Conheça um dos desertos mais antigos do mundo, apaixone-se pelas dunas vermelhas de Sossusvlei, aventure-se nos esportes radicais de Swakopmund e surpreenda-se com a vida selvagem de Etosha. Saiba por que o turismo na Namíbia precisa estar em sua lista de viagens.

Conhecida como terra de contrastes, a Namíbia é um país com paisagens surreais e uma exuberante vida selvagem. De Norte a Sul, o país surpreende com sua natureza intocada e enorme diversidade cultural.

A Namíbia é um dos maiores países da África, porém um dos menos povoados do mundo, com apenas 2,1 milhões de habitantes. Sua capital e maior cidade é Windhoek com apenas 230.000 habitantes. menores capitais do mundo. A língua oficial é o inglês, e a língua nativa é o afrikaans.
O país possui forte influência alemã devido à colonização pela Alemanha em 1884. Entre 1917 e 1990 passou a ser administrada pela África do Sul, tornando-se independente em 21 de março de 1990.

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

Sossusvlei

Leia Mais:

Viagem para Zanzibar: um paraíso escondido na Tanzânia, costa leste africana

O que fazer durante uma escala em Joanesburgo

Rota Jardim na África do Sul

Como chegar

O principal aeroporto da Namíbia é o Hosea Kutako, na capital Windhoek, localizada bem no centro do país. O aeroporto conta com voos diários para África do Sul e Botswana. Com isso, o destino pode ser facilmente encaixado num roteiro pela África. O país possui também uma boa malha de voos fretados para os principais pontos de turismo na Namíbia, como Sossusvlei, Swakopmund e Etosha.

Quando ir

A alta temporada vai de julho a outubro, quando a observação dos animais é melhor e as temperaturas são um pouco mais amenas. No entanto, é possível visitar a Namíbia o ano inteiro.

Clima

O clima da Namíbia varia conforme a região do país. No deserto o clima é quente e seco e as temperaturas chegam aos 40 graus durante o dia e caem bem durante à noite. No litoral o clima é mais fresco e venta bastante. No norte chove um pouco entre outubro e dezembro, com algumas tempestades entre janeiro e abril.

Moeda

A moeda do país é o Dólar Namibiano (NAD). Cartão de crédito são aceitos com facilidade e há muitos caixas automáticos ATM em diversos pontos.

Vistos e Vacinas

Não é necessário visto para entrar na Namíbia, apenas passaporte com no mínimo 6 meses de validade. É preciso ter o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela.

Qual é a melhor forma de fazer Turismo na Namíbia

As principais atrações da Namíbia são bem distantes umas das outras e é preciso planejamento para conhecer tudo. A forma mais econômica de se deslocar é por terra e você pode contratar um tour com alguma agência ou alugar um veículo adaptado para camping e fazer por conta própria. Há opções de tour privados também.

Eu optei por fazer o tour com a Chameleon Safaris, que fica dentro do hostel Chameleon Backpackers, onde ficamos em Windhoek. Recomendo muito. Equipe muito profissional e atenciosa, os motoristas e guias são muito cuidadosos e gentis, gostei muito da experiência.
O tour é feito num caminhão adaptado e um motorista e um guia acompanham o grupo. Eles também são os responsáveis por preparar todas as refeições da viagem, café, almoço e jantar, que estão incluídas no pacote. Existe a opção de fazer o tour acampando ou ficando em hotéis. Eu optei por ficar em hotéis e foi ótimo. Os hotéis que ficamos foram todos excelentes, com piscina e chalés muito confortáveis.

Fiquei 10 dias fazendo turismo na Namíbia. Passei 2 dias em Windhoek, conheci a capital e fiz trabalho voluntário. Depois, fiz um tour de 4 dias que passou por Swakopmund e Sossusvlei e depois um safari de 3 dias em Etosha.

