França

Vaucluse na Provença – Guia de viagem

Vaucluse é uma área especial na Provença de contrastes e muitos lugares para se visitar! Tive o prazer de ser convidado para explorar a região e vou compartilhar com vocês um pouco da minha experiência por lugares que visitei na minha viagem pela Provença:

Foi onde comecei minha aventura, mesmo não fazendo parte do território de Vaucluse, eu vou mencionar aqui pois foi um dos grandes highlights da viagem. Aix é um lugar especial, de muita história e também bem agitado pois a cidade hospeda a maior e uma das melhores universidades do país, a Aix-Marseille Université. É uma cidade de estudantes, o que dá um ar diferente das outras cidades da região, então bares e restaurantes estão sempre agitados durante a noite.
Se perder pelas ruelas da cidade foi o passeio mais gostoso. A cada passo dado você encontra algo de interessante.

2. Avignon

Avignon talvez seja a principal cidade da região, localizada no coração da Provença, era a capital do cristianismo na Idade Média. O famoso Palácio dos Papas, a ponte de Saint Benezet (também conhecida como ponte de Avignon) e a Catedral de Notre Dame des Doms são três das muitas atrações da cidade, que é um destino imperdível. A cidade também é muito famosa pelo Festival de Arte de Avignon, onde o mundo inteiro a visita no verão europeu e dezenas de palcos de teatro se espalham pela cidade.
Avignon é um ótimo lugar para ter como base caso esteja planejando uma viagem pela Provença. Vou mencionar dois hotéis lindos e luxuosos que me hospedei e tive como base na minha visita pela região. O primeiro foi o hotel La Mirande e o segundo, Hotel d’Europe.

3. Gordes

Uma das melhores partes de fazer uma viagem pela Provença é ir de uma cidade a outra, são muitas pequenas cidades que você encontra e uma é mais bonita que a outra. Gordes é uma que me chamou muito a atenção e junto com Roussillon são consideradas duas das vilas que possuem o famoso “selo” das vilas mais bonitas da França. Gordes possui pequenas ruas e suas casas são todas de pedras brancas e cinzas, dando um charme único e um ar de estar viajando no tempo. A cidade fica no vale de Luberon construída no topo de uma rocha, oferecendo uma vista incrível para as montanhas de Luberon. Para os amantes de pôr do sol, Gordes é uma opção incrível com vistas para o castelo que fica no topo da cidade.

4. Roussillon

Diferente de Gordes, Roussillon é colorida. A cor alaranjada é uma característica da cidade, ela está localizada num vale com enorme concentração de Ocre e a mineração na região foi proibida em 2002 para preservação do local. Roussillon é a segunda vila mais visitada na região de Vaucluse, então não deixe de conhecer durante sua viagem pela Provença.
Uma vez que se tornou uma área de preservação, a cidade de Roussillon criou uma trilha para os curiosos que querem ver o ocre de perto. O passeio consiste em duas caminhadas para que você possa ver de perto essa estranha e exótica mistura de vegetação e ocre. O passeio mais curto consiste numa caminhada de 35 minutos e o mais comprido, 50 minutos. Durante as caminhadas você encontra painéis informativos explicando um pouco da mágica do lugar.

5. Isle Sur La Sorgue

Se você estiver na região num Domingo, não deixe de ir até a pequena Veneza da Provença, assim é apelidada a cidade de Isle Sur La Sorgue, uma pequena vila cercada pelo Rio Sorgue, conhecida principalmente por seus famosos mercados de antiguidades, suas rodas d’água e sua feira provençal.
Lá você encontra de tudo do mais saboroso da região, azeites, queijos, salames, frutas secas e muito mais. Também encontra produtos como Lavanda e sabonetes de Marselha, dois produtos típicos da região.
Ao caminhar pela cidade você se depara cada hora com uma roda d’água diferente, creio que a cidade possui 12 delas, que dão um charme único ao lugar.
E por fim, os mercados de artesanato são famosos nacionalmente e pessoas da França toda e também turistas de diferentes partes do mundo visitam o local atrás de antiguidades.

