O Dicas de Viagem passou dois dias a bordo do Symphony of the Seas - o maior navio de Cruzeiro do mundo. Aqui contamos pra vocês todos os detalhes, dicas e lugarzinhos especiais.

Em Abril de 2018, o Symphony of the Seas, da Royal Caribbean, se tornou o maior navio de cruzeiro do mundo. Seus 24 andares desbancaram o navio irmão da marca que antes levava o título, o Harmony of the Seas. A grandeza do Symphony começa pela junção à Classe Oasis, que tem como marca registrada os esportes e aventura dentro de um navio. Além disso, muito entretenimento com shows no ar, na água e no gelo encantam quem navega nele. A embarcação ainda conta com lojas de grife mundiais, restaurantes de redes internacionais com centenas de opções de pratos de alta gastronomia à lanchonetes e muito mais.

“Nosso foco é a experiência de viagem proporcionada a cada hóspede. Nisso não medimos esforços e investimos muito em pesquisa e desenvolvimento de inovações. Neste lançamento usaremos realidade virtual e aumentada, vídeo mapping de alta resolução, aplicativos, robótica, internet das coisas, engenharia de última geração e inteligência artificial para conduzir o fluxo dentro do navio e não termos filas nas atividades”, revela Ricardo Amaral, CEO da R11 Travel, distribuidora exclusiva da Royal Caribbean no Brasil

Symphony of the Seas – Foto: divulgação

 

O Symphony of the Seas em números

Que o Symphony of the Seas é o maior navio de cruzeiro do mundo, agora você já sabe. Mas você imagina o tamanho real de tudo isso? Vamos aos números pra você já ir entrando no clima desse navio incrível.

O Symphony tem capacidade para mais de 6 mil hóspedes e ainda mais de 2 mil tripulantes, trabalhando a todo vapor. O Symphony of the Seas tem números de gente grande. São 365 metros de comprimento da proa a popa com uma altura equivalente a um prédio de 24 andares, tudo isso em mais de 230 mil toneladas.

E os números não acabam por ai, você pode aproveitar 20 restaurantes dentro do navio. Tem para todos os gostos. Entre eles, El Loco de comida mexicana, o famoso Jamie’s Italian e o Hooked com ótimas opções de frutos do mar.

São 24 piscinas e jacuzzis. Mais de 40 bares. Entre eles, um dos mais famosos, o Bionic Bar, onde um robô prepara seus drinks. E ainda tem 300 opções de menu, 18 decks, 24 elevadores, tudo isso espalhados por 7 “bairros” e um “Central Park” com mais de 12 mil plantas dentro do navio. Ufa, é coisa que não acaba mais!

Foto: divulgação Royal Caribbean

 

Como embarcar no Symphony of the Seas

O Terminal A, no Porto de Miami, foi construído exclusivamente para a Royal Caribbean, é o local onde você irá embarcar no Symphony of the Seas.

Como Chegar ao Porto de Miami – Terminal A

Existem várias opções para chegar ao Terminal A partindo do Aeroporto de Miami. Entre elas, de carro alugado, Uber ou táxi, transfer, transporte público e até de limousine, se você quiser gastar um pouco mais.

No site do Miami International Aeroport você encontra todas as opções e valores para chegar ao Porto de transporte público. A opção mais fácil e recomendada é Uber. Os valores são bem acessíveis, de U$ 12 a U$ 18, e leva cerca de 15 minutos.

Symphony of the seas

O Terminal A no Porto de Miami, construído exclusivamente para a Royal Caribbean – Foto: divulgação

Uma dica bem legal é ficar hospedado em Miami pelo menos um dia antes do embarque. Assim você não corre o risco de atrasos do voo ou qualquer outro imprevisto. E ainda pode dar uma volta e conhecer as lindas praias de Miami Beach e fazer umas comprinhas na Lincoln Road.

Quer saber mais sobre Miami? Veja aqui:

Eden Roc Miami Beach: Descubra como é se hospedar no hotel

Seleção Dicas de Viagem: Os mais charmosos hoteis em Miami Beach

O que fazer em Miami: O guia completo das melhores atrações, compras, bares e hotéis

 

Check-In no Symphony of the Seas

Você pode fazer o check in online com até três dias de antecedência. Se você não conseguir, não se preocupe. Você pode fazer isso diretamente no Terminal A, com pelo menos duas horas antes do horário anunciado para a partida do cruzeiro.