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

Principais atrações da Namíbia:

Windhoek

Windhoek é o centro administrativo e legislativo da Namíbia e não tem muitos atrativos se comparada com as demais regiões do país. O centrinho pode ser conhecido à pé passando por alguns pontos como a igreja Christus Kirche, o Museu Nacional da Namíbia e o Centro de Artesanato. A Chameleon Backpacker oferece Free Walking Tour todos os dias às 9h da manhã.

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

Trabalho Voluntário

Em Windhoek é possível fazer um trabalho voluntário de um dia chamado Soup Kitchen, promovido pela ONG Home of Good Hope. O trabalho consiste em ajudar a servir o almoço para as crianças da periferia de Windhoek. O projeto alimenta cerca de 600 crianças por dia.

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

Sossusvlei

Sossusvlei é a principal atração turística da Namíbia, com suas infinitas dunas de areia em tom vermelho alaranjado. O cenário é surreal e um dos melhores horários para visitar o parque é no nascer do sol para observar a mudança de cores que a luz do sol provoca nas dunas.
Imperdível também subir a “Big Daddy”, a maior duna do mundo, com 380 metros de altura. A vista do topo é fantástica.

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

Deadvlei

Deadvlei é uma enorme planície branca no meio das dunas de Sossusvlei. A área é completamente sem vida e o que chama a atenção são os troncos secos das Acácias que morreram ali. O contraste de cores desse lugar é algo surpreendente. O azul do céu, o laranja das dunas, o branco do chão e o preto da Acácia formam uma paisagem muito interessante.

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

Solitaire

Solitaire é um pequeno vilarejo no caminho para Sossusvlei. O local conta apenas com uma lojinha, uma padaria, um posto de gasolina e um hotel, mas é parada obrigatória durante a viagem para Sossusvlei. O lugar parece aquelas cidades do velho oeste, com carcaças de carros, cactos. Vale a pena experimentar a famosa torta de maçã vendida por lá.

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

Swakopmund

Swakopmund é a capital dos esportes radicais na Namíbia. São diversas opções de atividades oferecidas. É possível fazer Skydive e ter uma vista sensacional do deserto, surfar nas dunas de areia com o Sandboard, fazer passeios de bike ou quadriciclo, etc.
A cidade fica na costa da Namíbia, banhada pelo oceano Atlântico. As construções são em estilo alemão, as ruas amplas e limpas e o clima é bem diferente do que nas outras regiões, a temperatura é bem mais baixa e venta bastante.
Os principais atrativos são passear pela Costa do Esqueleto, com seus navios encalhados próximos da costa e ver os milhares de Flamingos na vizinha Walvis Bay.

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

Sand Board

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

Etosha

O Etosha National Park é uma das maiores reservas naturais da África e abriga muitas espécies de animais, que vivem livremente em seu habitat natural sem interferência do homem.
No Etosha é possível encontrar os Big Five, nome do grupo dos cinco mamíferos selvagens mais difíceis de serem caçados pelo homem. São eles: leão, elefante, rinoceronte, búfalo e leopardo.
O parque conta com diversas opções de acomodação, desde camping até luxuosos chalés e funciona do nascer ao pôr do sol.

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

Onde ficar

  • Windhoek

Uma ótima opção de hospedagem em Windhoek, capital do país, é o Chameleon Backpackers. O hostel é super bem localizado, a poucos metros das principais atrações da cidade. A área comum é bem ampla, com piscina, bar, área de jogos. Os quartos são confortáveis e o hostel inclui café da manhã.

  • Sossusvle

Ficamos no incrível Desert Camp, um hotel com um visual maravilhoso para as montanhas e uma deliciosa piscina para refrescar o calor do deserto.

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

  • Etosha 

Ficamos no luxuoso Etosha Village, um charmoso hotel em meio a natureza e com um serviço de cozinha de primeira.

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

turismo na namibia Foto: Dayana Souza

A Namíbia é um país surpreendente, onde é possível encontrar uma extraordinária vida selvagem em meio ao inóspito deserto. Vale a pena viver essa experiência na África e se encantar com as belezas desse país incrível.

Já decidiu colocar o turismo na namíbia em sua lista de viagens? Comente aqui!