provaram que isso é verdade mesmo!
Toda essa simpatia e carinho do povo vallartense consagrou a cidade como um dos destinos mais populares do mundo para o público LGBT. Como eles mesmos falam, tudo é muito “gay friendly” – e quem não fica à vontade com essa hospitalidade toda, né?!
Além disso, a região é um prato cheio (literalmente!) para os apreciadores da boa gastronomia. Puerto Vallarta é o 2ª destino mais importante para turismo gastronômico do México e os vallartenses enchem o peito para contar isso – não foi à toa que a cidade tornou-se mundialmente conhecida por sua comida, ficando atrás apenas da Cidade do México.
Por tal reconhecimento, a cidade hospeda alguns importantes eventos gastronômicos no mês de Março. Também produz o famoso “Restaurant Week” no mês de Maio e o “Festival Gourmet” que acontece em Novembro e reúne renomados chefs de cozinha do mundo todo.
Mas não se preocupe se você visitar a região em outra época porque comida boa por lá, com certeza é o que não vai faltar!
O que fazer em Puerto Vallarta
Centro histórico
Puerto Vallarta é uma cidade histórica e colonial cheia de autenticidade mexicana. A arquitetura espanhola, que tem resquícios mouros, fazem da cidade uma sister city (cidade irmã) de Santa Bárbara, na Califórnia.
Em frente a esplanada, visite a Paróquia de La Senhora de Guadalupe, a única igreja no México com uma coroa. Em 9 de Outubro de 1995, houve um terremoto que derrubou a coroa da paróquia. Hoje, é uma réplica à original e mais resistente a tremores.
Ande pelas ruas do centro até a Dulceria Leal para experimentar os típicos doces regionais. Cruze a rua e perca-se entre os estandes e lojinhas mexicanas no mercado de pulgas da cidade.
Tour de Tequila
Fazer um tour de tequila é um programa e tanto para conhecer todas as facetas mexicanas. A Tequilera El Baston del Rey fica em um povoado pertinho de Puerto Vallarta e é um passeio bem bacana de fazer.
Você degusta até seis tequilas (sim, parece horrível só de pensar) mas você vai se surpreender com o gosto real da tequila. É suave, é tranquilo de tomar e até gostoso e ainda descobre que nem precisa o sal e limão #FicaADica.
Além da surpresa de um gosto mais suave, você conhece o processo de destilação da bebida e encerra a degustação com um belo almoço, beirando um lindo rio, em um restaurante ao lado da Tequilera.
Praias em Puerto Vallarta e região
- Sayulita
- Majahuitas
- Playa helapa
- Palito verde
- Punta Mita
- Colomitos
- La lancha
- Higuera Blanca
Islas Marietas
Sim, é aí mesmo que fica a Praia do Amor, mas as Islas Marietas vão muito além dela e não é à toa que esconde paisagens tão impressionantes!
O lugar é um dos ecossistemas marinhos que tem sido mais protegido contra a interação humana e é o lar de aves exóticas do Pacífico, como as aves capitão porto-riquenho e o tolo.
As Ilhas Marietas, uma Reserva da Biosfera reconhecida pela UNESCO, incluem formações rochosas vulcânicas com túneis subaquáticos, o que justifica os cenários um tanto exóticos aos nossos olhos. Devido ao destacamento de uma parte da cúpula das cavernas nessas ilhas, foram formadas pequenas praias paradisíacas no meio do oceano – não somente a Praia do Amor, mas muitas outras.
As águas cristalinas do Pacífico, ora muito parecidas com as águas das ilhas do Caribe, fazem das Islas Marietas um lugar extraordinário para praticar mergulho ou snorkeling.
Aproveitar as cores da vida marinha, é outro programa que precisar ser feito. É tão abundante, peixes multicoloridos, golfinhos, tartarugas e até baleias, dependendo da época do ano.
Para visitar, você deve pegar um barco de Punta Mita até as ilhas – com certeza é um item indispensável para quem busca o que fazer em Puerto Vallarta e Riviera Nayarit.
Casitas Maraika
Casitas Maraika é uma praia particular que ganha esse nome pois pertence à uma espécie de pousada e restaurante (beach club) localizada bem no meio da selva tropical.
O local é super pequeno e o acesso pode ser feito de barco (como fizemos) ou por trilha. O acesso é livre para quem quiser visitar, mesmo se não estiver hospedar no hotel ou consumir no restaurante.