O processo de check-in é bem rápido, basta apresentar seu passaporte e você já recebe sua “passagem” para começar a aventura no Symphony of the Seas.

Fique atento aos horários e todas as informações importantes. Em caso de dúvida, se você é principiante nesse vida de cruzeiro como eu, você pode consultar o site da Royal Caribbean lá tem todas as dicas para você planejar a sua viagem.

 

Como planejar o seu dia no Symphony of the Seas

Com tanto tamanho assim, escolher o que fazer no Symphony parece ser um desafio. Mas calma, pra tudo existe uma solução! Diariamente você recebe na sua cabine um jornal com todas as informações do navio. Nele, a programação do dia, entretenimento, shows, horários dos restaurantes, previsão do tempo, informação de saúde, locais de música e dança, informações sobre as lojas, spa etc. Além disso, também existe um aplicativo que você pode fazer o download no seu celular, com todas as informações do navio pra você se programar.

Agora vamos a parte mais esperada deste post e descobrir tudo sobre o que fazer no Symphony of the Seas. Prepare-se, e não esqueça de levar um sapato confortável, porque você vai caminhar muito por esse navio em alto mar.

 

O que fazer no Symphony of the Seas

Quando entrei a bordo do Symphony of the Seas a primeira coisa que pensei foi – “Será que conseguirei ver tudo!” – E realmente foi isso que aconteceu, são tantas atrações e coisas que te chamam a atenção, que logo percebi que dois dias seriam pouco.

Só pra você entender e se localizar, o navio Symphony of the Seas é dividido em 7 vizinhanças ou bairros (neighbourhoods), cada um com suas características e atrações. Os bairros são: Central Park, Boardwalk, Royal Promenade, Pool and Sport Zone, Vitality at Sea Spa & Fitness Center, Entertainment Place e a Youth Zone.

A parte central do Symphony é a Royal Promenade. É o primeiro bairro que você verá quando entrar no navio. Por ali logo você vai encontrar o Bionic Bar – em que você escolhe os ingredientes numa tela digital e dois braços robóticos preparam a sua bebida, é bem divertido de ver. Também nesse mesmo bairro está o Rising and Vide Bar, ele sobe e desce por 3 andares a cada uma hora e você pode curtir um drink nas alturas. Por ali também estão as principais lojas (de roupas, para crianças, jóias, perfumes e roupas), um Starbucks, pizzaria, cafés e outras coisas mais.

Bionic Bar – Symphony of the Seas | Dicas de Viagem

 

O Central Park é uma das áreas que realmente você não imagina em ver num navio. São mais de 12 mil plantas, super bem cuidadas. Você pode relaxar, tomar um café e curtir o visual. Por ali também estão alguns dos restaurantes, como o famoso Jamie’s Italian e o Chops Grille com opções de carnes.

Boardwalk é um misto de entretenimento para crianças e adultos. Nessa vizinhança a criançada vai pirar com a The Sugar Beach, uma loja super colorida cheia de doces e M&M’s. O Playmakers Sports Bar com opções de hambúrguer, cervejas diversas e muitos jogos de basquete e futebol americano passando o dia inteiro. Nesse bairro também está o AquaTheater, um teatro aquático ao ar livre onde acontecem shows de acrobacias aéreas e logo ao lado ficam duas paredes de escalada – a Rock Wall 

O AquaTheater – teatro aquático onde acontece o Hiro – Symphony of the Seas | Dicas de Viagem

Symphony of the seas

Vista superior do Central Park – Symphony of the Seas | Dicas de Viagem

 

Dicas de Esporte e Aventura no Symphony of the Seas

Tem opção para todas as idades e coragens. Bem atrás do restaurante mexicano El Loco existe uma área pra quem gosta de muita aventura. La você vai encontrar a Zip Line, uma tirolesa a 30 metros de altura. O FlowRider dois simuladores de surfe pra você testar seu equilíbrio. E por fim, mas não menos tranquila a Ultimate Abyss um tobogã com uma queda de 10 andares que “larga” o hóspede na Boardwalk – a área mais movimentada do navio.

