Um guia completo para planejar sua viagem a Santo Antônio do Pinhal. Anote as dicas e aproveite muito!

Santo Antônio do Pinhal é uma pequena cidade, mas muito charmosa, localizada na Serra da Mantiqueira, a uma altitude de mais de mil metros. Com o título de estância climática, o destino é um dos mais buscados no interior do estado de São Paulo, sendo procurado principalmente durante o inverno, época de alta temporada por lá.

Seja em qual estação do ano, a cidade tem atrações diversas para agradar a todos. Nos meses de frio, o clima de montanha com temperaturas bem baixas, aliado à deliciosa gastronomia dos restaurantes de lá, com o aconchego das pousadas charmosas, faz a ida ser inesquecível. No verão, a natureza abundante e a tranquilidade do ambiente encantam os visitantes.

Se você estiver pensando em visitar Santo Antônio do Pinhal, saiba que fez uma escolha certeira. Veja abaixo tudo sobre o que fazer na cidade, onde se hospedar, quais os melhores restaurantes e mais dicas.

O que fazer em Santo Antônio do Pinhal

Santo Antônio do Pinhal é uma alternativa menos badalada que Campos do Jordão para curtir o inverno na serra. O clima das duas cidades é o mesmo, há bons restaurantes em ambos, e atrativos diversos também. Santo Antônio, no entanto, é menor e menos movimentada.

O clima do local é bastante propício para uma viagem romântica, e as hospedagens da cidade são bastante preparadas para receber casais. Para quem está buscando um destino sossegado para curtir a dois, Santo Antônio do Pinhal é ideal. Um final de semana é o suficiente para curtir bem a cidade.

Por lá, passeios naturais fazem sucesso.Há diversas trilhas e cachoeiras para conhecer, fazendo do local um bom destino também para os meses de verão. Uma boa dica é incluir no roteiro a Cachoeira do Lageado.

Um dos maiores atrativos de Santo Antônio do Pinhal é o Pico Agudo, nome dado à uma das partes mais altas da Serra da Mantiqueira, que alcança mais de 1.600 metros de altitude. De lá do alto, se tem uma vista incrível da natureza que permeia os vales dos arredores, e em dias de céu limpo é possível enxergar até mesmo a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí.

Já o centrinho do destino é pequeno, mas tem seu charme. Uma boa sugestão é caminhar por ali e conhecer o Boulevard Araucária, a Praça do Artesão – onde há um monumento de homenagem à imigração japonesa -, e visitar a Igreja de São Benedito, que fica numa colina decorada com um jardim em formato de relógio, e de onde se tem uma bonita vista da cidade.

Reserve com antecedência todos os ingressos e passeios para Santo Antônio do Pinhal e região e evite filas com o GetYourGuide

Onde ficar em Santo Antônio do Pinhal – Nossas indicações de hotéis

A cidade conta com uma boa quantidade de hotéis e pousadas, muitos deles bem charmosos e românticos, perfeitos para os casais que buscam um lugar para passar o finde sossegados. Há boas opções perto do centrinho, mas também existem hospedagens ótimas em áreas mais afastadas, com natureza abundante ao redor, ideal para quem quer calmaria.

Boas indicações são a Pousada Villa Campestre, com um espaço bastante aconchegante, a Pousada Vale Monte Azul, com vista linda e chalés românticos, a Pousada Vale das Araucárias, com ótima infraestrutura e uma piscina maravilhosa, além do Chalé Luiz, com acomodações espaçosas e excelente atendimento.

Outra opção ainda é optar por alguma das casas de temporada disponíveis no Airbnb. Existem propriedades lindas, aconchegantes e em lugares de muita tranquilidade, com bastante natureza em volta.

Leia todas nossas dicas:

Hotéis em Santo Antônio do Pinhal

Pousadas em Santo Antônio do Pinhal

Airbnb em Santo Antônio do Pinhal

Encontre as melhores hospedagens em Santo Antônio do Pinhal no Booking.com ou Airbnb.com

Praça do Artesão, em Santo Antônio do Pinhal, com monumento japonês, árvore florida e pessoas conversando e andando
A Praça do Artesão, no centrinho da cidade – Foto: Governo do Estado de SP via Flickr

Onde comer em Santo Antônio do Pinhal – Dicas de restaurantes

Um dos grandes destaques de Santo Antônio do Pinhal é a gastronomia da cidade. Há diversos restaurantes com pratos excelentes para conhecer, tantos que é até difícil encaixá-los no roteiro de uma única viagem – mas é um bom motivo para querer voltar para lá outras vezes.

O Restaurante Donna Pinha é um dos mais famosos da região, e recebe inclusive festivais gastronômicos em algumas épocas. Vale a pena, além de conhecer os pratos do local, conferir as datas do festival do pinhão, da alcachofra e dos queijos e vinhos. Fica localizado no centro.

Outros lugares super recomendados são o Restaurante Arco Íris, onde o visual do lago e da natureza são tão bons quanto a comida, o Restaurante Caminho das Gerais, com quitutes mineiros deliciosos, e o Canto da Gula Bistrozin da Montanha. Para uma culinária italiana, aposte no Nonna Pia Trattoria.

Seguro viagem nacional

Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende esta região, contratar um seguro viagem nacional pode ser uma boa. É super barato – a partir de R$ 4 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI.

Leia tudo sobre seguro viagem:

Faça sua cotação de seguro viagem na Seguros Promo e garanta 5% de desconto com nosso cupom DICASDEVIAGEM5

Vista da natureza nos vales próximos do Pico Agudo, uma das atrações da cidade
Vista do Pico Agudo, uma das maiores atrações do destino – Foto: Denize Lucinda via Wikimedia

Aluguel de carro em Santo Antônio do Pinhal

Alugar um carro para ir a Santo Antônio do Pinhal é uma ótima ideia. Além de otimizar muito seu tempo, você vai conseguir aproveitar mais sem ter que depender de transportes públicos.

Gostamos muito da Rent Cars para encontrar os carros que usamos em nossas viagens. Ela é a única no Brasil que compara as melhores locadoras do mundo, mas te deixa pagar em reais, sem IOF. Além disso, também é a única que deixa você pagar em 12x sem juros. Vale a pena!

Ainda não alugou o carro para sua viagem?
Garanta o melhor preço e pague em até 12x sem juros na RentCars.

Passagens aéreas para São Paulo

Procurando uma boa oferta e preços de voos? Na hora de comprar passagens para Santo Antônio do Pinhal, vale dar uma olhadinha no site Passagens Promo.

É bem comum encontrar opções de voo mais em conta e melhores que de outros sites. Nós sempre usamos e vale a pena 😉

Natureza no entorno de Santo Antônio do Pinhal
A cidade tem clima pacato e muita natureza – Foto: Ismael Silva via Flickr

Leia todas as nossas dicas e posts da Serra da Mantiqueira