Nós fomos e voltamos com um barco motorizado de madeira que pegamos em “Boca de Tomatlán e, em menos de 10 minutos, já estávamos na praia.
A praia tranquila de água cristalina e esmeralda com poucos metros de extensão, é a vista exclusiva de apenas 3 casinhas, que comportam até 9 pessoas cada uma (as Casitas Maraika).
As casinhas foram construídas respeitando todo o ecossistema e o entorno natural de forma muito rústica, sem concreto, apenas com pareces e pisos de madeira e teto de palha, deixando diversos vãos na casa toda para que a natureza possa fluir e se integrar com quem está ali.
As camas e redes são protegidas por mosquiteiros, que garantem o sono de quem se hospedar na casa, e o resto fica por conta da natureza que traz a trilha sonora perfeita para incríveis noites de descanso (e gratidão!).
O preço das casinhas varia conforme a temporada e conforme o número de pessoas que irão se hospedar, mas é super acessível. Você pode conferir aqui.
O único problema é a disponibilidade pois são apenas 3 casas, portanto é importante reservar com antecedência para não ficar apenas na vontade, como eu fiquei.
Tenho certeza que não é qualquer pessoa que dormiria alí, mas eu me apaixonei e essas casinhas se tornaram um belo motivo pra eu voltar um dia – da próxima vez eu já vou saber o que fazer em Puerto Vallarta!
Nadar com Golfinhos em seu habitat natural
Para minha ótima surpresa, eu descobri que nessa região de Puerto Vallarta e Riviera Nayarit há um enorme grupo de golfinhos que são residentes da área costeira próxima às praias. Essa espécie de golfinho chamada de “nariz-de-garrafa”, reproduz no seu próprio local de origem e não migra nunca. O que facilita muito o contato com esses seres tão incríveis no seu habitat natural sem nenhuma intervenção do ser humano.
Antes de embarcarmos, você terá uma breve aula sobre os cetáceos (golfinhos e baleias). Em seguida pegamos um barco e navegamos por um tempo considerável pela Bahía de Banderas, com a companhia de uma bióloga muito simpática e atenciosa, à procura dos golfinhos.
Quando vimos o primeiro grupo de golfinhos, a bióloga pediu 2 voluntários que gostariam de tentar aproximação e eu fui logo caindo na água sem nem pensar duas vezes. No entanto, estamos falando de natureza selvagem aqui e obviamente essa aproximação depende muito mais da vontade dos golfinhos do que da nossa.
A bióloga nos explicou que é muito raro conseguir aproximação quando encontramos grupos com filhotes, mas foi mágico mesmo assim só por poder observá-los!
O passeio foi feito com a Wildlife Connection, que também oferece observação de baleias para quem visitar e procurar o que fazer em Puerto Vallarta de Dezembro à Março.
Sayulita – Conhecendo o Pueblo Magico
Sayulita, um charmoso e pitoresco vilarejo na Riviera de Nayarit, vale a pena incluir no seu roteiro do que fazer em Puerto Vallarta.
Com belas praias, muitas lojinhas legais, artesanato típico da região, restaurantes super aconchegantes e ótima comida (pra variar!). Ao contrário de outras regiões que visitamos, em Sayulita os turistas se misturam com os habitantes locais em um ambiente super descontraído, sem aquele agito dos principais resorts turísticos, mas com uma ótima infraestrutura.
Além de todo charme, Sayulita também é lar de ótimas ondas para surfistas e o cenário perfeito para outros esportes de aventura. É muito comum as pessoas alugarem casas para passar a temporada de férias por ali e realmente viver aquele clima gostoso que só os vilarejos praianos possuem.
Recomendo demais que conheça o restaurante Don Pedro’s, o melhor restaurante de Sayulita com uma vista maravilhosa da praia e um cardápio de frutos do mar excepcional – só não recomendo que coma tanto quando nós comemos, se tiver a intenção de sair pra passear depois! 😛
Infelizmente nós passamos pouquíssimo tempo passeando por Sayulitas e também não conseguimos curtir a praia por motivo de força maior: comemos demais e não conseguimos levantar da cadeira naquele calorão! Haha. Todas essas delícias gastronômicas juntas em um só lugar tem esse problema – ossos de ofício!