A Perfect Storm é um toboágua com efeito de balada eletrônica, em alguns pontos são transparente e outros super coloridos. São 3 andares de altura, que partem do deck superior até a área das piscinas. Lá de cima você tem a melhor vista do navio.

Dicas para os casais no Symphony of the Seas

Quando você pensa em Cruzeiro, a primeira imagem que vem a sua cabeça são piscinas cheias de crianças e muita música alta, certo? Pois no Symphone of the Seas existe uma área reservadas somente para adultos com um toque mais romântico e íntimo.

O Solarium é um refúgio para os adultos (não é permitido a entrada de menores de 16 anos). Essa foi um das áreas do navio que mais gostei, e onde acabei passando a maior parte do tempo. O lugar é lindo, a estrutura é toda com pastilhas que mudam de cor durante o dia e a noite.

Aqui você encontra o Solarium Bistro. O restaurante é delicioso, a decoração é um charme, super clean e confortável. O restaurante, no estilo buffet, tem muitas opções de saladas, massas e pratos leves.

Solarium – minha área preferida do navio – Symphony of the Seas | Dicas de Viagem

Symphony of the seas

Solarium durante a noite

Solarium Bistro – Symphony of the Seas | Dicas de Viagem

Você pode passar o fim de tarde em umas das 10 piscinas de hidromassagem do Solarium, sendo duas delas suspensas com vista para o oceano. Lugar ideal para curtir o fim de tarde, tomando um drink e ainda ver o pôr do sol. Quer coisa melhor na vida!

Meu lugar preferido no Symphony of the Seas. Tem vista melhor? | Dicas de viagem – Foto: divulgação

Depois de relaxar muito e curtir o visual do Solarium, a noite promete. A Red é uma baladinha que rola no mesmo local onde acontece o show da patinação no gelo. O lugar é completamente transformado e o DJ toca muita música pop, rock, eletrônico e até música brasileira. Tem também a Silent Disco, no The Attic – uma balada silenciosa, bem diferente! Cada um recebe um fone de ouvido na entrada e dança “silenciosamente”. Infelizmente não consegui ir, mas acho que vale a pena conhecer, não é?

E ainda se você estiver se sentindo super sortudo, no caminho para a Red você pode tentar a sorte no Cassino Royale, durante a noite é um dos lugares mais cheios do navio.

 

Restaurantes no Symphony of the Seas

Como já contei um pouquinho, lugares para comer é o que não faltam nessa “cidade flutuante”. Certeza que você vai ganhar uns quilinhos a mais quando voltar da viagem. O navio possui 22 restaurantes, sendo alguns deles pagos à parte (a partir de U$ 19 dólares) e são chamados de “especialidades”. São 11 restaurantes de especialidades, entre eles o Jamie’s Italian, o Wonderland, o Chops Grille (carnes), Izumi (de comida japonesa), o Hooked (frutos do mar), Costal Kitchen (cozinha mediterrânea), o Playmakers Sports Bar entre outros.

Um dos mais famosos e concorridos também é o Wonderland. O restaurante é todo baseado no filme Alice no País das Maravilhas. Tudo é muito criativo, desde a decoração com cadeiras com orelhas de coelho, uma linda porta dourada na entrada do restaurante, muita luz e cor. Até o cardápio, baseado na cozinha molecular, com muito gelo seco e surpresas a todo momento. Dica: tente já agendar esse restaurante logo na sua chegada ao navio , vale muito a pena conhecer!

Shows no Symphony of the Seas

Está pensando que já acabou? Ainda tem muita coisa pra fazer. O Symphony of the Seas oferece gratuitamente 4 shows, sendo alguns deles exclusivos desse navio. A duração média de cada um é de 40 minutos. Tente se programar a para assistir a todos, tenho certeza que você não vai se arrepender.

