Degustar um bom vinho curtindo o fim de tarde no belo gramado de uma das muitas vinícolas que banham o Lago Okanagan, caminhar entre as longas fileiras de vinhas ou ainda aproveitar o dia em um “Wine Bike Tour” foi um programa e tanto nesta linda região do Canadá.

Vale Okanagan

Lago Okanagan na Columbia Britânica. Foto: Flávio Antunes

Lago Okanagan

Carinhosamente chamada pelos canadenses de “Napa do Norte”, em alusão a famosa região vinícola de Napa Valley na Califórnia, a região fica no sul do estado da Colúmbia Britânica, a 50 minutos de voo a partir de Vancouver.  É uma das principais regiões vinícolas do Canadá, produzindo bons tintos e brancos, além do famoso “Ice Wine”, vinho de sobremesa feito com uvas congeladas.

As cidades da região margeiam o Lago Okanagam, e seu grande espelho d’água com mais de 130 km de extensão, proporcionando aos turistas lindas paisagens, boa comida e também esportes de aventura.

A produção de vinhos na região se desenvolveu muito nas últimas duas décadas. Em 2000 eram cerca de 80 produtores e atualmente são mais de 220 vinícolas. Os inúmeros micro climas da região, a terra de origem glacial e a abundância de sol permitem a produção de diversos tipos de vinho. Variedades feitas a partir de uvas brancas aromáticas se destacam, além dos tintos leves.

A Wine Enthusiast Magazine, uma das principais publicações do setor, elegeu a região como um dos 10 melhores destinos de viagem de vinho do mundo.

Uma das características comuns aos produtores da região é a preocupação com a qualidade, em vinícolas-boutique que praticam a agricultura orgânica produzindo em pequena escala.

Ice Wine

O famoso vinho de gelo é feito a partir das uvas riesling, vidal blanc e ehrenfelser.  O Ice Wine é produzido com uvas congeladas ainda nas videiras, o que ocorre normalmente em janeiro. As uvas são prensadas e o gelo é descartado, restando somente o líquido concentrado de cada uva, com uma doçura natural balanceada com uma acidez pura.

A produção, no entanto, é limitada e somente cerca de 25% do Ice Wine canadense é feita na Colúmbia Britânica. As cidades de Penticton e Naramata Bench estão entre os grandes produtores do Vale Okanagan.

Quails’ Gate Winery

Conhecendo a região

Penticton, ao sul ou Kelowna ao norte do Lago Okanagan, são bons pontos de partida para explorar a região. Ambas as cidades possuem aeroportos e recebem voos diários a partir de Vancouver.

Diversas empresas oferecem tours guiados por sommeliers que cobrem todo o processo de produção dos vinhos.  Minha dica é alugar um carro para conhecer a região com mais liberdade, nós indicamos a RentCars . Em alguns lugares como Penticton, é possível até realizar um bike tour em caminhos cercados por videiras de uvas Merlot, Pinot Noir e Chardonnay.

A paisagem e a experiências são sensacionais e para acompanhar as degustações algumas vinícolas oferecem fartas opções gastronômicas que vão desde almoços em lindas áreas externas com vista para o lago a jantares gourmet.  Também é possível se abastecer nos mercados e curtir um delicioso piquenique acompanhado, é claro, do bom vinho local.

Não deixe de visitar as vinícolas Quails Gate e Mission Hill Estate Family Winery em Kelowna, Poplar Groove em Penticton, Black Hills em Oliver e Liquidity Winery em Okanagan Falls.

Bike Tour em Penticton

Bike Tour em Penticton

Marina de Kelowna na Columbia Britânica no Canadá

Kelowna

Saiba Mais:

Flávio viajou a convite do Destination Canada.

Hotéis em promoção em Okanagan Valley

Booking.com

Por que vale contratar um seguro viagem para o Canadá?

Você não quer arriscar qualquer contratempo que possa estragar todo o planejamento de uma viagem! Você pode conferir as histórias de nossos colunistas que contam o por que vale a pena contratar um seguro viagem. De qualquer modo, o ideal em um Seguro Viagem é DIMINUIR RISCOS que podem acontecer em uma viagem. Os “extras” você pode escolher de acordo com a oferta da seguradora: que pode cobrir até extravios de bagagem, furtos e roubos e até mesmo a viagem de uma família em caso de emergência.

Para encontrar boas ofertas em seguro viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores! É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui.

Receba um chip em sua casa no Brasil e use Internet ilimitada em San Francisco e por toda a EUA

Você também está cansado de só conseguir usar o seu celular em pontos que encontra Wi-Fi liberado durante a viagem? E ter que pagar por dia para poder usar um GPS no carro alugado na viagem?

A gente também não aguentava mais, ainda mais porque queríamos postar em tempo real fotos de nossa viagem nas redes sociais. Além disso, o Google é um grande aliado para encontrar o que precisamos durante as férias, como informações e lugares, e não dá para usá-lo só onde tem Wi-Fi. Então descobrimos uma das melhores soluções para acabar com este problema, que você não vai mais precisar gastar horas da viagem em lojas de telefonia do país, falando um idioma desconhecido para conseguir um chip. Essa é uma das dicas que adoramos dar para nossos leitores: a EasySim4You.

Anota aí: A empresa envia um Chip internacional em sua casa no Brasil. Quando estiver no avião, é só você trocar o seu chip brasileiro por este internacional. Você vai chegar no Canadá com Internet ilimitada, usando seu celular à vontade, como usa no Brasil. O melhor de tudo? É super barato conseguir este chip: os preços começam em U$ 35!

Chegando em Okanagan Valley, você pode usar o dia inteiro, em qualquer lugar do Canadá. Você vai economizar com aluguel de GPS, com créditos de Skype, e ainda vai poder usar as redes sociais, o Google, ou pesquisar qualquer coisa na internet o dia todo. Além disso, ainda pode ligar para sua casa para mandar notícias da viagem quantas vezes quiser pelo WhatsApp ou Facetime.

Veja também:

O Guia completo de viagem para Vancouver, no Canadá

8 dicas para colocar na lista do que fazer em Whistler, no Canadá

Intercâmbio no Canadá: Como escolher para qual cidade ir?

Descubra os 6 lagos no Canadá que valem a visita