Onde comer em Puerto Vallarta
Mais comida! Quando você procura o que fazer em Puerto Vallarta, uma coisa é certa: você vai comer muito bem! Dentre tantos lugares incríveis mundialmente famosos pela gastronomia, um destaque para Restaurante La Leche, o destaque é a mistura perfeita de sofisticação e criatividade que aguça seus sentidos pela visão, olfato e paladar.
O menu no La Leche é surpresa todos os dias e varia entre 7 pratos diferentes para todos os gostos e restrições. Segundo o próprio chef da casa Nacho Cadena, assim é possível manter tudo sempre fresco, nada é congelado.
Tivemos o privilégio de ter a companhia do Chef Nacho Cadena, que é dono e idealizador da casa, durante todo o jantar. Digo isso porque esse senhor, que se recusa a contar sua idade, é um verdadeiro personagem e garantiu a diversão da noite!
Segundo ele mesmo disse enquanto nos apresentava o menu do dia: “Eu abri meu restaurante para servir a melhor comida do mundo… se ela é a melhor de todas, eu não sei, mas todos os dias eu cozinho como se ela fosse!”.
Além de um chef de cozinha excepcional, ele também é poeta com alguns livros publicados que estão à venda no restaurante – não esqueça de pedir um autógrafo do autor, caso decida comprar o livro, e aproveite pra puxar um papo e se divertir um pouco com muito bom humor!
Mais um detalhe importantíssimo é que o restaurante é todo temático e repleto de design nos mínimos detalhes, idealizado e projetado pelo seu filho – uma bela família de artistas!
A casa também serve um vinho produzido por eles mesmos que, assim como cada detalhe do restaurante, também tem a sua história. O vinho se chama “COQUETO”, que em espanhol significa algo como “galanteador”, conhecendo o chef/ poeta/ artista Nacho Cadena não deixa de conquistar todos os clientes, deu pra entender rápido de onde veio esse nome. Rs!
Recomendo demais! Pode incluir sem medo aí na sua listinha entre o que fazer em Puerto Vallarta!
Mais opções de restaurantes em Puerto Vallarta
- Bucerias (Bob Chillero) – frutos do mar
- El costenho – mariscos
- El andariego- autêntica mexicana
- Las adelitas- comida mexicana
- Tacos – Panchos tacos
O que fazer em Puerto Vallarta a noite
Ritmos De La Noche
Confesso que sou completamente apaixonada por atividades circenses, danças e qualquer espetáculo que relaciona isso, então sou meio suspeita para falar sobre esse o Ritmos de la Noche. Melhor ainda se esse espetáculo for inserido no meio da natureza, como é o caso do show que acontece todas as noites em Caletas, uma pequena enseada com uma praia privada de acesso exclusivo.
Quem organizou nosso tour foi a empresa Vallarta Adventures, que começou em um passeio de barco ao entardecer em um catamarã. Navegando por cerca de 1 hora pela Bahía de Banderas até chegar à bela praia de Caletas. Uma pena que o tempo estava chuvoso quando eu fui, pois dizem que o pôr do sol é um espetáculo à parte.
Todos que desembarcam na praia são recebidos por artistas vestidos de animais selvagens e personagens folclóricos inseridos no meio ambiente. Nós assistimos ao show durante a noite, mas também pode ser feito no final da tarde.
O show noturno faz toda a diferença, pois dá todo charme à produção e iluminação da enseada que é feita por nada menos que 3.000 velinhas e 400 tochas encaminhando os visitantes até um anfiteatro à céu aberto, onde acontece o espetáculo.
Todos os artistas do espetáculo foram treinados pelo Cirque du Soleil. O show mescla todo encanto circense com suas incríveis acrobacias e danças modernas. A música ao vivo que se espalha pela mata e uma narrativa que nos faz viajar no tempo e conhecer a história de uma civilização antiga. É proibido fotografar ou filmar a apresentação.
No pacote do tour também está incluso um jantar depois do espetáculo. O restaurante com menu internacional de frente para o mar a luz de velas. O jantar inclui buffet livre bastante variado, acompanha vinhos e sobremesas – tudo impecável. Fazendo jus à fama que Puerto Vallarta leva como um dos melhores destinos gastronômicos do México.
O tour vale muito a pena e é uma excelente dica pra quem busca o que fazer em Puerto Vallarta além das praias!