6. Museu da Lavanda

Talvez o principal produto da região, a lavanda é algo que você vai se deparar em sua viagem pela Provença, seja em feiras, mercados ou mesmo na paisagem com campos de lavanda.
Eu fui visitar o Museu da Lavanda e foi uma experiência um tanto interessante. O museu fica a 20km de Avignon e a visita é super rápida, nele você aprende a história da colheita, o uso da flor, princípios da destilação, como utilizar e até mesmo a diferenciar a lavanda do lavandim, a flor que é mundialmente comercializada como se fosse lavanda. O maquinário de diferentes épocas também foi algo muito interessante e vale a pena a visita! Eu trouxe um vidro de lavanda para casa e o cheiro é delicioso. Para mais informação visite o site.

7. Cooking Class e Wine Tasting

A minha última recomendação vai para os amantes de culinária ou de vinho! A região possui muitos vinhedos e oferece em diferentes lugares aulas de culinária e degustação de vinhos. Eu visitei um local que chama Domaine des Peyre, além de produzir o próprio vinho e de dar aulas de culinária, o local também funciona como galeria de arte e com opções de hospedagem para os visitantes.
Um casal é quem cuida do lugar e eu fui muito bem recebido por eles, e claro que não há nada melhor do que terminar a sua viagem pela Provença com uma bela taça de vinho! Para mais informação visite o site.

Wine Tasting

Diego Imai viajou a convite do Turismo da França.

Seguro viagem para França

Ter um seguro viagem para França é requisito para entrar no país, que faz parte do Tratado de Schengen e exige uma cobertura médico-hospitalar de, no mínimo, € 30 mil para viajantes. Além de ser obrigatório, o seguro é uma ótima forma de garantir uma viagem mais tranquila. Aproveite também nosso cupom de desconto Seguros Promo. – VER PREÇOS

Veja mais:

Diego Imai

Fotógrafo e mochileiro low budget. Viajando e trabalhando por diferentes lugares do mundo nos últimos 12 anos com um único objetivo, continuar viajando. Colecionador de histórias e de fotos pelos mais de 50 países que já passou, têm uma maneira muito simples de ver a vida. Se a sua vida fosse um livro, você acharia interessante ler? diegoimai.com | Instagram: @godiego

View Comments

  • Olá, não quero alugar carro - qual seria forma mais prática de ir de Paris ao sul da França ?
    Na região de Provance o melhor lugar para se hospedar seria Avignon?

  • A Provence é um lugar extremamente belo e interessante.
    Estive em Arles com sua Arena e seu Teatro Antigo, além do pequeno e agradável Conservatoire du Santon Provençal. Em várias cidades há um pequeno Museu da Lavanda. Por exemplo, estive em um localizado em Digne-les-Bains. Contam a história e tem uma lojinha bem agradável, onde podem ser adquiridos sabonetes, mel e diversos produtos feitos a aprtir da lavanda.

    • Que belo relato, Carlos! Obrigada por compartilhar conosco a sua experiência!

Recent Posts

Paris: Veja TUDO sobre a Cidade Luz!

Paris, também conhecida com a “Cidade Luz”, abriga incontáveis atrações, desde monumentos históricos, arquitetônicos, museus,…

1 hora ago

Airbnb em Paris: 10 casas que valem a pena reservar

Os Airbnb em Paris são alternativas de hospedagem que se popularizaram bastante nos últimos anos.…

1 hora ago

Aluguel de temporada em Paris: 11 melhores apartamentos

Paris é uma cidade perfeita para caminhadas. Com ruas elegantes, cheias de cafés, restaurantes e…

1 hora ago

Museus em Paris que você precisa conhecer um dia

Um dos passeios mais indispensáveis na capital francesa é fazer um tour cultural pelos museus…

1 hora ago

Bed & Breakfast em Paris: 12 lugares super diferenciados

Quem viaja sempre sabe como os hotéis costumam ter quartos padronizados de uma forma mais…

1 hora ago

Hostels em Paris: 14 lugares econômicos e super indicados

É verdade que o euro é uma moeda bastante valorizada em relação ao real, mas…

1 hora ago