Consegui assistir apenas 2 desses shows. O Hiro, que acontece no AquaTheater. O show é um espetáculo de música e acrobacias aéreas e aquáticas, o figurino é todo com inspiração japonesa. Fiquei impressionada com a qualidade e a concentração dos dançarinos, sem contar os saltos olímpicos – Incrível! Dica: não sente muito próximo, isso porque você corre o risco de sair molhado. Além disso, para ter uma visão melhor do show as cadeiras superiores são melhores.

Outro show que assisti e gostei muito foi o 1977 Ice Show. É uma apresentação bem divertida de patinação no gelo. O mais incrível do espetáculo é logo no início com um 40 drones num balé sincronizado sobre a pista de gelo.

O Symphony ainda oferece na sua programação outros dois shows, que infelizmente não tive tempo de ver. Um deles é um dos musicais de maior sucesso da Broadway – o Hairspray. Além do Flight – Dare to Dream, uma produção original da Royal Caribbean que conta a história da aviação.

 

Roteiros do Symphony of the Seas

A partir de novembro de 2018, o Symphony of the Seas passou a navegar nas Américas, com roteiros para diversos destinos do Caribe.

A grande maioria dos roteiros são de 7 noites, mas também existem opções de 3 a 4 noites. As saídas acontecem sempre em Miami, com roteiros para Roatan (Honduras), Bay Islands (Honduras), Costa Maya (México), Cozumel (México), Nassau (Bahamas), Basseterre (São Cristóvão e Névis) e Charlotte Amalie (Ilhas Virgens Americanas). A partir de Maio de 2019, o Symphony terá também no roteiro a CocoCay (Bahamas), a ilha particular da Royal Caribbean.

Perfect Day Island CocoCay nas Bahamas – Symphony of the Seas | Dicas de Viagem – Foto: divulgação

Preços do Symphony of the Seas

Os valores variam de acordo com a época do ano, roteiro, quantidade de dias e tipo de cabine. Como referência seguem alguns valores – podem variar de R$ 2.600 por pessoa (roteiro de 3 noites | Miami – Nassau – Miami, em cabine interna) a R$ 9.000 (roteiro 7 noites | Miami – Roatán – Costa Maya – Cozumel – Coco Cay, cabine do tipo suite).

E se você quer gastar mais e ficar numa suíte super exclusiva, existem as suítes super luxo como a Ultimate Family – dois andares que tem até escorregador. Ou então a suite com vista para o AquaTheatre – assistir o Hiro de lá deve ser espetacular. Porém, os valores são bem salgados, algumas chegam a mais de R$ 80 mil a diária.

Para mais informações de valores e roteiros, você pode consultar o site da Dream Lines.

Symphony of the seas

Esse foi a minha suíte durante dois dias, com essa linda vista do mar

Gostou das nossas dicas e das opções de entretenimento ? Deixe aqui seu comentário ou dúvidas…

***Juliana Moreira viajou a convite da R11 Travel e Royal Caribbean


 

Já contratou seu Seguro Viagem para Cruzeiro Marítimo? 

Muita gente acha que por estar viajando de navio não é preciso Seguro Viagem. Porém, é melhor não subestimar a importância de um bom Seguro Viagem para cobrir roubos, perdas e problemas médicos – porque eles podem sim acontecer enquanto você estiver no meio do mar. Não há nada que possa arruinar as férias mais fácil do que um acidente ou ter a nova câmera roubada.

Para encontrar boas ofertas em Seguro Viagem, nós recomendamos o site Seguros Promo. Ele compara os preços e coberturas das principais seguradoras do mundo, como SulAmerica, Assist Card, GTA, Affinity, entre outras. Por lá, você pode conferir as apólices que mais tem a ver com a sua viagem e contratar a que você achar melhor.

Como a gente gosta bastante dessa ferramenta, nós conseguimos um desconto de 5% no Seguros Promo para nossos leitores! É só usar o cupom DICASDEVIAGEM5 no site, clicando aqui

Leia mais: 

Seguro viagem para cruzeiros marítimos

Seguro Viagem Internacional para Miami nos EUA

O que fazer em Miami: O guia completo das melhores atrações, compras, bares e hotéis

Seleção Dicas de Viagem: Os mais charmosos hoteis em Miami Beach