Festas em Puerto Vallarta
Confira mais algumas das principais casas noturnas de Puerto Vallarta:
- Mandala
- Lá Vaquita
- Distrito 5
- Lá Bodequita Del médio – salsa cubana
Onde fazer compras em Puerto Vallarta
Aqui são os principais shoppings de Puerto Vallarta:
- Galerias Vayarta
- Plaza lá islã
- Plaza Necturno
- Plaza das glórias
- El Malecon – shopping típico e night clubs
Onde ficar em Puerto Vallarta
Quem ainda não sabe onde ficar em Puerto Vallarta pode ficar tranquilo porque cada vez mais surgem opções de hospedagem na região: de hostels com uma vibe que atraem surfistas em Sayulita, a all-inclusive agitados e com atividades para toda a família em Nuevo Vallarta a hotéis boutiques cheios de charme para casais no centro histórico da cidade.
Dicas de hotéis em Puerto Vallarta
- No Centro de Puerto Vallarta – Fiesta Inn Puerto Vallarta Isla
- Zona Romântica (LGBT) – Almar Resort Luxury LGBT Beach Front Experience
- Nuevo Vallarta – Reflect Krystal Nuevo Vallarta
- Punta Mita – Four Seasons Resort
- Sayulita – Amor Boutique Hotel
Hotéis em promoção em Puerto Vallarta, México
Booking.comHotel em promoção na Riviera Nayarit, México
Booking.comO que você PRECISA saber ANTES de ir para México
Você está cheio de coisas para pensar durante os preparativos do casamento, e ainda tem que planejar a viagem inteira?
Ou você já viu tudo, mas está com aquela conhecida sensação “Será que esqueci alguma coisa?” Então calma, nós te ajudamos com 3 itens que você não pode esquecer antes de embarcar.
Vamos lá?
1) Já comprou sua passagem aérea?
Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para o México, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo. É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena
2) Seguro Viagem para o México
á pensou ter que pagar despesas médicas ou precisar desembolsar fortunas por contratempos na viagem? Nós já soubemos de diversos casos de pessoas que passaram por isso.
Apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar no México, a contratação de um plano é altamente recomendada. O Seguro Viagem é baratinho e um investimento necessário para te livrar de problemas maiores que podem acontecer durante as férias.
Para encontrar um bom seguro viagem, compare preços e coberturas no Seguros Promo.
#FicaADica: Economize 10% em seu seguro viagem. Use o cupom DICASDEVIAGEM5 para ganhar 5% de desconto e pague no boleto para garantir 5% OFF adicional.
3) Chip de celular México
Que tal passar toda sua temporada no México 100% conectado à internet? Com os chips de viagem internacionais isso é possível, e por preços super justos, que não pesam no bolso. Confira as ofertas da America Chip e garanta agora mesmo internet para usar à vontade na América do Norte. Aproveite e confira nosso cupom de desconto America Chip. – VER PREÇOS
4) Alugue carros com os melhores preços
Gostamos muito da RentCars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!
#FicaADica: Tente encontrar carros com a cobertura completa de seguro para o carro e terceiros. Assim, você evita surpresas inoportunas na hora de retirar o carro.
Obs: Prezamos muito pela credibilidade de nossas informações. Todos os sites que recomendamos acima são sites que já usamos, temos boas experiências e feedback dos nossos leitores!
Texto: Patricia Schussel e Virginia Falanghe
janeiro 31, 2020
Olá!
Adorei as dicas!
Gostaria de saber mas informações sobre o passeio à Tequilera Baston del Rey.
Quanto custa?
E podemos ir por conta, ou precisa agendar com um grupo fechado?
Obrigada!
fevereiro 2, 2020
Oi, gosto de mar calmo, onde é o melhor lugar para se hospedar? Riviera Nayarit está em Puerto Vallarta? Precisamos de carro para se deslocar?
maio 19, 2021
Olá!
Adorei suas dicas e comentários. Gostaria de saber quantos dias seria o ideal para visitar Puerto Vallarta e Riviera Nayarit?
Obrigada
Ezilda
maio 27, 2021
Oi Ezilda! Tudo bom?
Olha para você aproveitar legal esses lugares, uma boa ideia é separar de 2 a 4 dias da sua viagem.
março 1, 2022
Puerto Vallarta amei mar calmo mas areia escura riviera Nayarit e mais jovem e mar forte p surfar!
Carro imprescindível! Cuidado reservamos pela internet ace e aqui tivemos q pagar de novo seguro caro franquia maior ainda!
De resto tudo maravilhoso!
março 2, 2022
Obrigada pela sua contribuição, Iracema! 🙂