O mar do Caribe abriga pequenas ilhas que são verdadeiros sonhos: águas cristalinas, dias ensolarados e praias de tirar o fôlego. Descubra qual é a melhor ilha para visitar em uma viagem ao Caribe.

Muito se fala no Caribe, mas não é todo mundo que sabe que este mar possui centenas de ilhas e cada uma possui diferentes histórias, colonizadores e culturas. Atualmente, diversas ilhas ainda são territórios de países europeus, como St. Martin e as Ilhas Virgens Britânicas, e americanos, como Porto Rico, St. Andres, e outras se tornaram países independentes, como Curaçao e Grenada.

Leia Mais

Viagem para Jamaica – O paraíso caribenho para incluir na sua wish list

Ilha de Providencia no Caribe Colombiano

São tantas opções paradisíacas, que fica difícil escolher apenas um país para visitar por vez. Se você gosta de viagens pinga-pinga, uma dica é fazer um cruzeiro pelo mar do Caribe – onde você passa a noite navegando e cada dia acorda em uma ilha nova. Porém, se você quiser explorar cada paraíso, conhecer a cultura local e curtir férias tranquilas, a gente dá as dicas de onde ir em uma viagem ao Caribe.

A melhor época para fazer uma Viagem ao Caribe:

A melhor época para conhecer os países que ficam acima da linha do equador, no Caribe, é entre novembro e junho – quando não época de furacão e chuvas. Já os países que ficam abaixo da linha do equador, como Aruba, Curaçao e Bonaire, ficam livres do risco de furacão, porém, também podem ter mais chuvas nesta época.

Viagem ao Caribe: 7 ilhas que você precisa conhecer um dia

Ilhas Virgens Americanas, vizinha das Ilhas Virgens Britânicas – é possível conhecer os dois arquipélagos em uma viagem

Quais são as melhores ilhas:

Em termos de natureza, estas ilhas são verdadeiros paraísos na terra. Algumas possuem muita estrutura turística, outras, nem tanto. A ideia é agradar todos os tipos de viajantes: os que buscam um destino high-end ou os que querem algo mais econômico, os que gostam de destinos rústicos cheios de aventura ou os que optam por mais conforto. Confira:

Ilhas Virgens Britânicas

Viagem ao Caribe: 7 ilhas que você precisa conhecer

Foto: Blog Oceano Vivo

As Ilhas Virgens Britânicas é um destino fascinante: o arquipélago é pontilhado por ilhas que devem ser conhecidas de veleiro. O melhor jeito de conhecer a região é se hospedando em um barco, o que traz a flexibilidade de conhecer diversas ilhas em uma semana. Para os brasileiros, a notícia é melhor ainda, já que o Alcides e Tatiana, paulistanos, recebem turistas no Catamaran Ocean Eyes, em uma semana de charter é inesquecível! Se você preferir a terra firma, o destino possui diversos bons hotéis para se hospedar, com ótima infraestrutura.

Los Roques

Foto: Virginia Falanghe | Blog Mochilando & Viva o Mundo

Los Roques, na Venezuela, é a Polinésia Caribenha: as águas do mar são tão cristalinas e turquesas que refletem nas nuvens. Conhecer o arquipélago é uma viagem única. Porém, com a crise na Venezuela não é um destino para ir a curto prazo. A melhor opção é esperar a situação por lá melhorar e ir, já que, infelizmente, o destino enfrenta escassez de alimentos. Quando for, a dica é falar com o Fábio, brasileiro dono da Pousada La Corsaria em Los Roques.

Saint Martin

maho beach saint martin porto rico

Foto: Brian Baldrati

Saint Martin ou Saint Maarten é uma ilha pequena, porém, governada por dois países: a França e a Holanda. Não é a toa que todo mundo queira ficar com Saint Martin, já que é um destino e tanto! A ilha tem mais infraestrutura para o turismo, como resorts, lojinhas e centrinho. É um destino para quem gosta além de praias paradisíacas: conforto, gastronomia e bons hotéis.

Curaçao & Bonaire

Foto: Virginia Falanghe | Blog Mochilando & Viva o Mundo

Curaçao é um dos destinos caribenhos mais próximos ao Brasil. Em poucas horas de voo do Brasil, já é possível sentir toda a atmosfera do mar do Caribe. Praias paradisíacas, ótima infraestrutura para turismo e diversas atrações atraem cada vez mais turistas para Curaçao. Se quiser uma experiência caribenha sem muitas pessoas, vale a pena pegar um voo de 15 minutos até a ilha vizinha, Bonaire. Além de ser um paraíso para os mergulhadores, Bonaire é perfeita para esportes de vento como Wind e Kitesurf.

San Andrés

san andres colombia

Foto: Patricia Schussel

San Andrés, na Colômbia, se tornou um ‘hit’ entre os brasileiros nos últimos anos. Além de promoções constantes de passagens aéreas para a ilha, ela também fica próxima ao Brasil. A melhor dica é conhecer as ilhotas em volta de San Andrés, ainda muito preservadas.

Turks & Caicos

Foto: Virginia Falanghe | Blog Mochilando & Viva o Mundo

Turks & Caicos fica a 1h30 de voo de Miami. O arquipélago possui duas grandes ilhas: Providenciales e Grand Turk. A primeira é mais turística e possui praias paradisíacas, como a Grace Bay (foto), eleita uma das 10 melhores praias do mundo para passar o dia. Já a segunda ilha é uma boa opção para os mergulhadores de plantão.

Cuba

Praia em Cuba

Foto: Patricia Schussel

A mais famosa ilha caribenha, Cuba, é um destino para ser visitado o quanto antes. Isso porque o grande diferencial do país é a cultura local que permanece após anos de dominação do regime comunista. Viajar para Cuba é como viajar no tempo. Hoje, a ilha já está se reabrindo ao turismo e ao mundo e até tem voos direto para os Estados Unidos.

E você? Já escolheu a sua ilha favorita para uma viagem ao Caribe? Comente aqui!

Planeje sua viagem:

Ache sua hospedagem pela mundo no Booking.com

Garanta seu Seguro Viagem com desconto pela Mondial Travel